Antes de mais, eu não me enganei. Isto não é para as boxes, pois não existe nenhuma avaria, mas sim uma reflexão sobre alguns avanços tecnológicos.
Confesso que eu gosto de ver ecrãs e displays nos automóveis. Dá-lhes um ar mais evoluído, mais tecnológico mais moderno.
Adicionalmente costuma haver um acréscimo de informação não fundamental mas ainda assim interessante.
O "meu" C4 é um desses carros - sem tocar em manete nenhuma e sem andar a passear entre menus, consigo saber quantos km fiz desde o reset, quantos posso fazer, qual a média de consumo, qual a média de velocidade, a quilometragem total do carro, etc. Eu ali só trocava o conta-rotações por um ananlógico (e talvez o velocímetro)...
...ou será que não???
Um dia destes vinha num IC do nosso Portugal, em trabalho, e eis que de repente oiço um "beep" e surge no display a informação "Avaria no sistema antipoluição" (e ficou uma luz amarela no ecrã).
Por acaso eu calculei logo que aquela informação devia estar errada, mas fiquei com a pulga atrás da orelha.
Cerca de 15 segundos depois oiço outro "beep" e surge no display a informação "Avaria no motor: falta de pressão de óleo"!!!
Eu pensei logo em encostar, mas o carro deixou de responder e lá fiquei eu parado na berma sem motor.
Pouco convencido, desliguei o carro e voltei a ligar e o motor de arranque rodava mas nem sinais de querer pegar.
Eu estava muito convicto do real problema do carro, mas para além dessas mensagens de erro, ainda tinha esta informação no display:
Vejamos...ainda tenho 70 km até acabar o combustível, tenho um traço de combustível a piscar (o manual especifica que depois de apagar este último traço tenho cerca de 3 litros restantes), algo que já confirmei...
Saí do carro, abro o capôt, nada babado, líquidos ao nível, nada sujo por baixo do carro...
...e liguei para um amigo meu para me trazer a solução do problema: um garrafão de gasóleo!
Coloco o gasóleo e claro que como diesel que é não pega sem dar manualmente à bomba, num exercício semelhante a mugir uma vaca.
Passado uns minutos de apertar a teta da vaca, dou à chave e eis que está tudo a funcionar novamente.
Claro que o erro da antipoluição ficou lá registado, pelo que toca a ir à citroen apagar o erro na máquina.
Entrei lá um pouco na brincadeira numa de "então a creative tecnologie diz-me que eu tenho 1000 problemas, o motor a desintegrar-se, mas não me diz a simples verdade que ficou sem combustível?"
E ele respondeu-me "olhe, teve sorte, porque estas bombas de desferrar normalmente f*dem-se todas (linguagem técnica de mecânico) e depois só de reboque. Nós aqui já comprámos uma bomba eléctrica".
Apagaram-me o erro e eu segui a viagem todo contente (e com as mãos sujas).
Mas porque é que isto aconteceu?
Porque o C4 (como outros) utiliza médias de medições e "estatísticas" para medir o combustível, para estabilizar os ponteiros/indicadores de combustível.
Quem se recorda do saudoso alfa 33, lembra-se que o ponteiro respondia imediatamente às variações da boia do depósito, o que levava a que houvessem grandes alterações de leituras (tipo mesmo entrar na reserva) em simples exercícios de aceleração/travagem.
Os carros actuais variam muito pouco porque misturam médias de leitura (ou seja, em vez de responderem logo, respondem gradualmente com médias de diversas leituras espaçadas no tempo) com estatísticas de CB (consumos vs km percorridos, etc).
Neste caso, o carro uns dias antes tinha entrado na reserva numa curva, e eu cheguei ao destino 1 km depois. Entretanto esteve parado com bastante inclinação, e quando saí ele já estava fora (acima) da reserva, o que fazia algum sentido.
Como eu fiz diversos trajectos entretanto (com diversas paragens de desligar o carro), assumi que ele tivesse feito novamente o ajuste...
...mas não fez! Entrou na reserva, mas terá entrado mais tarde do que era a realidade.
Eu já tinha verificado isso muito pontualmente, e qualquer dono de C4 sabe que se colocar 5 litros de gasóleo mal ele acenda a luz da reserva, ele não a apaga. Precisa de uma quantidade de combustível maior para que a electrónica assuma que o nível aumentou realmente, e que não foi uma situação de estar parado numa subida (ou descida) que fizesse um falso aumento da quantidade de combustível.
Ou seja, isto não é uma avaria, é um comportamento resultante da estabilização da medição dos ponteiros nos carros actuais. Isto só não me aconteceu antes, porque nas raras situações em que verifiquei isto, assumi que ele estava errado e abasteci logo.
Desta vez confiei no julgamento do sistema...
...e fiquei parado com umas saudades enormes do ponteiro de gasolina do Alfa Romeo 33, que com todas as suas gigantescas variações, nunca me disse que tinha gasolina mesmo depois desta já ter acabado...
