Anúncio

Collapse
No announcement yet.

sonolencia ao volante às 4 da manha...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
    Desenterranço épico, mas hoje apanhei grande susto.

    Adormeci por segundos na autoestrada e por sorte fui ouvir a linha, que me acordou logo a seguir.

    Calor + velocidades baixas (110km/h) são perigosas. A considerar um carro elétrico com autopilot para futuro.
    Esta é uma das (fortes) razões que desaconselham as actualmente desajustadas limitações de velocidade. Monotonia, cansaço e sonolência são inimigos mortais...

    Comentário


      #32
      Mas a monotonia só se torna perigosa se já houver cansaço e sono antes.

      Comentário


        #33
        eu fazia leiria-feira todas as semanas há 20 anos atrás, sempre em AE , tirando a primeira meia hora de viagem. para não adormecer, isto a meio da tarde, ia a tapar um olho, depois outro e assi sucessivamente durante uns kms, com a janela aberta e a ver quem vinha atrás. se fosse cansado tinha mesmo que parar!

        Comentário


          #34
          Tapar um olho?? Essa técnica é revolucionária, nunca tal ouvi!!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
            Ou A/C + 180km/h.
            Tem sido a minha prática comum, mas tem sido 200€/mês mais caro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              eu fazia leiria-feira todas as semanas há 20 anos atrás, sempre em AE , tirando a primeira meia hora de viagem. para não adormecer, isto a meio da tarde, ia a tapar um olho, depois outro e assi sucessivamente durante uns kms, com a janela aberta e a ver quem vinha atrás. se fosse cansado tinha mesmo que parar!
              Tenho feito uns 1200km por semana e com bastante cansaço do trabalho, que tem sido mentalmente muito exigente.

              Não tenho conseguido colocar +6h/dia sono, chego ao fim de semana e sábado de manhã é para repor.

              Parar para esticar as pernas também não me parece solução. Ou é para power nap ou não me ajuda muito

              Comentário


                #37
                Homem de negocios tem chauffeur.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                  Desenterranço épico, mas hoje apanhei grande susto.

                  Adormeci por segundos na autoestrada e por sorte fui ouvir a linha, que me acordou logo a seguir.

                  Calor + velocidades baixas (110km/h) são perigosas. A considerar um carro elétrico com autopilot para futuro.
                  Há alguns anos, numa viagem com a família pela Europa em que alternei com a Maria e com o meu pai, o meu pai cometeu a proeza de adormecer a 150 e tal Km/h. Quando o acordei, deu uma guinada no volante e andamos ali aos S's. Eram 5 e tal da manhã..

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Esta é uma das (fortes) razões que desaconselham as actualmente desajustadas limitações de velocidade. Monotonia, cansaço e sonolência são inimigos mortais...
                    Como podes ver pelo post acima (só depois de escrever é que vi) , não serve de muito ir mais depressa. Os carros são muito filtrados, estradas boas. Só se fores a 200. E mesmo assim um 7 ou um S a 200...

                    Edit: lembrei-me que há muitos anos fazia Faro - Portimão durante a madrugada. Ia sempre prego a fundo... Num Toyota Corolla 1993...aí não adormecia.. Chegava era a casa com uma dor de cabeça jeitosa...
                    Editado pela última vez por ELVTMB; 26 July 2022, 01:11.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                      Desenterranço épico, mas hoje apanhei grande susto.

                      Adormeci por segundos na autoestrada e por sorte fui ouvir a linha, que me acordou logo a seguir.

                      Calor + velocidades baixas (110km/h) são perigosas. A considerar um carro elétrico com autopilot para futuro.
                      Existem diferentes formas de autopilot em outros carros que nao electricos.
                      Calor, cansaço e monotonia na velocidade são perigosos, independentemente da velocidade.
                      Se fosses por uma estrada com muitas curvas, que te obrigasse a estar atento e a fazer alterações de velocidade ias ver que tinhas menos sono porque o teu cérebro estava ocupado.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Mas a monotonia só se torna perigosa se já houver cansaço e sono antes.
                        Como é evidente.

                        De resto, os motoristas de pesados riram-se. Coitados deles horas a fio a 90.

                        É preciso é ter noção que muita gente não tem capacidade para fazer grandes viagens. Podem vir a ter dentro de alguns meses ou mais, após algum hábito , tudo bem.

                        Independentemente do parar de 2h em 2h que só faz é bem.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Tapar um olho?? Essa técnica é revolucionária, nunca tal ouvi!!
                          É pa perder noção da distância.
                          Faz sentido.
                          Talvez os pilotos de aviação ainda não tenham descoberto tal método !

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Existem diferentes formas de autopilot em outros carros que nao electricos.
                            Calor, cansaço e monotonia na velocidade são perigosos, independentemente da velocidade.
                            Se fosses por uma estrada com muitas curvas, que te obrigasse a estar atento e a fazer alterações de velocidade ias ver que tinhas menos sono porque o teu cérebro estava ocupado.
                            É perigoso para quem não está apto para tal.

