Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, que rodas travam o travão de mão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Alias creio que todos os carros têm o chamado limitador da força de travagem no eixo traseiro para evitar que as rodas de tras bloqueiem e o carro possa fazer um pião.

    Hoje em dia isso não aconteceria por causa do sistema ABS que é obrigatório mas mesmo assim existe esse limitador para evitar que que o sistema ABS funcione sem necessidade.

    Nalguns casos esse limitador actua de forma variável em função do peso sobre o eixo traseiro. Quanto mais peso mais tarde o limitador actua (ou seja o carro trava mais).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      Afinal já estava respondido.

      Já agora, alguém em cima disse que nos RWD o travão de mão actuava no eixo de transmissão.
      É verdade, mas não é em todos.
      Se não me engano os Mercedes têm um tambor próprio para o travão de mão.
      Exacto MAd, isto porque na merc os discos "all around" já por lá andam há muitos anos.

      Os LR tem de certeza o sistema mais "engraçado".

      Comentário


        #33
        O sistema da LR nunca vi nem sei como funciona.
        Sei que "agarra" na transmissão.
        Algum travão nos carretos?

        Comentário


          #34
          Julgava que tinha por aqui umas fotos do tambor do travão de mão do Disco, mas não tenho.
          O tambor do travão nos Lands tá na caixa de velocidades, e é no dito tambor que fixa o veio de transmissão traseiro.

          Enquanto escrevia isto lembrei-me.
          Sendo assim, se eu ligar o Bloqueio central e puxar o travão de mão o carro trava também a transmissão da frente, travando assim as 4 rodas. Ou será que estou a dizer alguma idiotice!
          Editado pela última vez por texMCMLXXXIII; 27 April 2010, 22:05.

          Comentário


            #35
            Ao puxares o travao nos LR antigos, "cravas" um espigão na transmissão.

            É os únicos carros que a EMEL só levam com "carrinhos".

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
              Ao puxares o travao nos LR antigos, "cravas" um espigão na transmissão.

              É os únicos carros que a EMEL só levam com "carrinhos".
              Então e os carros que puxam à frente e travam o travão de mão a trás?

              quando se deixa o carro engatado e bem travado, como é que a EMEL faz?

              cumps

              Comentário


                #37
                Admito que era uma coisa que não sabia lá muito bem. Estamos sempre a aprender

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por texMCMLXXXIII Ver Post
                  Julgava que tinha por aqui umas fotos do tambor do travão de mão do Disco, mas não tenho.
                  O tambor do travão nos Lands tá na caixa de velocidades, e é no dito tambor que fixa o veio de transmissão traseiro.

                  Enquanto escrevia isto lembrei-me.
                  Sendo assim, se eu ligar o Bloqueio central e puxar o travão de mão o carro trava também a transmissão da frente, travando assim as 4 rodas. Ou será que estou a dizer alguma idiotice!
                  É verdade. Mas isso passa-se em qualquer 4x4 com bloqueio de diferencial central. O travao de mão actua nas rodas de trás e se o bloqueio estiver actuado, este fica bloqueado nas 4 rodas.
                  Se andares na nave com o diferencial central bloqueado (que é o aconselhado) e travares com o travão de mão, ele vai travar às 4 rodas. Experimenta

                  O mesmo se passa em veiculos 4x4 de apenas dois diferenciais (frente e trás) se a tracção às 4 rodas estiver conectada.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                    Citroen DS, GS e outros da velha guarda.
                    Não são só os da "velha guarda". Como já disse num outro post o XM, o Xantia e se não estou em erro, os c5 pelo menos da 1.ª serie também.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JoaoC89 Ver Post
                      Admito que era uma coisa que não sabia lá muito bem. Estamos sempre a aprender
                      Idem. Também não sabia.

                      Comentário


                        #41
                        Isto faz-me lembrar o "desespero" que um amigo meu tinha porque nunca conseguia sacar piões com o BX do pai!

                        Um belo dia descobriu o porquê, ao ler o ensaio de um numa revista de automóveis!

                        Belos tempos de jubentude inconssiente!

                        Comentário


                          #42
                          Peço desculpa por estar a desenterrar o tópico, mas assim evita-se que se crie outro a falar do mesmo.

                          No outro dia estive a discutir com um amigo em que ele afirmava que o Citroen C5 dele o travão de mão travava as rodas da frente e eu disse que achava estranho, porque todos os carros que me passaram pela mão o travão de mão travava sempre as rodas de trás.

                          Pelo que li anteriormente aqui no tópico, já vi que alguns Citroen travam de facto à frente.. Existe alguma explicação lógica para isto?

                          Comentário


                            #43
                            E existe uma explicação lógica para que tenha que travar as de trás?
                            (Sem ser para fazer piões...)

                            Agora que penso nisso... se travassem à frente ainda poupavam nos cabos... mas se calhar à frente já há muito para mexer e pôr lá mais coisas...

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X