Finalmente um concorrente pra me picar com o meu Clio III 1.2 16V!
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GPL,
eu não quero saber da cilindrada para nada. Haja binário cedo, por volta das 1500 e não há problema algum. Isso da baixa cilindrada é um mito. O que interessa é o binário e a potência, nem que seja um 1.0. E depois temos os consumos que se reflectem positivamente. Ah e tal e põe-se a gás. correcto mas não deixam de ser consumos altos o que não é de todo um exemplo de eficiência.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostGPL,
eu não quero saber da cilindrada para nada. Haja binário cedo, por volta das 1500 e não há problema algum. Isso da baixa cilindrada é um mito. O que interessa é o binário e a potência, nem que seja um 1.0. E depois temos os consumos que se reflectem positivamente. Ah e tal e põe-se a gás. correcto mas não deixam de ser consumos altos o que não é de todo um exemplo de eficiência.
Os gráficos de potência normalmente só se interessam pelos valores após as 1500 rpm, mas o problema é que até atingir essa rotação alguns carros são totalmente inúteis em cidade. E se já sofrem para entrar numa rotunda, sair do semáforo ou coisas assim imagina arrancar numa subida.
A Touran, que já é bem pesada (mais de 1600kgs!!!) como se comporta nesta situação com o 1.2 tsi? É como estar a acelerar e nada acontece, é um peso descomunal para um bloco tão pequeno porque o turbo não permite atingir os mesmos valores de binário desde o ralenti até ao redline, além de andar sempre em esforço.
Analisando a cru, e olhando para os números até parece bom, o problema é espetar com 7 pessoas na touran + bagagens (afinal é um veiculo para levar muita gente não é?).
Não me digas que um 3.0 a gasolina em cidade não era 1000x melhor, pode ser pouco eficiente face ao 1.2 tsi, mas é sempre um motor possante e linear. Os carros não podem andar a água, se o pessoal quer ouvir um bom som do motor, ter força logo desde o arranque, fazer boas acelerações e recuperações o carro tem de gastar alguma coisa.
Na minha opinião 10l aos 100 de gasolina de consumo misto não são nada maus, qual é o problema?
Hoje em dia dizer que gastamos mais de 5 litros aos 100 parece motivo de vergonha...
Simplesmente temos gasolina a apanhar 64% de imposto por litro e vendida a preço de loucos num país onde os ordenados mínimos rondam os 500€.
Se os alemães, ingleses, etc andam a querer poupar e ganham 2 a 3 vezes o que nós ganhamos, o que dizer do nosso caso?
Os automobilistas mantêm esta mama toda, são impostos descomunais e embora a galp seja muito culpada, a culpa do preço é do ISP.
Estava tramado se tinha de andar daqui a pouco num 1.0 tdi para manter esta roubalheira
O pessoal aqui anda espezinhado, quando a gasolina custar 2€ por litro continua tudo na maior e a investir 25000€ num carro poupadinhoEditado pela última vez por GPL; 30 June 2010, 16:45.
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostE se já sofrem para entrar numa rotunda, sair do semáforo ou coisas assim imagina arrancar numa subida.
A Touran, que já é bem pesada (mais de 1600kgs!!!) como se comporta nesta situação com o 1.2 tsi?
Ah, e com este motor a Touran por acaso pesa 1460kg (o que não faz dela leve, mas é bem diferente de "+1600kg").Editado pela última vez por AstonM; 30 June 2010, 17:04.
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Originalmente Colocado por motorHEAD Ver PostNão obstante o que escreveste que é bem verdade, deve ser tão interessante de conduzir em subidas como essa maravilha da volkswagen, lol já tive oportunidade de experimentar e garanto que perfiro um fiesta 1.25 a isso lol
É agora que a vag lança um motor para competir com o velho zetec 1.25 83 cvs vs 1.2 tsi 85 cvs
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E o que é que o Fiesta tem a ver com o Golf?
Que o 1.4 é fraco já está tudo cansado de saber, agora o 1.6 é bom motor, e não faz sentido nenhum comparar o 1.25 com ele, até porque nem são montados em carros minimamente equivalentes.
Quanto aos 83cv do 1.25 vs 85cv do 1.2TSi eu percebo muito bem quando a postura é desonesta.
