É bem verdade. Há muitos anos ia com o meu pai no seu megane 1.6 90cv e tivemos um despiquezito com esse 2.0d e levamos uma coça! Foi um grande motor..
Bons modelos, bons velhos tempos...Pelo menos um desses já conduzi
O 1.4 D-4D é um motor despachado, devido a um excelente casamento caixa/motor mas um 1.6 FSi de 116 cavalos ser assim tão cilindrado?
Das duas uma, ou o 1.6 Fsi é mesmo "mortinho", ou realmente o 1.4 D-4D não anda assim tão mal como tentam pintar
É certo que um tem a ajuda do Turbo, mas mesmo assim, não deveria ser assim tão trágico para o lado do 1.6...
Pois, mas é como os mercedes 190D. Quem olha pensa: lá vem um mercedes, deve andar que se farta. Mas não, é bom para andar na descontração mas performance é esquecer.
O peso do carro abafa completamente um motor que até pode ser bom, mas que não puxa o conjunto como deve ser.
Eu tenho o 1.6 de 8 válvulas no A3 (o jurássico) e se lhe der aço ai dele se não anda. Ou é de mim ou ainda se safa melhor que o Eos com o FSI. Sempre são 1140kg de carro em vez de 1500 kg
102 cv para 115 com esta brutal diferença de peso é decisivo, o meu pequenito nem se safa tão mal quanto isso
ClioIIIRS e o teu eos como se está a comportar a nível de barulhos? O da minha namorada está a deixar muito a desejar..aquela consola central dá muitos estalidos,e em paralelo faz um barulho irritante nas saídas de ventilação centrais.. Não se admite num carro de 45 mil €..
Pois, mas é como os mercedes 190D. Quem olha pensa: lá vem um mercedes, deve andar que se farta. Mas não, é bom para andar na descontração mas performance é esquecer.
O peso do carro abafa completamente um motor que até pode ser bom, mas que não puxa o conjunto como deve ser.
Eu tenho o 1.6 de 8 válvulas no A3 (o jurássico) e se lhe der aço ai dele se não anda. Ou é de mim ou ainda se safa melhor que o Eos com o FSI. Sempre são 1140kg de carro em vez de 1500 kg
É fiável,mas com 72cv foi o motor mais fraco que conheci até hoje! No arranque eu de bicicleta devo passar..
É fiável,mas com 72cv foi o motor mais fraco que conheci até hoje! No arranque eu de bicicleta devo passar..
Não há milagres e não se podem contrariar as leis da física
Estive a ver uns vídeos e realmente o 1.6 é muito pouco para puxar 1500kg, o 2.0 era um motor à altura.
Em termos de performance está talvez a par com a astra caravan 1.4 do meu pai em termos de desempenho até aos 140, depois de embalado os cv a mais do eos podem fazer a diferença
Mas o Eos é teu ou da tua maria ClioIIIRS?
ClioIIIRS e o teu eos como se está a comportar a nível de barulhos? O da minha namorada está a deixar muito a desejar..aquela consola central dá muitos estalidos,e em paralelo faz um barulho irritante nas saídas de ventilação centrais.. Não se admite num carro de 45 mil €..
Boas,
Se quiseres posso-te já adiantar que no meu (Eos Tdi) esse fenómeno também acontece. É aquele plástico dos ventiladores que de facto deveria ter uma esponja na superficie de contacto e não tem...gerando esses ruidos irritantes. No meu caso já desmontei os ventiladores e coloquei lá uma fita de feltro que resolveu a questão. Mas concordo contigo...é inaceitável num carro deste valor! Aliás, a maior crítica que faço ao EOS é a qualidade de alguns plásticos interiores...alguns são muito bons mas outros são mauzitos...
Se quiseres posso-te já adiantar que no meu (Eos Tdi) esse fenómeno também acontece. É aquele plástico dos ventiladores que de facto deveria ter uma esponja na superficie de contacto e não tem...gerando esses ruidos irritantes. No meu caso já desmontei os ventiladores e coloquei lá uma fita de feltro que resolveu a questão. Mas concordo contigo...é inaceitável num carro deste valor! Aliás, a maior crítica que faço ao EOS é a qualidade de alguns plásticos interiores...alguns são muito bons mas outros são mauzitos...
Cumpts,
JC
Pois é..eu adoro o carro,mas esse plásticos.. Ela levou á VW e camuflaram os plásticos das saídas de ventilação e ficou bastante melhor, mas o plástico preto onde contorna o botão dos 4 piscas, faz um ruído parasita bastante chato em mau piso..
Eu tenho o 1.6 de 8 válvulas no A3 (o jurássico) e se lhe der aço ai dele se não anda. Ou é de mim ou ainda se safa melhor que o Eos com o FSI. Sempre são 1140kg de carro em vez de 1500 kg
102 cv para 115 com esta brutal diferença de peso é decisivo, o meu pequenito nem se safa tão mal quanto isso
Esse teu peso de 1140kg deve ser seguindo a mesma normal dos 1415kg do Eos. Mesmo assim são praticamente 300kg de diferença..
