Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os melhores e piores de sempre nos 100.000 km "Auto Bild" (66 modelos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Mazda 5 em 2º? O meu tem dado alguns problemas, mas só tem 85.000km...pode ser que apartir dos 100.000 fique no ponto

    Comentário


      #32
      Bem... este teste é apenas uma curiosidade engraçada, porque a nível
      estatístico não tem grande validade (a amostragem é claramente insuficiente).
      Nas marcas com mais modelos representados ainda se podem tirar algumas
      conclusões, porque a amostragem é um pouco maior, mas mesmo assim não
      tem um nível de confiança satisfatório.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
        O meu querido Golf ficou em 47 na lista.

        Mas, enfim, estes testes são sempre relativos. A fiabilidade de um carro depende muito do condutor.
        Depende muito mais de se eu gosto da marca ou não LOL

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Bem... este teste é apenas uma curiosidade engraçada, porque a nível
          estatístico não tem grande validade (a amostragem é claramente insuficiente).
          Nas marcas com mais modelos representados ainda se podem tirar algumas
          conclusões, porque a amostragem é um pouco maior, mas mesmo assim não
          tem um nível de confiança satisfatório.
          Não tem grande validade?

          Não tem é validade nenhuma!


          Se agarrar num exemplo que conheci há bem pouco tempo de alguém que devolveu um Lexus IS 220 D porque em poucos meses avariou 5 vezes e foi 3 de reboque, e esse carro tivesse calhado como unidade de teste desta revista, a classificação ia ser terrível, porque nem de 10.000 km falamos, quanto mais 100.000!!!

          Se agarrarmos em exemplos que conheci de perto, tanto conheço quem tenha tido MB E270 CDI com 170.000 km sem grandes intervenções, como quem tenha trocado até caixas de velocidades (entre muitas outras coisas) com muito menos do que isso, e esta pessoa não é nenhum street-racer.

          Um grande amigo meu teve duas Megane DCI de serviço que sempre conduziu sem cuidados nenhuns e ambas fizeram 100.000 km sem qualquer problema.
          Depois tenho o exemplo dos mesmos carros comprados para uma frota de uma empresa, em que foram uns 5 ou 6 a partirem turbos todos por volta da mesma altura!

          Este tipo de testes só serve para vender revistas e encher chouriços, porque o que interessa realmente saber (para além de estatísticas abrangentes) é quais são os problemas crónicos de cada carro, e para ser crónico tem de ocorrer frequentemente em forma de padrão nos mesmos carros.

          Recordo-me de repente de situações como as cabeças do 2.0 tdi, as bobines dos Renault a gasolina, os turbos dos 1.9 DCI, as borboletas de admissão dos 320d E46 150cv, entre muitas outras coisas.

          Estas são as questões que realmente interessam a quem compra um carro, pois diz-lhe quais os problemas que há mais probabilidade de ocorrer em cada modelo, e assim ajudar na escolha da compra do carro (novo ou usado).

          Neste caso eu nem olhei para os classificados, porque é perfeitamente inútil!

          Comentário


            #35
            Apesar de ficar mt contente pelo bimmer no 1ºlugar esses testes valem perto da nulidade, na minha opiniao. Pelo menos dum carro de gama media/alta n espero outra coisa senao 0 problemas, mt menos nos 1ºs 100000kms-isso é quase "rodagem" para um bom diesel.

            O q eu gostaria de ver nesses testes era qts aguentariam os 100000kms non-stop(apenas c/ paragens por razoes obvias).

            Algo como isto, cerca de 160000kms a uma media de 224,823km/h, facto consumado pelo motor 3l v6 da MB(E320 CDI) de 2005.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por erc Ver Post
              Apesar de ficar mt contente pelo bimmer no 1ºlugar esses testes valem perto da nulidade, na minha opiniao. Pelo menos dum carro de gama media/alta n espero outra coisa senao 0 problemas, mt menos nos 1ºs 100000kms-isso é quase "rodagem" para um bom diesel.

              O q eu gostaria de ver nesses testes era qts aguentariam os 100000kms non-stop(apenas c/ paragens por razoes obvias).

