Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ABS - Dùvida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Com o devido respeito: ia chamar-te uma coisa mas acho q já não vale a pena
    Como é q um tipo enterra 5000 contos num carro e depois acha que pode poupar no seguro??? Não percebo.
    Este negócio correu mal desde o início. Quando fui ao BPI para fazer a transferência bancária tinha pouco tempo e a menina perguntou-me se eu queria seguro contra danos próprios. Eu como estava à pressa e ainda a pensar no carro anterior que durou 10 anos sem um sinistro e com seguro danos próprios a comer muito dinheiro disse, timidamente, não. Ela disse-me que o podia fazer a qualquer momento o que acabou por reforçar esse não. Na verdade pensava alterar mas nunca mais me lembrei... Mas não há desculpas. Eu também não me percebo. Foi uma estupidez monumental


    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Esquece lá a oficina de marca: já estás noutra onda. Agora vais ter que ficar com o carro e arranjá-lo. De outra forma estás a perder muito mas muito dinheiro.

    Não percas tempo a ir à marca. Procura por "centros de colisão".

    Boa sorte.
    Centros de Colisão serão oficinas, certo? Mas também aí é um totoloto, não?... A vantagem da Marca é um homem ficar descansado. Mas vamos ver. Se me propuserem um bom negócio eu trago outro carro, até porque necessito desesperadamente de um carro com mudanças automáticas. (O carro anterior a este deixou-me uma dor infernal no pé esquerdo que nunca mais passou.) É pena não se encontrarem no mercado de Usados Leons com mudanças automáticas. Se tivesse quem me compre este carro até ía buscar um à Alemanha.

    Uma outra questão: Se eu vou a andar em Auto-Estrada e um veículo se encontra parado na faixa de rodagem sem sinalização (vulgo triângulo) eu sou culpado por colidir? Não seria antes ele? Ainda para mais semi-atravessado a ocupar na prática duas faixas. Isto é matéria evidente ou escorregadia?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      A essa velocidade e se travaste a fundo é fácil ver se o abs funcionou, de certeza que se falhou deixaste umas belas marcas no chão.

      Quanto ao arranjo a minha opinião é sempre a mesma, se afectou partes da estrutura do carro não vale a pena, como dizes que a frente ficou destruida quase de certeza que afectou.
      Tenho revivido aqueles momentos e a minha recolecção é que nos instantes finais o carro já ía a patinar. Eu tentei bater de frente (ainda tive tempo para pensar em mandar-me para o separador de betão mas tive medo de levantar voo) mas já bati de esguelha e o carro ainda foi raspar com a traseira no betão.

      Quando o polícia me perguntou quais seriam as marcas dos meus pneus na estrada eu apontei para as mais grossas que terminavam no local do impacto mas ele disse-me que essas não podiam ser pois o carro tinha ABS e o ABS não deixava marca.

      Agora penso se aquelas marcas seriam mesmo as minhas e se afinal o ABS se encontrava mesmo deficiente? Se houvesse uma forma de apurar isso era bom.

      Comentário


        #33
        É muito simples. Se o teu carro não tivesse ligado o ABS tinha feito uma chiadeira descomunal. Fez?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          É muito simples. Se o teu carro não tivesse ligado o ABS tinha feito uma chiadeira descomunal. Fez?
          parece que não se lembra muito dos segundos antes do embate.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
            Caros amigos,

            Infelizmente espatifei o meu carrito hoje (Seat Leon II 1.9TDI 105cv, Janeiro de 2010) no Eixo Norte Sul entre o aqueduto das águas livres e a saída para a A5, direcção Lisboa->Almada. Não venho aqui desabafar sobre o meu infortúnio mas sim colocar uma questão sobre o ABS.

            A travagem neste carro de facto nunca me convenceu. Venho do Leon I de 110cv e travava bem melhor. Já para não falar do BMW 320d coupe com o qual este acidente não teria certamente acontecido.

            Uma coisa que estranhei durante estes 6 meses foi em travagens de emergência não ter sentido nunca no pedal de travão aquele tac-tac-tac próprio dos ABS. Pensei que seria um sistema de ABS novo, assim por dizer. Mas hoje em conversa com uma pessoa, esta disse-me que todo o ABS faz esse tac-tac-tac quando o pedal vai ao fundo. Também achei curioso um polícia que lá estava, muito simpático por sinal, ter-me dito que tem um carro igualzinho ao meu e acha que trava muito bem!

