Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.3 CDTI - fiabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Até ver, toda a gente qe conheco que tem este motor, nos carros da empresa e claro eu, o motor tem dado mostras de uma fiabilidade bastante interessante, sobretudo quando se falava tão mal dele.

    Tambem é certo que ainda não há muitos com mais de 200.000km's por exemplo...


    Mas a verdade é que ate aos cento e poucos mil o geral o motor costuma ser fiavel.

    Vamos ver quando começarem a ganhar mais km's

    Comentário


      #62
      Já sei de relatos de alguns com mais de 350mil kms e muitos deles ainda andam com o kit de distribuição original pois fazem muito AE e ligam/desligam o motor poucas vezes.

      Tendo o kit com o tensor novo, mesmo ligando e desligando muito esse problema dificilmente se colocará antes de umas boas centenas de milhares de quilómetros.

      Parece que os profetas estavam enganados em relação a este motor e tiveram que engolir muitos sapinhos e chamem-lhe 1.2 ou o que quiserem, até podia ser 999cc..ainda maior era o sapo .

      Cumprimentos.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
        Já sei de relatos de alguns com mais de 350mil kms e muitos deles ainda andam com o kit de distribuição original pois fazem muito AE e ligam/desligam o motor poucas vezes.

        Tendo o kit com o tensor novo, mesmo ligando e desligando muito esse problema dificilmente se colocará antes de umas boas centenas de milhares de quilómetros.

        Parece que os profetas estavam enganados em relação a este motor e tiveram que engolir muitos sapinhos e chamem-lhe 1.2 ou o que quiserem, até podia ser 999cc..ainda maior era o sapo .

        Cumprimentos.

        Até musicas lhe fizeram para o tentar descredibilizar. Mas na minha opinião isso só trouxe mais vantagens. Muitas vezes o que importa mesmo é que se fale.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
          Até musicas lhe fizeram para o tentar descredibilizar. Mas na minha opinião isso só trouxe mais vantagens. Muitas vezes o que importa mesmo é que se fale.
          Musicas? onde posso ver isso?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Musicas? onde posso ver isso?

            Xiiii, foi à tanto tempo, nem sei.
            Pergunta ao peugeotsales, ele é que foi o autor.

            Comentário


              #66
              Já vi brigado

              Comentário


                #67
                o meu tem neste momento 71 mil....com repro desde os 7 mil...tem 280 binario...mais 80 que de origem e ate agora 5 estrelas..

                com consumos de 5.4 5.5...embraiagem sem sinal de desgaste...nao consome muito oleo...

                Comentário


                  #68
                  Boas tardes,
                  qual a vossa opinião sobre a Opel Combo de 2010 com o motor 1.3 CDTi ?
                  Tenho que adquirir uma carrinha desse segmento e apareceu me uma proposta de uma Combo de 2010 com 150.000 Km´s, mas como não conheço mesmo nada sobre estes motores, agradecia alguma informação. Obrigado.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MrMaybe Ver Post
                    Boas tardes,
                    qual a vossa opinião sobre a Opel Combo de 2010 com o motor 1.3 CDTi ?
                    Tenho que adquirir uma carrinha desse segmento e apareceu me uma proposta de uma Combo de 2010 com 150.000 Km´s, mas como não conheço mesmo nada sobre estes motores, agradecia alguma informação. Obrigado.
                    Experiência própria: tem a questão da corrente ganhar folga e partir, supostamente quando a manutenção é nível do óleo são descurados. Quando comprei um usado com esse motor , troquei por prevenção. Imensas tretas eletrónicas, luzes que acendem, erros que aparecem, mas nunca me deixou apeado. Os consumos são óptimos, facilmente <5l/100, em AE não se nota o tamanho do motor (pelo menos com a caixa de 6v), mas em cidade + carga + A/C e começas a pensar qual será o penhasco mais próximo de onde podes atirar o carro.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                      ... Imensas tretas eletrónicas, luzes que acendem, erros que aparecem, mas nunca me deixou apeado. ..... mas em cidade + carga + A/C e começas a pensar qual será o penhasco mais próximo de onde podes atirar o carro.
                      Obrigado Amigo

                      Comentário


                        #71
                        Tenho um astra gtc 1.3 de 2006, comprei o a 5 anos com 122mil conta agora com 167mil e até agora nada a apontar ao motor em si em termos de fiabilidade, meter óleo a tempo e horas e siga. Agora se falarmos em performance deixa um pouco a desejar no astra por ser muito pesado.