O 1.2TSi existe com 105cv, onde é que andam os turbinados de baixa cilindrada da Ford?
Será o 1.3 do Ford Anglia que perdurou até ao século XXI, uma coisa recente e económica?...
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Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver PostE o que é que o Fiesta tem a ver com o Golf?
Que o 1.4 é fraco já está tudo cansado de saber, agora o 1.6 é bom motor, e não faz sentido nenhum comparar o 1.25 com ele, até porque nem são montados em carros minimamente equivalentes.
Quanto aos 83cv do 1.25 vs 85cv do 1.2TSi eu percebo muito bem quando a postura é desonesta.
O 1.2TSi existe com 105cv, onde é que andam os turbinados de baixa cilindrada da Ford?
Será o 1.3 do Ford Anglia que perdurou até ao século XXI, uma coisa recente e económica?...
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Originalmente Colocado por AstonM Ver PostSe calhar foi por isso que agora com o MY2011 o Hill Holder passou a ser de série em todos os modelos
Ah, e com este motor a Touran por acaso pesa 1460kg (o que não faz dela leve, mas é bem diferente de "+1600kg").
O hill holder não serve para ajudar a fazer o ponto de embraiagem, ou seja, até o faz praticamente pelo condutor? O problema é o arranque e consequente movimento do carro, penso que nisso o hill holder não irá ajudar em nada.
Quanto ao peso tens razão, vi o da anterior Touran e pesava de facto mais de 1600kgs, foi uma valente redução de peso e não pode ter passado apenas pelo motor.
Eu sei que o motor 1.4 da opel não é exemplo nenhum e a cá de casa, no arranque vê-se bem à rasca para puxar os 1295kg (de livrete) que tem (falo até às 2000rpm). Será que o 1.2 tsi puxa uma touran lotada e com bagagem sem que esta encalhe em cidade? Tenho as mais sérias dúvidas disso...
O caso do golf não é tão grave, mas o da touran...
Fica este vídeo para quem quiser ver:
Super Light Car - Automóveis : sci-tech, hi-tech | euronews
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Os defensores do Golf dizem que o motor serve para o carro.
Os detractores do Golf atacam o automóvel por levar este motorzito.
Afinal o mundo anda ao contrário! Os que falam mal vêem no Golf algo mais do que um carro para cumprir a missão de levar pessoas de A a B, os que não gostam dele defendem que o carro é algo mais do que isso!!
O Golf é apenas mais um carro do povo!
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Sim, tem se notado uma clara aposta novamente nas 8 válvulas quer em diesel como em gasolina.
Já chega de números de cavalos para show off e VDG's para depois no dia a dia andarmos a arrastarmo-nos e efectivamente a acabar por gastar mais, além de não ser nada agradável.
No caso do meu carro é bastante evidente. Prefiro 1000x andar com o meu 156 JTD de 110cv e 8 válvulas do que no de 140 ou 150 cavalos. É mais agradável, menos cansativo, mais económico e satisfaz bastante em termos de velocidade além de lidar muito bem com o peso (carro com 4 pessoas e bagagem).
Foi a corrida aos cavalos, agora é a corrida aos consumos.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostSim, tem se notado uma clara aposta novamente nas 8 válvulas quer em diesel como em gasolina.
Já chega de números de cavalos para show off e VDG's para depois no dia a dia andarmos a arrastarmo-nos e efectivamente a acabar por gastar mais, além de não ser nada agradável.
No caso do meu carro é bastante evidente. Prefiro 1000x andar com o meu 156 JTD de 110cv e 8 válvulas do que no de 140 ou 150 cavalos. É mais agradável, menos cansativo, mais económico e satisfaz bastante em termos de velocidade além de lidar muito bem com o peso (carro com 4 pessoas e bagagem).
Foi a corrida aos cavalos, agora é a corrida aos consumos.
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Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver PostGPL, essa Astra é multiválvulas, o 1.2TSi tem só 2 válvulas por cilindro, o que favorece bastante as baixas.
Tudo bem que tem mais 200cc e pesa menos 50kgs (livrete) mas a diferença é muito notória, longe vai a ideia de que 16v é muito melhor numa utilização quotidiana do que as 8V.
