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    Atenção, eu disse que foi em testes. Com as restrições do grupo S, o carro "oficial" teria cerca de 300 cavalos, mas na versão "aberta" ou "livre", tinha 600 cavalos, derivados do seu motor, que ficou conhecido por TRIFLUX.
    O grupo S seria uma classe em que os construtores poderiam cometer as maiores loucuras, já que apenas era necessário construir 10 unidades de um modelo. a maior restrição era o facto de estarem limitados a correr com apenas 300 cavalos,já que era evidente que os pilotos tinham dificuldade em lidar com os monstros do grupo B.
    o que não impediu os construtores de desenvolver os classe s a partir dos grupos b. se reparares, qualquer wrc ou grupo a sem restritores passa facilmente dos 300 cavalos, apesar de "oficialmente" as potências andarem por esses valores.


    citação:Originalmente colocada por pedrot16

    não compreendo este pessoal, se é um facto histórico que está documentado...[}]

    O Delta S4 era uma máquina brutal, por altura do rali de Portugal já estva mais evoluido do que as versões iniciais, de ter ido para a especial do estoril com uns bons 600cvs (provavelmente até mais) em arranque e à saida das das curvas (lembrem-se que naquela altura o traçado do estoril não é o que é hoje;)) com a tracção toda e o volumex enquanto não entrava o turbo dá umas calcinhas aos F1 que tinham muito lag... 7,5s dos 0-200km/h é bem ilucidativo... em muitos aspectos os carros de rallys eram superiores aos F1, nomeadamente os pneus eram larguíssimos, 4wd, injecção de água, etc..

    Trocadinho: o ECV de facto era um prototipo do Grupo S, mas ainda não estava limitado, se a lancia estivesse a testar o grupo S só podiam ter 300cvs...por isso ess mito é falso

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por cloterico

      citação:Originalmente colocada por raines

      E O S4 EM TERMOS AERODINAMICOS É UM AUTENTICO FRIGORIFICO ENQUANTO O F1 É UMA AUNTENTICA FLECHA.
      Tens ideia do CX médio de um F1? Só o facto de ter as rodas descobertas torna-o bastante elevado.

      Depois essa da electronica num F1 de 86 é para rir!!
      só a turbulência de cada roda passa do 1.0!!!!
      o que é o mesmo que dizer que a roda é 3 a 4 vezes menos aerodinámica que um carro comum.
      as pessoas ainda não se aperceberam que a asa traseira de um F1 é uma autêntica parede!

      qualquer carro comum tem um coeficiente de penetração do ar muito superior a um F1.

      o que um F1 faz é usar o ar para se colar ao chão.
      são 'mestres' no uso do ar, mas não são nenhumas 'gotas'...

      ld

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por Movyk

        fogo? agora até poem em causa a aerodinamica de um f1 de 1985...[8][8]

        sim ja existia muita electronica nessa altura...mas mesmo muita.

        mas va, vamos ser realistas:



        AGAINST



        [}][}][}][}][}][}][}][}][}][}][}]
        vocês percebem alguma coisa de aerodinâmica??

        ld

        Comentário


          "Nos carros de Fórmula 1 a aerodinâmica é calculada para gerar sustentação negativa, que mantém o carro preso ao solo em velocidade. Qualquer F1 poderia rodar de cabeça para baixo no tecto de um túnel

          compromisso entre Cx e sustentação, portanto, depende da finalidade e perfil do veículo. Um carro de Fórmula 1 precisa de muita sustentação negativa -- ou seja, ser empurrado para baixo pelo ar -- para contornar curvas velozmente: seu Cx chega a espantosos 1,8 mas, em contrapartida, ele poderia rodar de cabeça para baixo, no tecto de um túnel, enquanto se mantivesse em alta velocidade.

          O Cx elevado dos Fórmula-1 atuais não apenas limita sua velocidade máxima em cerca de 330 km/h, relativamente pouco para os quase 800 cv produzidos pelos motores de 3,5 litros, como produz efeito freante acentuado ao levantar o pé do acelerador. A desaceleração nesse momento fica muito próxima a 1 g -- a mesma de um carro de rua numa freada máxima, em emergência!"


