Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acerca dos tópicos do 1.2 TSI....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Os últimos 1.9TDi nas especificações "eco" vinham um bocado castrados, mas isso é uma opção das marcas, a responsabilidade é exclusiva da caixa de velocidades. No entanto em cidade continuavam muito agradáveis com muita disponibilidade em baixas rotações, o seu ponto forte face ao actual 1.6TDi.

    É interessante que o 1.9 nas especificações "eco" era mais lento e menos disponível nas mudanças mais altas, e com o 1.6TDi está a ocorrer o fenómeno inverso.

    Comentário


      #32
      1.9 tdi ; 1.6 tdi;1.6 hdi(nao encontrei dados para 1.6 hdi 110 caixa de 5v...este motor existiu certo com caixa de 5 certo?)

      0-50- 3,6;3,6
      0-100-11,3;11,8
      0-400m-17,8;18,1
      0-1000m-33,1;33,5

      40-100
      3ª-9,8;10,9
      4ª-16,9;19,6

      60-100
      4ª-9,5;9,9
      5ª-18,7;18,5

      80-120
      5ª-17,2;14,8

      Ou seja...se por um lado perde as acelerações 40-100, aqueles que pedem mais baixas, por outro ganha a 80-120.

      Ou seja...o 1.6 tdi pode ser um pouco mais fraco em baixas, mas até gostava de saber a que rotação equivale aquele aceleração 40-100 em 4ª =O.

      Por outro lado, para velocidades acima de 80, o 1.6 tdi mostra-se muito superior...

      O que retiro daqui é que os escalonamentos são quase de certeza diferentes.

      E o 1.6 tdi será por ventura pior até as 1500-1700 rpm's. Fora disso é igual ou superior.

      Como muitos condutores diesel gostam da faixa 1000-1700rpm's, o 1.9 tdi deve ser efectivamente mais agradável...mas não deverá ser muito melhor como aqui se quer fazer passar muitissimas vezes

      Comentário


        #33
        O 1.9 TDi é efectivamente mais agradável até às 1500rpm. É "à antiga", dá para arrancar à vontade sem acelerador, com jeitinho até em 2ª...

        No 1.6TDi arrancar sem acelerador só em 1ª e com muito cuidado, senão vai abaixo.

        Quanto ao 1.6HDi com caixa de 5, existiu no 307, C4, e penso que também no início do 308, mas em especificações normais, enquanto que actualmente o 1.6TDi nas duas caixas manuais que pode trazer, a 5ª faz 100km-h às 1700 ou 1800rpm, consoante se trate de uma versão "eco" ou não.

        O 307 1.6HDi a 100km-h já vai acima pouco acima das 2000rpm.

        Resumindo: Hoje mandam as caixas mais que os motores, comprarar tempos pouco diz do motor, diz mais da caixa...
        Editado pela última vez por 5k2tbm; 04 July 2010, 10:57.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
          Falando por mim, entre PD e CR vem o PD todos os dias.
          Isso no verão nem podes andar com o vidro aberto...senão a unica musica que ouves é toc toc toc toc xD

          (Por acaso a VW até atenua bem isso por ser uma marca com muita qualidade na insonorização. Quanto ha seat nao sei, mas certamente o teu modelo tambem será bem insonorizado. Gostava de medir o barulho, ao relanti, medido de vidros abertos e dentro do carro, de um antigo leon 1.9 tdi 105, face aos rivais, 1.6 hdi, 1.6 mjet. A mim até o 1.3 mjet me incomoda =/)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
            Os últimos 1.9TDi nas especificações "eco" vinham um bocado castrados, mas isso é uma opção das marcas, a responsabilidade é exclusiva da caixa de velocidades. No entanto em cidade continuavam muito agradáveis com muita disponibilidade em baixas rotações, o seu ponto forte face ao actual 1.6TDi.

