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Mudança de estratégia na Skoda

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    #31
    Não me choca nada. A Skoda está a começar a retirar vendas à propria VW, logo é normal que isto aconteça. É um regresso às origens para a marca.

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      #32
      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
      Não meu caro, isto foi tudo investimento e do bom.

      Se calhar tu, ou se calhar eu, mesmo como entendidos e pensando racionalmente, olhamos para um Dacia e ficamos na retranca.

      Muito mais ficará, quem nem sequer sabe o que é um Dacia e nunca o tinha visto antes na rua.

      A Skoda criou um nome de "compra segura" à sombra da VW, no entanto o "estigma" de parente pobre da marca mãe, nunca se desvaneceu.

      Ora juntando o útil ao agradável, temos uma marca pronta para arrasar o "low cost"


      Andar para trás?

      Entra, por exemplo, num Skoda Superb neste momento, vê a qualidade que o carro tem para aquilo que pagas por ele... é fenomenal...

      Concordo sim quando dizem que a Skoda é só assemblagem, não desenvolve nada. Mas uma marca é muito mais do que isso. É a ideia que se cria na mente das pessoas, seja para o bom ou para o mau.

      E neste momento, eu acho que as pessoas olham para um Skoda como um bom carro: fiável, seguro e bem construido.

      Como reagirão quando virem que a geração de carros a seguir é pior que a anterior?


      Tem mais a perder do que a ganhar!

      Comentário


        #33
        Isto não é um regresso às origens.

        É certo que apenas conehcemos a Skoda "bloco de leste" com aquelas coisa pobrezinhas chamadas Formans e Felicias, mas a história da marca é mais interessante que isso.

        A meu ver, toda a evolução que a Skoda teve, de marca de acesso, até agora, a rivalizar sem medos com a casa-mãe, coloca os produtos da marca na rota historicamente correcta

        Mas, claro, compreendo a decisão da VW.
        Verdade seja dita, ao contrário da Seat, a Skoda teve mais espaço do que esta.

        Caso aquilo que se lê nos artigos, de que os custos de produção aumentaram bastante, devido a aumento de salarios ou o que seja, e sabendo que os produtos Skoda têm melhor value-for-money que os da casa mãe, é compreensivel o medo da VW, já que as margens baixam.

        Ou alteram as fábricas, de modo a serem mais rentáveis, ou fazem o que estão a pensar fazer. Nivelar por baixo

        De qualquer maneira, ficam eles a ganhar e nós a perder.
        Porque a forma rápida de fazer low-cost, é o que a Renault tem feito com a Dácia e isso não são boas noticias.

        O sucesso da Dacia é um pau de 2 bicos.
        Se por um lado até acho que a descomplexidade dos Dacia é saudável, face á complexidade e futilidade galopante dos nossos automóveis, por outro lado são produtos inferiores, com standards abaixo da média. Digam o que disserem, é mesmo assim, e todos os testes provam-no. Estamos a baixar o nivel de exigência e os construtores agradecem.

        O cliente Skoda é que pode ficar um pouco lixado com F grande, já que se quer continuar futuramente na marca, o mais certo é regredir.

        Talvez, como já li no tópico, poderá haver "duas" skodas, apontando uma gama de modelos directamente aos Dacia, e outra mantendo os bons valores da gama actual, se realmente a VW anda a reposicionar as suas marcas, dando-lhe papeis mais demarcados umas das outras, o mais certo é no final desta década termos uma marca bem mais "humilde" que a actual. E não é um elogio

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por crash Ver Post
          Isto não é um regresso às origens.

          É certo que apenas conehcemos a Skoda "bloco de leste" com aquelas coisa pobrezinhas chamadas Formans e Felicias, mas a história da marca é mais interessante que isso.
          As origens da Skoda são até de uma marca luxuosa.

          Como são as da Renault até à WW2, por exemplo.