            Foi dramático ver aquele acidente (eu choquei num acidente que acabava de acontecer) a uma distância aparentemente razoável e ir com o pé ao fundo e o carro não perder velocidade. Também não senti fugir o carro o que pode indicar que o ABS estava afinal lá. Mas o tac-tac-tac e travar que é bom, nada. (Admito que vinha com velocidade excessiva para a curva em questão, 100, talvez 120km/h no máximo, mas ainda assim acho que tinha livres mais de 100 metros.)

            Então a pergunta é: é possível que o ABS não estivesse a funcionar propriamente? Alguma falha na electrónica, é possível? É possível ainda apurar isso agora, tipo caixa negra de avião?

            Já agora outra pergunta. O carro ficou com a frente toda destruída mas o habitáculo intacto (salvo airbags). Acham que devia arranjar ou trocar? E se arranjar, devia fazê-lo na Marca ou num Mecânico?

            Ah, e estou bem. Sobretudo para quem viu o chão a fugir e a vidinha a andar bem para trás... Não vão em cantigas amigos, andem devagar que num segundo tudo se desfaz. Trabalho de anos desfeitos num segundo. E isto quando corre bem...

            Abraço,
            Paulo-Renato
            Primeira coisa, estás bem, estás vivo, não te aleijaste. Só isto já é óptimo.
            Segundo, velocidade e percepção de velocidade são coisas muitíssimo diferentes. Da mesma forma que distância para parar e parar efectivamente também o são. O que te pareceu uma travagem má, é bem possível que até tenha sido uma travagem excelente. Depende das condições em que foi feita, se demoraste a reagir ou não, etc...O facto do teres saído sem mazelas já leva a crer que o embate terá sido a velocidade moderada porque raras são as vezes a que se embate perto da velocidade a que se circula - ainda bem!
            Terceiro, o ABS só se nota quando se bloqueiam as rodas. Travagens fortes podem ou não bloquear as rodas e portanto é possível que o ABS não tenha actuado ou tenha actuado por breves instantes, pelo menos na fase inicial da travagem. Na fase final, quase que aposto contigo que o pedal até podia estar a gritar que tu não ias notar, a tua atenção estava toda virada para o acidente que estava a ver a acontecer e que já estavas a prever não conseguir evitar.
            Claro que ainda assim é possível que tenha falhado qualquer coisa, mas penso que o problema é a percepção que temos da situação que é sempre condicionada pelos nossos sentidos.

            Em forma de exemplo, se formos a 150 Km/h e ao nosso lado for um carro a 160, ele "vai devagar", se estivermos parados e passar um a 50, parece um foguete. Se travarmos sem nada à frente é uma grande travagem, se for frente a um obstáculo o carro parece que nunca mais pára.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
              eu sou culpado por colidir?
              És culpado. Nós devemos adequar a velocidade de forma a que seja possível parar no espaço livre visível.

              Como não o conseguiste fazer, isso significa que ias em excesso de velocidade.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post


                Centros de Colisão serão oficinas, certo? Mas também aí é um totoloto, não?... A vantagem da Marca é um homem ficar descansado. Mas vamos ver. Se me propuserem um bom negócio eu trago outro carro, até porque necessito desesperadamente de um carro com mudanças automáticas. (O carro anterior a este deixou-me uma dor infernal no pé esquerdo que nunca mais passou.) É pena não se encontrarem no mercado de Usados Leons com mudanças automáticas. Se tivesse quem me compre este carro até ía buscar um à Alemanha.

                Uma outra questão: Se eu vou a andar em Auto-Estrada e um veículo se encontra parado na faixa de rodagem sem sinalização (vulgo triângulo) eu sou culpado por colidir? Não seria antes ele? Ainda para mais semi-atravessado a ocupar na prática duas faixas. Isto é matéria evidente ou escorregadia?
                Centro de colisão é onde as oficinas de marca mandam arranjar os sinistrados. Ora se te dirigires a um, evitas pagar a margem da marca.
                Ng te vai propor um bom negócio para o teu salvado. Toda a gente vai dizer que não vale nada. É a regra nº 1 do comprador de salvados.

                No teu lugar, procurava um centro de colisão ou uma oficina jeitosa em chapa ( devem existir várias na tua zona).

                Penso que a melhor forma de procederes é pagares o "desmancho" numa oficina jeitosa ( ou centro de colisão) e só depois poderás ter uma ideia do custo real da reparação.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  És culpado. Nós devemos adequar a velocidade de forma a que seja possível parar no espaço livre visível.

                  Como não o conseguiste fazer, isso significa que ias em excesso de velocidade.
                  Bem, isso levado ao limite deveriamos todos andar a uns 30km/h*... Ou deveríamos?

                  Mas eu admito-me culpado, pois reconheço velocidade excessiva.