No Brasil recorre-se muito ao fabrico de motores com 8 válvulas, vejam o link
WebMotors - Motor 8 ou 16V: Veja qual é a melhor opção para o seu bolso
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostGPL exageras um bocado, mesmo o 1.3 na astra desde que seja acima das 2.000rpm não tem problemas, e acredito que este motor tambem não vai ter, não será um foguete mas tambem não há-de ser problematico.
O que é que o 1.3 tem a ver com este TSI?
Cilindradas pequenas a gasóleo = "problemas" (geralmente)
Cilindradas pequenas a gasolina = motor normal mais que comprovado...
Ainda há bem pouco tempo era normal haver carros médios com motores 1,2 e 1,3.....
Os fiat 1,2 16v de 86cv andavam bem mesmo nos Bravos e Bravas....
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Olha que os 1.3M-jet de 90cv também andam bem nos Linea
Quanto as baixas...toda a gente dá como exemplo o 1.3m-jet de 90cv. Para todos vocês, agora existe o mesmo motor...com 95cv...e umas baixas decentes.
Um motor pequeno não tem que ter pouco binário em baixas. É tudo uma questão de turbos
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostEu tenho um a gasolina de 8 válvulas, sei bem a diferença em baixas para um de 16v como é o do meu pai
Tudo bem que tem mais 200cc e pesa menos 50kgs (livrete) mas a diferença é muito notória, longe vai a ideia de que 16v é muito melhor numa utilização quotidiana do que as 8V.
No Brasil recorre-se muito ao fabrico de motores com 8 válvulas, vejam o link
WebMotors - Motor 8 ou 16V: Veja qual é a melhor opção para o seu bolso
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostSim, tem se notado uma clara aposta novamente nas 8 válvulas quer em diesel como em gasolina.
Já chega de números de cavalos para show off e VDG's para depois no dia a dia andarmos a arrastarmo-nos e efectivamente a acabar por gastar mais, além de não ser nada agradável.
No caso do meu carro é bastante evidente. Prefiro 1000x andar com o meu 156 JTD de 110cv e 8 válvulas do que no de 140 ou 150 cavalos. É mais agradável, menos cansativo, mais económico e satisfaz bastante em termos de velocidade além de lidar muito bem com o peso (carro com 4 pessoas e bagagem).
Foi a corrida aos cavalos, agora é a corrida aos consumos.
No entanto há excepções ao teu caso, por exemplo quem tem um 2.0 HDI 110cv, e passa para um 2.0 HDI 136cv, só ganha melhorias e não ganha nada de negativo, continua muito linear mas com mais potência.
O mesmo não se passa no teu caso, JTD 110cv VS 140cv
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Originalmente Colocado por simao28 Ver PostO que é que o 1.3 tem a ver com este TSI?
Cilindradas pequenas a gasóleo = "problemas" (geralmente)
Cilindradas pequenas a gasolina = motor normal mais que comprovado...
Ainda há bem pouco tempo era normal haver carros médios com motores 1,2 e 1,3.....
Os fiat 1,2 16v de 86cv andavam bem mesmo nos Bravos e Bravas....
E sim, 82cv no Brava com 1242cc e 16v, andavam mesmo muito bem ! Também porque um Brava pesa 1000 KG ou pouco mais, e tem a potência toda ás 5500 RPM.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão deixa de ser engraçado que, quando uma qualquer marca usa um motor de 8 válvulas, é desactualizado, já não se usa, etc...
Como é a VW, é o futuro, até tem aspectos positivos, melhores baixas....
Eu por mim só compro motores de 16v, mas de preferência, 24v
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostNão deixa de ser engraçado que, quando uma qualquer marca usa um motor de 8 válvulas, é desactualizado, já não se usa, etc...
Como é a VW, é o futuro, até tem aspectos positivos, melhores baixas....
Mas é arcaico? 1.2 de Injecção Directa, Turbo, mesmo com 8 válvulas?
É mentira que os motores de 2 válvulas por cilindro, genericamente, têm melhores baixas que os multiválvulas?
Alguém vende hoje algum 1.2 Turbo, além da Renault e do grupo VW, que apresente 105cv?
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