ClioIIIRS e o teu eos como se está a comportar a nível de barulhos? O da minha namorada está a deixar muito a desejar..aquela consola central dá muitos estalidos,e em paralelo faz um barulho irritante nas saídas de ventilação centrais.. Não se admite num carro de 45 mil €..
Não há milagres e não se podem contrariar as leis da física
Estive a ver uns vídeos e realmente o 1.6 é muito pouco para puxar 1500kg, o 2.0 era um motor à altura.
Em termos de performance está talvez a par com a astra caravan 1.4 do meu pai em termos de desempenho até aos 140, depois de embalado os cv a mais do eos podem fazer a diferença
Mas o Eos é teu ou da tua maria ClioIIIRS?
Ó Clio...tens que vender isso e comprar um EOS com motor como deve ser!!!
O EOS é de facto um carro bem pesado e mesmo eu com o Tdi de 140 às vezes acho que precisava de um pouco mais de potência (mas isso sou eu que nunca estou contente....)
Primeiro o carro não é meu, é da minha mãe e para ela chega bem.
Segundo vender neste preciso momento seria das coisas mais estúpidas de sempre pois o carro apesar de só ter pouco mais de três anos e pouco mais de 20mil km se valer metade do preço inicial já não era é mau.
Terceiro o Teu Eos TDi é bastante mais agradável de conduzir devido sobretudo a ter o dobro do binário e isso sente-se bem, sobretudo em EN e AE, mas por outro lado também nunca aconselharia diesel à minha mãe, quer pelos escassos km's que faz quer porque um cabrio diesel é, para mim, contra-natura. Como disse lá atrás o ideal neste carro seria, na altura da compra, a motorização 2.0TFSi 200cv. O preço é que upa upa.. Se fosse agora vinha um 1.4 TSi 160cv também TOP e por menos €4000 ainda por cima... Mas enfim as mulheres não ouvem ninguém..
Ela até perdeu quer performance quer agradabilidade de condução face ao anterior, e bem mais leve 206 CC 1.6i 109cv, e não a vejo chateada. Mas isto é porque ela não faz do carro aquilo que ele não é, eu é que faço
Para terminar também sou como tu, também nunca estou contente !
Editado pela última vez por ClioIIIRS; 14 April 2010, 14:01.
Por isso não é dificil de compreender o esforço do motor para mover o Eos. Se mesmo assim ias a seguir de perto o Toyota, nada mau!
É tudo uma questão do carro no qual o motor está montado.
Se for num carro onde a relação peso-potência é boa safa-se bem. Se for num "elefante" fica muito mais dificil
Um amigo meu tinha um Corolla e eu com o Mazda 3 em AE não lhe fugia o suficiente para se notarem os 20cv. Pareciam só mais 5.
Aqui está uma questão muito pertinente.
Eu já tive oportunidade de fazer alguns comparativos com o "meu" C4 HDi de 92cv vs o mesmo carro com 110cv e em aceleração prolongada, o de 110cv não se vai embora de repente, ele vai ganhando distância muito lentamente.
20cv em 100 (média) não faz uma diferença tão grande quanto isso, ainda para mais se existirem outros factores como peso e caixa a baralhar os resultados (que no exemplo que dei do C4 nem é o caso).
Convém ainda acrescentar que um carro reprogramado não tem de mandar fumo como se diz por aqui. Um carro bem reprogramado e não demasiadamente puxado em termos de valores, pode ficar com uma quantidade de fumo muito semelhante ao original, de tal modo que em velocidades mais elevadas até parece que não vai a deitar fumo nenhum.
Adicionalmente, os carro diesel habitualmente começam a perder fulgor perto do redline, mas isso é uma das coisas que uma reprogramação muda, mesmo sem ir para valores absurdos.
Por fim, o peso dos livretes nem sempre é correcto, e peca quase sempre por excesso.
Farto-me de me rir com os teus posts e o facto de este ser a te meteres comigo é na boa mesmo, mas continuo a achar que não cometi erro nenhum, aliás consegui acompanhar o gajo, passá-lo é que nem por isso.. O Gmigas é testemunha. Não que isso traga mais ou menos credibilidade ao acontecimento mas é apenas mais um facto.
Posso estar parecer que estou a levar isto muito a sério, mas acredita que não pois na altura eu e o Gmigas até nos rimos do "cota" no seu Auris canhão.
Depois, e apesar do Eos ter jante 17, suspensão desportiva e uma boa base (Golf V) não deixa de ser um cabrio e isso sente-se sempre em termos de rigidez. Isto em curva sente-se !
Depois em recta a jante 17' em pneu 235/45 ainda faz piorar a performance pois os 11.9s e 192km/h de v. máx. são para jante 16'..
Resumindo e tal como já disseram lá atrás o que na altura parecia estranho acaba por não o ser se analisarmos bem os factos.
Para que conste o Auris era de 2008, de matrícula xx-Fx-xx e comercial, por isso, penso que seja o 1.4 D4D 90cv.
