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Carro do Ano 2011 - Grande Vencedor -> Nissan Leaf

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    Originalmente Colocado por Tyago Ver Post
    Basta diminuir o preço das baterias. E isso acontecerá com os anos. Daqui por 10 anos tenho 99% de certeza que já existirão carros com o preço dos normais e com baterias com a mesma autonomia de um carro a diesel. É uma questão de tempo. É como os computadores, há 10 anos atrás eram obsoletos comparados com os actuais.
    10 anos? Provavelmente nem os híbridos serão ainda o standard nessa altura.
    Os carros eléctricos nunca irão ser populares e substituir os actuais standards enquanto não proporcionarem o comodismo dos actuais. Principalmente o factor reabastecimento... num carro a gasolina se se ficar sem "sumo" para-se nas próximas bombas e em 2-5min tá pronto a andar. Com um carro eléctrico: nicles, e na melhor das hipóteses recorrendo a um carregador trifásico. Através duma tomada caseira ou outro meio com pouca corrente então é pra esquecer. Isto para não falar dos postos de abastecimento como Galps e afins. É certo que as gasolineiras podem passar a adoptar carregamentos eléctricos, mas... fá-lo-ão já rapidamente e a larga escala? Com os carros a demorarem tanto tempo a carregar? Não me cheira nada.

    E tudo bem que a tecnologia avança, mas em 10 anos não acredito minimamente que as baterias incluídas sirvam para a mesma autonomia que um carro a gasóleo e que demore o mesmo tempo a abastecer.

    Os carros que actualmente fazem sentido são:
    - os híbridos que servem para tudo e cortam mais nas emissões,
    - e os a hidrogénio que em tudo se assemelha aos standards que todos estão habituados (encosta na bomba e siga viagem).

    De resto, os eléctricos vão continuar a ser principalmente carros limitados para quem anda pouco no dia-a-dia, perto de casa e que preferencialmente tenha garagem com box de carregamento instalada. De resto, para os milhões de pessoas que moram em prédios sem garagem nem estacionamento reservado com sistema de carregamento... simplesmente pouco ou nada interessa.

    E não é que a EDP tenha também assim tanta pressa em entrar no negócio, porque se a rede já é o que é com as casas e empresas actuais, então o que será com mais instalação de carregadores trifásicos em parques e o espalhar de carregadores domésticos (que até requerem inspecções prévias para ver se a instalação de casa aguenta)...
    Se já assim as empresas se queixam de micro-cortes e afins que lhes fazem parar as produções, vai ser engraçado de ver o que vai acontecer com estas novas exigências... também tendo em conta que temos andado a tentar não importar energia e a diminuir a produção não-renovável.

    Portanto carros eléctricos ainda têm muito que evoluir antes que se tornem substitutos do que quer que seja. Especialmente no nosso caso nacional.
    Nem entrei no factor "cliente"... nesse aspecto ainda vai demorar mais tempo a ser aceite como standard sólido e viável.

    Comentário


      Os carros eléctricos nunca será o quê?

      Tu tens noção que nos países desenvolvidos da Europa já existem quase tantas estações de carregamento públicas de eléctricos como bombas de gasolina?

      Esta tecnologia está em constante evolução tens noção que até já existem carregadores que carregam os carros em movimento?

      Ainda no outro dia saiu uma noticia que uma empresa alemã descobriu uma tecnologia que coloca as baterias com uma autonomia de 600km e tempo de carregamento em 10 minutos.

      Tal como os computadores se alguém há dez anos dissesse que hoje existiriam pc's com 10x mais capacidade portáteis e mais baratos do que um topo de gama naquela altura, toda a gente duvidava. A Área das tecnologia e da microelectrónica está numa constante e exponencial evolução.

      O motor a conbustão é história, e ainda bem porque é ridículo no Sec XXI a máquina mais utilizada na industria tem uma eficiência de apenas 30%, polui o ambiente e provoca doenças cancerígenas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Tyago Ver Post
        Os carros eléctricos nunca será o quê?

