Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que o 1.6 TDI é um motor tão fraco?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    os Corsas 1700d andavam muito bem
    Lembro-me dum despique na universidade, eu ia num Ibiza GT TDi 110cv com um colega, um outro colega parou no semáforo ao lado com o seu Corsa 1700d, abriu o verde e....

    bem, o Ibiza só não passou vergonha porque recuperou quando pôs a 3ª

    lembro-me bem de dizermos "F#$%se!! Aquela m#$%a anda bem!!"

    Comentário


      Originalmente Colocado por mundano Ver Post
      Desde que vi alguém a dizer que o Golf em 5ª a 2000 rpm's vai a 115 kms/H, acho que está tudo dito...

      Só para comparação, o meu antigo Ibiza GT TDI (1.9 TDI de 110cv) em 5ª ia a 2000 rpm's ia a cerca de 90~92 kms/H.. É óbvio que a partir do momento em que metia a 5ª não precisava da caixa para mais nada.. E em andamento normal conduzia o carro sem nunca passar das 2000 rpm's.. E sempre gostei desse carácter no carro..

      O meu actual Kia Ceed 1.6 CRDI 115cv, em 6ª a 2000 rpms, vai à volta de uns 106~108 kms/H..


      Como parece obvio, o Golf tendo menos potencia e disponível a rotações maiores, e muito mais peso que o Ibiza, com uma caixa de 5 relações tão longas obriga a bastante uso da caixa e a puxar bem as mudanças antes de meter a próxima.. Que não costuma ser o tipo de comportamento que as pessoas procuram e apreciam num diesel.. Tal como eu disse atrás, no meu Ibiza uma das coisas que mais gostava era de chegar aos 70 kms/H, meter a 5ª e fazer tudo o resto com o acelerador.
      A minha Octavia às 2000 rpms e em terreno plano com o CC ligado vai a 108 km/h no contador electrónico, no GPS (valor real) vai a 105 km/h... como vês, cada um diz o q quer...

      Enfim, eu leio para aqui com cada barbaridade q até dói (mundano, isto não é para ti)...

      É verdade, o 1.6 Tdi tem a mesma cilindrada, potência, vel. máx. da concorrência, etc, mas é o pior em tudo. Impressionante!
      Incrível como é q a malta se mata para "pôr em bicos de pés" uma me*** dum 1.6 a diesel, seja q sigla for!

      Eu tenho um 1.6 Tdi simplesmente porque "calhou". Não me importava de ter um 1.5 dci ou um 1.6 Hdi ou 1.6 Crdi. Era-me COMPLETAMENTE indiferente, desde q fosse fiável, q gastasse pouco e q fosse ecológico. Recuperações em 5ª a 50? Quem é q faz isso?? Qual é o 1.6 D q precisa de ultrapassar ou disparar com urgência e "dispara como um canhão" em 5ª a 50 km/h?? Já sei, já sei, TODOS menos o 1.6 Tdi. Eu antes de ter a Octavia tive um Volvo S40 1.8 e quando andava em 5ª na casa dos 50/60/70 km/h e precisava REALMENTE de acelerar reduzia para outra mudança. Felizmente aqui neste fórum é tudo campeões e os seus 1.6 e 1.5 D disparam todos q nem setas em 5ª a 50km/h. BRAVO!

      O 1.6 Tdi é um motor para se ter uma condução relaxada, sem stresses, e para se gastar pouco. Até agora (e já há destes motores q passaram os 50 000 km) não li nenhuma falha ou defeito q merecesse reparo; é um motor silencioso, ecológico e económico (ando nos 4.8 lts com a minha Octavia). Tem uma vel. máx ao nível da concorrência, e um arranque muito similar, perdendo só nas tais recuperações devido à caixa longa em 4ªas 5ªs. É isto q é um mau motor??

      Sinceramente acho q anda aqui muita malta com as prioridades trocadas ou então todos andam com o rabinho num Cupra R e não num 1.5 Dci ou num 1.6 Hdi.

      Mas pronto, eu vou-me aqui encostar aqui no sofá e continuar a assistir a mais uma sessão de "experimentei um 1.6 Tdi com 357 km e aquilo não passava dos 120 km/h a descer" ou "o q interessa num motor é recuperar em 5ª" e afins. Enquanto isso eu de vez em quando lá vou apertando com a minha até aos 190 km/h (mas só a descer, porque toda a gente q aquilo não passa dos 120 km/h) e a gastar 5 litrotes aos 100km. A carteira agradece.
      Editado pela última vez por cjr; 26 April 2010, 14:22.

