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1.4 Otto Opel: O problema é a caixa?
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.
Quando se vem de um carro com melhor binário ou potência para outro, parece que o que experimentamos não vale nada.
O que diria quem fosse de um M3 para um dci?
O astra é o que é, lentinho mas chega onde os outros chegam
Não é meu, é do meu pai. E para as velocidades que ele pratica chega e sobra
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Não estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.
De facto no corsa anda bem.
A astra em AE não é má, tem 90 cv nao se pode pedir muito mais, mas apanha uma subida ingreme em que vás ai a 110 e não sei se não tens de por 4ª, e se tentas manter a 5ª mais vale por logo a 3ª lol.Editado pela última vez por JoelM; 05 June 2010, 19:23.
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Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver PostSim era o 1.3 de 75cv
O de 90cv passa por mim que não vejo de certeza..
Alias nunca conduzi motor com menos força abaixo das 2.000rpm que o 1.3m-jet 90cv, tanto o de 70 como 75 são mais fortes, e mesmo a astra é langona mas consegue ser melhor, apesar de 2.000rpm num otto ser "diferente" de um motor diesel.Editado pela última vez por JoelM; 05 June 2010, 19:29.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.
Em viagens longa de estrada/auto-estrada, já é capaz de se ficar nos 6 e tal, 7, em andamento vivo (máximo 140-150).
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostDepende abaixo das 2.000 rpm o M-jet 90cv é pior que o 75, depois das 2.000 é que lá vem ao de cima a diferença, de qualquer forma já fiz o teste em 2 subidas diferentes e de facto apesar dos mesmos cv e do M-jet ser apenas um 1.3cc é bem mais forte que o 1.4 90cv, aqui penso que o binário faz toda a diferença e se por um lado o GP tem as medidas dos pneus maiores por outro deve ser mais leve.
Alias nunca conduzi motor com menos força abaixo das 2.000rpm que o 1.3m-jet 90cv, tanto o de 70 como 75 são mais fortes, e mesmo a astra é langona mas consegue ser melhor, apesar de 2.000rpm num otto ser "diferente" de um motor diesel.
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Originalmente Colocado por bacalao Ver PostOs 90 cv do 1.3 Multijet são algebraicos. Tira de um lado e põe noutro, por isso sente-se essa diferença em relação ao de 75 cv.
Já o 105cv não se queixaram das baixas.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.
Sinceramente ficou ela por ela, e o 1.3 diesel tem turbo.
Não há nada a fazer, quando um motor com pouca cilindrada tem de "alombar" com uma carroceria pesada, vê-se tramado embora no caso dos turbo diesel seja possível uma condução mais descontraída sem tantas reduções face aos ottos atmosféricos de baixa cilindrada.
Mas isso não significa que o 1.3 cdti no astra anda mais, a 1.4 na mão de quem o conhece e usando bem a caixa, tal como umas rotações jeitosas, não se fica atrás.
Comparar o clio 1.5 dci com turbo, mais cilindrada e muito mais leve com a astra 1.4 pesada, com motor atmosférico e um 1.4 a puxar por aquilo, não tem grande sentido.
Se experimentares o meu e usares bem a caixa e jogares com as rpm vais ver que o 1.5 dci não foge.
Nem a subir íngreme como ainda comprovei esta semana com um comercial quase novo
E o meu pesa um bocado mais nem tem turbo mas as 8 válvulas fazem milagres em baixas e lá para cima otto é sempre ottoEditado pela última vez por GPL; 05 June 2010, 22:11.
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Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver PostFogo medias de 14lt?
Felizmente nunca fiz isso na minha em situação alguma.
A unica coisa que noto que ela bebe mais é a puxar fundo na AE.
Já agora quanto marcam as vossas em plano? a minha não passa dos 185/190, as vossas também?
14l é mesmo muita fruta, é preciso ter pé pesado ou estar alguma coisa desafinada na injecção
É um daqueles carros que não se pode ter medo de reduzir para apanhar uma boa rotação e fazer o carro acelerar o ritmo. Uma condução a trocar de relação muito cedo, acaba por ser a pior coisinha.
Ir a fundo mata completamente os consumos, se jogarmos bem com a caixa o acelerador a meio chega em praticamente todas as utilizações.
Mas compreendo que quem vem de um carro mais desenrascado tem dificuldade em se habituar ao início, tal como ao astra 1.3 cdti (imagino a caravan em baixas)
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Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver PostFogo medias de 14lt?
Felizmente nunca fiz isso na minha em situação alguma.
A unica coisa que noto que ela bebe mais é a puxar fundo na AE.
Já agora quanto marcam as vossas em plano? a minha não passa dos 185/190, as vossas também?
A Astra F 1.4i dá também +- isso (entre 185 e 190 de ponteiro claro) em plano e em 4ª.
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Originalmente Colocado por GPL Ver Postdci80, vamos cá ver uma coisa. Mal saiu o astra 1.3 cdti (carro), fui experimentar com curiosidade para ver até que ponto o turbo ajudava face ao 1.4 otto que tenho cá em casa do meu pai.
Sinceramente ficou ela por ela, e o 1.3 diesel tem turbo.
Não há nada a fazer, quando um motor com pouca cilindrada tem de "alombar" com uma carroceria pesada, vê-se tramado embora no caso dos turbo diesel seja possível uma condução mais descontraída sem tantas reduções face aos ottos atmosféricos de baixa cilindrada.
