Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.4 Otto Opel: O problema é a caixa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Tenho cá em casa um astra caravan de 2002 com o motor 1.4.

    Na minha opinião não é o motor que é infeliz, que foi infeliz foi a Opel ao lançar para o mercado um carro com uma relação peso-potência tão má.
    Um colega tinha um corsa b sport com o 1.4 e cuidado com ele, naquele carri sim encaixava que nem uma luva.
    Contudo, não defendam o diesel a todo o custo porque esta "molengona" chegava para alguns, principalmente em AE e usando bem a caixa de velocidades. Eu fiz-lhe uns 20 000 km ou mais e embora dê a sensação de ter pouca força, a velocidade lá subia (embora devagar claro).
    Em cidade de facto tem um poço, que se nota principalmente nos arranques e na pasagem de 1ª para 2ª e obriga a subir um pouco a rotação para a carrinha se deslocar bem. A gpl ganhou uns Nm jeitosos para baixas que ajudam a disfarçar, mas sente dificuldades em cidade obviamente.

    Um exemplo de um diesel atmosférico é o do Berlingo 1.9D de um tio meu. Dizia que aquilo à beira da astra é que era e a conversa do costume. Tem mais 500cc que a astra, pesa sensivelmente o mesmo, mas a alguma "força" que aparenta ter no início (pouca mais que a astra) depressa acaba e não dá para puxar mais pelo motor, enquanto a astra está a acordar e o passava rapidamente.
    São filosofias diferentes, muito faz o pobre 1.4 a puxar a carrinha...
    É um veículo para quem não quer velocidades e sabe usar a caixa, e bem silenciosa de se conviver em cidade principalmente ao ralenti
    Acima da média rotação o desempenho começa a ficar agradável sem quebrar e mantém-se constante até ao corte
    O teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      O teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.
      Não é uma questão de ser especial, simplesmente é daqueles carros que andam só depois de embalados. Também tenho dificuldade em adaptar-me depois de vir do meu, mas ao fim de alguns minutos entro no esquema.
      Quando se vem de um carro com melhor binário ou potência para outro, parece que o que experimentamos não vale nada.
      O que diria quem fosse de um M3 para um dci?
      O astra é o que é, lentinho mas chega onde os outros chegam
      Não é meu, é do meu pai. E para as velocidades que ele pratica chega e sobra

      Comentário


        #33
        Não estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Não estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.
          É verdade, a astra em subidas leva um banho do M-jet (já testado), e mesmo puxando pela caixa da astra, se puxar pla do GP, o GP "ganha" sempre, e tem pneu mais largo e jante maior.

          De facto no corsa anda bem.

          A astra em AE não é má, tem 90 cv nao se pode pedir muito mais, mas apanha uma subida ingreme em que vás ai a 110 e não sei se não tens de por 4ª, e se tentas manter a 5ª mais vale por logo a 3ª lol.
          Editado pela última vez por JoelM; 05 June 2010, 19:23.

          Comentário


            #35
            Sim era o 1.3 de 75cv

            O de 90cv passa por mim que não vejo de certeza..

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
              Sim era o 1.3 de 75cv

              O de 90cv passa por mim que não vejo de certeza..
              Depende abaixo das 2.000 rpm o M-jet 90cv é pior que o 75, depois das 2.000 é que lá vem ao de cima a diferença, de qualquer forma já fiz o teste em 2 subidas diferentes e de facto apesar dos mesmos cv e do M-jet ser apenas um 1.3cc é bem mais forte que o 1.4 90cv, aqui penso que o binário faz toda a diferença e se por um lado o GP tem as medidas dos pneus maiores por outro deve ser mais leve.

              Alias nunca conduzi motor com menos força abaixo das 2.000rpm que o 1.3m-jet 90cv, tanto o de 70 como 75 são mais fortes, e mesmo a astra é langona mas consegue ser melhor, apesar de 2.000rpm num otto ser "diferente" de um motor diesel.
              Editado pela última vez por JoelM; 05 June 2010, 19:29.

              Comentário


                #37
                Bem, aqui há varias questões em causa, uma delas é a potencia obtida nas rotações inferiores a aquela onde é obtida a potencia máxima. Um carro não tem instantaneamente nem constantemente a sua potencia máxima...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  O teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.
                  Também tenho uma Astra G Caravan e o consumo, em cidade, é mesmo um pesadelo: para baixar dos 10 é preciso apanhar mesmo muito pouco pára-arranca e já uma vez chegou aos 14 ... E isto com muita atenção ao pé direito!
                  Em viagens longa de estrada/auto-estrada, já é capaz de se ficar nos 6 e tal, 7, em andamento vivo (máximo 140-150).