            É interessante que o 1.9 nas especificações "eco" era mais lento e menos disponível nas mudanças mais altas, e com o 1.6TDi está a ocorrer o fenómeno inverso.
            Exacto.
            Em 4ª já fiz a experiencia no meu e consigo chegar as 4500rpm a +- 180km/h.
            Em 5ª, para chegar as 3000rpm a direito é preciso mesmo muito espaço. Mas é possível. Fi-lo na A8 que tem rectas intermináveis.
            No entanto as 3000rpm já se circula a vel bastante elevadas.
            E como eu acho que um diesel deve ser bom é em baixas e não em altas...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
              O 1.9 TDi é efectivamente mais agradável até às 1500rpm. É "à antiga", dá para arrancar à vontade sem acelerador, com jeitinho até em 2ª...

              No 1.6TDi arrancar sem acelerador só em 1ª e com muito cuidado, senão vai abaixo.

              Quanto ao 1.6HDi com caixa de 5, existiu no 307, C4, e penso que também no início do 308.
              Pois...é que eu conduzi um 308 hdi caixa de 5 durante 1 semana...e se aquilo so tinha 90cv's...CUIDADO com o de 110 LOL xD

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                Isso no verão nem podes andar com o vidro aberto...senão a unica musica que ouves é toc toc toc toc xD

                (Por acaso a VW até atenua bem isso por ser uma marca com muita qualidade na insonorização. Quanto ha seat nao sei, mas certamente o teu modelo tambem será bem insonorizado. Gostava de medir o barulho, ao relanti, medido de vidros abertos e dentro do carro, de um antigo leon 1.9 tdi 105, face aos rivais, 1.6 hdi, 1.6 mjet. A mim até o 1.3 mjet me incomoda =/)
                Ai não que não posso.
                É como ando sempre... e o barulho não me incomoda nadinha.
                Olha, incomodava-me mais o 1.6 hdi que em aceleração é nojento. Ao relanti o meu é certinho. Parece um relógio.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                  1.9 tdi ; 1.6 tdi;1.6 hdi(nao encontrei dados para 1.6 hdi 110 caixa de 5v...este motor existiu certo com caixa de 5 certo?)

                  0-50- 3,6;3,6
                  0-100-11,3;11,8
                  0-400m-17,8;18,1
                  0-1000m-33,1;33,5

                  40-100
                  3ª-9,8;10,9
                  4ª-16,9;19,6

                  60-100
                  4ª-9,5;9,9
                  5ª-18,7;18,5

                  80-120
                  5ª-17,2;14,8

                  Ou seja...se por um lado perde as acelerações 40-100, aqueles que pedem mais baixas, por outro ganha a 80-120.

                  Ou seja...o 1.6 tdi pode ser um pouco mais fraco em baixas, mas até gostava de saber a que rotação equivale aquele aceleração 40-100 em 4ª =O.

                  Por outro lado, para velocidades acima de 80, o 1.6 tdi mostra-se muito superior...

                  O que retiro daqui é que os escalonamentos são quase de certeza diferentes.

                  E o 1.6 tdi será por ventura pior até as 1500-1700 rpm's. Fora disso é igual ou superior.

                  Como muitos condutores diesel gostam da faixa 1000-1700rpm's, o 1.9 tdi deve ser efectivamente mais agradável...mas não deverá ser muito melhor como aqui se quer fazer passar muitissimas vezes

                  A caixa que equipa o 1.6 é igualzinha á caixa que equipa o meu.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                    Isso no verão nem podes andar com o vidro aberto...senão a unica musica que ouves é toc toc toc toc xD
                    um Homem que é que Homem e que se preze gosta de ouvir um motor a trabalhar, não é estar a acelerar e parecer que tem um 1.2 dentro do capot...


                    o 1.9TDI também não é nenhuma ford trasint com um bater de válvulas que parece uma metralhadora...
                    Editado pela última vez por Crysis; 04 July 2010, 11:13.

