Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Somos mais "apreciadores" ou apenas mais tendenciosos nas marcas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Os Portugueses têm algumas prioridades, e muito possivelmente o carro deve vir logo a seguir à casa (própria), se esquecermos a alimentação.

    Há Países que por diversos motivos (que até podem incluir o clima) dão mais valor a outras coisas, algumas delas que se têm de usufruir dentro de casa.

    Depois existem diversas formas de se olhar para qualquer produto, incluindo um automóvel.
    Para quem só quer um meio de transporte para si e para a família, podem passar ao lado diversas características. Para quem gosta do automóvel pelo que ele transmite, prefere talvez cortar no espaço interior, na suspensão macia, nos espaços de arrumação...(...)...e escolher algo mais específico.

    Mas isto aplica-se a diversas áreas de produtos.
    Eu nunca necessitei de ter um computador topo de gama. Valorizo algumas marcas nos computadores pelas garantias que me oferecem (particularmente nos portáteis), não tanto pelo desempenho puro.

    Da mesma forma, nos automóveis cada marca transmite-nos uma determinada imagem. Os Franceses estão aliados ao conforto, os Italianos ao design/desempenho, os Alemães à sobriedade e robustez, os Japoneses à fiabilidade, os Volvo eram os "tanques" de segurança, etc.
    Estas imagens até podem ser erradas em alguns casos específicos, mas falando globalmente têm alguns motivos objectivos como base.
    Concordo na integra. É certo que a conotação de algumas marcas varia de país para país: ainda me lembro de uma época em que, por cá, marcas inglesas como a MG ou Rover eram vistas como exclusivas e premium, qd nunca o foram em outros países. A própria VW que merece um reconhecimento acima da média por cá, é perfeitamente genérica nos países nórdicos e centro europeus. Agora a BM e a Mercedes são unanimemente reconhecidas em qualquer lugar, julgo. Excepto talvez no mercado norte americano onde ainda as equiparam a algumas opções asiáticas (que por cá seria escandaloso!).
    Agora a noção que tenho é que o comprador português comum, na casa dos 20-35 anos digamos, se lhe dessem um conjunto de objectivos para um veículo e um tecto financeiro de 60M euros suponhamos, é certo que talvez 90% desses compradores esticava a compra até próximo do limite máximo, sem dúvida nenhuma. E mtos até diriam "eh pá, por mais 5M euros eu era capaz de escolher...". Ora isso tem haver pelo culto do que é bom? Ou pela impossibilidade de sermos calculistas? Ou pela noção que devemos ter o que o que de melhor o dinheiro puder comprar? Ou pela distração na focalizacão de objectivos?
    Acredito que poucos de nós, portugueses, fosse capaz de se cingir ao que pretende e usar apenas 60% do seu orçamento.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
      Acredito que poucos de nós, portugueses, fosse capaz de se cingir ao que pretende e usar apenas 60% do seu orçamento.
      Volto a dar-te um exemplo fora dos automóveis:

      - Há 2 meses comprei uma máquina fotográfica nova, pois perdi a minha velha. Estabeleci um valor médio do que estaria disposto a gastar e estudei o que havia no mercado.
      A minha escolha final contrariou todos os conselhos que recebi em lojas tipo Media-Markt, mas foi de acordo com o que vi (de fotos efectivas e comparativos) com outras marcas, o que aliado ao facto de até estar a ser descontinuada me fez tornar ainda o negócio mais apetecível.

      No entanto, um apaixonado da fotografia certamente escolheria outra coisa.
      Porquê?
      Porque tem outros objectivos para a máquina, porque tem a noção de que uma máquina da marca Y com característica X é que é, ainda que possa até nem ter um jeito particular para a fotografia.

      Ou seja, tem que ver também com a importância que cada um dá à função que o objecto vai desempenhar.

      Há relógios de pulso caríssimos, e para mim não têm interesse nenhum...
      ...porque o meu relógio é o telemóvel / relógio do carro, e o que comprei da Swatch (nada de muito caro sequer) já há uns anos que está guardado numa gaveta.

      Comentário


        #33
        Acho que os latinos em geral gostam de se mostrar, mostrar o que têm.

        E cá quer se queira quer nao, seja uma boa compra ou nao, tenha dinheiro ou nao, ter um "BM" ou um mercedes é sempre outra coisa lol

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
          P.S. O português médio também pondera entre o Astra 1.3 CDTI Caravan e o Q5 3.0 TDI, mas como tem muita cangança e liga muito ao status, escolhe o Astra

          Comentário


            #35
            Eu gosto da BMW e admiro os seus produtos mas não sou tendencioso..agora um Alfa além de apreciar sou claramente tendencioso..ja agora quando alguém me fala em comprar carro,mal me apercebo ja estou a sugerir um Alfa..ja está no meu sangue..