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                    Depende abaixo das 2.000 rpm o M-jet 90cv é pior que o 75, depois das 2.000 é que lá vem ao de cima a diferença, de qualquer forma já fiz o teste em 2 subidas diferentes e de facto apesar dos mesmos cv e do M-jet ser apenas um 1.3cc é bem mais forte que o 1.4 90cv, aqui penso que o binário faz toda a diferença e se por um lado o GP tem as medidas dos pneus maiores por outro deve ser mais leve.

                    Alias nunca conduzi motor com menos força abaixo das 2.000rpm que o 1.3m-jet 90cv, tanto o de 70 como 75 são mais fortes, e mesmo a astra é langona mas consegue ser melhor, apesar de 2.000rpm num otto ser "diferente" de um motor diesel.
                    Os 90 cv do 1.3 Multijet são algebraicos. Tira de um lado e põe noutro, por isso sente-se essa diferença em relação ao de 75 cv.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                      Os 90 cv do 1.3 Multijet são algebraicos. Tira de um lado e põe noutro, por isso sente-se essa diferença em relação ao de 75 cv.
                      Penso que a diferenca está no TGV90 contra o TGF do 75, em ambos os casos acima das 2.000 mexem-se bem.

                      Já o 105cv não se queixaram das baixas.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                        Penso que a diferenca está no TGV90 contra o TGF do 75, em ambos os casos acima das 2.000 mexem-se bem.

                        Já o 105cv não se queixaram das baixas.
                        Se o 1.3 90 cv tem TGV, então estou errado. Estou a fazer confusão com outro motor

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                          Se há coisas que não confundo é diesel com otto. Tenho um de cada em casa, com potências equivalentes.
                          Ambos turbinados?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                            Se o 1.3 90 cv tem TGV, então estou errado. Estou a fazer confusão com outro motor
                            Tem, tenho quase a certeza pelo menos..

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Não estou a falar de passar de M3 para dci. Estou a falar de passar de um astra GTC com 90cv para um clio dci de 80cv. Acredita o astra não anda mesmo nada. Para que raio serve um carro que só anda embalado? É que não anda nada e ponto final. em subidas que o meu sobe em 5ª a ganhar velocidade o astra tem de levar 4ª para não morrer.
                              dci80, vamos cá ver uma coisa. Mal saiu o astra 1.3 cdti (carro), fui experimentar com curiosidade para ver até que ponto o turbo ajudava face ao 1.4 otto que tenho cá em casa do meu pai.
                              Sinceramente ficou ela por ela, e o 1.3 diesel tem turbo.
                              Não há nada a fazer, quando um motor com pouca cilindrada tem de "alombar" com uma carroceria pesada, vê-se tramado embora no caso dos turbo diesel seja possível uma condução mais descontraída sem tantas reduções face aos ottos atmosféricos de baixa cilindrada.
                              Mas isso não significa que o 1.3 cdti no astra anda mais, a 1.4 na mão de quem o conhece e usando bem a caixa, tal como umas rotações jeitosas, não se fica atrás.

                              Comparar o clio 1.5 dci com turbo, mais cilindrada e muito mais leve com a astra 1.4 pesada, com motor atmosférico e um 1.4 a puxar por aquilo, não tem grande sentido.
                              Se experimentares o meu e usares bem a caixa e jogares com as rpm vais ver que o 1.5 dci não foge.
                              Nem a subir íngreme como ainda comprovei esta semana com um comercial quase novo
                              E o meu pesa um bocado mais nem tem turbo mas as 8 válvulas fazem milagres em baixas e lá para cima otto é sempre otto
                              Editado pela última vez por GPL; 05 June 2010, 22:11.

                              Comentário


                                #45
                                Fogo medias de 14lt?
                                Felizmente nunca fiz isso na minha em situação alguma.

                                A unica coisa que noto que ela bebe mais é a puxar fundo na AE.
                                Já agora quanto marcam as vossas em plano? a minha não passa dos 185/190, as vossas também?

                                Comentário


                                  #46
                                  Em plano nem deve passar disso, tal como o 1.3 m-jet a descer talvez dê mais qualquer coisa.
                                  Gostava de experimentar o astra 1.3cdti, o corsa nao sei porque é mais lento que o GP, plo menos em numeros, gostava de ver se no astra sentia isso.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                    Fogo medias de 14lt?
                                    Felizmente nunca fiz isso na minha em situação alguma.