              Algo como isto, cerca de 160000kms a uma media de 224,823km/h, facto consumado pelo motor 3l v6 da MB(E320 CDI) de 2005.
              Tão e o link que dê a lista actualizada?

              Esquci-me de comentar a citação..

              Então mas só parava para fazer manutenção? e onde é que ele conseguiu essa média de velocidade?
              Editado pela última vez por JoelM; 18 June 2010, 08:47.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Não tem grande validade?

                Não tem é validade nenhuma!

                Este tipo de testes só serve para vender revistas e encher chouriços, porque o que interessa realmente saber (para além de estatísticas abrangentes) é quais são os problemas crónicos de cada carro, e para ser crónico tem de ocorrer frequentemente em forma de padrão nos mesmos carros.

                Estas são as questões que realmente interessam a quem compra um carro, pois diz-lhe quais os problemas que há mais probabilidade de ocorrer em cada modelo, e assim ajudar na escolha da compra do carro (novo ou usado).

                Neste caso eu nem olhei para os classificados, porque é perfeitamente inútil!

                Muito bom rca33, é mesmo isso.
                Contudo serve para quem tem alguns modelos "premium" que custaram uma fortuna, ficar de pé atrás ao ver carritos baratos em cima na tabela.
                Um dacia mais fiável que um benz cdi? Então?? Impossível!!
                Embora isto não valha de praticamente nada, acaba por demonstrar um pouco que quanto mais complicado o modelo é mais componentes tem para avariarem. E quando um ao avariar afecta uma série deles aos quais está ligado, aí é que se vai um ordenado

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por erc Ver Post
                  Algo como isto, cerca de 160000kms a uma media de 224,823km/h, facto consumado pelo motor 3l v6 da MB(E320 CDI) de 2005.
                  Conheço um caso duma E320 cdi de 2004, que só fez praticamente AE, gasóleo da galp, manutenção na Mercedes, e já deixou algumas vezes o dono apeado com mais de 9000€ na oficina após a garantia.
                  Lá por uma unidade testada ter superado um teste sem anotações, não significa em nada que os outros exemplares não "crashem" sem motivo aparente.
                  Para falarmos de fiabilidade a toda a prova de um determinado modelo, todos tinham de resistir independentemente do tipo de condução, condições climatéricas, qualidade do combustível e manutenção e 1001 que interferem na vida útil de um carro. Mas as marcas precisam de ganhar dinheiro em reparações, de que lhes serve um carro 100% fiável? Para ganharem uns tostões na venda e depois nunca mais lá aparecer para reparações e durar 30 anos ou mais? Assim os tipos não vendiam! Há sempre "cancros" nos carros para que mais tarde ou mais cedo avariem e gastem em reparações. O meu tem uma braçadeira tão frágil que parece que foi de propósito, que ao fim de uns tempos vai para o lixo e a VW/Audi não vende apenas essa minúscula braçadeira, é obrigatório gastar quase 100% no conjunto que liga ao filtro de ar. Está tudo programado mas ficou resolvido com 5€, basta saber dar a volta à questão e reparar apenas o que está estragado.
                  E essa cdi ainda nem tem 200 000 kms e os problemas começaram a aparecer bem antes dos 100 000
                  Editado pela última vez por GPL; 18 June 2010, 09:15.

                  Comentário


                    #39
                    Eu fiz 140.000 kms com o meu primeiro carro, um Saxo 1.5D, e tive 0 problemas. Mudei 2 vezes de pneus, 1 vez de pastilhas, óleo de 10 em 10 mil, mudei a correia de distribuição, 2 baterias, e acho que foi tudo. E ao longo desses 140.000 kms não fiz as revisões aconselhadas pela marca. Tratava dele quando ele pedia, e pediu pouco.

                    Foi, portanto, um exemplo de máxima fiabilidade.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por WH Ver Post
                      Pois é apenas 1 e só 1, é preferível estatisticas de avarias
                      A DECO - Proteste já fizeram isso.
                      A lista tem 144 carros:



















                      Editado pela última vez por HomoSapiens; 18 June 2010, 09:33.