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Os povos do sul da Europa ligam mais ao aspecto, marca e sendo nós o mais a sul...

              Se fossemos racionais pelo preço das viaturas em PT, andava tudo de Dacia Duster nos Suv, Cruz no Segmento C, Logan nas Sw e por aí.
              oh amigo, curto e grosso, é assim mesmo! Mas pode ter a certeza que a realidade portuguesa era mesmo essa! Com os ordenados que se praticam em portugal....mas o povo gosta de comprar coisas caras, para impressionar os outros.. só se estão a queimar

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por BrunoPinto Ver Post
                oh amigo, curto e grosso, é assim mesmo! Mas pode ter a certeza que a realidade portuguesa era mesmo essa! Com os ordenados que se praticam em portugal....mas o povo gosta de comprar coisas caras, para impressionar os outros.. só se estão a queimar
                Eu não vivo no porto nem na capital, mas Coimbra não me parece nenhuma aldeia do interior, e o parque automóvel que vejo diariamente esta longe de ser jovem e com carros de gama media/alta, portanto esse "caganeirismo" que falam eu não o consigo observar sequer, a menos que falem em carros médios de motores 1.3 e 1.6, e uma média de idades do parque automóvel provavelmente perto dos 10 anos. Se é desse, sim existe, em demasia.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por addt Ver Post
                  Eu gosto da BMW e admiro os seus produtos mas não sou tendencioso..agora um Alfa além de apreciar sou claramente tendencioso..ja agora quando alguém me fala em comprar carro,mal me apercebo ja estou a sugerir um Alfa..ja está no meu sangue..
                  Eu gosto muito de Alfas, e já vou no meu 3º, mas acho que nunca aconselhei nenhum a ninguém

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Inverno98 Ver Post

                    Isto tudo sem deixar de reconhecer que há marcas realmente melhores que outras. Um BMW ou um Mercedes têm realmente mais qualidade(s) que um Dacia, não deixando ambos de cumprir o mesmo fim.

                    E, como também já foi dito, a BMW e a Mercedes vendem a sua marca em todo o mundo com sucesso.
                    Ora aí está. Ninguém põe em causa que um BMW ou um Mercedes sejam melhores do que um Dacia. A questão é: tenho ou não dinheiro para um BMW ou um Mercedes?

                    O meu VW Golf custou € 23000. Comprei o carro porque tive € 5000 de desconto (tinha 0KM mas era pré-matriculado com 6 meses), tinha dinheiro para a mensalidade, tenho dinheiro para pagar o carro se tiver algum azar na vida e, francamente, gosto do carro: acho que consegue um óptimo equilíbrio entre a qualidade e o preço.

                    Se não fosse assim nunca teria comprado o carro: teria ido para um FIAT Punto, Bravo, Renault ou mesmo Dacia. Mas eu sou uma excepção pois em Portugal qualquer um que ganhe meia dúzia de trocos gosta de comprar logo um BMW. Típico de povos com baixo nível cultural e com grandes diferenças entre os escalões sociais em que ter um Mercedes é apanágio de "transição social".

                    Só para vos dar uma ideia: um amigo meu ganha € 1000 líquidos, tem 30 anos e ainda vive em casa dos pais e está a pensar vender o Clio dele para comprar um Megane de € 25000 a diesel apesar de só fazer cerca de 10.000 KM por ano.

                    O meu Pai tem um BMW 320 que comprou usado por €25000 (com uma retoma em que lhe deram € 15000 pelo Golf V 1.9TDI dele com 100.000). O resto da vida dele conduziu sempre Renault (salvo o último carro que foi o Golf) em virtude de a Renault ter óptimos negócios para empresários. Os meus primos andam todos de Renault. Eu, só não comprei o Bravo porque, graças a Deus, a vida sorriu-me e tinha dinheiro para o carro que gostava e queria caso contrário bem que andava de Fiat, Renault ou Nissan.

                    Há carros para todos os gostos e carteiras e temos a sorte de viver na Europa onde todos os carros têm um nível médio muitíssimo elevado! Claro que ainda assim há melhores e piores mas ninguém nega que a FIAT seja um bom carro dentro do seu segmento que cumpre cabalmente as suas funções! Temos é que saber viver de acordo com as nossas possibilidades!