                                    A unica coisa que noto que ela bebe mais é a puxar fundo na AE.
                                    Já agora quanto marcam as vossas em plano? a minha não passa dos 185/190, as vossas também?
                                    Penso que de ponteiro também é isso que dá, até porque a caixa esgota.
                                    14l é mesmo muita fruta, é preciso ter pé pesado ou estar alguma coisa desafinada na injecção
                                    É um daqueles carros que não se pode ter medo de reduzir para apanhar uma boa rotação e fazer o carro acelerar o ritmo. Uma condução a trocar de relação muito cedo, acaba por ser a pior coisinha.
                                    Ir a fundo mata completamente os consumos, se jogarmos bem com a caixa o acelerador a meio chega em praticamente todas as utilizações.
                                    Mas compreendo que quem vem de um carro mais desenrascado tem dificuldade em se habituar ao início, tal como ao astra 1.3 cdti (imagino a caravan em baixas)

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                      Fogo medias de 14lt?
                                      Felizmente nunca fiz isso na minha em situação alguma.

                                      A unica coisa que noto que ela bebe mais é a puxar fundo na AE.
                                      Já agora quanto marcam as vossas em plano? a minha não passa dos 185/190, as vossas também?

                                      A Astra F 1.4i dá também +- isso (entre 185 e 190 de ponteiro claro) em plano e em 4ª.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                        dci80, vamos cá ver uma coisa. Mal saiu o astra 1.3 cdti (carro), fui experimentar com curiosidade para ver até que ponto o turbo ajudava face ao 1.4 otto que tenho cá em casa do meu pai.
                                        Sinceramente ficou ela por ela, e o 1.3 diesel tem turbo.
                                        Não há nada a fazer, quando um motor com pouca cilindrada tem de "alombar" com uma carroceria pesada, vê-se tramado embora no caso dos turbo diesel seja possível uma condução mais descontraída sem tantas reduções face aos ottos atmosféricos de baixa cilindrada.
                                        Mas isso não significa que o 1.3 cdti no astra anda mais, a 1.4 na mão de quem o conhece e usando bem a caixa, tal como umas rotações jeitosas, não se fica atrás.

                                        Comparar o clio 1.5 dci com turbo, mais cilindrada e muito mais leve com a astra 1.4 pesada, com motor atmosférico e um 1.4 a puxar por aquilo, não tem grande sentido.
                                        Se experimentares o meu e usares bem a caixa e jogares com as rpm vais ver que o 1.5 dci não foge.
                                        Nem a subir íngreme como ainda comprovei esta semana com um comercial quase novo
                                        E o meu pesa um bocado mais nem tem turbo mas as 8 válvulas fazem milagres em baixas e lá para cima otto é sempre otto
                                        deculpa lá mas estou a comparar o que é comparável. O astra é o GTC, tem 90cv e pesa pouco mais de 100kg a mais que o clio. O clio tem 80cv. Não te esqueças que um motor diesel pesa bem mais que um gasolina.
                                        O teu tem 101 cv, e conheço bem o carro e digo-te em subidas esqueçe. Em recuperações esquece. Só em recta podes dar baile.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Atenção que os motores lá se não estou em erro não são os Ecotec, são uns 8 válvulas antigos da Opel por isso não se pode comparar.

                                          Cumprimentos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                            deculpa lá mas estou a comparar o que é comparável. O astra é o GTC, tem 90cv e pesa pouco mais de 100kg a mais que o clio. O clio tem 80cv. Não te esqueças que um motor diesel pesa bem mais que um gasolina.
                                            O teu tem 101 cv, e conheço bem o carro e digo-te em subidas esqueçe. Em recuperações esquece. Só em recta podes dar baile.
                                            post repetido
                                            Editado pela última vez por GPL; 06 June 2010, 01:04.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              deculpa lá mas estou a comparar o que é comparável. O astra é o GTC, tem 90cv e pesa pouco mais de 100kg a mais que o clio. O clio tem 80cv. Não te esqueças que um motor diesel pesa bem mais que um gasolina.
                                              O teu tem 101 cv, e conheço bem o carro e digo-te em subidas esqueçe. Em recuperações esquece. Só em recta podes dar baile.
                                              Recta? Ou plano?

                                              Vai acontecer exactamente o mesmo que em plano. O 1.6 no Audi tem mais velocidade de ponta, e é mais rápido dos 0 aos 100 km/h. Desde que no regime certo, acredito que o Audi fique sempre à frente. Nem que isso implique reduzir 2 mudanças de uma só vez. Mas as rotações estão lá para serem usadas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Pelos vistos as arrastadeiras na Opel não são só de agora. O Astra 1.3 cdti é das maiores aberrações do mercado. Chega a ser desesperante. É horrível mesmo. Não sabia que esse Astra 1.4 tb era tão mau.
                                                Editado pela última vez por Gonzalez; 06 June 2010, 03:33.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Atenção que os motores lá se não estou em erro não são os Ecotec, são uns 8 válvulas antigos da Opel por isso não se pode comparar.

