«Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda. Eu não lhes invejo o sucesso, mas não nos podemos enfraquecer a nós mesmos». Autobild
Primeiro de tudo peço q não façam disto uma luta VW vs Skoda, nem q destilem os lugares comuns do estilo q quem compra Skoda é mais esperto, que é pobre, etc.
O objectivo deste post é fazer uma reflexão acerca do mercado e pegar neste exemplo como base para analisar outros grupos.
Como dono de um veículo Skoda e amante da filosofia da marca há alguns anos, acho q não é mentira nenhuma afirmar q a Skoda foi uma das marcas q mais cresceu nestes últimos 10 anos, tanto em termos de qualidade como quantidade. Há quem goste, há quem não goste (há q respeitar), mas a verdade é q ano após ano a Skoda vai conquistando mercado e ganhando o respeito dos consumidores, q vêm na marca uma compra fiável e inteligente. Basta procurar na internet e ver q um pouco por todo o mundo e nas mais diversas publicações automóveis de peso q a marca vai sendo premiada pelo seu trabalho e, pasme-se, ganhando imensos comparativos contra carros e marcas q há 10 eram completamente inacessíveis para a marca e modelos Skoda. Falo da Opel, Renault, Ford, etc. Ou seja, o grosso das marcas generalistas. E, inclusive à VW. Mas, e como já referi, não se pretende comparar a dimensão da VW, Ford, Renault, etc, com a Skoda, porque a Skoda é uma subsidiária 100% detida pela VW.
A mim o q me levou a lançar este desafio à malta foram as palavras proferidas à comunicação social pelo CEO da VW, Martin Winterkorn, q a meu ver, são de uma estupidez atroz, mesmo tendo em conta q podem ser realistas do ponto de vista económico.
Acho q é claro para toda a gente (ou pelo menos deveria ser) q não existem "eles" nem "nós", quando a Skoda é 100% propriedade da VW!
Depois dizer "não tenho inveja do sucesso deles", mas "há q manter a rédea curta" é realmente do mais infeliz q li nos últimos últimos vindo dum CEO com a responsabilidade do sr. Martin Winterkorn. Esse tipo de conversas é para se ter aqui no fórum, não na comunicação social.
Já no princípio do ano o mesmo senhor tinha-se mostrado descontente perante a comunicação social (again...) porque a Skoda em 2009 só ganhou 200 milhões de euros, quando várias outras marcas de peso tiveram prejuízos brutais. Aliás, basta olhar para o próprio grupo VW, onde a Seat e Bentley registaram prejuízos avultados (e este ano continuam no mesmo...)... ou seja, já nessa altura ficou no ar q haveria/há um certo desconforto entre as 2 direcções, culminando na "reforma antecipada" do CEO da Skoda... só com 59 anos.
Acho no entanto q se existe desconforto num grupo, relação, equipa, etc as coisas devem ser resolvidas internamente, não através de recados na comunicação social!
Em relação à "rédea curta", parece-me q a Skoda sempre a teve. Não é à toa q qualquer modelo/plataforma/motor/tecnologia é apresentado primeiramente em modelos Audi e Volkswagen e só depois é lançado pela Skoda (as excepções serão o novo 1.2 Tsi e a plataforma PQ24 q o Fabia estreou em 1999). Basta ver q o novo Polo e Ibiza já têm a plataforma PQ25, enquanto o Fabia sofreu um restyling e continua a utilizar a plataforma PQ24 (desde 1999!!!), o q eu acho patético, tendo em conta q nos últimos anos o modelo sempre passou de 200 mil unidades vendidas, tendo o ano passado vendido mais de 260 000 e sendo o 2º modelo mais vendido da Skoda.
Se há competição entre a Skoda e a VW (haverá mesmo, tendo em conta q a VW, Audi e Skoda vendem mais carros todos os anos?), é a VW q deve subir o nível dos seus carros e justificar o seu preço, e não baixar o nível das marcas do seu grupo. Basta ver q mesmo com a plataforma PQ24 o Fabia ganhou o Master Test europeu em q o Polo entrava, e diga-se de passagem, nem será o melhor carro, já q o Polo terá mais condições para isso. Agora o q me parece é q a VW se esqueceu de estudar a lição e fez um aspirante a mini premium q obteve piores classificações em secções como Travagem e Iluminação do q o seu modelo low cost, parâmetros esses onde o Polo deveria ser indiscutivelmente superior ao Fabia. Então mas o senhor Winterkorn quer o quê, q a Skoda faça carros sem luzes e q se trave com o pé para q os modelos VW ganhem os comparativos??? O senhor Winterkorn deveria saber q qualquer bom profissional dá sempre o seu melhor, e independentemente quem ele meter à frente da Skoda essa pessoa vai sempre tentar fazer a empresa crescer e fazer sempre mais e melhor, e não estagná-la. Faz parte da natureza humana.
Depois também fica a pergunta no ar: se a VW fechar a tecnologia à Skoda como é q pensa competir com a Renault, Fiat, Opel, etc? Pensa q ela própria consegue combater todas estas marcas q dentro do seu segmento utilizam tecnologia de ponta? Anda por aqui muita megalomania, digo eu...
Pegando nestes assuntos (havia muito mais para dizer...), e transportando para a realidade dos vários grupos automóveis actuais (sabendo das diferenças q existe em cada grupo), vocês acham q esta situação se passaria num grupo PSA, Hyundai/Kia, Fiat, Renault, etc? A mim parece-me algo de muito pouco alemão não ter uma estratégia bem montada dentro dum grupo com a dimensão do grupo VW e depois andar tudo à trolhada, mas é o q está a transpirar cá para fora...