                    Comentário


                      #40
                      Um dos meus carros de sonho é o BMW Z4 (geração anterior à actual) e se eu tivesse todo o dinheiro do mundo comprava um, mesmo usado. Queria lá saber se podia comprar carros muito melhores e novos... comprava aquele porque gosto e pronto.

                      Acho que se está a confundir é a dificuldade que normalmente se faz em PT para comprar um carro. Comprar um carro por aqui é normalmente uma coisa muito bem pensada, para durar, logo compra-se sempre o melhor possível, nem que para isso se faça mais um esforço.

                      Nos países com melhor nível de vida é muito mais facil comprar um carro agora e se não se gostar trocar passado pouco tempo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                        A questão é: tenho ou não dinheiro para um BMW ou um Mercedes?
                        Não é só isso. Ao contrário do que se pensa aqui no fórum, nem toda a gente vê o automóvel da mesma forma. Algumas pessoas têm o dinheiro mas não compram um carro de topo, porque preferem investi-lo ou gastá-lo noutras coisas ou então simplesmente não estão dispostas a gastar muito dinheiro num objecto aos quais são indiferentes.

                        O meu carro do dia a dia é um Astra de 1998. Muitos colegas meus, que trocam de carro de 4 em 4 anos, de vez em quando perguntam-me "então quando é que trocas de carro?" Na realidade o que estão a querer dizer é "não tens vergonha de andar com um carro tão velho, ganhando o que ganhas?"

                        Pois bem, na realidade eu não tenho necessidade de um carro melhor, por isso, para que vou trocar de carro? Por capricho?

                        Este é o meu ponto de vista, mas não critico quem tem uma atitude diferente. Cada um que faça aquilo que entende ser melhor.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Não é só isso. Ao contrário do que se pensa aqui no fórum, nem toda a gente vê o automóvel da mesma forma. Algumas pessoas têm o dinheiro mas não compram um carro de topo, porque preferem investi-lo ou gastá-lo noutras coisas ou então simplesmente não estão dispostas a gastar muito dinheiro num objecto aos quais são indiferentes.

                          O meu carro do dia a dia é um Astra de 1998. Muitos colegas meus, que trocam de carro de 4 em 4 anos, de vez em quando perguntam-me "então quando é que trocas de carro?" Na realidade o que estão a querer dizer é "não tens vergonha de andar com um carro tão velho, ganhando o que ganhas?"

                          Pois bem, na realidade eu não tenho necessidade de um carro melhor, por isso, para que vou trocar de carro? Por capricho?

                          Este é o meu ponto de vista, mas não critico quem tem uma atitude diferente. Cada um que faça aquilo que entende ser melhor.
                          Ora aí está! Se há quem goste de se vestir bem, ou de comer bem, porque é que não há-de haver pessoas que caprichem nos automóveis?

                          As pessoas são diferentes, e acho que ainda mais redutor é pensar que o vizinho comprou um carro novo só para fazer inveja. Quem pensa assim é porque de facto a tem.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Não é só isso. Ao contrário do que se pensa aqui no fórum, nem toda a gente vê o automóvel da mesma forma. Algumas pessoas têm o dinheiro mas não compram um carro de topo, porque preferem investi-lo ou gastá-lo noutras coisas ou então simplesmente não estão dispostas a gastar muito dinheiro num objecto aos quais são indiferentes.

                            O meu carro do dia a dia é um Astra de 1998. Muitos colegas meus, que trocam de carro de 4 em 4 anos, de vez em quando perguntam-me "então quando é que trocas de carro?" Na realidade o que estão a querer dizer é "não tens vergonha de andar com um carro tão velho, ganhando o que ganhas?"

                            Pois bem, na realidade eu não tenho necessidade de um carro melhor, por isso, para que vou trocar de carro? Por capricho?

                            Este é o meu ponto de vista, mas não critico quem tem uma atitude diferente. Cada um que faça aquilo que entende ser melhor.
                            Exactamente. Claro que estamos a partir do princípio que uma pessoa tem vontade de comprar um Mercedes ou BMW mas não tem dinheiro. Eu conheço gente que tem dinheiro para modelos de topo de gama de qualquer uma dessas marcas e anda de VW Golf. O problema surge quando queremos viver acima das nossas possibilidades.

                            Eu sou sincero: o meu carro vai ser para durar uns 8 anitos, a menos que a minha vida mude radicalmente nos próximos tempos e haja necessidade de outro tipo de carro. Nesse caso é um investimento; por capricho, dispenso! Já tenho um bom carro que me enche as medidas! Não preciso de luxos!

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X