      Comentário


        Diesel ecológico?

        O quê? A treta do CO2?

        Comentário


          ó CJR, estás meio nervoso...

          Quanto a esta frase:
          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
          (...)
          "o q interessa num motor é recuperar em 5ª" e afins. (...)
          Sim, interessa.

          E porquê? Por uma questão de segurança!!!
          Infelizmente nem todos são "bons condutores" e sabem utilizar a caixa de velocidades.

          Tenho um exemplo lá em casa, aliás, 2 exemplos, que são os meus pais.
          Pessoas na casa dos 57 anos de idade, muitos anos de carta e muitos carros diferentes que lhes passaram pelas mãos.
          Em todos um denominador comum: conduzem sempre na mudança mais alta possível, portanto, as ultrapassagens são feitas na maioria das vezes, em 5ª !!! E isto não é seguro!

          Uma vez que vinha em viagem, seguia atrás do meu pai, numa E.Nacional na casa dos 70/80... pôs-se a fazer uma ultrapassagem que demorou imenso e pôs em perigo a vida dele e dos restantes ocupantes, tudo porque não reduziu de mudança!!
          Está habituado a um carro com binário elevado onde a 5ª despacha tudo (Passat 1.9tdi 310Nm). Só que ele conduzia o outro carro lá de casa, que tem uma caixa muito longa, virada para os consumos...e foi um susto enorme!

          E isto acontece com uma grande percentagem de todos os condutores a nível nacional!!

          Por isso sim, é muito importante a retoma de velocidade em 5ª.

          Mas mais importante ainda é ter boas escolas de condução...

          Comentário


            Desculpa mas isso não é defeito do carro, é claramente do condutor!

            Para casos desses o mais seguro é arranjar um carro com cx automática pq sinceramente não considero um defeito o carro não conseguir recuperar desde baixas velocidades em 5ª. Quando digo baixas velocidades digo abaixo dos 80 km/h. Porque mesmo que o carro tenha força a baixa rotação a capacidade de retoma de velocidade em 5ª (ou 6ª) será sempre limitada.

            Comentário


              1.6TDI émuito fraquinho mesmo...

              Muito melhor o velhinho 1.9 TDI... mas de longe... a nível de consumos não ficava nada atrás e a nível de performancenem tem comparação...

              Comentário


                Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                Desculpa mas isso não é defeito do carro, é claramente do condutor!

                Para casos desses o mais seguro é arranjar um carro com cx automática pq sinceramente não considero um defeito o carro não conseguir recuperar desde baixas velocidades em 5ª. Quando digo baixas velocidades digo abaixo dos 80 km/h. Porque mesmo que o carro tenha força a baixa rotação a capacidade de retoma de velocidade em 5ª (ou 6ª) será sempre limitada.
                Pois claro que é!! Ou não leste o meu post todo??

                Não percebeste que o problema é que "condutores" assim há por aí aos montes?
                E esses condutores, se se virem com um conjunto motor/caixa como o 1.6tdi 5v, e não o souberem usar, vão-se ver atrapalhados!

                Para tudo há vantagens e desvantagens...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  Lembro-me, a descer ligeiramente... mas pouco importa porque esses carros prendiam... chegam ali e não dão mais.

                  O 1700D por exemplo PRENDE 4ª a 150.
                  E esse andava com os pneus mais rápidos possíveis 145/80-13.
                  É +- isso.
                  Este "prende" ali pelos 185km/h já para lá das 5000rpm

                  YouTube - corsa b 1.5 td top speed

                  Comentário


                    Eu concordo com CJR em diversos aspectos.

                    Em 1º lugar as diferenças entre os motores aqui mencionados Cr, hdI, Dci..., deve ser muito dificil de medir em situações reias e aí sim, depende muito do condutor.
                    Por outro lado, já se sabe que se tratam de blocos que não primam pela excelencia nas recuperações ou acelerações. Quem quiser mais, terá de comprar o motor de 2,0 l e deste modo já podem falar de diferenças que se apalpem, bem como um maior prazer que condução para quem apreciar.