                                                  Cumprimentos.
                                                  Por acaso o motor 1.4i da Astra F caravan que estou a falar é o de 8 válvulas de 82cv (C14SE).
                                                  Tara de 1005kg.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O meu Astra é de 16V.
                                                    Eu continuo a achar que o carro não é assim tão manco.

                                                    Se este 1.4 numa Astra é manco, como será então o 1.2, que já cheguei a ver em algumas

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Que grande confusão que para aqui vai. Pensei que estivessem a comprar o X/Z14XE mas pelos vistos o Z14XEP e o de 8v também entram na comparação. A juntar a isto, carroçarias diferentes, caixas diferentes, nunca esquecendo o estado dos próprios veículos. Assim, esta conversa não leva lado nenhum.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        O teu 1,4 deve ser especial. Porque aquele que eu conduzo é uma porcaria. Nem em cidade, nem em estrada nem em AE. Gasta imenso e em nenhuma rotação se sente puxar. Então subidas..... De longe o meu Dci que anda bem melhor em todas as situções e gasta bem menos.


                                                        Não sei mesmo onde queres chegar...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                          Recta? Ou plano?

                                                          Vai acontecer exactamente o mesmo que em plano. O 1.6 no Audi tem mais velocidade de ponta, e é mais rápido dos 0 aos 100 km/h. Desde que no regime certo, acredito que o Audi fique sempre à frente. Nem que isso implique reduzir 2 mudanças de uma só vez. Mas as rotações estão lá para serem usadas.
                                                          Eu quando era míudo e comecei a aprender a andar de bicicleta, aprendi por experiência própria a não entrar em subidas numa mudança que me exigisse um esforço que não estava ao meu alcance.
                                                          Contudo, era usar as mudanças nem que fossem duas ou três e lá ia eu todo contente.
                                                          O valor de pico do binário é de facto muito bonito, num breve momento numa faixa de utilização curta. Depois é preciso meter uma acima porque a relação esgotou.
                                                          Uma das vantagens de andar a gpl é não ser louco para me meter a subir em 5ª ou 4ª à espera que o motor desenvolva. Leva com uma 3ª, se precisar de mais até leva com uma segunda e cada uma delas até ir lá acima às 6500rpm ainda dura um bocado para "lançar o carro".
                                                          O utilizador que não goste de usar a caixa e prefere conduzir preguiçosamente (não tenho nada contra) acredito que não goste disto.
                                                          Mas que ao reduzir o carro anda...isso anda e apesar da pouca potência uso sem remorso os cv todos ao contrário de quem compra grandes máquinas e depois não passa das 1500/2000 para poupar.

                                                          No papel o binário do diesel pode parecer brutal, mas um carro a gasolina (mesmo sem turbo) com maior potência e caixa bem usada (e maior faixa de utilização) dá luta
                                                          E volto a dizer, um motor de 8V em baixas é completamente diferente de um de 16 V. Passo para um civic 1.5 ils e tem bem mais "poço" que o meu embora "lá em cima" seja um gozo

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post


                                                            Não sei mesmo onde queres chegar...
                                                            A astra 1.4 de facto é fraca em baixas, e mesmo em média rotação não tem bom desempenho. Mas, dizer que não se safa em nenhuma rotação é abusar.
                                                            Uma vez fui com ela aqui a uma estradas de serra e se a rotação estiver do meio para cima sinceramente parece outra.
                                                            Agora se o user dci80 não passou das 3000rpm à semelhança do diesel, bem sei que ela até aí pouco vale com uma carapaça daquelas para puxar.
                                                            Motores diferentes, conduções diferentes



                                                            Está aqui a pobre da bicha cá de casa. Na minha mão ela mexe-se, na do meu pai que não puxa pelas rotações arrasta-se mas ele não se importa lol

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              É incomparável. O dci tem o binário máximo de cerca de 180 nm às 2000rpm, o outro são uns 125nm às 4000... Quando o dci já disponibiliza 40 KW, o gasolina dá uns 20... Metade! Comparar um diesel turbo com um carro a gasolina é absurdo. Até pode ser o 1.4 de 100CV da própria Renault. A juntar a isto, compara-se um utilitário de 980 Kg com um carro do segmento acima com 1200 Kg.

                                                              Se o Renault não tivesse melhor aceleração, tinha de estar avariado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X