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O "cordeiro em pele de lobo"

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    Originalmente Colocado por andrecouto01 Ver Post
    ah pois venho, venho... eu gostava de ver esse carro com 5 pessoas, bagagem, e ar-condicionado ao máimo num daqueles dias mesmo de calor infernal a subir a serra da estrela, do marao ou semelhante... deve ser preciso segunda, prego a fundo e fé em deus
    Existem carros e carros e carros que casam bem com jantes maiores e outros que casam melhor com jantes pequenas...

    Não estou a ver o meu Corsa A com jante 15 assim como não vejo o Corsa C da minha namorada com Jante 13 como as minhas...

    Acho e continuo a achar jantes 17'' exagero num Segmento B, depois querem consumos espectaculares nestes carros, já não basta o aumento de peso que estes carros têm somado ultimamente

    Claro que quanto mais arrojado for o look do carro maior vai ser a jante, até pode nem ser bom, mas é regra...

    Abraço

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      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
      Viva, não não estou.

      So estou a falar na relação cilindrada / potência, um carro com um bloco enorme não devia debitar mais cavalos ? Sem dúvida que é um marco da WV, mas a WV não é defacto soberta em motores N/A, já exemplifiquei com outro exemplo para além do Carrado

      A questão é apenas esta: Um bloco deste tamanho, montado num desportivo puro e duro como o Corrado, não devia ser mais potente para um V6 2800 ?

      O mesmo bloco no Golf II VR6 tem 172 cavalos.

      Eu adoro Corrados, acredita, mas não é por causa disso que deixo de ver as coisas como penso que devem ser vistas. São efectivamente poucos cavalos para a cilindrada, assim como a WV em motores atmosféricos é muito sofrível

      Em 1º lugar o Corrado é um 2.9 e o Golf é um 2.8 Só por aí há a diferença de potencia. Havia também o Golf com o 2.9 de 190cv mas só com tracção integral.

      Em 2º lugar, em 1992, um desportivo nada radical como o Corrado ter quase 200cv era muita coisa. Estamos a falar de um altura em que um Delta Integrale ou um Escort Cosworth tinham 210 a 227cv. Um Porsche 911 Carrera tinha 250. Até mesmo um Ferrari 348 tinha "apenas" 295cv.

      A VW podia ir por 2 caminhos: Um 4 cilindros de potencia especifica elevada: e tinha o G60 com o seu 1.8 de 160cv. Ou então por um motor de maior capacidade mas com menos potência especifica mas muito redondo e agradável com força em todos os regimes. Assim pegaram no VR6 de 2.9 litros, apenas de 2 valvulas/cilindro mas com uma disponibilidade tremenda. Para quê 200 ou mais cvs num Corrado? Não fazia sentido. Estamos a falar de um carro que tinha a plataforma de um Golf II.

      Já bem depois disto a BMW usou no Z3 Coupé e Roadster um I6 de 2.8 litros com 193cv. E que delicia de motor.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
        Não é o tamanho de jante que origina aquaplanagem é a largura e 205 não é nenhum exagero nem vai criar diferenças apreciáveis nesse caso porque os utilitários tem muito peso concentrado.

        E sim em piso molhado tem mais aderência, do que se fosse com jante 15 e 185 como muitos acham que é que era bom. Nunca se esquecam que numa medida 205/45R17 existem pneus de melhor qualidade que em perfil bastante mais altos.

        A aquaplanagem não acontece só porque está molhado, acontece quando existem lençóis de agua e 1200kg em 205 não é dramático nem sequer é caso para alarme. Agora 225 das jantes 18 já me parece muito e principalmente pelo conforto que já em jante 17 é reduzido em muitas situações nem imagino com jante 18 e o mesmo diâmetro de roda.

        Não estamos a falar em Clio 1 com larguras de 185 ou até 195 onde apenas temos entre 800/900kg em cima. Nestes casos o perigo de aquaplanagem é facilmente um problema.

        Por exemplo uma C5 com jante 18 tem mais perfil que o meu com jante 17 logo não podemos generalizar e convém saber os pesos perante o rasto e a altura real do perfil.

        Volto a frisar que não estou a falar em potencias de 65cv em 1.2 a gasolina ou até 75cv onde não há binário para puxar esses perfis, um turbo de 90cv gera binário suficiente, alias um 2.0 136cv a gasolina gera o mesmo binário mais tarde.
        Por muito que falem do 1.25mjet 90cv não deixa de ser um motor com uma alma apreciável em media e alta rotação com pouca cilindrada, e até aos 130/140 puxado em rotação aguenta muito bem e isto é suficiente para muita estrada com excepção ás AE que precisa de muita potencia para ser rápido a partir dos 130km/h ou pelo menos a partir dos 150.

        Só acho pouca potencia quando vou para AE, tirando isso anda o suficiente para as distancia de recta que temos em outras estradas e até o limite do que ainda se pode dizer seguro numa interacção com os outros condutores.
        A largura ajuda à aquaplanagem, mas o peso também.
        Porque é que o lotus elise e o mazda mx5 têm pneus estreitos e um comportamento fabuloso?
        Não deixa de ser curioso uns acharem que uma jante 17'' num carro de 90cv não é nada de mais, mas uma de 18 ou 19 num carro de 170cv já é um exagero...

        Comentário


          Viva!

          Parece que a autohoje se deu ao trabalho de colocar os 20 maiores "cordeiros em pele de lobo"

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            Não é sequer um 180 o que já seria ridículo, é mesmo um 160. :D



            Jante 19 para 150cv é totalmente racional. :D

            Comentário


              Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post


              Não é sequer um 180 o que já seria ridículo, é mesmo um 160. :D



              Jante 19 para 150cv é totalmente racional. :D
              Antes fosse 150!!

              Comentário


                Ena, grande desenterranço!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                  Antes fosse 150!!
                  So conheco a versão ti com esse motor mas o senhor doutor nto já cá vem.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                    Antes fosse 150!!
                    Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                    So conheco a versão ti com esse motor mas o senhor doutor nto já cá vem.


                    A diesel, a configuração TI esteve presente no 1.9 de 150cv... no 2.0 de 136cv e 170cv e no 2.4 de 200cv e 210cv.

                    Depois ainda houve as configurações a gasolina... caso do 1.8.TBi de 200cv, 2.2 185cv e 3.2 260cv.
                    Editado pela última vez por nto; 24 July 2019, 22:08.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      A diesel, a configuração TI esteve presente no 1.9 de 150cv... no 2.0 de 136cv e 170cv e no 2.4 de 200cv e 210cv.

                      Depois ainda houve as configurações a gasolina... caso do 1.8.TBi de 200cv, 2.2 185cv e 3.2 260cv.
                      Carros é das coisas que mais gosto desde os meus 10 anos e nunca tinha sabido tal coisa, pensei que fosse tipo o alfa 33 imola que só existiu com o 1.4 a injecao.

                      Tenho na mesma de cavar um buraco para lá me meter mas eu vi os escapes desta em concreto e só tinha uma ponteira por isso não é nada de muito forte.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                        So conheco a versão ti com esse motor mas o senhor doutor nto já cá vem.
                        Pensei que era sobre o Mercedes!

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