          Veja-se que isso pouco ou nada significa para o que a marca representa

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            #35
            Originalmente Colocado por crash Ver Post
            Estamos a baixar o nivel de exigência e os construtores agradecem.
            Îsto é que me preocupa nestas low cost. Os carros avançam tecnologicamente porque os clientes assim o exigem, maior parte das marcas ficariam plenamente satisfeitas a fazerem latas com 4 rodas e um motor se recebessem o mesmo dinheiro.

            Comentário


              #36
              As lowcosts até podem ter um efeito positivo sobre as não-lowcost, pois exigem que o seu value for money melhore.

              Não vejamos apenas isto por um lado

              Comentário


                #37
                vendo isto de um ponto de vista mais pessimista, é mais fácil descer o nivel do que propriamente repensar como conseguir baixar os preços sem perder a qualidade ganha ao longo do tempo.

                Enquanto a industria não avançar para novas práticas industriais, repensando o automóvel desse ponto de vista, como alguns tipos "mais à frente" andam a tentar fazer, o passo lógico é mesmo o caminho da mediocridade

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                  #38
                  Por acaso se há coisa que este fenómeno da Dacia provou é que havia espaço para, dentro do ultra exigente mercado europeu, carros mais simples e desprovidos de "mariquices".

                  Esta noção de facilidade em descer o nível é "nova" para este mercado, veja-se a loucura da corrida que todos os construtores europeus e que trabalham para o mercado europeu participaram nos últimos 20 anos com uma subida GIGANTESCA da qualidade do produto global, no sentido de ser mais seguro, confortável, dinâmico, insonorizado, enfim completo, etc., desde os segmentos mais baixos.

                  Nós é que nem temos noção disto, de quão a exigência tem estado altíssima por estes lados do globo.

                  Comentário


                    #39
                    a exigência tem estado muito alta, é um facto, e por vezes reflecte-se de formas ridiculas.

                    Também sou fã de uma abordagem mais simples do automóvel. Com menos mariquisses.
                    Agora, o que espero é que não se perca falta de rigor. Que esta faceta simplista não implique produtos inferiores.

                    Mais uma vez entraria em argumentos quase proféticos (apesar de já haver uns quantos messias anunciados), dizendo que é possivel ter low-cost e auto-móveis mais simples, sem no entanto perder pitada de qualidade, seja construtiva, seja em design (que até se debruça e bastante sobre estes assuntos), seja em tudo aquilo que gostamos nos automóveis actuais.

                    É basicamente uma questão de processos. São os "comos" do mundo automóvel que necessitam de um abanão bem grande.

                    Os construtores até agora, seguiram um percurso bastante linear, optimizando processos que já vêm de muito atrás. A estratégia até agora tem sido a da aglutinação e promiscuidade para baixar custos. Ainda continuam a apostar no volume puro e duro.

                    um dia destes, vão ter que arregaçar realmente as mangas e iniciar uma "revolução" industrial. Vão ter que esquecer as velhas maneiras e pensar em novos processos e materiais. Felizmente os pequenos mostram o caminho, como costuma ser...
                    O risco é menor.

                    Comentário


                      #40
                      A ser verdade penso que é um retrocesso. Continuo a acreditar que cada marca do grupo tem o seu mercado próprio.

                      Faria era algumas mudanças sim:

                      - tornar a Skoda numa marca vocacionada para carros de segmentos abaixo do Passat. O Octavia devia de ser o carro maior da Skoda. O Superb é muito bom mas de facto rouba terreno ao Passat e até em alguma escala à Audi. Para além disso devem ter produtos "diferentes". Lembram-se da pick-up Felicia Fun, com dois lugares traseiros "escamoteáveis"? Não havia nada no mercado igual.
                      - A SEAT deve ser a marca desportiva e marcada essencialmente pelo estilo. Não devia ter monovolumes na sua gama.
                      - a VW está bem como está. A percepção do mercado é que a marca é de qualidade e os carros valem os valores pedidos. O Fox não faz sentido no mercado europeu. O Phaeton dá prestígio.
                      - Acho que a Audi em breve vai mudar de nome para Xerox... porque os modelos são quase todos iguais uns aos outros! Alguém consegue distinguir um A6 de um A8 num primeiro olhar? Se virmos toda a gama de frente quase não há diferenças... Tirando isso deviam de promover mais o sistema Quattro, uma referência mítica da marca e que a diferencia muito em relação à BMW e Mercedes-Benz.
                      - Quanto às restantes marcas, cada um tem o seu próprio canto.