          Comentário


            Fico contente por este tópico ter gerado tanta polémica !

            também fico satisfeito, por haver muita gente que como eu não acha isto possivel.

            Acho que se exagerou e muito no que se disse sobre potências dos Grupo B. Tanto quanto julgo saber os mais potentes foram os Audi, que na versão mais "arregaçada" teriam uns 530 cv, o que já era dificil de aproveitar.

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por v7

              Fico contente por este tópico ter gerado tanta polémica !

              também fico satisfeito, por haver muita gente que como eu não acha isto possivel.

              Acho que se exagerou e muito no que se disse sobre potências dos Grupo B. Tanto quanto julgo saber os mais potentes foram os Audi, que na versão mais "arregaçada" teriam uns 530 cv, o que já era dificil de aproveitar.
              Serial #19, the last "normal" Group B built by Audi factory (n° 20 is Pike's Peak car). 630 hp engine. This car is 100% original with all correct parts: It has its original magnesium engine block, recently rebuild by Lhemann. It also has its original Lhemann Electronic Control Unit (black Box) and the original 6 speed "Kruge" gearbox combined with the hydraulic clutch (currently disconnected but ready to be connected). The car has only been driven during 3 hill climb races since. All the mechanics is perfect and the car could be race ready within 2 days after a small service. This car was originally painted in yellow "HB" colours. It has been repainted in white to complete "The Race of Champions 1989". The cosmetic is looking quite bad and a complete cosmetic restoration with a sand blasted body would only cost an additional 10,000 Euros. Nothing else needs to be done to make the car concourse condition. This chassis has never been involved in any accident. It is available immediately in France. We recently sold car number 05, who had been advertised at 215,000 Euros with a 5 speed gearbox and a 6 speed gearbox. We think this car is offered at fair value.


              Podes compra-lo aqui:
              http://www.carclassic.com/stock.asp?StockID=100009




              E já vi vários à venda com mais de 650cv, incluindo o Ford RS200

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                "To get an idea of the performance of Group B cars, in the 1986 season Henri Toivonen made some laps around the Estoril circuit, during the Portuguese rally, the fastest of which would have qualified him in the sixth position of the F1 Grand Prix that same season...Toivonen was using the Lancia Delta S4 and was accompanied by his usual co-driver Sergio Cresto. Keep in mind, however, that current Group A cars are yet faster than GroupB cars used to be"

                [}][}] querem ver que um impreza bate um lotus 98T montado com o renault 1.5v6t........em circuito fechado .......downforce????metam-lhe umas asas para que ele pareça o kit no super pursuit mode......e tá bom!:D

                (J/k) É Obvio que em pistas rápidas um Grupo B é rápido......mas curtia mesmo ver um filme......para comparar ......

                era um desafio porreiro para a TOPGEAR

                há coisas por explicar...........eu aceito mais a explicação de que realmente os F1 da altura nao era lá grande coisa no que diz respeito a tudo o que um carro de circuito deve ser........

                a verdade é que os Grupo B tbem nao...........

                já agora, GRUPO B vs WRC........s4 vs focus
                http://www.stormloader.com/groupb/comparison.html
                calminha com isso do wrc ser mais rápido do que o grupo B, não puseste o texto todo que eu também o li...:D

                v7 oficialmente as potências não passavam muito dos 500cvs, mas na verdade....

                Comentário


                  Meus caros...esse tempo é totalmente deturpado pelo simples facto do S4 ter feito essa volta "canhão" na versão curta do Estoril, existente na época.

                  Como tal, essa comparação é totalmente descabida...Os Grupo B poderiam ser muito rápidos,mas tinham muito que "crescer" para estarem ao nivel dos F1.

                  Comentário


                    Ainda estou para ver qual era a electrónica de um f1 em 1985!