                        Comentário


                          #72
                          Olá, malta. Deem uma ajuda.
                          Ando a ver um carro um Opel corsa 1.3 CDTI 5 lugares de 2008, ontem fui fazer um test drive e gostei do carro tem 146.000km, mas tem um trabalhar certinho, o carro aparentemente está ok.
                          No entanto durante o test drive, parei o carro e dei uma volta ao carro e espreitei por baixo do carro e não tinha nenhuma proteção para o cárter.
                          Pesquisei na net e vídeos no YouTube e os que vi não tinham a tal proteção, sabem se a dita proteção ver de origem? ou não vem?
                          Deixo aqui umas fotografias, da parte de baixo de carro por baixo do motor.
                          IMG_20190807_190002.jpgIMG_20190807_190008.jpgIMG_20190807_190016.jpgIMG_20190807_190022.jpg

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por adrianom Ver Post
                            Olá, malta. Deem uma ajuda.
                            Ando a ver um carro um Opel corsa 1.3 CDTI 5 lugares de 2008, ontem fui fazer um test drive e gostei do carro tem 146.000km, mas tem um trabalhar certinho, o carro aparentemente está ok.
                            No entanto durante o test drive, parei o carro e dei uma volta ao carro e espreitei por baixo do carro e não tinha nenhuma proteção para o cárter.
                            Pesquisei na net e vídeos no YouTube e os que vi não tinham a tal proteção, sabem se a dita proteção ver de origem? ou não vem?
                            Deixo aqui umas fotografias, da parte de baixo de carro por baixo do motor.
                            [ATTACH]148630[/ATTACH][ATTACH]148631[/ATTACH][ATTACH]148632[/ATTACH][ATTACH]148633[/ATTACH]
                            Atenção que o 1.3 CDTI no Corsa D têm o problema crónico dos problemas com a distribuição. Não por causa da corrente, mas porque as árvores de cames são ocas e depois começam a torcer com o tempo. Daí ele começar a apresentar problemas de distribuição, apesar de estar no ponto, etc. Esse problema nos Corsa C não se coloca.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
                              Atenção que o 1.3 CDTI no Corsa D têm o problema crónico dos problemas com a distribuição. Não por causa da corrente, mas porque as árvores de cames são ocas e depois começam a torcer com o tempo. Daí ele começar a apresentar problemas de distribuição, apesar de estar no ponto, etc. Esse problema nos Corsa C não se coloca.
                              O corsa C tem outros problemas crónicos não no motor Fiat em si mas nos periféricos de fraca qualidade, se a ideia é comprar um carro com esse motor recomendo um Fiat é mais barato e mais fiável

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por BMW535i Ver Post
                                O corsa C tem outros problemas crónicos não no motor Fiat em si mas nos periféricos de fraca qualidade, se a ideia é comprar um carro com esse motor recomendo um Fiat é mais barato e mais fiável
                                Em relação ao Corsa D, ainda há por exemplo o sitio brilhante onde instalaram a centralina... Sempre a apanhar água da chuva! É claro que se os esorredores da água entopem ela fica sobmersa e depois começa a dar problemas! Em relação ao Corsa C, pelo que sei é mais fiável! De que problemas crónicos falamos? De qualquer forma o carro referido é de 2008, portanto penso que ele esteja interessado em saber sobre possíveis problemas no Corsa D.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
                                  Em relação ao Corsa D, ainda há por exemplo o sitio brilhante onde instalaram a centralina... Sempre a apanhar água da chuva! É claro que se os esorredores da água entopem ela fica sobmersa e depois começa a dar problemas! Em relação ao Corsa C, pelo que sei é mais fiável! De que problemas crónicos falamos? De qualquer forma o carro referido é de 2008, portanto penso que ele esteja interessado em saber sobre possíveis problemas no Corsa D.
                                  Tive este motor num Meriva de 2007 e tenho-o num Corsa D de 2010.
                                  No Meriva o motor esteve impecável enquanto andou muito (130 km/dia), quando passou a andar 8-10 km/dia, partiu a arvóre de cames e deu problemas de FAP.
                                  O Corsa mantém-se no activo, com 312.000 km e grande rodagem. Viagens longas diárias. Nunca me deu problemas, tem tudo de origem tirando a distribuição por prevenção (levou um kit aos 200.000 ou perto disso). De resto, só peças de desgaste (velas de incandescência, pelo menos 2 por ano e amortecedores). Turbo, embraiagem e FAP de origem. Nunca me deixou apeado. Penso vendê-lo em breve, com pena, mas chegou a altura de trocar.
                                  No Corsa D falava-se que o problema vinha da fraca qualidade dos acessórios da distribuição (tensores, etc).