De facto uma leitura estável é mais agradável, mas basta ficar uma vez apeado na estrada para se ter uma "leitura" diferente das coisas (passe o trocadilho".
Confesso que eu gosto de ver ecrãs e displays nos automóveis. Dá-lhes um ar mais evoluído, mais tecnológico mais moderno.
Adicionalmente costuma haver um acréscimo de informação não fundamental mas ainda assim interessante.
O "meu" C4 é um desses carros - sem tocar em manete nenhuma e sem andar a passear entre menus, consigo saber quantos km fiz desde o reset, quantos posso fazer, qual a média de consumo, qual a média de velocidade, a quilometragem total do carro, etc. Eu ali só trocava o conta-rotações por um ananlógico (e talvez o velocímetro)...
...ou será que não???
Um dia destes vinha num IC do nosso Portugal, em trabalho, e eis que de repente oiço um "beep" e surge no display a informação "Avaria no sistema antipoluição" (e ficou uma luz amarela no ecrã).
Por acaso eu calculei logo que aquela informação devia estar errada, mas fiquei com a pulga atrás da orelha.
Cerca de 15 segundos depois oiço outro "beep" e surge no display a informação "Avaria no motor: falta de pressão de óleo"!!!
Eu pensei logo em encostar, mas o carro deixou de responder e lá fiquei eu parado na berma sem motor.
Pouco convencido, desliguei o carro e voltei a ligar e o motor de arranque rodava mas nem sinais de querer pegar.
Eu estava muito convicto do real problema do carro, mas para além dessas mensagens de erro, ainda tinha esta informação no display:
Vejamos...ainda tenho 70 km até acabar o combustível, tenho um traço de combustível a piscar (o manual especifica que depois de apagar este último traço tenho cerca de 3 litros restantes), algo que já confirmei...
Saí do carro, abro o capôt, nada babado, líquidos ao nível, nada sujo por baixo do carro...
...e liguei para um amigo meu para me trazer a solução do problema: um garrafão de gasóleo!
Coloco o gasóleo e claro que como diesel que é não pega sem dar manualmente à bomba, num exercício semelhante a mugir uma vaca.
Passado uns minutos de apertar a teta da vaca, dou à chave e eis que está tudo a funcionar novamente.
Claro que o erro da antipoluição ficou lá registado, pelo que toca a ir à citroen apagar o erro na máquina.
Entrei lá um pouco na brincadeira numa de "então a creative tecnologie diz-me que eu tenho 1000 problemas, o motor a desintegrar-se, mas não me diz a simples verdade que ficou sem combustível?"
E ele respondeu-me "olhe, teve sorte, porque estas bombas de desferrar normalmente f*dem-se todas (linguagem técnica de mecânico) e depois só de reboque. Nós aqui já comprámos uma bomba eléctrica".
Apagaram-me o erro e eu segui a viagem todo contente (e com as mãos sujas).
Mas porque é que isto aconteceu?
Porque o C4 (como outros) utiliza médias de medições e "estatísticas" para medir o combustível, para estabilizar os ponteiros/indicadores de combustível.
Quem se recorda do saudoso alfa 33, lembra-se que o ponteiro respondia imediatamente às variações da boia do depósito, o que levava a que houvessem grandes alterações de leituras (tipo mesmo entrar na reserva) em simples exercícios de aceleração/travagem.
Os carros actuais variam muito pouco porque misturam médias de leitura (ou seja, em vez de responderem logo, respondem gradualmente com médias de diversas leituras espaçadas no tempo) com estatísticas de CB (consumos vs km percorridos, etc).
Neste caso, o carro uns dias antes tinha entrado na reserva numa curva, e eu cheguei ao destino 1 km depois. Entretanto esteve parado com bastante inclinação, e quando saí ele já estava fora (acima) da reserva, o que fazia algum sentido.
Como eu fiz diversos trajectos entretanto (com diversas paragens de desligar o carro), assumi que ele tivesse feito novamente o ajuste...
...mas não fez! Entrou na reserva, mas terá entrado mais tarde do que era a realidade.
Eu já tinha verificado isso muito pontualmente, e qualquer dono de C4 sabe que se colocar 5 litros de gasóleo mal ele acenda a luz da reserva, ele não a apaga. Precisa de uma quantidade de combustível maior para que a electrónica assuma que o nível aumentou realmente, e que não foi uma situação de estar parado numa subida (ou descida) que fizesse um falso aumento da quantidade de combustível.
Ou seja, isto não é uma avaria, é um comportamento resultante da estabilização da medição dos ponteiros nos carros actuais. Isto só não me aconteceu antes, porque nas raras situações em que verifiquei isto, assumi que ele estava errado e abasteci logo.
Desta vez confiei no julgamento do sistema...
...e fiquei parado com umas saudades enormes do ponteiro de gasolina do Alfa Romeo 33, que com todas as suas gigantescas variações, nunca me disse que tinha gasolina mesmo depois desta já ter acabado...
De facto uma leitura estável é mais agradável, mas basta ficar uma vez apeado na estrada para se ter uma "leitura" diferente das coisas (passe o trocadilho".
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