A publicação britânica «Engine Technology International» acaba de anunciar os vencedores do "International Engine of the Year Awards 2010”, que na 12ª edição do prestigiado evento elegeu o 1.4 TSi da Volkswagen como o melhor motor do ano. Este motor venceu também a categoria respeitante aos motores entre 1 e 1,4 litros de cilindrada.
A Fiat conquistou o prémio na categoria do melhor motor lançado no último ano - Best New Engine of the Year -, com o 1.4 MultiAir Turbo a gasolina, superando o imponente V8 de 4,5 litros do Ferrari California e o 1.2 TSi da Volkswagen.
A tecnologia híbrida do Prius, nomedamente o motor 1.8 deu à Toyota o título dedo motor «verde» do ano, superando o motor 1.4 MultiAir da Fiat e o 1.4 TSi da Volkswagen, enquanto o V8 de 6,2 litros da Mercedes-AMG foi o melhor no melhor «Best performance engine».
Pelo quarto ano consecutivo, o «mil» que equipa modelos como Toyota Aygo, Yaris, Peugeot 107 e Citroen C1 venceu a categoria que elege o melhor motor abaixo dos 1,0 litros.
Na categoria acima (1.0 a 1,4 litros), a vitória foi uma vez mais para o 1.4 TSi da Volkswagen. Entre os 1,4 a 1,8 litros, a vitória voltou a sorriu – também pela quarta vez consecutiva - ao motor a gasolina 1.6 Turbo de Injecção Directa concebido em cooperação com o Grupo BMW que equipa modelos como o Peugeot 207/308 e o Mini Cooper.
O motor biturbo diesel de 2 litros da BMW que anima o 123d, foi o vencedor da categoria respeitante aos motores entre 1,8 e 2 litros, batendo o 2.0 TFSi da Volkswagen.
Na categoria entre 2 e 2,5 litros, a Audi venceu com o 2.5 a gasolina com 340cv estreado no TT-RS.
A BMW voltou a levou a melhor nas duas categorias seguintes, com o biturbo de 3 litros a gasolina, motor que equipa, entre outros, os 335i, Z4, X6, na categoria entre os 2.5 e 3 litros; e o V8 atmosférico de 4 litros do M3 na categoria entre os 3 e os 4 litros de cilindrada.
Acima dos 4 litros de cilindrada, a vitória «sorriu» ao V8 de 6,2 litros da Mercedes que dá «vida» a grande maioria dos modelos preparados pela divisão desportiva da marca alemã, a AMG.
A lista dos vencedores da 12ª edição do «International Engine of the Year Awards»:
International Engine of the Year 2010:
1. Volkswagen 1.4-litre TSI Twincharger (VW Golf, Scirocco, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
2. BMW 3-litre DI Twin Turbo (135i, 335i, 535i, X5 35i, X6 35i, Z4)
3. Mercedes-AMG 6.2-litre (C 63 AMG, S 63 AMG, SL 63 AMG, CL 63 AMG, E 63 AMG, CLS 63 AMG, ML 63 AMG)
4. BMW Diesel 2-litre Twin Turbo (123d, X1 23d)
5. BMW M 4-litre V8 (M3)
6. Audi 2.5-litre five-cylinder turbo (Audi TT RS)
7. BMW-PSA 1.6-litre Turbo (MINI Cooper S, Clubman Cooper S, Peugeot 207, 308, MINI JCW, Clubman JCW)
8. Toyota 1-litre (Aygo, IQ, Yaris/Vitz, Citroën C1, Peugeot 107, Subaru Justy)
Best New Engine of the Year:
1. Fiat 1.4-litre MultiAir Turbo (Alfa MiTo, Giulietta)
2. Ferrari 4.5-litre V8 (458 Italia)