                    Quem comprar um carro com este tipo de motor sabe certamente que tem performances mais que sufecientes para uma condução normal/calma aliadas a um baixo consumo. Mas quem quiser ultrapassagens e grandes velocidades ou mexe na caixa ou então mande vir os 140cv, 150cv, 170cv e por aí.

                    Agora quem não pode ultrapassar, não ultrapassa... simples como tudo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                      Recuperações em 5ª a 50? Quem é q faz isso?? Qual é o 1.6 D q precisa de ultrapassar ou disparar com urgência e "dispara como um canhão" em 5ª a 50 km/h?? Já sei, já sei, TODOS menos o 1.6 Tdi. Eu antes de ter a Octavia tive um Volvo S40 1.8 e quando andava em 5ª na casa dos 50/60/70 km/h e precisava REALMENTE de acelerar reduzia para outra mudança. Felizmente aqui neste fórum é tudo campeões e os seus 1.6 e 1.5 D disparam todos q nem setas em 5ª a 50km/h. BRAVO!

                      O 1.6 Tdi é um motor para se ter uma condução relaxada, sem stresses, e para se gastar pouco. Até agora (e já há destes motores q passaram os 50 000 km) não li nenhuma falha ou defeito q merecesse reparo; é um motor silencioso, ecológico e económico (ando nos 4.8 lts com a minha Octavia). Tem uma vel. máx ao nível da concorrência, e um arranque muito similar, perdendo só nas tais recuperações devido à caixa longa em 4ªas 5ªs. É isto q é um mau motor??
                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                      Tenho um exemplo lá em casa, aliás, 2 exemplos, que são os meus pais.
                      Pessoas na casa dos 57 anos de idade, muitos anos de carta e muitos carros diferentes que lhes passaram pelas mãos.
                      Em todos um denominador comum: conduzem sempre na mudança mais alta possível, portanto, as ultrapassagens são feitas na maioria das vezes, em 5ª !!! E isto não é seguro!
                      Eu tenho 28 anos, tenho carta há 10 anos, tenho um carro com motor TSI de 140CV e conduzo sempre na mudança mais alta possível (no meu caso uma 6ª) mas, em ultrapassagens, reduzo sempre para 4ª!

                      O problema não é do carro: é do condutor! E 99,9% dos acidentes que ocorrem são por culpa dos condutores e não por culpa dos automóveis!

                      Subscrevo tudo aquilo que o membro CJR disse: o 1.6TDI é um motor que tem exactamente as mesmas prestações da concorrência mais directa (MJet, BMW, HDI, CDI), mesmos consumos e menores emissões! Trata-se de um motor feito para quem pretende bons consumos e uma condução relaxada e não performance! E, mesmo em termos de performance, ainda estou para saber qual é a diferença de 1 segundo em recuperações!

                      Eu tenho um carro do grupo VAG e sinto-me muito satisfeito mas cansa-me esta guerra anti-VAG! Eu não gosto de carros japoneses mas não critico quem os tem! Deixem-se de guerras irreflectidas e irrazoáveis!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                        Eu tenho 28 anos, tenho carta há 10 anos, tenho um carro com motor TSI de 140CV e conduzo sempre na mudança mais alta possível (no meu caso uma 6ª) mas, em ultrapassagens, reduzo sempre para 4ª!

                        O problema não é do carro: é do condutor! E 99,9% dos acidentes que ocorrem são por culpa dos condutores e não por culpa dos automóveis!
                        (...)
                        Estás a ir ao encontro daquilo que quis dizer, mas há um pormenor que por certo entendes, que é o facto de MUITOS condutores não terem a "destreza" de saber avaliar o conjunto carro/motor que têm em mãos!
                        E foi apenas isso que disse no meu post:
                        Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                        Pois claro que é!! Ou não leste o meu post todo??

                        Não percebeste que o problema é que "condutores" assim há por aí aos montes?
                        E esses condutores, se se virem com um conjunto motor/caixa como o 1.6tdi 5v, e não o souberem usar, vão-se ver atrapalhados!

                        Para tudo há vantagens e desvantagens...
                        Não sou anti-VAG nenhum, até porque tenho um TDi também...

                        Comentário


                          a grande questão é que os condutores têm que se adaptar ao motor que têm em mãos,e se fazem assim uma condução relaxada e virada para os consumos,têm que saber que neste motor não é só calcar no acelerador e ele anda,como nos 1.9 pd.