                    Comentário


                      #40
                      Consigo preferir o som do meu tdi que dos hdi por exemplo. Acho um som muito estranho.
                      Claro que o melhor é do td5, quando se passa as primeiras rotações parece uma camioneta da carris, lindo!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                        Exacto.
                        Em 4ª já fiz a experiencia no meu e consigo chegar as 4500rpm a +- 180km/h.
                        Em 5ª, para chegar as 3000rpm a direito é preciso mesmo muito espaço. Mas é possível. Fi-lo na A8 que tem rectas intermináveis.
                        No entanto as 3000rpm já se circula a vel bastante elevadas.
                        E como eu acho que um diesel deve ser bom é em baixas e não em altas...

                        Com os 1.9TDi 105, de 5 velocidades, em especificações normais fazes 200km-h um nadinha acima das 4000rpm.

                        Se a caixa dos ecomotive é a mesma dos 1.6TDi, fazes os 200 às 3600 em 5ª?

                        Nos 1.6 Bluemotion os 198 (limitados electronicamente) acontecem às 3400rpm.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          Consigo preferir o som do meu tdi que dos hdi por exemplo. Acho um som muito estranho.
                          Claro que o melhor é do td5, quando se passa as primeiras rotações parece uma camioneta da carris, lindo!
                          o som dos HDI também é do pior que há !!!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                            Com os 1.9TDi 105, de 5 velocidades, em especificações normais fazes 200km-h um nadinha acima das 4000rpm.

                            Se a caixa dos ecomotive é a mesma dos 1.6TDi, fazes os 200 às 3600 em 5ª?

                            Nos 1.6 Bluemotion os 198 (limitados electronicamente) acontecem às 3400rpm.
                            Sim, por aí. Mas das 3000 as 3500 é preciso mto espaço... Mto espaço mesmo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                              1.9 tdi ; 1.6 tdi;1.6 hdi(nao encontrei dados para 1.6 hdi 110 caixa de 5v...este motor existiu certo com caixa de 5 certo?)

                              ...
                              Certo, no C4 vê-se muito disso

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                Sim, por aí. Mas das 3000 as 3500 é preciso mto espaço... Mto espaço mesmo.

                                Se a ideia é andar a fundo e chegar a essa velocidade mais depressa, o mais conveniente é mesmo espremer 4ª até aos 180km-h, e depois meter 5ª.

                                O 1.6TDi como tem melhores altas, desenrasca-se bem até à velocidade em que está limitado. Não chega lá num tiro, mas também não preciso de 10km para o conseguir.

                                No 1.9TDi 105 com especificação normal também sinto que até aos 180 é fácil, depois disso começa a moer e demora a chegar aos 200, e só passa disso com "ajudas".

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  As pessoas não se convencem que o que interessa são as caracteristicas dos motores ( curva de potência) pensam que cilindrada é que é bom.
                                  ainda ontem vi uma conversa de mulher para filha.. a fulana dizia à filha que menos de 2000 de cilindrada deixa o carro a morrer nas subidas

                                  lol

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                    Mais do que o motor a grande novidade é a sua aplicação numa gama alargada de modelos, que veio permitir baixar os preços de acesso a alguns modelos.
                                    O 1.2TCE infelizmente nunca saiu do Clio, já o 1.2 TSI esta a ser introduzido em 4 marcas nos mais variados segmentos, caso dos monovolumes (touran), caso do segmento C e D (Golf e Passat), dos SUV (Yeti), para alem do segmento B.
                                    O 1.2TCE saiu na Scenic, no Megane ou no Koleos? Se tivesse saído falava-se mais dele.
                                    Concordo, em parte. Pode-se acusar a Renault de ter sido conservadora e não querer arriscar ser criticada por incluir em diversas gamas um motor que podesse ser visto como insuficiente para as mesmas. Se fosse a renault, toda a gente teria criticado a opção (veja-se o caso do astra com o 1.3cdti) e não quis ficar mal vista. Como a vw agora está a meter estes motores em tudo quanto é carro, toda a gente acha uma aposta acertada (apesar de ainda há pouco tempo virem falar do 1.9, 2.0 vs 1.6). Com este mote da VW, pode ser que a renault passe a incluir estar motorização nas restantes gamas. Isso não invalida que, antes dos 1.2tsi, a ranault não tivesse já uma solução equivalente.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                      Se a ideia é andar a fundo e chegar a essa velocidade mais depressa, o mais conveniente é mesmo espremer 4ª até aos 180km-h, e depois meter 5ª.