        Tu tens noção que nos países desenvolvidos da Europa já existem quase tantas estações de carregamento públicas de eléctricos como bombas de gasolina?

        Esta tecnologia está em constante evolução tens noção que até já existem carregadores que carregam os carros em movimento?

        Ainda no outro dia saiu uma noticia que uma empresa alemã descobriu uma tecnologia que coloca as baterias com uma autonomia de 600km e tempo de carregamento em 10 minutos.

        Tal como os computadores se alguém há dez anos dissesse que hoje existiriam pc's com 10x mais capacidade portáteis e mais baratos do que um topo de gama naquela altura, toda a gente duvidava. A Área das tecnologia e da microelectrónica está numa constante e exponencial evolução.

        O motor a conbustão é história, e ainda bem porque é ridículo no Sec XXI a máquina mais utilizada na industria tem uma eficiência de apenas 30%, polui o ambiente e provoca doenças cancerígenas.
        Computadores não é a mesma fruta que um carro. Em 6 meses podes ter um hardware a ser substituído num PC, mas um carro não é a mesma coisa... especialmente tendo em conta o investimento e uso em causa. Há preços, custos de evolução e muito mais limitações a ter em conta.
        E mesmo nos PC's tens tecnologias que não são imediatamente acessíveis ao comum dos utilizadores a preços que a façam ser o "standard" indiscutível.
        Não digo que não se chegue lá eventualmente, mas passar a ser o standard em apenas 10 anos? Não acredito mesmo nada disso.

        O Prius híbrido surgiu em 1997 (2004 contando com o mais conhecido por cá) e quantos modelos banais vês em 2010 que sejam híbridos? Ganhou o prémio de carro europeu do ano em 2005 e cinco anos passados quantos mais modelos usam esse sistema como standard ou sequer alternativa viável?

        Essa dos outros países também não serve de muito... noutros países usa-se tipos de combustível como o E85 e outros e isso não quer dizer que seja uma opção que se use a larga escala.

        Sinceramente acho que em 10 anos não vai haver nenhuma mudança de fundo, ainda agora começam a surgir pequenos motores a gasolina com Turbo e os restantes a cumprir as regras de mais baixos níveis de CO2.
        Os carros com motores tradicionais têm uma coisa que os eléctricos não têm: décadas de desenvolvimento e fiabilidade/confiança (q.b.). E ainda: margem para desenvolvimento em termos de emissões, que é a principal questão actualmente.

        A não ser que o barril dispare para os 300$, não vai haver grande pressa em adoptar os eléctricos a larga escala. Os que aparecem agora é mais como aqueles carros que andam sozinhos... é mais para o "look at me, I can do this!"... de resto, vai continuar a haver muitas limitações e cepticismo dos clientes em ver um eléctrico como uma alternativa séria (e é preciso primeiro que os preços/specs sejam sequer decentes e equivalentes aos actuais).

        De resto, ainda temos de passar primeiro por versões híbridas de Fiestas, Polos, Corsas, Golfs, Focus e Astras... que sejam considerados "normais" e que vendam bem durante uns anos, para que se passe depois aos full electric.

        Comentário


          Mas o motor eléctrico está mais do que desenvolvido e tem uma eficácia de 90%. Não tem nada a ver com o ineficiente e arcaico motor a combustão.

          A questão aqui prende-se apenas com as baterias. Por exemplo um Renault Fluence eléctrico é mais barato 5000€ do que o seu irmão 1.5 dCi. Um carro elécrico é muito mais simples a todos os níveis, começando no motor que praticamente não necessita de manutenção, passando pela inexistência de caixa de velocidades, etc..