                      Comentário


                        #41
                        Já agora fica aqui este pequeno cancro dos motores VW como é o caso do meu, que tanto se resolve com tostões com com milhões.

                        Esta foto não é do meu carro, mas de um A3 1.6 igual. Aquela braçadeira para onde a seta vermelha aponta ja tem fita adesiva, ou seja, esta também já tinha apodrecido e o dono desenrascou à pressa.
                        Contudo, como é um respiro, está sujeito a temperaturas elevadas e rapidamente o desenrascanço deixa de funcionar.





                        Em vez de substituir só a pequena braçadeira, obrigam a comprar todo o corpo do filtro de ar e respiro. Tem de estar estudado para avariar ao fim de x tempo, o material dessa braçadeira é ridículo, parece aquela borracha dos insufláveis.




                        Mas com 5€ e um pouco de engenho, monta-se uma braçadeira 1000x mais resistente que a de origem (que iria apodrecer novamente) e o resto dos componentes que estava intactos ficam no sítio, era um crime deitar fora o que está bom.




                        E voilá, está como o aço e nunca mais pinga dali

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por stuff Ver Post
                          Penso que já havia um tópico qualquer a relatar que o 130i teria o melhor resultado nos "dauertest"

                          Link é permitido? De qualquer maneira não revela nada
                          Dauertest-Ranking: Wer baut die besten Autos? - autobild.de
                          É mesmo esse o link!

                          Bom, uma vez que já descobriram a fonte e têm a informação principal, posso então evitar o trabalho de estar a traduzir o artigo...

                          Comentário


                            #43
                            onde encontro no artigo a lista da classificação?

                            Alemão não é o meu forte.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                              É assim tão anormal um automóvel não ter falhas ao longo dos primeiros 100.000km?
                              Pela forma como eles testam os carros, sim. São 100.000 km que valem por 200.000

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                onde encontro no artigo a lista da classificação?

                                Alemão não é o meu forte.
                                Vais clicando nas imagens uma a uma. São sempre 2 fotos por carro:
                                • A 1.ª tem uma foto do carro e diz a sua classificação: "Platz 66 mit 77 Strafpunkten" = Posição 66.ª, com 77 pontos de penalização
                                • A 2.ª mostra o carro todo desmontado
                                E vais continuando por aí fora, até chegar ao 1.º classificado.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                  Pela forma como eles testam os carros, sim. São 100.000 km que valem por 200.000
                                  Pois... há que ver que os 100.000 são cumpridos em pouco mais de 1 ano , e com vários tipos de condutores e percursos (AE a rasgar, cidade, montanha, Verão, Inverno gélido...).

                                  Estes 100.000 km são mesmo muito exigentes!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Pois... há que ver que os 100.000 são cumpridos em pouco mais de 1 ano , e com vários tipos de condutores e percursos (AE a rasgar, cidade, montanha, Verão, Inverno gélido...).

                                    Estes 100.000 km são mesmo muito exigentes!
                                    É que só podem mesmo... para os carros darem problemas com essas quilometragens... Isto sim, é jornalismo automobilístico !

                                    Comentário


                                      #48
                                      Às vezes os "problemas" mencionados são coisas tão simples como uma bateria avariada ou uma tampa de porta-luvas que não fecha bem...

                                      No entanto, o que não entra para a estatística dos pontos, mas que é igualmente de extrema importância, é a desmontagem final, em que se analisa se existem indícios de corrosão nos recantos mais escondidos da carroçaria, só ao alcance de aparelhos específicos, e não visíveis a olho nu. E aí, há por vezes surpresas desagradáveis... de salientar que a marca que mais se destaca positivamente nesse aspecto acaba por ser a Mercedes, e a qualidade também se vê por aí...

                                      Comentário


                                        #49
                                        A coisa que tá é que eles usam os carros como carro do dia a dia, e levam alguns até para pistas, como já vi uma vez num teste, acho que foi o 130i em que o carro levou uns belos pares de pneus, e notou-se que para queimar tanto pneu houve powerslidings e por aí fora...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                          (...)
                                          Esquci-me de comentar a citação..