                                      O 1.6TDi como tem melhores altas, desenrasca-se bem até à velocidade em que está limitado. Não chega lá num tiro, mas também não preciso de 10km para o conseguir.

                                      No 1.9TDi 105 com especificação normal também sinto que até aos 180 é fácil, depois disso começa a moer e demora a chegar aos 200, e só passa disso com "ajudas".
                                      Sim. É isso. Partindo de uns 120 em 5ª com a meta nos 200 é muito penoso pq demora mto tempo mesmo a la chegar. E foi isso que fiz da única vez que lá cheguei.
                                      Espremendo a 4ª, acredito que chegue la com mais facilidade, mas nunca tentei.
                                      Agora, aos 180/90, chega com relativa facilidade. Tenho um vídeo no youtube em que fiz esse exercício (120 -180 em 5ª a direito) e demora cerca de 25s, creio eu.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                        o som dos HDI também é do pior que há !!!
                                        Hum?! Pior que o dos 1.9, ou mesmo 1.5dci (que em frio é uma maravilha de se ouvir!)?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                          Concordo, em parte. Pode-se acusar a Renault de ter sido conservadora e não querer arriscar ser criticada por incluir em diversas gamas um motor que podesse ser visto como insuficiente para as mesmas. Se fosse a renault, toda a gente teria criticado a opção (veja-se o caso do astra com o 1.3cdti) e não quis ficar mal vista. Como a vw agora está a meter estes motores em tudo quanto é carro, toda a gente acha uma aposta acertada (apesar de ainda há pouco tempo virem falar do 1.9, 2.0 vs 1.6). Com este mote da VW, pode ser que a renault passe a incluir estar motorização nas restantes gamas. Isso não invalida que, antes dos 1.2tsi, a ranault não tivesse já uma solução equivalente.
                                          o 1.2 TCE de 100 cv´s não equipa apenas o Twingo e o Clio. Também equipa ou equipava o Modus e creio que a Scénic, mas este último modelo já não tenho 100% certeza.

                                          Comentário


                                            #51
                                            O Modus sim, a Scenic não.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Quanto aos 1.2 em carros do segmento C, a mim não me chocam nada, até por não serem nenhuma novidade.

                                              Ao longo da história existiram carros como o Kadett 1.0 e 1.2, Renault 9/11/19 1.2, Peugeot 306 e Citroen ZX 1.1, Fiat Tipo 1.1, Bravo e Stilo 1.2, Astra 1.2, etc...

                                              Todos eles tinham potências na ordem dos 50/60cv, com excepção dos Bravo, Stilo e Astra.

                                              Todos pesavam entre 900 a 1000kg, ou seja, menos 300kg que os Golf actuais, portanto a diferença de cerca de 40 a 50cv deve chegar e sobrar bastante para cobrir a diferença de 300kg...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                Se fosse a renault, toda a gente teria criticado a opção (veja-se o caso do astra com o 1.3cdti) e não quis ficar mal vista.
                                                Isso não é verdade.
                                                A Renault e a Peugeot foram pioneiras em 2001 e 2002 ao serem as primeiras a lançar a moda do downsizing nos motores diesel do segmento C com o 1.5 dci e 1.4hdi e foram um sucesso de vendas.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  A pioneira foi mesmo a Opel com os Kadett 1.5TD em 1990. Seguiu-se a Citroen com os ZX 1.4d e Xsara 1,5d.

                                                  Não falo dos anos 80, porque o standard dos motores diesel no segmento eram os 1.6.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu farto-me de rir com o que aqui vai por causa dos motores, o abaixamento de cilindrada já não é novidade já foi feito à muito tempo mesmo, como nascimento do 1.5dCi e HDI´s, TDCI´s...