                  *Suposição: Vais na faixa da esquerda a rolar a 100/120 em fila semi-compacta, toda a rolar na boa. De repente o carro à tua frente trava a fundo. Ele não tem luzes de travão e naturalmente não tens hipótese de travar a tempo. Como não conseguiste parar, ías com velocidade excessiva?

                  Comentário


                    #39
                    isso da velocidade excessiva e excesso de velocidade dava pano para mangas

                    Ir num leon a 120 ou 130 não é a mesma coisa que ir num clio 1.2

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                      isso da velocidade excessiva e excesso de velocidade dava pano para mangas

                      Ir num leon a 120 ou 130 não é a mesma coisa que ir num clio 1.2
                      Pois dava! Mas eu não tenho dúvidas que ía com velocidade excessiva. Na altura (antes do acidente) não me parecia, mas quando carreguei no travão pensei "foge, eu venho assim tão depressa?". Não consegui travar num espaço relativamente generoso, logo vinha com excesso de velocidade. Mas isto nem sempre é linear e daí dar pano para mangas.

                      Mas também não é pacífico aquela senhora estar ali parada no meio da estrada quando podia ter seguido contornando a mota caída. Viu a mota, atrapalhou-se, travou e ali ficou. Decerto pensou estar numa estrada secundária. Na altura em que tirei carta reprovava-se por imperícia. Pois bem, imperícia, foi o que foi. Reconheço a minha culpa, mas ela também tem algumas. Se eu estivesse no lugar dela concerteza sentir-me-ia também culpado.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Centro de colisão é onde as oficinas de marca mandam arranjar os sinistrados. Ora se te dirigires a um, evitas pagar a margem da marca.
                        Ng te vai propor um bom negócio para o teu salvado. Toda a gente vai dizer que não vale nada. É a regra nº 1 do comprador de salvados.

                        No teu lugar, procurava um centro de colisão ou uma oficina jeitosa em chapa ( devem existir várias na tua zona).

                        Penso que a melhor forma de procederes é pagares o "desmancho" numa oficina jeitosa ( ou centro de colisão) e só depois poderás ter uma ideia do custo real da reparação.
                        Em breve terei orçamento na Marca. Para já vou atacar por aí. Curioso é um concessionário cobrar Orçamento (em caso de não reparar lá o carro) e outro não cobrar. A olhómetro no primeiro atiram para 15000+€ e no segundo para ~10000€. Outra coisa engraçada é o conceito de Orçamento Aberto. Que é como quem diz, 15000 podem-se transformar em 18000 ou 20000 ou. É aberto pessoal!

                        Em ambos os Concessionários fazem lá a reparação, não enviam para Centros de Colisão. Eu sinceramente estou inclinado para a Marca (alguém já disse que eu era filet mignon para as Marcas ). O descanso não tem preço, por assim dizer. Mas nada é definitivo.

                        Obrigado pela ajuda

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                          Primeira coisa, estás bem, estás vivo, não te aleijaste. Só isto já é óptimo.
                          Segundo, velocidade e percepção de velocidade são coisas muitíssimo diferentes. Da mesma forma que distância para parar e parar efectivamente também o são. O que te pareceu uma travagem má, é bem possível que até tenha sido uma travagem excelente. Depende das condições em que foi feita, se demoraste a reagir ou não, etc...O facto do teres saído sem mazelas já leva a crer que o embate terá sido a velocidade moderada porque raras são as vezes a que se embate perto da velocidade a que se circula - ainda bem!
                          Terceiro, o ABS só se nota quando se bloqueiam as rodas. Travagens fortes podem ou não bloquear as rodas e portanto é possível que o ABS não tenha actuado ou tenha actuado por breves instantes, pelo menos na fase inicial da travagem. Na fase final, quase que aposto contigo que o pedal até podia estar a gritar que tu não ias notar, a tua atenção estava toda virada para o acidente que estava a ver a acontecer e que já estavas a prever não conseguir evitar.
                          Claro que ainda assim é possível que tenha falhado qualquer coisa, mas penso que o problema é a percepção que temos da situação que é sempre condicionada pelos nossos sentidos.

                          Em forma de exemplo, se formos a 150 Km/h e ao nosso lado for um carro a 160, ele "vai devagar", se estivermos parados e passar um a 50, parece um foguete. Se travarmos sem nada à frente é uma grande travagem, se for frente a um obstáculo o carro parece que nunca mais pára.
                          Bom Post sem dúvida! Falas bem quanto à percepção porque afinal também é disso que se trata. Como disse há pouco só me apercebi que ía demasiado depressa quando travei e realizei que ía bater. Lembro-me até de ter ficado furioso comigo mesmo. Até aí ía a velocidade normal, pensava. Rapidamente a minha percepção mudou, portanto.