                                          Então mas só parava para fazer manutenção? e onde é que ele conseguiu essa média de velocidade?
                                          Sim so parava para fazer manutençao e trocar de condutor. A media de velocidade foi alcançada em pista claro.(se me lembrar do link eu colocarei-está no Guiness Book juntamente c/ outros records.


                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                          Conheço um caso duma E320 cdi de 2004, que só fez praticamente AE, gasóleo da galp, manutenção na Mercedes, e já deixou algumas vezes o dono apeado com mais de 9000€ na oficina após a garantia.
                                          Lá por uma unidade testada ter superado um teste sem anotações, não significa em nada que os outros exemplares não "crashem" sem motivo aparente.
                                          Para falarmos de fiabilidade a toda a prova de um determinado modelo, todos tinham de resistir independentemente do tipo de condução, condições climatéricas, qualidade do combustível e manutenção e 1001 que interferem na vida útil de um carro. Mas as marcas precisam de ganhar dinheiro em reparações, de que lhes serve um carro 100% fiável? Para ganharem uns tostões na venda e depois nunca mais lá aparecer para reparações e durar 30 anos ou mais? Assim os tipos não vendiam! Há sempre "cancros" nos carros para que mais tarde ou mais cedo avariem e gastem em reparações. O meu tem uma braçadeira tão frágil que parece que foi de propósito, que ao fim de uns tempos vai para o lixo e a VW/Audi não vende apenas essa minúscula braçadeira, é obrigatório gastar quase 100% no conjunto que liga ao filtro de ar. Está tudo programado mas ficou resolvido com 5€, basta saber dar a volta à questão e reparar apenas o que está estragado.
                                          E essa cdi ainda nem tem 200 000 kms e os problemas começaram a aparecer bem antes dos 100 000
                                          Compreendo o teu ponto de vista, mas atenta q a ser necessario testar todos os carros produzidos impossibilitaria qq tipo de testes.
                                          Partindo do principio q a escolha é feita aleatoriamente dum conjunto produzido e q o nivel de confiança na linha de produçao(automatismos/humana) é mt elevado a fiabilidade dum teste é legitima.
                                          Relativamente ao exemplo q apresentas deixo 2 ptos-1º se me acontecesse isso esse carro ja n sairia da oficina pq eu n o trazia;2ºpode(ou nao) prender-se com o tipo de conduçao.
                                          Qt aos "cancros" parafraseando-te, acho q as marcas ganham o suficiente em serviços pos-venda e n se comprometem com esse tipo de postura(peças frageis e afins), sob pena de descredito-tens o exemplo de alguns problemas em marcas italianas na decada de 90 q comprometeram e continuam a comprometer a solidez da marca enquanto tal-criam-se mitos de situaçoes pontuais q vao perdurando ao longo de decadas, infelizmente.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Às vezes os "problemas" mencionados são coisas tão simples como uma bateria avariada ou uma tampa de porta-luvas que não fecha bem...

                                            No entanto, o que não entra para a estatística dos pontos, mas que é igualmente de extrema importância, é a desmontagem final, em que se analisa se existem indícios de corrosão nos recantos mais escondidos da carroçaria, só ao alcance de aparelhos específicos, e não visíveis a olho nu. E aí, há por vezes surpresas desagradáveis... de salientar que a marca que mais se destaca positivamente nesse aspecto acaba por ser a Mercedes, e a qualidade também se vê por aí...
                                            Nao me surpreende, de todo, q seja a MB-andou ai uns anos tremidos com a Chrysler mas penso q se soube renovar e ultrapassar aspectos menos positivos. No entanto fiabilidade n é tudo, aparte dos AMG's os MB n tem alma, na minha singela opiniao.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Sinceramente ja acreditei mais na honestidade das marcas automóveis.
                                              Uma vez vi um artigo que me deixou a pensar, era de um investigador americano que esteve algumas décadas a analisar ate que ponto as marcas queriam que os carros daquele pais fossem fiáveis.