                      Viva o grupo VW, que pensem bem senão terão que fazer como a GM que recentemente acabou com algumas marcas históricas

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                        #41
                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                        A ser verdade penso que é um retrocesso. Continuo a acreditar que cada marca do grupo tem o seu mercado próprio.

                        Faria era algumas mudanças sim:

                        - tornar a Skoda numa marca vocacionada para carros de segmentos abaixo do Passat. O Octavia devia de ser o carro maior da Skoda. O Superb é muito bom mas de facto rouba terreno ao Passat e até em alguma escala à Audi. Para além disso devem ter produtos "diferentes". Lembram-se da pick-up Felicia Fun, com dois lugares traseiros "escamoteáveis"? Não havia nada no mercado igual.
                        - A SEAT deve ser a marca desportiva e marcada essencialmente pelo estilo. Não devia ter monovolumes na sua gama.
                        - a VW está bem como está. A percepção do mercado é que a marca é de qualidade e os carros valem os valores pedidos. O Fox não faz sentido no mercado europeu. O Phaeton dá prestígio.
                        - Acho que a Audi em breve vai mudar de nome para Xerox... porque os modelos são quase todos iguais uns aos outros! Alguém consegue distinguir um A6 de um A8 num primeiro olhar? Se virmos toda a gama de frente quase não há diferenças... Tirando isso deviam de promover mais o sistema Quattro, uma referência mítica da marca e que a diferencia muito em relação à BMW e Mercedes-Benz.
                        - Quanto às restantes marcas, cada um tem o seu próprio canto.

                        Viva o grupo VW, que pensem bem senão terão que fazer como a GM que recentemente acabou com algumas marcas históricas
                        Então se cada marca tem o seu mercado próprio, e se a Skoda vai para um novo mercado (não é bem novo para eles..) porque é que é um retrocesso?!
                        O Superb pode roubar algum mercado ao Passat, mas se roubar à Audi é no mercado das frotas, porque de resto quem compra um A4 nem pensa num Superb.
                        O Fox como é não faz sentido nenhum na VW, mas o Lupo foi um típico VW do segmento mini. E faz sentido que o sucessor do Fox seja como foi o Lupo.
                        Promover mais o quattro?! O que é que a Audi pode fazer mais?! Oferecer os quattro pelo preço dos FWD?!