                                                    Depois veio para os motores a gasolina de baixa cilindrada turbinados, ou seja, Renault mais uma vez com o TCE de 100cv, mas foi uma aposta mais restrita, que atingiu poucas gamas e que cá em Portugal acabou por ficar no esquecimento e agora veio a melhor coisa do mundo! A ideia da VW


                                                    Um carro para ser conduzido tem de se usar a caixa, seja ele o que for! Ou pensam que aquela maneta é uma coisa para enfeitar? É que têm "medo" de lá mexer comprem AUTO!


                                                    Não foi muito a favor das descidas à parva de cilindrada, acho que conseguíamos completar melhor um motor mantendo a mesma cilindrada e pondo melhorias, se baixando a cilindrada consegue-se em papel ter motores iguais ao de mais cilindrada se pegássemos no que já temos então é que ia ficar melhor.


                                                    Agora com mais baixa cilindrada é preciso recorrer mais a caixa e tentar conduzir onde o binário é máximo, e este novos motores até são bons nisso, pois tem um binário bastante cedo e mais duradouro


                                                    A quem diga mal do 1.6TDI quando com caixa de 5v depois com a DSG dizem que tão a andar num motor a jacto! por isso decidam-se o motor é bom ou é mau? É verdade aquela maneta afinal é para alguma coisa, e implica alguma coisa na condução...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Dano Ver Post

                                                      Depois veio para os motores a gasolina de baixa cilindrada turbinados, ou seja, Renault mais uma vez com o TCE de 100cv, mas foi uma aposta mais restrita, que atingiu poucas gamas e que cá em Portugal acabou por ficar no esquecimento e agora veio a melhor coisa do mundo! A ideia da VW
                                                      Nos anos 80 já havia turbinados de baixa cilindrada... esta "invenção" não tem nem 2 nem 3 anos...

                                                      Agora fazem-se é turbinados de baixa cilindrada com injecção directa, e alguns deles com compressor+turbo. E se a VW ganhou "nome" neste mercado foi precisamente pelos primeiros 1.4TSi que têm compressor+turbo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Exacto.
                                                        Não sei de que ano é, mas a daihatsu, produziu o charade com motor 1.0 turbo 3 cilindros

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                                          Exacto.
                                                          Não sei de que ano é, mas a daihatsu, produziu o charade com motor 1.0 turbo 3 cilindros
                                                          Esse é do final dos 80's/início dos 90's. Mas há mais...

                                                          Tinhas o Lancia Y10 Turbo, que tinha 1049cc e o Inoccenti de Tomaso Turbo que era um 1.0...

                                                          No Japão então há turbinados com 600cc há uma data de anos!

                                                          E mesmo a diesel, a Fiat teve provavelmente o 1º TD de baixa cilindrada, no Fiat Uno.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                            Nos anos 80 já havia turbinados de baixa cilindrada... esta "invenção" não tem nem 2 nem 3 anos...

                                                            Agora fazem-se é turbinados de baixa cilindrada com injecção directa, e alguns deles com compressor+turbo. E se a VW ganhou "nome" neste mercado foi precisamente pelos primeiros 1.4TSi que têm compressor+turbo.
                                                            já que falas-te explica-me qual a diferença de ter ou não compressor? (a diferença óbvia é ter lool) pois pelo que percebi apenas o 1.4tsi de 160cv o possui certo? cumps

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por vwbora Ver Post
                                                              já que falas-te explica-me qual a diferença de ter ou não compressor? (a diferença óbvia é ter lool) pois pelo que percebi apenas o 1.4tsi de 160cv o possui certo? cumps
                                                              Não.

                                                              Os TSi com compressor+turbo são todos os 1.4 a partir dos 140cv.
                                                              O objectivo do compressor é melhorar as baixas rotações, funcionando este desde o relanti, e permitindo usar um turbo maior para as altas rotações, sem o problema do lag.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X