3. Volkswagen 1.2-litre TSI (VW Polo, Golf, Seat Ibiza ST, Škoda Octavia, Yeti)
4. Mercedes-Benz 4-litre Hybrid (S400)
5. VW 3-litre TSI Hybrid (VW Touareg, Porsche Cayenne)
6. BMW 4.4-litre V8 (X5 M, X6 M)
Green Engine of the Year:
1. Toyota hybrid 1.8-litre (Prius, Auris)
2. Fiat 1.4-litre MultiAir Turbo (Alfa MiTo Giulietta)
3. Volkswagen 1.4-litre TSI Twincharger (VW Golf, Scirocco, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
4. BMW Diesel 2-litre Twin Turbo (123d, X1 23d)
5. Honda hybrid 1.3-litre (Insight, Civic)
6. Mercedes-Benz Diesel 2.1-litre (C-Class, E-Class)
Best Performance Engine:
1. Mercedes-AMG 6.2-litros (CLK, S, SL, CL, CLS, ML)
2. Porsche 3.8-litre flat six (GT3, 911 GT3 RS)
3. BMW 3-litre DI Twin Turbo (135i, 335i, 535i, X5 35i,X6 35i, Z4)
3. Ferrari 6-litre V12 (599 GTB)
5. Nissan 3.8-litre Twin Turbo (GT-R)
6. BMW 4.4-litre V8 (X5 M, X6 M)
Abaixo de 1 litro:
1. Toyota 1-litre three-cylinder (Toyota Aygo, IQ, Yaris/Vitz, Citroën C1, Peugeot 107, Subaru Justy)
2. Smart Diesel 799cc (Smart Fortwo)
3. Mitsubishi 999cc three-cylinder Turbo (Smart Fortwo)
4. Opel 1-litre three-cylinder Twinport (Opel Agila, Corsa, Suzuki Alto, Splash)
5. Mitsubishi 999cc three-cylinder (Smart Fortwo)
6. Kia 1-litre four-cylinder (Picanto)
Entre 1 litro e 1.4 litros:
1. Volkswagen 1.4-litro TSI Twincharger (Golf, Golf Variant, Scirocco, Eos, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
2. Fiat 1.4-litre MultiAir Turbo (Alfa MiTo, Giulietta)
3. Volkswagen 1.4-litre TSI Turbo (VW Golf, Scirocco, Jetta, Skoda Superb, Octavia, Audi A1, Audi A3, Seat Leon, Altea/XL)
4. Volkswagen 1.2-litre TSI (VW Polo, Golf, Seat Ibiza ST, Skoda Octavia, Skoda Yeti)
5. Honda Hybrid 1.3-litre (Insight, Civic)
6. Fiat 1.4-litre Turbo (Fiat Punto Evo, Abarth 500, Abarth Grande Punto, Bravo, Linea, Lancia Delta, Alfa Romeo Mito, Giulietta)
Entre 1,4 litros e 1.8 litros:
1. BMW-PSA 1.6-litro Turbo (Mini Cooper S, Clubman, Peugeot 207, 308)
2. Toyota Hybrid 1.8-litre (Prius, Auris)
3. Audi 1.8-litro TFSI (Audi A4, A3, A5, TT, Seat León, Altea, Toledo, Skoda Octavia, Superb, VW Passat)
4. Mercedes-Benz 1.8-litro turbo (BlueEfficiency E-Class)
5. Alfa Romeo 1.7-litre DI Turbo (159, Brera, Spider, Giulietta)
6. Volkswagen 1.6-litre TDi (VW Polo, Jetta, Passat, Audi A3, Seat Ibiza, Seat Leon, Altea/XL/Freetrack)
Entre 1,8 litros e 2 litros:
1. BMW 2-litre Twin Turbo Diesel (123d, X1 23d)
2. Audi 2-litre four-cylinder TFSI (Audi A4, A4 Allroad, A5, A5 Sportback, A6, Q5, S3, VW Scirocco, Jetta, Passat, Tiguan, Golf, Seat Leon, Cupra R, Exeo, Skoda Octavia RS)
3. Audi 2-litre four-cylinder TFSI (Audi TT, VW Eos, Golf, Seat Leon, FR/Cupra, Seat Altea/XL/Freetrack)
4. Honda 2-litre four-cylinder i-VTEC (Civic Type-R)
5. Mitsubishi 2-litre Turbo (Evo, Lancer)
6. Subaru 2-litre Diesel (Impreza, Outlook, Forester, Legacy)
Entre 2 litros e 2,5 litros:
1. Audi 2.5-litre five-cylinder turbo (Audi TT RS)