                          Não tendo a ver directamente com o tópico, mas mais a ver com este assunto debatido, eu conduzo um corsa b 1.5d e sei que se quiser fazer uma ultrapassagem,tenho que ter imenso espaço para a fazer, e só a faço reduzindo para 4ª, e na maioria das situações em estrada nacional reduzo para 3ª, senão não consigo.

                          O problema é que essas pessoas que voces falam conduzem assim dessa maneira,independentemente de terem em mãos, e ja que falamos de TDIs, um 4.2TDI ou um 1.6TDI (ok,tou a ser um bocado extremista), e é óbvio que são motores completamente diferentes,com objectivos diferentes, e que obrigam a tipos de condução diferentes.

                          Comentário


                            Há por aqui muita mania de perseguição.

                            A questão não é ser anti-VAG ou não, a questão é que a VAG não é a 7ª maravilha do mundo e arredores. Tem uns produtos muito bons e outros nem tanto (nem sequer estou a pensar neste TDI).

                            Era bom que se percebesse isso.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                              ó CJR, estás meio nervoso...

                              Quanto a esta frase:


                              Sim, interessa.

                              E porquê? Por uma questão de segurança!!!
                              Infelizmente nem todos são "bons condutores" e sabem utilizar a caixa de velocidades.

                              Tenho um exemplo lá em casa, aliás, 2 exemplos, que são os meus pais.
                              Pessoas na casa dos 57 anos de idade, muitos anos de carta e muitos carros diferentes que lhes passaram pelas mãos.
                              Em todos um denominador comum: conduzem sempre na mudança mais alta possível, portanto, as ultrapassagens são feitas na maioria das vezes, em 5ª !!! E isto não é seguro!

                              Uma vez que vinha em viagem, seguia atrás do meu pai, numa E.Nacional na casa dos 70/80... pôs-se a fazer uma ultrapassagem que demorou imenso e pôs em perigo a vida dele e dos restantes ocupantes, tudo porque não reduziu de mudança!!
                              Está habituado a um carro com binário elevado onde a 5ª despacha tudo (Passat 1.9tdi 310Nm). Só que ele conduzia o outro carro lá de casa, que tem uma caixa muito longa, virada para os consumos...e foi um susto enorme!

                              E isto acontece com uma grande percentagem de todos os condutores a nível nacional!!

                              Por isso sim, é muito importante a retoma de velocidade em 5ª.

                              Mas mais importante ainda é ter boas escolas de condução...
                              É verdade, eu estou realmente meio nervoso (para q fique registado só a parte esquerda do meu corpo está nervosa)... é q é a primeira vez q ouço dizer q ULTRAPASSAR ou VELOCIDADE andam de mãos dadas com o factor segurança, como se fossem um critério imperioso para quem conduz ou um factor decisivo em termos de segurança rodoviária...
                              O teu pai está habituado a não tirar a 5ª enquanto conduz mesmo sem conhecer o carro, e isto depois de lhe ter "passado muitos carros pelas mãos"? E são os erros de condução duma (ou várias pessoas) q determinam o grau de "perigosidade" dum carro??
                              Pois o meu pai sempre teve 1.2 ºs a gasolina, e nunca bateu a fazer ultrapassagens nem em qualquer outra situação e tem 58 anos... e?

                              Já agora, e segundo a tua lógica da segurança rodoviária, Ferraris e Porsches também deveriam constar na lista de veículos perigosos ao lado do 1.6 Tdi. É q nunca se sabe se a pessoa q os vai conduzir tem "mão" ou "cabeça" para eles, e q pode não lhe apetecer pôr o pé no travão quando vai a 300 km/h... um recupera de mais, outro de menos... para todos os efeitos são ambos "perigosos", ou não?

                              .E diz-me, o grosso dos acidentes em Pt é com carros "fracos", com poucos cv e baixos binários, e q ao tentarem fazer uma ultrapassagem decidiram não reduzir a mudança mesmo vendo um carro à sua frente a aproximar-se cada vez mais rápido?

                              .Em Pt conduzimos todos carros diesel de grande cilindrada para q estejamos assim tão habituados só a conduzir na mudança mais alta?

                              .Qual é o 1.4, 1.5 ou 1.6 a diesel q a 50/60 km/h q tem um disparo suficientemente forte na mudança mais alta para fazer uma ultrapassagem mais rápida numa questão de emergência? Queres q eu te diga qual? N E N H U M !!!! Aliás, possivelmente nem um 2.0 com 120/130 cv quanto mais um "mero" 105 cv...