                                              Na decada de 50 ou 60 se bem me lembro o exemplo usado era de um bloco V8 da Pontiac, que foi feito para resistir a praticamente tudo.
                                              Embora outros componentes do carro pudessem ir falhando, devido a desgaste ou mau uso, aquele motor ia rolar quase eternamente devido à mecânica simples e por ser construído à base de uma liga quase eterna. a baixa compressão a que estava sujeito e por ser um motor possante, asseguravam uma vida enorme.

                                              O investigador teve acesso a informação confidencial na marca, que dizia que a aposta na fiabilidade lhes estava a matar as vendas, porque os carros duravam perfeitamente 30 anos e o motor em questão fazia em vários casos 800 000 milhas. O que é muito!!!
                                              Conclusão, só vendiam carros de longe a longe e não ganhava nada em manutenção porque o pessoal fazia as revisões fora sem problemas, era só andar e qualquer mecânico sabia mexer no motor.
                                              Depois na continuação sei que a marca acabou por deixar de apostar numa mecânica tão "bullet proof" para passar a apostar em mais tecnologia no habitaculo, mais "coisas de encher o olho" escondendo a fiabilidade inferior.

                                              Quando se referiu aos carros modernos, de 2000 para diante, diz que a industria americana apenas se limita a fazer carros que durem 3 anos sem problemas, normalmente o tempo dos contratos de renting de lá e o período que a garantia cobre. A partir daí, é o descalabro.


                                              Eles não andam a dormir e sei de fonte segura por intermédio da minha namorada, que analisou por dentro um grande grupo automóvel português, que há peças cruciais que duram só um determinado período e o cliente tem de acabar por ir à marca reparar ou então comprar a peça estragada.
                                              O mesmo se aplica a um colega que trabalho na PSA aqui em Portugal, segundo ele em altura de "acelerar a montagem" ate apoios de motor que estavam no vermelho, leia-se defeituosos, eram usados nos carros.
                                              O citroen C4 a gasolina tem a junta da colaça em amianto e ainda há tempos vi um com 100 000 kms que ja tinha ficado sem ela. É o mesmo material que os depósitos da agua que temos nas nossas casas, parece-me irresponsável por parte da marca.


                                              Eles precisam de ganhar dinheiro, seja duma forma ou de outra.
                                              Ninguem espere que eles apostem em fiabilidade à prova de bala, os únicos assim são os revistos vezes sem conta para clientes que exigem 0 avarias durante décadas como a rolls, maybach, aston martin, ferrari etc.
                                              O resto, da mercedes à dacia, não fazem milagres. Os mercedes podem ter materiais superiores, montagem superior mas a hiper tecnologia usada quando avaria por um lado leva tudo atrás. Desengane-se quem pensa que ao comprar um mercedes cdi tem a mesma qualidade de um SLS ou dum Black Series. É que nem pensar...
                                              As marcas automóveis nao dao nada a ninguem e mesmo na garantia muitas avarias ficam no tinteiro, alegam eles "devido a mau uso"...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Ainda não me habituei, mesmo depois de alguns anos este fórum, com a felicidade de algumas pessoas pela marca X estar bem colocada ou pior, a marca y estár no fim da tabela. Levam isto mesmo como se de um clube de futebol se tratasse, será que uma corporação merece todo esta dedicação e adoração?
                                                Outro fenómeno engraçado são as pessoas que têm um modelo igual a um que ficou bem colocado e ficam contentes como se este teste lhes desse a garantia total que o deles também não vai ter problemas. Parece que esperam que alguem lhes confirme que fizeram uma boa compra.

                                                Quanto ao teste em si, para alem de achar que são muito poucos km para aferir se um carro é fiavel, acho que são suficientes para determinar que não o é se as avarias implicaram o carro parar ou passar muito tempo na oficina. E o exemplo da VW mostra como o teste acaba por concluir muito pouco, já que modelos que partilham tantos componentes chave ficaram em lugares bastante diferentes.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                  Ninguem espere que eles apostem em fiabilidade à prova de bala, os únicos assim são os revistos vezes sem conta para clientes que exigem 0 avarias durante décadas como a rolls, maybach, aston martin, ferrari etc.
                                                  E mesmo esses tendo em conta alguns relatos que se vão ouvindo quando não dão chatisses é a assistência que é uma valente bosta...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    @GPL
                                                    Sou eu q sou naif entao.
                                                    De qq modo n quero acreditar nisso.
                                                    Ainda no mesmo contexto, e pq focaste o mercado americano, embora tendencioso, dos meus contactos frequentes na alemanha,p. ex., tem-me dito q um bmw produzido na alemanha e outro nos EUA, n tem grande coisa q se compare.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      ...


