Pelo meu CB se tiver mudança engrenada, e sem acelarador, consome 0,0 (teóricamente), se o puser em ponto-morto fica nuns 0.4l/h.
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Descidas, poupança ou não?
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Basicamente a explicação para leigos (e omitindo partes importantes) é a seguinte: quando o carro vai engatado as rodas estão ligadas ao motor, e como as rodas vão em movimento devido a força da gravidade, não é preciso o uso de combustível para manter o motor a trabalhar. Como se a energia que movimenta o carro viesse ao contrário, das rodas para o motor, em vez de ser do motor para as rodas. Quando vai em ponto morto isso já não se verifica, ou seja, as rodas podem rodar o que quiserem que não têm nenhum efeito no motor. Logo é preciso o uso de combustível para manter o motor a trabalhar.
PS: Eu sei que o meu post tem imensos disparates tanto ao nível da física como ao nível da mecânica, mas eu disse que era para leigos!
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Originalmente Colocado por filipee Ver PostBasicamente a explicação para leigos (e omitindo partes importantes) é a seguinte: quando o carro vai engatado as rodas estão ligadas ao motor, e como as rodas vão em movimento devido a força da gravidade, não é preciso o uso de combustível para manter o motor a trabalhar. Como se a energia que movimenta o carro viesse ao contrário, das rodas para o motor, em vez de ser do motor para as rodas. Quando vai em ponto morto isso já não se verifica, ou seja, as rodas podem rodar o que quiserem que não têm nenhum efeito no motor. Logo é preciso o uso de combustível para manter o motor a trabalhar.
PS: Eu sei que o meu post tem imensos disparates tanto ao nível da física como ao nível da mecânica, mas eu disse que era para leigos!
achei clarissimo :P
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Carro sempre engatado nas descidas: faz bem à carteira, aos travões, à segurança e ainda dá para descansar as pernas!
Já agora surgiu uma dúvida: eu no Civic a descer com o carro engatado a luz ECONO fica ligada até às ~2500rpms, depois disso ela desliga.. Ora, indo o carro a consumir 0l não percebo o porquê dela desligar..Editado pela última vez por Traveller99; 08 September 2010, 18:30.
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Em Agosto fiz umas 20 vezes o percurso Lisboa/Cascais e Cascais/Lisboa. Sempre mais ou menos às mesmas horas e em condições de transito ideais.
Como não tinha muita pressa experimentei algumas vezes fazer o percurso usando a técnica de desengatar o motor nas descidas.
Cheguei à conclusão que, no total daquele trajecto, de facto o consumo se reduzia quanto o fazia desengatando o motor nas descidas.
Mas a diferença era muito pequena e fiquei com a sensação que a melhor técnica para reduzir o consumos seria e a de fazer as descidas suaves com o motor desengatado e as descidas acentuadas com ele engatado.
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