          A questão são apenas as baterias. E carros com autonomia de 500km, por exemplo o Tesla S, e mais já existem o próprio Leaf tem uma versão de 360km, só que a questão é o preço das mesmas. Mas o preço tende a diminuir conforme vão chegando ao mercado mais carros deste tipo e a concorrência se aperta. Lei básica de economia. Maior concorrência significa menor preço.

          É apenas uma questão de tempo.

          Comentário


            E o vencedor é...

            Nissan Leaf wins COTY 2011 - Autocar.co.uk

            Comentário


              Acho que esta vitória é uma mensagem clara

              Comentário


                Nice...
                AO menos que este prémio sirva para destacar possiveis soluções para o futuro.
                Destaca-se apenas pelo tipo de motorização, apesar de como carro não se destacar em nada em relação ao que já existe.

                Mas, desta vez, considero que a coisa até ficou bem atribuida, apesar de não haver propriamente candidatos fenomenais nos finalistas deste ano.
                Até houve espaço para o Duster

                Comentário


                  Eu penso que o Leaf só ganhou por causa da motorização e, principalmente, para ser um incentivo a outros construtores... Portanto, foi mais uma eleição política do que um valor real.

                  E com tudo isto quem perdeu foi o Giulietta, candidato natural num ano muito fraco em lançamentos excepcionais...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                    Eu penso que o Leaf só ganhou por causa da motorização e, principalmente, para ser um incentivo a outros construtores... Portanto, foi mais uma eleição política do que um valor real.

                    E com tudo isto quem perdeu foi o Giulietta, candidato natural num ano muito fraco em lançamentos excepcionais...
                    Sou da mesma opinião.

                    Comentário


                      Nada que não se esperasse, algo diferente/green tem sempre um forte factor psicológico. Duvido é que seja sucesso de vendas, principalmente em PT, mas isso já são outras contas...
                      De qualquer forma, antes o Leaf do que o Giulietta.

                      Comentário


                        O espanador ainda ficou numa boa posição

                        Comentário


                          Bom lugar do Duster

                          A calar por aqui alguns. Os sapos foram bons?

                          Acho o Leaf um bom vencedor assim como poderia ter sido o Giulietta. Penso que foram de longe as maiores novidades, em conjunto com o Duster.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                            Bom lugar do Duster

                            A calar por aqui alguns. Os sapos foram bons?

                            Acho o Leaf um bom vencedor assim como poderia ter sido o Giulietta. Penso que foram de longe as maiores novidades, em conjunto com o Duster.

                            Tens toda a razão!! quem diria que um clio II passados 12 anos ainda conseguia tirar um lugar destes

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por billas Ver Post
                              Tens toda a razão!! quem diria que um clio II passados 12 anos ainda conseguia tirar um lugar destes
                              Estar na lista final já diz muita coisa...

                              Comentário


                                Alguém me tira uma dúvida?
                                Pelas regras não é obrigatório estar em venda efectiva em pelo menos 5 mercados diferentes para poder ser elegível?
                                Pelo que eu saiba as vendas do Leaf só começam em 2011...
                                Não é isto uma violação das regras?

                                Pelo que sei, houve jurados que deram 0 ao Leaf e outros 10...

                                Com uma disparidade destas é notório que houve muita contestação e a eleição não foi pacifica...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                  Alguém me tira uma dúvida?
                                  Pelas regras não é obrigatório estar em venda efectiva em pelo menos 5 mercados diferentes para poder ser elegível?
                                  Pelo que eu saiba as vendas do Leaf só começam em 2011...
                                  Não é isto uma violação das regras?

                                  Pelo que sei, houve jurados que deram 0 ao Leaf e outros 10...

                                  Com uma disparidade destas é notório que houve muita contestação e a eleição não foi pacifica...
                                  Não existe uma tabela a especificar as pontuações de cada jornalista?

                                  Lembro-me de ver penso que o ano passado uma lista desse género com todas as votações de cada um dos jurados, com nome do jurado e pontuação respectiva. Era engraçado ter acesso a esse tipo de dados este ano também.

                                  Comentário

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