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                          #42
                          Andre: apesar deste tópico ter morrido há algum tempo, deixo aqui uma reflexão pessoal acerca da posição da Skoda no grupo VAG.
                          Há coisas q disseste com as quais concordo, mas também há algumas coisas com a quais não partilho a opinião.
                          Acho q acima de tudo, nós, q mandamos bitaites, não sabemos nem metade do q se passa no seio da VW.
                          Repara, há 6/7 anos toda a gente dizia q a Skoda da VW só tinha os motores e q o resto era sucata, agora já se diz q afinal a Audi e a VW até têm de “trabalhar mais” para q a “chula” da Skoda possa partilhar da sua tecnologia… mas agora mandando também bitaites para o ar, eu pergunto: q tecnologia é q a Skoda utiliza criada pela Audi? Nem os chassis são os mesmos, nem as marcas jogam no mesmo campeonato. Só o Octavia/A3 e Superb/A4 poderão partilhar comoponentes porque de resto…
                          Já agora, quantos milhões e milhões já a VW meteu na Audi para combater a BMW e Mercedes? Será q todo esse dinheiro já foi ou será rentabilizado? Há pouco tempo li algures q a VW injectou mais 7 mil milhões (acho q era este o valor) de euros na Audi para investigação tecnológica. Com este dinheiro até a Dacia era um primor tecnológico…
                          A Audi e a VW têm seguramente um “acordo de cavalheiros” onde cada uma carrega com a outra. Razões históricas levam-nas a isso. A Audi estaria hoje onde está se não fosse a VW? A VW estaria hoje onde está se não fosse a Audi a introduzir importantes alterações tecnológicas na VW quando esta começou a ficar absoleta nos anos 70 (um pouco como a Skoda)?
                          A VW e a Skoda até têm muito em comum, principalmente nesse aspecto. A Skoda até era uma marca mais luxuosa do q a VW mas a “cortina de ferro” atrasou-a e atirou-a para a obscuridade. A VW, como era (é) a marca da classe média alemã comprou a Audi e resolveu o seu problema tecnológico. Tudo isto se resume a: DINHEIRO.

                          E depois existem outros valores e estratégias q nós nem sequer imaginamos q possam ter influência nas marcas. Filosofando mais um pouco, mas tu achas mesmo q uma marca checa ou espanhola (vulgo comunistas e PIGS para uma mentalidade alemã mais conservadora) poderiam alguma vez apertar os tomates ao império colonialista alemão da VW? Eu não sou um defensor de teorias da conspiração mirabolantes, mas a VW nunca vai deixar a Skoda criar muitos modelos e vender muito acima de 1 milhão de unidades por ano porque isso daria à Skoda algum poder para encostar a VW à parede, nomeadamente se a Audi tiver um ou dois de vendas abaixo das espectativas. A Audi vende muitos carros, mas tem um orçamento gigantesco em termos de custos de produção e investigação. Agora imagina q durante 2 ou 3 anos a Audi dá prejuízo e a Skoda lucros gigantescos; o q fazer com a Audi??


                          Em relação à Skoda ser o q é hoje devido à VW é verdade, mas todas as marcas são o q são devido a N factores. A Audi é o q é hoje devido à VW; a VW devido ao mercado alemão (só nos primeiros 4 meses do ano dos quase 150 000 carros q a VW vendeu mais de 50 000 foram só na Alemanha); e o q seria da Renault, Peugeot e Citroen sem o mercado francês? E etc… a Seat também pertence ao grupo VAG e o ano passado teve um prejuízo de mais de 60 milhões de euros enquanto a Skoda lucros de mais de 200 milhões de euros. Será então só a VW a “culpada” pelo sucesso da Skoda? Por essa lógica não será então também “culpada” pelo insucesso da Seat?

                          Em relação à tecnologia da VW usada pela Skoda (dentro do segmento B, C e D), é alguma coisa de especial? Qualquer marca generalista está ao nível da VW, e até algumas vezes está à frente. A VW andou com motores PD ad aeternum, o Golf só agora tem o sistema de cartão mãos livres, start-stop, e nem sequer tem como opção o travão de mão eléctrico, enquanto marcas como a Renault, Peugeot ou Kia já há vários meses q andam à frente da VW (falo em modelos generalistas) em termos de tecnologia.

                          Talvez o maior “parasitismo” da Skoda em relação à VW sejam mesmo as plataformas (mas q depois são optimizadas pelos engenheiros da Skoda) e a caixa DSG. O resto são tecnologias completamente banais e q seguem a tendência do mercado, e q se a Skoda pertenecesse a outro grupo iria tê-los na mesma certamente… será q a VW constrói centralinas, suspensões, cintos de segurança, volantes, limpa para-brisas e os restantes componentes? Não os compra?