                              Basicamente a diferença q existe entre o 1.6 Tdi e a restante concorrência é q os outros a recuperar numa situação de aperto são uma me***, enquanto o 1.6 Tdi é uma GRANDE me***. Mas algo me diz q entre uma me*** e uma grande me*** não há muito a fazer, é sempre me***. Passando para português, REDUZES a mudança.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PilotoZetec Ver Post
                                1.6TDI émuito fraquinho mesmo...

                                Muito melhor o velhinho 1.9 TDI... mas de longe... a nível de consumos não ficava nada atrás e a nível de performancenem tem comparação...
                                Desculpa mas isso não é verdade. Naquele 1.6 Tdi em q fizeste 1,5 kms a pendura teve q gastar muito menos do q um 1.9 Tdi. Um 1.6 diesel a menos de 120 km/h é sempre poupadinho.
                                Editado pela última vez por cjr; 27 April 2010, 22:59.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Diesel ecológico?

                                  O quê? A treta do CO2?
                                  Sei lá, gosto destas respostas cheias de personalidade...
                                  É verdade, como o diesel é um combustível sujo de nascença já escrevi uma carta à UE para acabarem com essa porra dos DPF e acabarem de vez com a redução de Co2. Para quê, se o diesel é sujo e ponto final??
                                  Agora vou-me sentar no trono a ler o Record, e sabes q mais? Estou a pensar em mandar às urtigas o papel higiénico. Se amanhã tenho de ler o Record outra vez, para quê preocupar-me... além do mais sempre poupo uns trocos e não alimento os abutres da Renova...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                    Há por aqui muita mania de perseguição.

                                    A questão não é ser anti-VAG ou não, a questão é que a VAG não é a 7ª maravilha do mundo e arredores. Tem uns produtos muito bons e outros nem tanto (nem sequer estou a pensar neste TDI).

                                    Era bom que se percebesse isso.

                                    A VW pode dar um peido q os fanáticos vão sempre dizer q se é VW é porque é bom... e pior, alguns até gastam balúrdios a comprar um peido, o q para todos os efeitos, é uma mer***.
                                    A questão aqui, e também era bom q se percebesse isso, é q:

                                    .90% de quem critica o 1.6 Tdi nunca andou num, e se calhar nem sequer à pendura. Leu em revistas quando surgiram as primeiras criticas (e a motores ainda com pouquíssimos kms), e obviamente ainda muito presos. Se o motor em 4ª e 5ª é amorfo até às 1500 rpm por definição, obviamente q com 300 km ainda mais era. Mas os "especialistas" (vulgo leitores AH, Guia do Automóvel) falam como se realmente um motor com 10 000 km ainda respondesse da mesma maneira dum carro q saiu do stand há 3 dias e com os tais 300 km.

                                    .O 1.6 Tdi não tem de ser o fim do mundo em cuecas e cilindrar tudo o q lhe aparece à frente. É um motor CR mais linear, refinado e mais virado para os consumos e emissões. O q eu não percebo é porque é q todos estes factores são irrelevantes numa critica geral ao motor.

                                    Tem uma 4ª e 5ª longas, o q o torna molengão a baixas rotações? SIM.

                                    É um motor refinado, económico e com emissões de co2? SIM.

                                    E é esta a definição de "tão fraco"?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                      É verdade, eu estou realmente meio nervoso
                                      (blá blá blá wiski saquetas.....)
                                      Passando para português, REDUZES a mudança.
                                      Continuas nervoso...

                                      Não sei se entendeste o meu post por inteiro, mas passo a explicar mais simplesmente:
                                      1 - existem muitos maus condutores
                                      2- existe uma mentalidade para conduzir sempre na última mudança para poupar combustível
                                      3- os maus condutores não reduzem de mudança para as ultrapassagens
                                      4- só reduzem em último caso
                                      5- existem muitos maus condutores
                                      6- os maus condutores (ou os simplesmente desprevenidos) se se apanharem com um conjunto motor/caixa 1.6tdi 5v, podem se ver atrapalhados em determinadas situações, caso continuem a conduzir mal
                                      7- as aulas de condução são más
                                      8- existem muitos condutores de idade que são um perigo na estrada
                                      9- existe a mentalidade que os TurboDiesel andam "p'ra caraças" sempre em 5ª


                                      NOTAS:
                                      A) não percebi esta:
                                      "é a primeira vez q ouço dizer q ULTRAPASSAR ou VELOCIDADE andam de mãos dadas com o factor segurança"
                                      EDIT: é claro que ultrapassar é uma manobra que pões em risco a segurança!!