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                    Tive este motor num Meriva de 2007 e tenho-o num Corsa D de 2010.
                                    No Meriva o motor esteve impecável enquanto andou muito (130 km/dia), quando passou a andar 8-10 km/dia, partiu a arvóre de cames e deu problemas de FAP.
                                    O Corsa mantém-se no activo, com 312.000 km e grande rodagem. Viagens longas diárias. Nunca me deu problemas, tem tudo de origem tirando a distribuição por prevenção (levou um kit aos 200.000 ou perto disso). De resto, só peças de desgaste (velas de incandescência, pelo menos 2 por ano e amortecedores). Turbo, embraiagem e FAP de origem. Nunca me deixou apeado. Penso vendê-lo em breve, com pena, mas chegou a altura de trocar.
                                    No Corsa D falava-se que o problema vinha da fraca qualidade dos acessórios da distribuição (tensores, etc).
                                    Essa da árvore de cames partir deve ser mesmo por causa de ser oca. Eles dizem que é para passar óleo, mas provavelmente têm também a ver com a tentativa de reduzir o peso do conjunto completo.
                                    Pessoalmente tenho esse motor num Corsa C de 2005 e o único problema que teve desde que adquiri aos 173 mil foi o radiador do óleo furado. A distribuição foi trocada aos 276 mil e está agora com 290 mil. Penso mantê-lo durante mais uns tempos porque gosto do carro, da condução e têm feito consumos como nunca fez. Faz uma média de 650 kms por semana e as médias anda quase sempre abaixo dos 4l/100. Mas as velas não acho normal queimarem 2 por ano. O meu em 117 mil kms feitos em 5 anos só as trocou uma única vez e só uma é que estava queimada. Acho que as velas é normal durarem vários anos...
                                    Editado pela última vez por GorySantos; 15 November 2019, 01:04.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Boas, falava-se à pouco tempo que o óleo para o 1.3 CDTI poderia não ser o mais adequando, visto que apareciam mais problemas na distribuição dos carros da Opel com este motor do que nos Fiar. Alguém sabe se esses rumores têm fundamento?
                                      Editado pela última vez por GorySantos; 25 May 2020, 16:27.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Andam duas Astras Cravan de serviço cá no trabalho com esse motor, 1.3CDTI de 2006 e 2007 se não estou em erro, andei com uma algum tempo. Tem as duas mais de 300.000kms em cima, levam pancada como gente grande, problemas de motor 0!
                                        Para o motor que é até andam bem, custa a elevar a velocidade mas até a mantêm bem. Os consumos obviamente tudo depende, mas em nenhuma das duas vi medias acima dos 5,5l, mesmo com acumulados de 3000kms.
                                        Tiveram alguns outros problemas mecânicos, como motor de arranque, embraiagem, alternador, etc...mas de motor e caixa 0 problemas.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                          Andam duas Astras Cravan de serviço cá no trabalho com esse motor, 1.3CDTI de 2006 e 2007 se não estou em erro, andei com uma algum tempo. Tem as duas mais de 300.000kms em cima, levam pancada como gente grande, problemas de motor 0!
                                          Para o motor que é até andam bem, custa a elevar a velocidade mas até a mantêm bem. Os consumos obviamente tudo depende, mas em nenhuma das duas vi medias acima dos 5,5l, mesmo com acumulados de 3000kms.
                                          Tiveram alguns outros problemas mecânicos, como motor de arranque, embraiagem, alternador, etc...mas de motor e caixa 0 problemas.
                                          Isso são exelentes indicadores!!! O meu Corsa C é de 2005 e chegou aos 300 mil no dia que fez 15 anos de matricula!