                          Já agora, esse material q dizes q discordas q tenha o símbolo da Skoda, digo-te eu: algum tem. Já estive com material VAG q tinha lá os símbolos VW/SEAT/AUDI/SKODA, e já tive com material q só tinha os símbolos VW/SKODA. No entanto o mais normal é ter ou só VW ou então VW/AUDI.
                          A falta de lógica está em algum material ter e outro não ter. Não vejo lógica nisso. Ou a Skoda entra realmente no grupo e tem o “crachá” em todo o material q utiliza nos seus modelos, ou então q não tenha em nenhum e assuma-se 100% VW.
                          Porque é q as tubagens e por aí fora do motor do meu carro têm lá o símbolo da Audi, quando até toda a gente sabe q a Audi não faz tubos nem tubinhos? Quem é q sabe se a Audi participou ou não na construção do 1.6 Tdi?
                          Agora pego no 1.2 Tsi feito pela Skoda (segundo li algures a ideia deste motor foi a concurso interno e a Skoda ganhou o concurso, o q até não sei se não foi a própria Skoda q o “inventou”): queres apostar q mesmo o motor sendo feito TOTALMENTE na República Checa nas fábricas da Skoda q quando chegar aos modelos Audi não vai ter nem um raio dum tubinho com o símbolo Skoda? E ainda mais ridículo, queres apostar q mesmo nos modelos Skoda esses tubinhos e restantes componentes vão ter a “ferradura” da Audi? Para mim é uma situação q não faz sentido e q até chega a ser desprestigiante para as duas marcas: a Audi porque supostamente é uma marca premium mas depois equipa outras marcas, e a Skoda porque aos olhos do cidadão para ter algum componente da Audi é porque não passou nos testes de qualidade (a desculpa típica q se ouvia aqui na AH há algum tempo mas q parece q a malta já começou a cair na realidade) ou então é material com 15 anos.

                          E indo até mais longe: q a Skoda tenha componentes VW onde é q isso é um prejuízo para a VW e não um benefício? Não foi esse o objectivo pela qual a VW comprou a Skoda, para “escoar” o seu material entre várias marcas? Se a Skoda não existisse a VW não teria de comprar à mesma o seu material e ter a sua própria tecnologia tal como tem agora?
                          A ideia q passa aqui é q a coitada da VW ganha 45 cêntimos por cada carro vendido mais um Sumol e uma bifana para q a Skoda possa ter a melhor tecnologia do mundo. Como toda a gente sabe, a Skoda joga num campeonato generalista, onde a tecnologia é praticamente a mesma nas diversas marcas concorrentes.
                          Não terá, invés disso, a Skoda um preço justo? Se a Skoda não existisse a VW subiria ou baixaria os preços dos seus modelos?
                          Agora o q eu discordo é da ideia de baixar o nível da Skoda e pô-la a combater Dacias com carros ultrapassados e a preço de chuva só para suportar eventuais crises ou anos menos bons da Audi ou VW. Isso num futuro muito próximo até poderia trazer rentabilidade ao grupo, mas é um balão q se esvazia muito rapidamente, e a médio/longo prazo iria castrar o crescimento da Skoda, relegando-a exclusivamente para um mercado low cost. E (penso eu) não será esse o objectivo da VW, q em 2018 se quer tornar o maior fabricante automóvel do mundo.
                          Eu acredito num crescimento sustentado (como a Skoda tem feito até agora), não em revoluções de última hora e em mercados milagrosos q durem ad aeternum (como agora o low cost).
                          Agora concordo é q a Skoda é a marca ideal dentro do grupo para construir um modelo low cost. A Audi pertence à secção Premium, a VW neste momento estende a mão à burguesia e a Seat está em termos de credibilidade uns furos abaixo da Skoda. Mesmo na Europa a Seat vende bem menos do q a Skoda (não tenho a certeza mas acho q andará na casa das 100 000 unidades o ano), não é só na China ou Índia q a Skoda vende melhor.
                          É realmente a altura ideal para construir um modelo low cost (a Peugeot/Citroen também já estão a trabalhar nisso), mas com qualidade. Low cost não significa mau. Para mim significa ter o essencial (sem mariquices), mas bem construído. E sinceramente não acho q seja assim tão difícil para uma marca como a Skoda.