                    Comentário


                      de qualquer das maneiras esse downforce dos f1 pode ser atenuado\afinado, pois ainda este ano em salt lake a bar e a honda bateram o record de velocidade num f1 que dá 415km\h, portanto é apenas uma questão de afinação.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

                        Meus caros...esse tempo é totalmente deturpado pelo simples facto do S4 ter feito essa volta "canhão" na versão curta do Estoril, existente na época.

                        Como tal, essa comparação é totalmente descabida...Os Grupo B poderiam ser muito rápidos,mas tinham muito que "crescer" para estarem ao nivel dos F1.
                        E que versão era essa ?

                        Em 86 só conhecia esta:

                        Comentário


                          Claro que os Audis que foram a Pikes Peak eram na versão potência máxima, que eles não utilizavam nos rallyes. Pikes Peak é apenas uma subida, relativamente curta e em que as velocidades médias são bastante elevadas, não têm nada a ver com a generalidade dos rallyes, basta ver o aparato aerodinâmico dos carros que fazem Pikes Peak.

                          A possibilidade de ser a versão curta do autódromo parece-me viavel mas como é que se prova isso ?

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Afcivic

                            de qualquer das maneiras esse downforce dos f1 pode ser atenuado\afinado, pois ainda este ano em salt lake a bar e a honda bateram o record de velocidade num f1 que dá 415km\h, portanto é apenas uma questão de afinação.
                            E...?

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Afcivic

                              de qualquer das maneiras esse downforce dos f1 pode ser atenuado\afinado, pois ainda este ano em salt lake a bar e a honda bateram o record de velocidade num f1 que dá 415km\h, portanto é apenas uma questão de afinação.
                              E já viste as diferenças desse F1 para os F1's que correm nos GP's ?

                              Comentário


                                e?????
                                não é só adaptar o s4 para pista pois o f1 tambem pode ser adaptado para qualquer pista e duvido que se consiga levar o s4 até perto dos 300km\h quanto mais 400.
                                ainda á tempos passou por aqui um teste feito com o mclaren, um porshe e um 306, já nem me lembro qual a pista só sei que o mclaren saiu depois do porshe um minuto e vejam lá quem acabou primeiro.

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                  citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                  de qualquer das maneiras esse downforce dos f1 pode ser atenuado\afinado, pois ainda este ano em salt lake a bar e a honda bateram o record de velocidade num f1 que dá 415km\h, portanto é apenas uma questão de afinação.
                                  E já viste as diferenças desse F1 para os F1's que correm nos GP's ?
                                  não vi, pois olhando para ele é igual.:D claro que deve ter algumas afinações especificas, mas não lhe tiraram as rodas por causa do cx.;)

                                  Comentário


                                    3com,era a versão usada no Rally de Portugal,para o Slalom.

                                    Até te deixo aqui a origem do mito,na revista RallyCourse inglesa da altura:

                                    "Picking a winner was difficult, near impossible, but Henri Toivonen was one of the favorites. Still on a high and enjoying it all so much, he relaxed one evening by taking Grand Prix driver Jonathan Palmer on a few laps of the Estoril track in his Delta S4. In pouring rain, and at night, the Finn startled Palmer somewhat with the sheer performance of the racer, some unofficial estimates suggesting that the lap times would have had them somewhere on the front half of the grid for the 'wet' 1985 Portuguese Formula One race."

                                    Palavra passa palavra,acrescentam um ponto e chegamos à "verdade" que todos tentam acreditar...

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                      e?????
                                      não é só adaptar o s4 para pista pois o f1 tambem pode ser adaptado para qualquer pista e duvido que se consiga levar o s4 até perto dos 300km\h quanto mais 400.
                                      ainda á tempos passou por aqui um teste feito com o mclaren, um porshe e um 306, já nem me lembro qual a pista só sei que o mclaren saiu depois do porshe um minuto e vejam lá quem acabou primeiro.
                                      E que relevancia têm a velocidade de ponta para uma pista?
                                      O facto é real, agora inventarem histórias como se lê por aqui, meu deus, é de rir:D

                                      Comentário


                                        qual é o facto?