                                          Entretanto reparei que o óleo Dexos2 da GM já não é o mesmo que estamos habituados a ver e a utilizar ao longo de todos estes anos nos carros da Opel. Têm pelo menos duas diferenças:
                                          1º Deixou de servir para motores BMW (deixou de ter na embalagem a norma da BMW);
                                          2º Este novo óleo GM Dexos2 é mais transparente e menos amarelado que o anterior que cumpre a norma BMW.




                                          Esta fim de semana tive oportunidade de comparar os dois e é mais do que evidente essa diferença. Alguém sabe tecnicamente quais são as diferenças e o porquê desta alteração? Será que podemos continuar a usar o Dexos2 da GM com confiança ou será melhor optar por um Selenia (como nos Fiat) ou um Shell Helix Ultra 5W30?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
                                            Isso são exelentes indicadores!!! O meu Corsa C é de 2005 e chegou aos 300 mil no dia que fez 15 anos de matricula!

                                            Entretanto reparei que o óleo Dexos2 da GM já não é o mesmo que estamos habituados a ver e a utilizar ao longo de todos estes anos nos carros da Opel. Têm pelo menos duas diferenças:
                                            1º Deixou de servir para motores BMW (deixou de ter na embalagem a norma da BMW);
                                            2º Este novo óleo GM Dexos2 é mais transparente e menos amarelado que o anterior que cumpre a norma BMW.




                                            Esta fim de semana tive oportunidade de comparar os dois e é mais do que evidente essa diferença. Alguém sabe tecnicamente quais são as diferenças e o porquê desta alteração? Será que podemos continuar a usar o Dexos2 da GM com confiança ou será melhor optar por um Selenia (como nos Fiat) ou um Shell Helix Ultra 5W30?


                                            Muito possivelmente porque deixaram de querer estar a pagar "Royalties" à BMW... já que o óleo continua a ser uma ACEA C3... e a norma BMW mais não é que um ACEA C3...

                                            Quanto à "claridade" do óleo... poderá eventualmente ser um dos outros fornecedores do óleo GM... em que são 3 petroliferas que produzem o óleo em questão.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Por aqui sempre Dexos. O meu Corsa D leva 330.000 km e nunca tive problemas de motor.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                                Por aqui sempre Dexos. O meu Corsa D leva 330.000 km e nunca tive problemas de motor.


                                                E o óleo GM é um bom óleo.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  E o óleo GM é um bom óleo.
                                                  Eu também sempre usei esse. Sempre! VOu continuar a apostar nele, até porque o preço ajuda ;)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Alguém sabe porque do corsa D para o corsa E 1.3 CDTi 95cv passou de 3,5L para 4L de oleo do motor? Quais são as diferenças entre os motores? Será tipo o Mjet 1 para o Mjet 2?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
                                                      Eu também sempre usei esse. Sempre! VOu continuar a apostar nele, até porque o preço ajuda ;)
                                                      Oleo da GM atualmente embalado pela Total. Já foi Wolf. Basta compararem fichas técnicas que é rigorosamente igual a um 5w30 da total (não sei o nome de momento). Pelo preço não há melhor alternativa. 20 euros 5 Litros!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        O turbo passou de baixo para cima
                                                        O motor passou a levar FAP e catalisador juntos
                                                        Passou de Euro5 para Euro6
                                                        Passou a ter duas EGR
                                                        Entre outras coisas.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          O turbo passou de baixo para cima
                                                          O motor passou a levar FAP e catalisador juntos
                                                          Passou de Euro5 para Euro6
                                                          Passou a ter duas EGR
                                                          Entre outras coisas.
                                                          E monomassa em vez de bimassa segundo me disseram na Opel (duvido muito mas ok).

                                                          Mas a alteração de 3,5L para 4L será relacionado com algum aspeto em especial?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Mais óleo para sujar

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                              Mais óleo para sujar
                                                              @Eblase há alguma maneira de saber todas as diferenças entre os motores? Tens acesso a alguma informação que apenas mecanicos tem?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X