2. Mercedes-Benz Diesel 2.1-litre (C-Class, E-Class)
3. Subaru 2.5-litros flat-four Turbo (Forester, Impreza, Legacy)
4. Ford 2.5-litre Hybrid (Ford Fusion Hybrid, Mercury Milan Hybrid)
5. BMW 2.5-litros DI six-cylinder (Z4)
6. Honda Diesel 2.2-litre DTEC (Accord, Accord Type S, CR-V)
Entre 2,5 litros e 3 litros:
1. BMW 3-litros DI Twin Turbo (135, 335, X6, Z4, 730)
2. BMW Diesel 3-litros Twin Turbo (335d, 535d, 635d, X3, X5, X6)
3. Audi 3-litros DI Supercharged (S4)
4. Jaguar/Ford/PSA Diesel 3-litre (Citroën C5, C6, Peugeot 407 Coupe, Jaguar XF, XJ, Range Rover Sport)
5. Porsche 2.9-litre flat-six DI (Boxster, Cayman)
6. Audi/VW 3-litre TDI (Audi A4, A4 Allroad, A5, A5 Sportback, A6, A6 Allroad, Q5, Q7, VW Touareg, Porsche Cayenne)
Entre 3 litros e 4 litros:
1. BMW 4-litros V8 (M3)
2. Porsche 3.8-litre flat six (GT3, 911 GT3 RS)
3. Nissan 3.8-litros Twin Turbo (GT-R)
4. Porsche 3.6-litre Turbo (911 Turbo, 911 S Turbo GT2)
5. Porsche 3.8-litros flat-six (911)
6. Porsche 3.4-litre flat six DI (Boxster, Boxster Spyder, Cayman S)
Acima dos 4 litros:
1. Mercedes-AMG 6.2-litros (C 63 AMG, S 63 AMG, SL 63 AMG, CL 63 AMG, E 63 AMG, CLS 63 AMG, ML 63 AMG)
2. Ferrari 4.5-litre V8 (458 Italia)
3. Jaguar 5-litros V8 Supercharged (XF, XK)
4. BMW M 5-litre V10 (M5, M6)
5. BMW 4.4-litre DI Turbo (550i, 750i, X5, X6)
6. Porsche 4.8-litre Turbo V8 (Panamera, Cayenne)
A Fiat conquistou o prémio na categoria do melhor motor lançado no último ano - Best New Engine of the Year -, com o 1.4 MultiAir Turbo a gasolina, superando o imponente V8 de 4,5 litros do Ferrari California e o 1.2 TSi da Volkswagen.
A tecnologia híbrida do Prius, nomedamente o motor 1.8 deu à Toyota o título dedo motor «verde» do ano, superando o motor 1.4 MultiAir da Fiat e o 1.4 TSi da Volkswagen, enquanto o V8 de 6,2 litros da Mercedes-AMG foi o melhor no melhor «Best performance engine».
Pelo quarto ano consecutivo, o «mil» que equipa modelos como Toyota Aygo, Yaris, Peugeot 107 e Citroen C1 venceu a categoria que elege o melhor motor abaixo dos 1,0 litros.
Na categoria acima (1.0 a 1,4 litros), a vitória foi uma vez mais para o 1.4 TSi da Volkswagen. Entre os 1,4 a 1,8 litros, a vitória voltou a sorriu – também pela quarta vez consecutiva - ao motor a gasolina 1.6 Turbo de Injecção Directa concebido em cooperação com o Grupo BMW que equipa modelos como o Peugeot 207/308 e o Mini Cooper.
O motor biturbo diesel de 2 litros da BMW que anima o 123d, foi o vencedor da categoria respeitante aos motores entre 1,8 e 2 litros, batendo o 2.0 TFSi da Volkswagen.
Na categoria entre 2 e 2,5 litros, a Audi venceu com o 2.5 a gasolina com 340cv estreado no TT-RS.
A BMW voltou a levou a melhor nas duas categorias seguintes, com o biturbo de 3 litros a gasolina, motor que equipa, entre outros, os 335i, Z4, X6, na categoria entre os 2.5 e 3 litros; e o V8 atmosférico de 4 litros do M3 na categoria entre os 3 e os 4 litros de cilindrada.