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

                                          3com,era a versão usada no Rally de Portugal,para o Slalom.

                                          Até te deixo aqui a origem do mito,na revista RallyCourse inglesa da altura:

                                          "Picking a winner was difficult, near impossible, but Henri Toivonen was one of the favorites. Still on a high and enjoying it all so much, he relaxed one evening by taking Grand Prix driver Jonathan Palmer on a few laps of the Estoril track in his Delta S4. In pouring rain, and at night, the Finn startled Palmer somewhat with the sheer performance of the racer, some unofficial estimates suggesting that the lap times would have had them somewhere on the front half of the grid for the 'wet' 1985 Portuguese Formula One race."

                                          Palavra passa palavra,acrescentam um ponto e chegamos à "verdade" que todos tentam acreditar...
                                          pois a mim tbem me parece ser algo desse genero..........

                                          sinceramente com tantos entendidos aqui nao percebo como é possivel que se ainda consiga acreditar em algo deste género..........

                                          basta ver um video qualquer de um grupo B para perceber que eles podiam ter potências de 600cv e por ai ......mas que para meterem a potencia toda no chao .......tinham de ter uma recta......pq em curva aqueles carros eram uma desgraça........no que diz respeito a tempos obviamente......

                                          os F1 da época podiam nao ser grandes espingardas..........mas devem fazer as curvas a pelo menos mais 30% da velocidade de um GRUPO B.......

                                          é como eu estou a dizer desde o principio...........queria ver .....em condições constantes e iguais como seriam os tempos!!!!

                                          é que isto nem devia ser comparado..........é quase o mesmo que meter um f1 a competir com 1 grupo B numa pista de montanha.......

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por pedrot16

                                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                            "To get an idea of the performance of Group B cars, in the 1986 season Henri Toivonen made some laps around the Estoril circuit, during the Portuguese rally, the fastest of which would have qualified him in the sixth position of the F1 Grand Prix that same season...Toivonen was using the Lancia Delta S4 and was accompanied by his usual co-driver Sergio Cresto. Keep in mind, however, that current Group A cars are yet faster than GroupB cars used to be"

                                            [}][}] querem ver que um impreza bate um lotus 98T montado com o renault 1.5v6t........em circuito fechado .......downforce????metam-lhe umas asas para que ele pareça o kit no super pursuit mode......e tá bom!:D

                                            (J/k) É Obvio que em pistas rápidas um Grupo B é rápido......mas curtia mesmo ver um filme......para comparar ......

                                            era um desafio porreiro para a TOPGEAR

                                            há coisas por explicar...........eu aceito mais a explicação de que realmente os F1 da altura nao era lá grande coisa no que diz respeito a tudo o que um carro de circuito deve ser........

                                            a verdade é que os Grupo B tbem nao...........

                                            já agora, GRUPO B vs WRC........s4 vs focus
                                            http://www.stormloader.com/groupb/comparison.html
                                            calminha com isso do wrc ser mais rápido do que o grupo B, não puseste o texto todo que eu também o li...:D

                                            v7 oficialmente as potências não passavam muito dos 500cvs, mas na verdade....
                                            Um WRC actual é mt mais rápido/eficaz que um grupoB! [8D]
                                            Um EVO VIII 340 é bem mais rápido em pista que um Audi Quattro (360cv) campeao do mundo de ralis em 83, sendo o EVO muito mais pesado! Agora imagina um WRC ;)

                                            http://www.youtube.com/watch?v=EtVQN...rch=top%20gear

                                            Comentário


                                              Isso é verdade.Aliás não é preciso um WRC,basta ir aos Grupo A mais evoluidos para veres carros muito mais rápidos em curva do que os Grupo B.

                                              Quanto às rectas,é outra historia...nenhum WRC,quanto mais Grupo A,consegue fazer frente a um Grupo B.Basta a diferença de cavalos para ditar o resultado,por muito que seja o binário.

                                              Comentário


                                                Um f1 é um f1...
                                                é mais aerodinamico curva mais depressa...