                          Já agora em relação a preços, quando é q eu disse q a Skoda deveria ter o mesmo preço do q a VW? O q eu defendo é q a Skoda deveria subir ligeiramente os preços (por exemplo nas casa dos 500€) para:

                          .Não ter uma diferença tão acentuada de valores em relação à VW;

                          .Ter preços ao nível da concorrência; por exemplo não encontro explicação para q um modelo com méritos e argumentos firmados a nível internacional como a Octavia seja mais barata do q a Cee´d, Megane, e mais de 2500€ mais barata do q a Golf Variant com quem partilha praticamente tudo menos no espaço geral, onde a Octavia até leva vantagem;

                          Li há algum tempo uma entrevista em q o presidente cessante da Skoda dizia q a Skoda tinha acesso a toda a tecnologia VW, mas q o trato com a VW era q toda a nova tecnologia fosse primeiro utilizada nos modelos VW e Audi e só depois (passados alguns meses) fosse implementada na Skoda. Ou seja, primeiro é disponibilizada aos “tubarões” (q vendem aos milhares) e só depois à Skoda, q já será mais um nicho de mercado. Se a Skoda (q em princípio dentro do grupo VW deveria ficar com os “restos” do mercado) consegue roubar mercado aos grandes e competir em qualidade com a casa mãe então é porque há algo q está a falhar no grupo VAG. E esse falhanço não é definitivamente o “parasitismo” da Skoda em relação a componentes ou a tecnologia VW, q dentro dos segmentos onde a Skoda se insere não destoam em nada da concorrência directa.

                          Mas ainda falando em preços, experimenta a ires ao site alemão da Skoda e da VW e verás q há vários modelos e versões Skoda mais caros do q o seu “gémeo” VW, ou quando o modelo VW é mais caro é por um preço ridículo (tipo 200 ou 300€) a mais. Só para veres o novo Golf 1.6 Tdi Highline custa mais 250€ do q o Octavia 1.6 Tdi Elegance (o nível de equipamento é praticamente o mesmo). E em Portugal, qual é a diferença entre os 2? O Superb é em geral mais caro do q o Passat. O Fabia 1.6 Tdi é mais caro do q o Polo 1.6 Tdi. E estamos a falar do Polo, o Carro do Ano, q saiu há pouco tempo com novo chassis. Pelo contrário o Fabia sofreu um restyling, mas ainda mantém o chassis antigo, além de por exemplo não trazer ESP de série, enquanto o Polo sim. E é a morte da Skoda? Não, o ano passado o Fabia vendeu 104 500 unidades, e o Polo 109 000…

                          Na Índia curiosamente passa-se a mesma coisa, mas ainda mais “chocante”: o Fabia pré-restyling é mais caro do q o novo Polo. E cheira-me q na Austrália e China (novos mercados) se vai passar o mesmo: aí a Skoda tende a jogar de igual para igual com a VW devido ao facto de apresentar toda a tecnologia e qualidade VW, mas acrescida de mais espaço. E sem o preconceito europeu q ainda existe contra a Skoda.

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                            #43
                            Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                            Acho um absurdo completo. Na equipa que ganha não se mexe, e a Skoda tem-se afirmado no mercado nos últimos tempos pela supreendente qualidade quando, à partida, muitos do compradores não esperariam tanto.



                            Deitar abaixo tantos anos de trabalho para trocar por uma estratégia que pode não resultar, cheira-me a tiro no escuro


                            .
                            Concordo totalmente.
                            E acho que de momento quem está a dar dores de cabeça á VW é a Seat e não a Skoda que é uma das marcas que mais tem lucrado dentro do grupo...

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