Acima dos 4 litros de cilindrada, a vitória «sorriu» ao V8 de 6,2 litros da Mercedes que dá «vida» a grande maioria dos modelos preparados pela divisão desportiva da marca alemã, a AMG.
A lista dos vencedores da 12ª edição do «International Engine of the Year Awards»:
International Engine of the Year 2010:
1. Volkswagen 1.4-litre TSI Twincharger (VW Golf, Scirocco, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
2. BMW 3-litre DI Twin Turbo (135i, 335i, 535i, X5 35i, X6 35i, Z4)
3. Mercedes-AMG 6.2-litre (C 63 AMG, S 63 AMG, SL 63 AMG, CL 63 AMG, E 63 AMG, CLS 63 AMG, ML 63 AMG)
4. BMW Diesel 2-litre Twin Turbo (123d, X1 23d)
5. BMW M 4-litre V8 (M3)
6. Audi 2.5-litre five-cylinder turbo (Audi TT RS)
7. BMW-PSA 1.6-litre Turbo (MINI Cooper S, Clubman Cooper S, Peugeot 207, 308, MINI JCW, Clubman JCW)
8. Toyota 1-litre (Aygo, IQ, Yaris/Vitz, Citroën C1, Peugeot 107, Subaru Justy)
Best New Engine of the Year:
1. Fiat 1.4-litre MultiAir Turbo (Alfa MiTo, Giulietta)
2. Ferrari 4.5-litre V8 (458 Italia)
3. Volkswagen 1.2-litre TSI (VW Polo, Golf, Seat Ibiza ST, Škoda Octavia, Yeti)
4. Mercedes-Benz 4-litre Hybrid (S400)
5. VW 3-litre TSI Hybrid (VW Touareg, Porsche Cayenne)
6. BMW 4.4-litre V8 (X5 M, X6 M)
Green Engine of the Year:
1. Toyota hybrid 1.8-litre (Prius, Auris)
2. Fiat 1.4-litre MultiAir Turbo (Alfa MiTo Giulietta)
3. Volkswagen 1.4-litre TSI Twincharger (VW Golf, Scirocco, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
4. BMW Diesel 2-litre Twin Turbo (123d, X1 23d)
5. Honda hybrid 1.3-litre (Insight, Civic)
6. Mercedes-Benz Diesel 2.1-litre (C-Class, E-Class)
Best Performance Engine:
1. Mercedes-AMG 6.2-litros (CLK, S, SL, CL, CLS, ML)
2. Porsche 3.8-litre flat six (GT3, 911 GT3 RS)
3. BMW 3-litre DI Twin Turbo (135i, 335i, 535i, X5 35i,X6 35i, Z4)
3. Ferrari 6-litre V12 (599 GTB)
5. Nissan 3.8-litre Twin Turbo (GT-R)
6. BMW 4.4-litre V8 (X5 M, X6 M)
Abaixo de 1 litro:
1. Toyota 1-litre three-cylinder (Toyota Aygo, IQ, Yaris/Vitz, Citroën C1, Peugeot 107, Subaru Justy)
2. Smart Diesel 799cc (Smart Fortwo)
3. Mitsubishi 999cc three-cylinder Turbo (Smart Fortwo)
4. Opel 1-litre three-cylinder Twinport (Opel Agila, Corsa, Suzuki Alto, Splash)
5. Mitsubishi 999cc three-cylinder (Smart Fortwo)
6. Kia 1-litre four-cylinder (Picanto)
Entre 1 litro e 1.4 litros:
1. Volkswagen 1.4-litro TSI Twincharger (Golf, Golf Variant, Scirocco, Eos, Jetta, Touran, Tiguan, Seat Ibiza Cupra)
2. Fiat 1.4-litre MultiAir Turbo (Alfa MiTo, Giulietta)
3. Volkswagen 1.4-litre TSI Turbo (VW Golf, Scirocco, Jetta, Skoda Superb, Octavia, Audi A1, Audi A3, Seat Leon, Altea/XL)
4. Volkswagen 1.2-litre TSI (VW Polo, Golf, Seat Ibiza ST, Skoda Octavia, Skoda Yeti)