                                                      Eles precisam de ganhar dinheiro, seja duma forma ou de outra.
                                                      Ninguem espere que eles apostem em fiabilidade à prova de bala, os únicos assim são os revistos vezes sem conta para clientes que exigem 0 avarias durante décadas como a rolls, maybach, aston martin, ferrari etc.

                                                      ...
                                                      Não conheço estas marcas por ter uma fiabilidade superior, consoante o seu status...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        É tudo muito bonito, estética, qualidade, tecnologia, mas as marcas vivem de que?

                                                        Dinheiro precisamente! E onde o vão encaixar directamente? Nas vendas e manutenção.

                                                        É já prática comum comprar um carro novo e ter problemas, sucessivamente. Nem todos, mas basta andarmos por aqui ou pelos foruns das marcas é caso pra dizer PORRA! Uma coisa são manhas, mas problemas sucessivos é um abuso. Mas isto só acontece porque ninguém regula este sector como deve ser, porque se se aplicassem regras concretas e alguém as regulasse com severidade as coisas andavam bem melhor.

                                                        É a crise, a malta troca de carro como quem troca de camisa e os gajos aproveitam. A crise aperta e eles querem receber o deles na mesma.

                                                        Infelizmente saiu-me uma unidade dessas na rifa. É sem dúvida espelho de "bota pra frente que queremos é vender"

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          O sector automóvel está feito para que o pessoal compre um carro e o venda antes dos 100 000 kms ou então em poucos anos, para o que a desvalorização ajuda imenso ao assustar os proprietários.
                                                          O problema é que em países onde se pagam fortunas em IA e afins, andar sempre a trocar de carro fica caro. Muito caro.
                                                          Depois os seguros são caríssimos, manutenção, reparações, impostos de selo e tudo e mais alguma coisa, combustíveis, portagens...
                                                          Tudo come da mesma panela e o sector automóvel está feito para alimentar a máquina de impostos dos países europeus. Imaginem que deixavam de existir de um dia para o outro. São essenciais à economia, eu por mim quantos menos tachos tiver de manter melhor e acho que comprar carro novo em Portugal não compensa. Mas são pontos de vista, há quem não concorde comigo e respeito a opinião. Mas que as marcas mamam muito nas manutenções enquanto novos, na venda e depois em reparações fora da garantia (há quem não confie em ninguém além da marca), ai isso mamam
                                                          Falo pelo caso cá de casa, o meu pai ia à Opel e eles próprios percebiam menos de um Opel do que o nosso mecânico "de fora" actual. É mesmo caricato lol
                                                          Para não falar dos preços, fica a cerca de 1/3 as mesmas coisas, principalmente em termos de mão-de-obra. Imagino as marcas mais caras, a opel até é das mais baratas...
                                                          E infelizmente o nosso estado ainda é pior, é uma sanguessuga pronta a aproveitar ao máximo os desgraçados que têm carro como nos
                                                          Editado pela última vez por GPL; 18 June 2010, 21:10.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Tragam a retroescavadora!

                                                            Lista actualizada de 2023, agora com a preciosa ajuda do Google para a tradução!

                                                            A classificação do pior para o melhor (começando pelo 90.º classificado - um Ford Fiesta 1.0 EcoBoost​):

                                                            https://www.autobild.de/artikel/daue...s-1014682.html

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              mas esse é o carro que eu quero!

                                                              de que ano é esse? deve ser até 2016, não? é que não consigo ver nada, pois aparece-me isto à frente do artigo, traduzindo ou não...

                                                              Ficheiros anexados
                                                              Editado pela última vez por caditonuno; 31 March 2024, 15:05.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X