Primeiro de tudo peço q não façam disto uma luta VW vs Skoda, nem q destilem os lugares comuns do estilo q quem compra Skoda é mais esperto, que é pobre, etc.
O objectivo deste post é fazer uma reflexão acerca do mercado e pegar neste exemplo como base para analisar outros grupos.
Como dono de um veículo Skoda e amante da filosofia da marca há alguns anos, acho q não é mentira nenhuma afirmar q a Skoda foi uma das marcas q mais cresceu nestes últimos 10 anos, tanto em termos de qualidade como quantidade. Há quem goste, há quem não goste (há q respeitar), mas a verdade é q ano após ano a Skoda vai conquistando mercado e ganhando o respeito dos consumidores, q vêm na marca uma compra fiável e inteligente. Basta procurar na internet e ver q um pouco por todo o mundo e nas mais diversas publicações automóveis de peso q a marca vai sendo premiada pelo seu trabalho e, pasme-se, ganhando imensos comparativos contra carros e marcas q há 10 eram completamente inacessíveis para a marca e modelos Skoda. Falo da Opel, Renault, Ford, etc. Ou seja, o grosso das marcas generalistas. E, inclusive à VW. Mas, e como já referi, não se pretende comparar a dimensão da VW, Ford, Renault, etc, com a Skoda, porque a Skoda é uma subsidiária 100% detida pela VW.
A mim o q me levou a lançar este desafio à malta foram as palavras proferidas à comunicação social pelo CEO da VW, Martin Winterkorn, q a meu ver, são de uma estupidez atroz, mesmo tendo em conta q podem ser realistas do ponto de vista económico.
Acho q é claro para toda a gente (ou pelo menos deveria ser) q não existem "eles" nem "nós", quando a Skoda é 100% propriedade da VW!
Depois dizer "não tenho inveja do sucesso deles", mas "há q manter a rédea curta" é realmente do mais infeliz q li nos últimos últimos vindo dum CEO com a responsabilidade do sr. Martin Winterkorn. Esse tipo de conversas é para se ter aqui no fórum, não na comunicação social.
Já no princípio do ano o mesmo senhor tinha-se mostrado descontente perante a comunicação social (again...) porque a Skoda em 2009 só ganhou 200 milhões de euros, quando várias outras marcas de peso tiveram prejuízos brutais. Aliás, basta olhar para o próprio grupo VW, onde a Seat e Bentley registaram prejuízos avultados (e este ano continuam no mesmo...)... ou seja, já nessa altura ficou no ar q haveria/há um certo desconforto entre as 2 direcções, culminando na "reforma antecipada" do CEO da Skoda... só com 59 anos.
Acho no entanto q se existe desconforto num grupo, relação, equipa, etc as coisas devem ser resolvidas internamente, não através de recados na comunicação social!
Em relação à "rédea curta", parece-me q a Skoda sempre a teve. Não é à toa q qualquer modelo/plataforma/motor/tecnologia é apresentado primeiramente em modelos Audi e Volkswagen e só depois é lançado pela Skoda (as excepções serão o novo 1.2 Tsi e a plataforma PQ24 q o Fabia estreou em 1999). Basta ver q o novo Polo e Ibiza já têm a plataforma PQ25, enquanto o Fabia sofreu um restyling e continua a utilizar a plataforma PQ24 (desde 1999!!!), o q eu acho patético, tendo em conta q nos últimos anos o modelo sempre passou de 200 mil unidades vendidas, tendo o ano passado vendido mais de 260 000 e sendo o 2º modelo mais vendido da Skoda.
Se há competição entre a Skoda e a VW (haverá mesmo, tendo em conta q a VW, Audi e Skoda vendem mais carros todos os anos?), é a VW q deve subir o nível dos seus carros e justificar o seu preço, e não baixar o nível das marcas do seu grupo. Basta ver q mesmo com a plataforma PQ24 o Fabia ganhou o Master Test europeu em q o Polo entrava, e diga-se de passagem, nem será o melhor carro, já q o Polo terá mais condições para isso. Agora o q me parece é q a VW se esqueceu de estudar a lição e fez um aspirante a mini premium q obteve piores classificações em secções como Travagem e Iluminação do q o seu modelo low cost, parâmetros esses onde o Polo deveria ser indiscutivelmente superior ao Fabia. Então mas o senhor Winterkorn quer o quê, q a Skoda faça carros sem luzes e q se trave com o pé para q os modelos VW ganhem os comparativos??? O senhor Winterkorn deveria saber q qualquer bom profissional dá sempre o seu melhor, e independentemente quem ele meter à frente da Skoda essa pessoa vai sempre tentar fazer a empresa crescer e fazer sempre mais e melhor, e não estagná-la. Faz parte da natureza humana.
Depois também fica a pergunta no ar: se a VW fechar a tecnologia à Skoda como é q pensa competir com a Renault, Fiat, Opel, etc? Pensa q ela própria consegue combater todas estas marcas q dentro do seu segmento utilizam tecnologia de ponta? Anda por aqui muita megalomania, digo eu...
Pegando nestes assuntos (havia muito mais para dizer...), e transportando para a realidade dos vários grupos automóveis actuais (sabendo das diferenças q existe em cada grupo), vocês acham q esta situação se passaria num grupo PSA, Hyundai/Kia, Fiat, Renault, etc? A mim parece-me algo de muito pouco alemão não ter uma estratégia bem montada dentro dum grupo com a dimensão do grupo VW e depois andar tudo à trolhada, mas é o q está a transpirar cá para fora...
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