5. Honda Hybrid 1.3-litre (Insight, Civic)
6. Fiat 1.4-litre Turbo (Fiat Punto Evo, Abarth 500, Abarth Grande Punto, Bravo, Linea, Lancia Delta, Alfa Romeo Mito, Giulietta)
Entre 1,4 litros e 1.8 litros:
1. BMW-PSA 1.6-litro Turbo (Mini Cooper S, Clubman, Peugeot 207, 308)
2. Toyota Hybrid 1.8-litre (Prius, Auris)
3. Audi 1.8-litro TFSI (Audi A4, A3, A5, TT, Seat León, Altea, Toledo, Skoda Octavia, Superb, VW Passat)
4. Mercedes-Benz 1.8-litro turbo (BlueEfficiency E-Class)
5. Alfa Romeo 1.7-litre DI Turbo (159, Brera, Spider, Giulietta)
6. Volkswagen 1.6-litre TDi (VW Polo, Jetta, Passat, Audi A3, Seat Ibiza, Seat Leon, Altea/XL/Freetrack)
Entre 1,8 litros e 2 litros:
1. BMW 2-litre Twin Turbo Diesel (123d, X1 23d)
2. Audi 2-litre four-cylinder TFSI (Audi A4, A4 Allroad, A5, A5 Sportback, A6, Q5, S3, VW Scirocco, Jetta, Passat, Tiguan, Golf, Seat Leon, Cupra R, Exeo, Skoda Octavia RS)
3. Audi 2-litre four-cylinder TFSI (Audi TT, VW Eos, Golf, Seat Leon, FR/Cupra, Seat Altea/XL/Freetrack)
4. Honda 2-litre four-cylinder i-VTEC (Civic Type-R)
5. Mitsubishi 2-litre Turbo (Evo, Lancer)
6. Subaru 2-litre Diesel (Impreza, Outlook, Forester, Legacy)
Entre 2 litros e 2,5 litros:
1. Audi 2.5-litre five-cylinder turbo (Audi TT RS)
2. Mercedes-Benz Diesel 2.1-litre (C-Class, E-Class)
3. Subaru 2.5-litros flat-four Turbo (Forester, Impreza, Legacy)
4. Ford 2.5-litre Hybrid (Ford Fusion Hybrid, Mercury Milan Hybrid)
5. BMW 2.5-litros DI six-cylinder (Z4)
6. Honda Diesel 2.2-litre DTEC (Accord, Accord Type S, CR-V)
Entre 2,5 litros e 3 litros:
1. BMW 3-litros DI Twin Turbo (135, 335, X6, Z4, 730)
2. BMW Diesel 3-litros Twin Turbo (335d, 535d, 635d, X3, X5, X6)
3. Audi 3-litros DI Supercharged (S4)
4. Jaguar/Ford/PSA Diesel 3-litre (Citroën C5, C6, Peugeot 407 Coupe, Jaguar XF, XJ, Range Rover Sport)
5. Porsche 2.9-litre flat-six DI (Boxster, Cayman)
6. Audi/VW 3-litre TDI (Audi A4, A4 Allroad, A5, A5 Sportback, A6, A6 Allroad, Q5, Q7, VW Touareg, Porsche Cayenne)
Entre 3 litros e 4 litros:
1. BMW 4-litros V8 (M3)
2. Porsche 3.8-litre flat six (GT3, 911 GT3 RS)
3. Nissan 3.8-litros Twin Turbo (GT-R)
4. Porsche 3.6-litre Turbo (911 Turbo, 911 S Turbo GT2)
5. Porsche 3.8-litros flat-six (911)
6. Porsche 3.4-litre flat six DI (Boxster, Boxster Spyder, Cayman S)
Acima dos 4 litros:
1. Mercedes-AMG 6.2-litros (C 63 AMG, S 63 AMG, SL 63 AMG, CL 63 AMG, E 63 AMG, CLS 63 AMG, ML 63 AMG)
2. Ferrari 4.5-litre V8 (458 Italia)
3. Jaguar 5-litros V8 Supercharged (XF, XK)
4. BMW M 5-litre V10 (M5, M6)
5. BMW 4.4-litre DI Turbo (550i, 750i, X5, X6)
6. Porsche 4.8-litre Turbo V8 (Panamera, Cayenne)
Comentário