                            É por isso que para maquinista ou piloto são necessários testes para aferir quem tem essa capacidade.

                            Não culpem a estrada, culpem-se a vocês

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              Desenterranço épico, mas hoje apanhei grande susto.

                              Adormeci por segundos na autoestrada e por sorte fui ouvir a linha, que me acordou logo a seguir.

                              Calor + velocidades baixas (110km/h) são perigosas. A considerar um carro elétrico com autopilot para futuro.
                              E considerares um com Lane Assist de jeito? Não tem necessariamente que ser um elétrico. Ou então fazer paragens regulares, se não der jeito parar com regularidade, também podes meter ACDC ou Metallica em altos berros nas colunas do carro! Se ainda não funcionar, retirada da NET o choro de bebé, e metes também no volume máximo. Acredita é irritante. Eu nem no carro nem em casa consigo pregar olho! Mas eu tenho ao vivo!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                E considerares um com Lane Assist de jeito? Não tem necessariamente que ser um elétrico. Ou então fazer paragens regulares, se não der jeito parar com regularidade, também podes meter ACDC ou Metallica em altos berros nas colunas do carro! Se ainda não funcionar, retirada da NET o choro de bebé, e metes também no volume máximo. Acredita é irritante. Eu nem no carro nem em casa consigo pregar olho! Mas eu tenho ao vivo!
                                Há muitos anos ainda eu tinha nem 3 anos de carta, e trabalhava por turnos, fiz Porto-LX por AE, à noite, e a certa altura tive de parar em todas as áreas de serviço para descansar um bocado.
                                Mas só depois de fazer constantemente viagens grandes é que rapidamente me habituei e não me custa nada já desde há muito tempo.
                                Não há é milagres quando se tem cansaço acomulado, poucas horas de sono etc, mas isso é válido para tudo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Viver de noite só traz desvantagens.

                                  Trabalho há 10 anos por turnos e sinto bastante perda de qualidade de vida. E de sono principalmente.

                                  O que me leva ao próximo ponto - chego a estar mais de 24 horas acordado, com demasiada frequência até.

                                  Sair de manhã e deitar me a dormir é pouco natural e dou por mim a fazer uma vida normal e a só dormir na noite seguinte.

                                  Quando é para conduzir noto diferença na reacção e onde me custa mais são semáforos e passadeiras, tenho que me fazer a isso com mais cautela, vou mais 'cego'.

                                  E já adormeci ao volante, fui parar ao mato. Mas consegui tirar o carro e terminar a viagem [emoji108]

                                  Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

                                  Comentário


                                    #47
                                    Apesar do topico referir período noturno, de noite nunca me deu sonolência porque aí tenho a AE vazia, e normalmente vou com pressa para chegar a casa ou ao hotel e vou a rasgar. Nunca tive sono à noite.

                                    Aconteceu ontem às 18:30 numa AE do inteiror.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      É perigoso para quem não está apto para tal.

                                      É por isso que para maquinista ou piloto são necessários testes para aferir quem tem essa capacidade.

                                      Não culpem a estrada, culpem-se a vocês
                                      Quando falo em perigoso, leia-se: "mais perigoso do que em condições ideais".

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        Viver de noite só traz desvantagens.

                                        Trabalho há 10 anos por turnos e sinto bastante perda de qualidade de vida. E de sono principalmente.

                                        O que me leva ao próximo ponto - chego a estar mais de 24 horas acordado, com demasiada frequência até.

                                        Sair de manhã e deitar me a dormir é pouco natural e dou por mim a fazer uma vida normal e a só dormir na noite seguinte.

                                        Quando é para conduzir noto diferença na reacção e onde me custa mais são semáforos e passadeiras, tenho que me fazer a isso com mais cautela, vou mais 'cego'.

                                        E já adormeci ao volante, fui parar ao mato. Mas consegui tirar o carro e terminar a viagem [emoji108]

                                        Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
                                        Pois mas aí está, a culpa é nossa e nao do facto de " só se andar a 110 " .

                                        Ora bom, eu tb trabalhei a noite mas as horas extra eram poucas, e mesmo assim exigia uma grande disciplina pa manter rotinas e fazer com que não afectasse o dia a dia.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Quando falo em perigoso, leia-se: "mais perigoso do que em condições ideais".
                                          Ah, ok, got it.

                                          Comentário


                                            #51
                                            tinha eu 19 anos quando fiz uma viagem de carro desde Bragança até Bochum na Alemanha

                                            é quase 1 dia e meio de viagem, não dormi durante a viagem

                                            mas cheguei à fronteira Alemã com os olhos tão pesados, mas tão pesados, que já circulava a 40km/h na AE....tive que pedir à minha mãe para conduzir

                                            o cansaço e o sono são muito perigosos

                                            conduzir numa AE é monótono, por isso conduzir a alta velocidade até nos desperta o sono, nas AE de França andava a 190km/h.....o carro também não dava mais, era pedal a fundo

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Tapar um olho?? Essa técnica é revolucionária, nunca tal ouvi!!

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X