                                      B) nunca referi os "disparos" a velocidade de 50/60km/h em lugar algum

                                      C) também não percebi o que têm os Porsches e Ferraris a haver para o assunto...


                                      Mas enfim, seja como for, eu cá sou daqueles qeu até reduzem para ultrapassar, portanto...
                                      Editado pela última vez por gemini; 27 April 2010, 23:16.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        90% de quem critica o 1.6 Tdi nunca andou num, e se calhar nem sequer à pendura. Leu em revistas quando surgiram as primeiras criticas (e a motores ainda com pouquíssimos kms), e obviamente ainda muito presos. Se o motor em 4ª e 5ª é amorfo até às 1500 rpm por definição, obviamente q com 300 km ainda mais era. Mas os "especialistas" (vulgo leitores AH, Guia do Automóvel) falam como se realmente um motor com 10 000 km ainda respondesse da mesma maneira dum carro q saiu do stand há 3 dias e com os tais 300 km.
                                        Ponto 1 - Já conduzi o 1.6 TDi 105cv e até no carro mais leve onde ele está montado. Falo do actual Ibiza de 3p.

                                        Ponto 2 - O carro já tinha 15mil km e uma rodagem mais que feita. Só para terem noção de como a rodagem tava bem feita a média de CB era quase 8l

                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        O 1.6 Tdi não tem de ser o fim do mundo em cuecas e cilindrar tudo o q lhe aparece à frente. É um motor CR mais linear, refinado e mais virado para os consumos e emissões. O q eu não percebo é porque é q todos estes factores são irrelevantes numa critica geral ao motor.
                                        E não são, estou também farto de dizer por aqui que apesar de ser um motor pouco agradável de conduzir faz consumos notaveis !!

                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        Tem uma 4ª e 5ª longas, o q o torna molengão a baixas rotações? SIM.
                                        A desmultiplicação da 5ª e mesmo a 4ª ainda percebo pois sendo um motor virado para os consumos e para fazer AE com consumos moderados faz todo o sentido mas e o que dizer do fosso entre 2ª e 3ª ??

                                        Em cidade é, no mínimo, muuuuuito irritante.

                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        É um motor refinado, económico e com emissões de co2? SIM.
                                        Com isto concordo e até digo mais:

                                        Este motor está em grande nível no que a consumos e, consequentemente, emissões de C02 diz respeito.

                                        Mas também temos de ver que isso deve-se, em parte, às relações finais demasiado desmultiplicadas..

                                        Ainda assim para fazer bons consumos tenho a certeza que é um bom motor e nunca pus isso em causa.

                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        E é esta a definição de "tão fraco"?
                                        Não acho que seja fraco pois para a potência que tem consegue acelerações e velocidade máxima ao nível da concorrência.

                                        O problema é mesmo a falta de agradabilidade do mesmo. Sobretudo em cidade a trocar mudanças às 2000rpm.. Mas mesmo passando às 2200/2300 a caixa de 5v é tão longa que a seguir o taquimetro vai bater abaixo das 1500, ou seja, uma zona onde este tipo de motores não existe.


                                        Cumps

                                        Comentário


                                          Boas.
                                          Não tenho fidelidade a marcas. Já tive Ford, tenho Opel e tenho Nissan.

                                          Estou para comprar carro e procuro, para além de performance, uma boa relação custo/benefício. (a marca é a que corresponder melhor, no momento, às expectativas)

                                          Li muito do que se escreveu neste post.

                                          Tenho andado a ver carros e olho para os 2.0 e os 1.6... atendendo aos pesos dos carros de hoje, inclino-me para os 2.0, não para andar a 200, mas para ter o mínimo de aceleração quando dela necessitar e/ ou entender (eu disse o mínimo). O problema é o imposto...

                                          Vou apenas comparar esse 1.6 com outro 1.6 que consegue ter 128 cv...

                                          Num país em que uma boa parte do custo de um carro é imposto que deriva da cilindrada, esse é um argumento a considerar...