                                                Mas se esses sites estão a dizer que aconteceu mesmo...
                                                olha temos de acreditar...




                                                ... ou não

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                  qual é o facto?
                                                  Da volta do toivonen ter ficado na posição em que ficava no GP daquele ano:D
                                                  Ou é tudo mentira porque tu o dizes?:D:D:D

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por speed

                                                    citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                    qual é o facto?
                                                    Da volta do toivonen ter ficado na posição em que ficava no GP daquele ano:D
                                                    Ou é tudo mentira porque tu o dizes?:D:D:D
                                                    eu nunca disse que é mentira (não metas palavras na minha boca), apenas disse que não acredito.
                                                    nas mesmas condições de pista e clima só vendo.;)

                                                    Comentário


                                                      Ou seja, o Grupo B fez a pista com ele seca e o F1 com ele molhada ?


                                                      Mas isto passou-se em 1986 e essa qualificativa foi com pista seca...
                                                      A de 85 foi sob chuva e a qualificação em seco ?

                                                      85:
                                                      Pole --> 1m 21.007s
                                                      Corrida --> 1m 44.121s


                                                      86:
                                                      Pole --> 1m 16.673s
                                                      Corrida --> 1m 20.943s

                                                      Comentário


                                                        3com, os tempos divulgados na net não têm qualquer base de fundamento, porque nunca foram revelados oficialmente.Dai até eu poder acrescentar um "ponto"...

                                                        Agora a Rallycourse,que na altura era uma revista bastante conceituada é para mim,uma fonte de informação mais fiavel do que qualquer dos multiplos sites com essa informação "errada". Por isso,acredite quem quiser,na verdade que quiser...

                                                        Comentário


                                                          E a RallyCourse não disse que a Pole de 85 foi 1m 21.007s e que a de 86 foi 1m 16.673s ?

                                                          Comentário


                                                            Não refere tempos.Refere sim,como o texto que postei o exemplifica, que a volta do Toivonen feita no circuito curto,foi à chuva.

                                                            Alias, o Estoril tinha nessa altura uma outra versão,que cortava bastantes curvas,tornando-o quase uma oval "plana".É uma versão muito pouco conhecida,mas que existiu até à sua remodelação.

                                                            EDIT:A pole em 85 foi feita em piso seco.Um episodio caricato dessa qualificação foi a avaria do motor do Lotus do Senna (que ficou na pista,sentado,à espera do reboque),que depois ganhou a sua primeira corrida à chuva...

                                                            3com,essa imagem do Estoril que apresentaste é errada,visto que até 94,o S antes da curva Parabolica não existia, sendo toda a sua extensão feita a fundo, numa recta que antecedia essa curva...

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

                                                              Não refere tempos.Refere sim,como o texto que postei o exemplifica, que a volta do Toivonen feita no circuito curto,foi à chuva.

                                                              Alias, o Estoril tinha nessa altura uma outra versão,que cortava bastantes curvas,tornando-o quase uma oval "plana".É uma versão muito pouco conhecida,mas que existiu até à sua remodelação.

                                                              EDIT:A pole em 85 foi feita em piso seco.Um episodio caricato dessa qualificação foi a avaria do motor do Lotus do Senna (que ficou na pista,sentado,à espera do reboque),que depois ganhou a sua primeira corrida à chuva...

                                                              3com,essa imagem do Estoril que apresentaste é errada,visto que até 94,o S antes da curva Parabolica não existia, sendo toda a sua extensão feita a fundo, numa recta que antecedia essa curva...
                                                              O que colocaste não refere que foi utilizada a pista curta, assim como também não diz que a qualificação foi feita à chuva! Apenas diz que permitia ficar a meio da tabela para o chuvoso GP.
                                                              Nós sabemos que a qualificação foi com a pista seca, tanto em 85 como 86.



                                                              Este circuito é o que está indicado para os anos de 85 e 86. (84 a 93)



                                                              Este é o de 94 a 96.

                                                              Comentário

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