                          O último exemplo que dás focas os princípios da relatividade, neste caso de velocidade relativa, e de facto assim é o universo.

                          Mas! Mas ainda digo que o carro travava mal! Mesmo antes do acidente, digo. Aliás juntamente com o deficiente Ar Condicionado, o mau escalonamento das mudanças e insuficiente binário era dos pontos que pretendia referir no questionário que nunca cheguei a responder da Millard Brown.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                            Bom Post sem dúvida! Falas bem quanto à percepção porque afinal também é disso que se trata. Como disse há pouco só me apercebi que ía demasiado depressa quando travei e realizei que ía bater. Lembro-me até de ter ficado furioso comigo mesmo. Até aí ía a velocidade normal, pensava. Rapidamente a minha percepção mudou, portanto.

                            O último exemplo que dás focas os princípios da relatividade, neste caso de velocidade relativa, e de facto assim é o universo.

                            Mas! Mas ainda digo que o carro travava mal! Mesmo antes do acidente, digo. Aliás juntamente com o deficiente Ar Condicionado, o mau escalonamento das mudanças e insuficiente binário era dos pontos que pretendia referir no questionário que nunca cheguei a responder da Millard Brown.
                            e que te disseram relativamente a isso na oficina?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                              (alguém já disse que eu era filet mignon para as Marcas ).

                              Obrigado pela ajuda
                              Um real petisco gourmet.
                              Vão rapar-te a carteira então com orçamento em aberto...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                                Bem, isso levado ao limite deveriamos todos andar a uns 30km/h*... Ou deveríamos?

                                Mas eu admito-me culpado, pois reconheço velocidade excessiva.

                                *Suposição: Vais na faixa da esquerda a rolar a 100/120 em fila semi-compacta, toda a rolar na boa. De repente o carro à tua frente trava a fundo. Ele não tem luzes de travão e naturalmente não tens hipótese de travar a tempo. Como não conseguiste parar, ías com velocidade excessiva?
                                Aquela parte do "parar no espaço livre e visível" é mesmo a definição legal do que é a velocidade adequada. É óbvio que para respeitar completamente este princípio, nalgumas situações teríamos que andar muito mas muito devagar.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                  e que te disseram relativamente a isso na oficina?
                                  "Pode ser que dê para ver na centralina". Não se puseram de fora, eles sabem que nem sempre os carros vêm perfeitos (a título de exemplo o meu BMW vinha com o sistema Start/Stop avariado). Quando mandar o carro arranjar vou pedir para verificarem se havia algo de errado com os travões.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Um real petisco gourmet.
                                    Vão rapar-te a carteira então com orçamento em aberto...

                                    Eheh, isso era se eu deixasse! (insert manguito emoticon)

                                    Comentário


                                      #48
                                      O carro tinha ESP correcto?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                                        "Pode ser que dê para ver na centralina". Não se puseram de fora, eles sabem que nem sempre os carros vêm perfeitos (a título de exemplo o meu BMW vinha com o sistema Start/Stop avariado). Quando mandar o carro arranjar vou pedir para verificarem se havia algo de errado com os travões.
                                        eu estava a dizer antes, como te queixavas disso devias ter perguntado na oficina

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post
                                          Bem, isso levado ao limite deveriamos todos andar a uns 30km/h*... Ou deveríamos?

                                          Mas eu admito-me culpado, pois reconheço velocidade excessiva.

                                          *Suposição: Vais na faixa da esquerda a rolar a 100/120 em fila semi-compacta, toda a rolar na boa. De repente o carro à tua frente trava a fundo. Ele não tem luzes de travão e naturalmente não tens hipótese de travar a tempo. Como não conseguiste parar, ías com velocidade excessiva?
                                          nessa suposição sem duvida que seguias em velocidade excessiva e a culpa do embate era tua.

                                          No caso deste acidente só tens alguma hipótese de por o seguro de um dos outros carros a pagar o arranjo do teu se tiver existido uma invasão da tua faixa de rodagem.

                                          Por exemplo segues na faixa da esquerda e seguem 2 carros na faixa do meio que tem um acidente e em consequência desse acidente um dos carros vai imobilizar-se na faixa da esquerda, acabas por embater no carro que se despistou, ai em teoria a culpa pode ser assacada ao seguro do carro que invadiu a tua faixa de rodagem. (as companhias de seguros é que vão tentar enrolar isso ao máximo)

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X