                                          Estão para sair motores 1.8 com 150 cv. A par desse 1.6 de 128 cv, podemos estar a falar de motores tecnologicamente avançados.

                                          Deixemo-nos de "cegueiras", e admita-se que nem sempre a nossa "querida marca de estimação" é o expoente máximo da tecnologia!

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                            ...
                                            Ponto 2 - O carro já tinha 15mil km e uma rodagem mais que feita. Só para terem noção de como a rodagem tava bem feita a média de CB era quase 8l



                                            E não são, estou também farto de dizer por aqui que apesar de ser um motor pouco agradável de conduzir faz consumos notaveis !!

                                            ...

                                            Escapou-me alguma coisa???

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              Escapou-me alguma coisa???
                                              Fui fazer um TD ao Ibiza e aquele carro só faz cidade e sempre a rasgar

                                              Mas do que tenho lido, quer na imprensa escrita, quer online, quer relatos de colegas aqui do fórum, este 1.6 TDi, conduzido com pés e cabeça faz consumos excelentes.


                                              Agora se essas pessoas praticarem uma condução como a do vendedor que me vendeu o carro que encomendei claro que faz 7 e tal

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                a vermelho

                                                As recuperações em 5ª são tão importantes como em qualquer outra mudança, não partilho da tua teoria de que estas são mais importantes do que as outras por causa do maus condutores que não conseguem perceber quando têm que reduzir ou não.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por AGAAGA Ver Post
                                                  Boas.
                                                  Não tenho fidelidade a marcas. Já tive Ford, tenho Opel e tenho Nissan.

                                                  Estou para comprar carro e procuro, para além de performance, uma boa relação custo/benefício. (a marca é a que corresponder melhor, no momento, às expectativas)

                                                  Li muito do que se escreveu neste post.

                                                  Tenho andado a ver carros e olho para os 2.0 e os 1.6... atendendo aos pesos dos carros de hoje, inclino-me para os 2.0, não para andar a 200, mas para ter o mínimo de aceleração quando dela necessitar e/ ou entender (eu disse o mínimo). O problema é o imposto...

                                                  Vou apenas comparar esse 1.6 com outro 1.6 que consegue ter 128 cv...

                                                  Num país em que uma boa parte do custo de um carro é imposto que deriva da cilindrada, esse é um argumento a considerar...

                                                  Estão para sair motores 1.8 com 150 cv. A par desse 1.6 de 128 cv, podemos estar a falar de motores tecnologicamente avançados.

                                                  Deixemo-nos de "cegueiras", e admita-se que nem sempre a nossa "querida marca de estimação" é o expoente máximo da tecnologia!

                                                  Cumps
                                                  O expoente máximo de tecnologias está mais ligado a empresas que se especializam no desenvolvimento de tecnologia, valha a redundância, como Denso, Delphi e Bosch por exemplo.

                                                  Comentário


                                                    Eu continuo a achar que o pessoal anda mal habituado ou com um nível de exigência que não é adequado para estes carros equipados com motores de baixa cilindrada. Quando surgiram os 1.4 a 1.6 Diesel nos utilitários foram autênticas bombas, porque andavam bem mais que os antecessores diesel atmosféricos e bebiam bem menos! Considerando que estes carros na altura teriam entre 65 a 75cv, e pouco mais de 1000Kg, e o segmento C actualmente tem potências entre os 90 e os 110cv, mas pesam a volta de 1300Kgs, eu diria que é perfeitamente natural que se sinta alguma falta de potência em alguns regimes.

                                                    Há sempre motores 1.9/2.0 mais potentes como alternativa. São bem mais caros na aquisição e no IUC, mas não se pode esperar que com o aumento de peso, diminuição de cilindrada e "castração" de rendimento para diminuir CO2 e consumos anunciados o resultado final seja um carro com um desempenho bombástico.

                                                    Muito sinceramente, seja com DCI, HDI, TDCI, TDI, D4D... são actualmente por norma bons motores, com diferenças entre motores e caixas é verdade, com resultados mais ou menos felizes, mas que no geral, chegam para o cidadão comum e muitas vezes até sobram.

                                                    Tenho um Auris 1.4 D-4D e já conduzi carros bem mais potentes onde a diferença de potência é bem evidente. Mas em 90% das situações do meu dia-a-dia não preciso de mais carro que este para andar à vontade.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X