Mas isso não significa que o 1.3 cdti no astra anda mais, a 1.4 na mão de quem o conhece e usando bem a caixa, tal como umas rotações jeitosas, não se fica atrás.
Comparar o clio 1.5 dci com turbo, mais cilindrada e muito mais leve com a astra 1.4 pesada, com motor atmosférico e um 1.4 a puxar por aquilo, não tem grande sentido.
Se experimentares o meu e usares bem a caixa e jogares com as rpm vais ver que o 1.5 dci não foge.
Nem a subir íngreme como ainda comprovei esta semana com um comercial quase novo
E o meu pesa um bocado mais nem tem turbo mas as 8 válvulas fazem milagres em baixas e lá para cima otto é sempre otto
O teu tem 101 cv, e conheço bem o carro e digo-te em subidas esqueçe. Em recuperações esquece. Só em recta podes dar baile.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postdeculpa lá mas estou a comparar o que é comparável. O astra é o GTC, tem 90cv e pesa pouco mais de 100kg a mais que o clio. O clio tem 80cv. Não te esqueças que um motor diesel pesa bem mais que um gasolina.
O teu tem 101 cv, e conheço bem o carro e digo-te em subidas esqueçe. Em recuperações esquece. Só em recta podes dar baile.Editado pela última vez por GPL; 06 June 2010, 01:04.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postdeculpa lá mas estou a comparar o que é comparável. O astra é o GTC, tem 90cv e pesa pouco mais de 100kg a mais que o clio. O clio tem 80cv. Não te esqueças que um motor diesel pesa bem mais que um gasolina.
O teu tem 101 cv, e conheço bem o carro e digo-te em subidas esqueçe. Em recuperações esquece. Só em recta podes dar baile.
Vai acontecer exactamente o mesmo que em plano. O 1.6 no Audi tem mais velocidade de ponta, e é mais rápido dos 0 aos 100 km/h. Desde que no regime certo, acredito que o Audi fique sempre à frente. Nem que isso implique reduzir 2 mudanças de uma só vez. Mas as rotações estão lá para serem usadas.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostAtenção que os motores lá se não estou em erro não são os Ecotec, são uns 8 válvulas antigos da Opel por isso não se pode comparar.
Cumprimentos.
Tara de 1005kg.
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Que grande confusão que para aqui vai. Pensei que estivessem a comprar o X/Z14XE mas pelos vistos o Z14XEP e o de 8v também entram na comparação. A juntar a isto, carroçarias diferentes, caixas diferentes, nunca esquecendo o estado dos próprios veículos. Assim, esta conversa não leva lado nenhum.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.
Não sei mesmo onde queres chegar...
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostRecta? Ou plano?
Vai acontecer exactamente o mesmo que em plano. O 1.6 no Audi tem mais velocidade de ponta, e é mais rápido dos 0 aos 100 km/h. Desde que no regime certo, acredito que o Audi fique sempre à frente. Nem que isso implique reduzir 2 mudanças de uma só vez. Mas as rotações estão lá para serem usadas.
Contudo, era usar as mudanças nem que fossem duas ou três e lá ia eu todo contente.
O valor de pico do binário é de facto muito bonito, num breve momento numa faixa de utilização curta. Depois é preciso meter uma acima porque a relação esgotou.
Uma das vantagens de andar a gpl é não ser louco para me meter a subir em 5ª ou 4ª à espera que o motor desenvolva. Leva com uma 3ª, se precisar de mais até leva com uma segunda e cada uma delas até ir lá acima às 6500rpm ainda dura um bocado para "lançar o carro".
O utilizador que não goste de usar a caixa e prefere conduzir preguiçosamente (não tenho nada contra) acredito que não goste disto.
Mas que ao reduzir o carro anda...isso anda e apesar da pouca potência uso sem remorso os cv todos ao contrário de quem compra grandes máquinas e depois não passa das 1500/2000 para poupar.
No papel o binário do diesel pode parecer brutal, mas um carro a gasolina (mesmo sem turbo) com maior potência e caixa bem usada (e maior faixa de utilização) dá luta
E volto a dizer, um motor de 8V em baixas é completamente diferente de um de 16 V. Passo para um civic 1.5 ils e tem bem mais "poço" que o meu embora "lá em cima" seja um gozo
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Originalmente Colocado por Zell Ver Post
Não sei mesmo onde queres chegar...
Uma vez fui com ela aqui a uma estradas de serra e se a rotação estiver do meio para cima sinceramente parece outra.
Agora se o user dci80 não passou das 3000rpm à semelhança do diesel, bem sei que ela até aí pouco vale com uma carapaça daquelas para puxar.
Motores diferentes, conduções diferentes
Está aqui a pobre da bicha cá de casa. Na minha mão ela mexe-se, na do meu pai que não puxa pelas rotações arrasta-se mas ele não se importa lol
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É incomparável. O dci tem o binário máximo de cerca de 180 nm às 2000rpm, o outro são uns 125nm às 4000... Quando o dci já disponibiliza 40 KW, o gasolina dá uns 20... Metade! Comparar um diesel turbo com um carro a gasolina é absurdo. Até pode ser o 1.4 de 100CV da própria Renault. A juntar a isto, compara-se um utilitário de 980 Kg com um carro do segmento acima com 1200 Kg.
Se o Renault não tivesse melhor aceleração, tinha de estar avariado.
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