É um 1.4 D-4D de 90cv com caixa de 5 (caixa de 6 surgiu a Julho de 2009). Agora podia era estar de série, estar (bem) reprogramado, ou ter outra alma lá dentro
Update: a caixa é verdadeiramente curta, em 5ª às 3000RPM vamos a 127Km/h de ponteiro (reais serão um pouco menos). Redline às 5200RPM (mas nem vale a pena andar a tentar chegar lá). O gajo até às 4200 é na boa, daí às 4700 já nem compensa e então a partir daí só com ajuda!!
Originalmente Colocado por nogueiraribeiroVer Post
É um 1.4 D-4D de 90cv com caixa de 5 (caixa de 6 surgiu a Julho de 2009). Agora podia era estar de série, estar (bem) reprogramado, ou ter outra alma lá dentro
Update: a caixa é verdadeiramente curta, em 5ª às 3000RPM vamos a 127Km/h de ponteiro (reais serão um pouco menos). Redline às 5200RPM (mas nem vale a pena andar a tentar chegar lá). O gajo até às 4200 é na boa, daí às 4700 já nem compensa e então a partir daí só com ajuda!!
O "segredo" pode certamente residir na caixa!
Epa o carro até fazia menos fumo que muitos carros de origem.. Aliás não fazia fumo ponto final.. Duvido muito que tivesse repro.
Sim é bem possível que o segredo esteja na caixa, aliás eu já sabia que ele tinha a caixa bem curtinha, mas mesmo assim...
E depois outras coisa foi o gajo a curvar, pensei que o Auris fosse pior..
Epa o carro até fazia menos fumo que muitos carros de origem.. Aliás não fazia fumo ponto final.. Duvido muito que tivesse repro.
Sim é bem possível que o segredo esteja na caixa, aliás eu já sabia que ele tinha a caixa bem curtinha, mas mesmo assim...
E depois outras coisa foi o gajo a curvar, pensei que o Auris fosse pior..
O Auris não é como o Focus, por exemplo, mas melhorou muito em termos dinâmicos. Então se esse tinha as molas TTE ou Eibach (que é a mesma coisa), melhor fica!
Originalmente Colocado por nogueiraribeiroVer Post
O Auris não é como o Focus, por exemplo, mas melhorou muito em termos dinâmicos. Então se esse tinha as molas TTE ou Eibach (que é a mesma coisa), melhor fica!
Pensei que este Auris fosse tipo Avensis ou Corolla já com uns anos, mas já vi que não. Olha digo-te já que deve ser pior que Golf/Focus mas não curva mesmo nada mal !
Um carro reprogramado não tem necessariamente que deitar fumo
Mais um pro para o Auris e contra para o EOS, no final dessa "brincadeirinha", o Auris deve ter gasto metade dos €€ em goto que tu
Epa ok mas um Auris não tem DFP, ou seja, mesmo de origem mandaria fumo e com repro notavasse logo.. E sim sei que existem repros com fumo praticamente igual a stock mas ainda assim...
É bem possível que até tivesse de origem, como já vimos eu também tive algumas condicionantes contra mim..
Epa se queres que te diga estou bem a lixar por ter gastado mais €1 ou €2 que ele, até porque eu gozei muito mais, otto power !
Já ele curtiu ali umas estupendas 4000rpm e um som de tractor.
ClioIIRS, eu acredito que os €€ que gastaste a mais tenham sido largamente recompensado pela sonoridade que inunda o habitáculo e meio envolvente
Eu já tive um otto que me dava um prazer tremendo sempre que pisava no acelerador, mas o meu pai não é dono da BP
Quando é o carro dos nossos pais aproveitamos sempre para nos "borrifar-mos" nos consumos, já quando nos sai do bolso mudamos de conversa, falo por mim
Se já tivesses o FR ou tivesses ido com a A4, não tinhas vindo relatar este episódio pois não iria existir
ClioIIRS, eu acredito que os €€ que gastaste a mais tenham sido largamente recompensado pela sonoridade que inunda o habitáculo e meio envolvente
Eu já tive um otto que me dava um prazer tremendo sempre que pisava no acelerador, mas o meu pai não é dono da BP
Quando é o carro dos nossos pais aproveitamos sempre para nos "borrifar-mos" nos consumos, já quando nos sai do bolso mudamos de conversa, falo por mim
Se já tivesses o FR ou tivesses ido com a A4, não tinhas vindo relatar este episódio pois não iria existir
Olha que te enganas pois eu até tive cuidade com os consumos e fiz 6.1/6.2 entre Évora e Santarém por nacionais. Isto num carro que anuncia 7.6l de consumo misto. E mais foi pago do meu bolso, aliás do meu e do do Gmigas
Agora aquando da chegada a Évora a média ficou-se pelos 8.3, teria chegado a 8l mas as brincadeiras pagam-se.
E sim com a A4 ou com o FR isto nunca se passaria, com o FR então até já estou com pena dele
Mais uma coisa, eu era para ter ido até Coimbra na A4 mas não foi possível e o carro aqui havia disponível era mesmo o Eos e por isso foi esse que levamos. Até nem me importei nada.
Editado pela última vez por ClioIIIRS; 14 April 2010, 22:12.
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