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Nova Lei sobre Tuning a Caminho, mas tudo na mesma

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Papi

    o pessoal do tuning vai todo emigrar? :D

    Foward to... OUT!!!![8D]


    E não é só do tuning...das modificações personalizadas(tipo as americanas) tambem...[:X]

    Comentário


      #32
      As nossas leis sao uma autentica desgraça.
      O artigo que fala sobre as alteracoes, diz que sao proibidas qualquers alteracoes nos veiculos, salvo o que está descriminado no regulamento desse artigo.

      Agora a parte engraçada, esse regulamento nao existe

      Comentário


        #33
        É engraçado falarem dos EUA, porque eu acho muito bem eles terem uma lei mais liberal. Se não fosse por isso provavelmente esta explosão do negocio do tuning nunca tinha acontecido, nós ainda somos muito retrogados nestas novidades, para nós o que interessa é proibir tudo, para eles o que interessa é apoiar os empreendedores e ajudar a desenvolver novos negocios. Claro que há coisas completamente ridiculas que posteriormente são proibidas, mas pensem lá, se a atitude em Portugal fosse essa não estariamos melhor? Vamos ser só mão de obra barata para montar automoveis até sermos conquistados por Espanha?

        Há que começar por algum lado, e a parte estética realmente é o mais inócuo, mas parece-me um avanço muito timido porque de hoje para amanha tou mesmo a ver a sair legislação ainda mais penalizante noutro aspecto qualquer. É dar um passo à frente e dois para trás.. fico à espera para ver.

        Comentário


          #34
          nao se trata de estetica.
          A ESTETICA, O SER BONITO OU FEIO, VARIA DE PESSOA PARA PESSOA.

          a segurança das alteraçoes, sejam esteticas, apenas visiveis ao abrir o capot ou invisiveis sem se desmontar meio carro, essa é que conta.

          enquanto houver dificuldade em alguns entenderem esta diferença FUNDAMENTAL, ou mesmo terem vontade de misturar os conceitos, é natural que estas leis causem polemica e sejam incompreensiveis para alguns.

          infelizmente o que nao falta é provas pelo mundo fora em como leis destas, em conjunto com outras tambem elas acertadas, sao do agrado de TODOS e produzem resultados positivos.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por foo

            É engraçado falarem dos EUA, porque eu acho muito bem eles terem uma lei mais liberal. Se não fosse por isso provavelmente esta explosão do negocio do tuning nunca tinha acontecido, nós ainda somos muito retrogados nestas novidades, para nós o que interessa é proibir tudo, para eles o que interessa é apoiar os empreendedores e ajudar a desenvolver novos negocios. Claro que há coisas completamente ridiculas que posteriormente são proibidas, mas pensem lá, se a atitude em Portugal fosse essa não estariamos melhor? Vamos ser só mão de obra barata para montar automoveis até sermos conquistados por Espanha?

            [^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

            Pensem: não seria muito melhor se espanha conquistasse portugal????

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              nao se trata de estetica.
              A ESTETICA, O SER BONITO OU FEIO, VARIA DE PESSOA PARA PESSOA.

              a segurança das alteraçoes, sejam esteticas, apenas visiveis ao abrir o capot ou invisiveis sem se desmontar meio carro, essa é que conta.

              enquanto houver dificuldade em alguns entenderem esta diferença FUNDAMENTAL, ou mesmo terem vontade de misturar os conceitos, é natural que estas leis causem polemica e sejam incompreensiveis para alguns.

              infelizmente o que nao falta é provas pelo mundo fora em como leis destas, em conjunto com outras tambem elas acertadas, sao do agrado de TODOS e produzem resultados positivos.
              Eu concordo contigo, e pouco me importa se as alterações são bonitas ou feias desde que sejam seguras, não tenho nada a ver com o que os outros gostam. Mas na noticia só falam mesmo em ser mais brandos para com as alterações estéticas. Por isso é que digo, deve ser um passao à frente e dois atrás.

              citação:
              A Direcção Geral de Viação (DGV) está a preparar legislação específica para os carros alterados, ou tuning, de modo a facilitar algumas mudanças nos veículos, mas apenas de natureza estética, como a cor. As alterações estruturais, aquelas que podem influenciar o desempenho dos carros, vão ficar na mesma. Ou seja, os projectos, desenvolvidos por engenheiros mecânicos, continuarão a carecer de aprovação dos fabricantes e da DGV.

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por foo

                É engraçado falarem dos EUA, porque eu acho muito bem eles terem uma lei mais liberal. Se não fosse por isso provavelmente esta explosão do negocio do tuning nunca tinha acontecido, nós ainda somos muito retrogados nestas novidades, para nós o que interessa é proibir tudo, para eles o que interessa é apoiar os empreendedores e ajudar a desenvolver novos negocios. Claro que há coisas completamente ridiculas que posteriormente são proibidas, mas pensem lá, se a atitude em Portugal fosse essa não estariamos melhor? Vamos ser só mão de obra barata para montar automoveis até sermos conquistados por Espanha?

                Há que começar por algum lado, e a parte estética realmente é o mais inócuo, mas parece-me um avanço muito timido porque de hoje para amanha tou mesmo a ver a sair legislação ainda mais penalizante noutro aspecto qualquer. É dar um passo à frente e dois para trás.. fico à espera para ver.
                Também estou de acordo contigo.
                Aliás em alguns países da UE, material que tenha certificado TUV pode ser montado nos carros...Porque não começar por aí?

                Talvez porque as multas entrem para os cofres do estado, enquanto que se o negócio do tuning tivesse um "boom" em Portugal o estado não ganharia muito[8D]..."apenas" os 21% de iva em cada peça que o pessoal comprasse...
                Mas haveriam mais "casas de tuning" e com isso mais oficinas rápidas e além de ser bom para alguns milhares de pessoas que directa ou indirectamente tinham emprego, também seria bom para nós devido à concorrência entre oficinas especializadas.[^][^]


                P.S. - Não grande fan de tuning mas não tenho nada contra quem o faz (desde que bem feito), até porque um dia quando me saisse o euromilhões, gostaria de ter a minha própria oficina...tunig e não-tuning...:D[8D]
                Eu sou mais adepto daqueles carros que por fora não têm grandes alterações, mas a nível de mecânica estão todos alterados...[:I]

                Comentário


                  #38
                  Acho piada á atitude tipica de "tuga" ,o verdadeiro homem dos mil oficios, sabe tudo sobre tudo, e é o eterno amador, esperto, jeitoso, com a mania que sabe.

                  O tuning que implique qq tipo de alteração estrutural, está a ir contra a ficha de homologação do veiculo, exepto se for realizado por quem de facto sabe, tem habilitações para o fazer, e autoridade para isso.

                  O alvará de engº que tanto esforço requereu a muita gente, não é só para pendurar na parede, são pessoas de facto habilitadas tecnicamente e reconhecidas pela sua ordem e pelo estado, pela sua competencia tecnica..

                  Mas parece que o "tuga" tem a mania que percebe de mecanica, ou fisica, tanto ou mais que um engº, e põe-se a fa<er as miaores atrocidades a veiculos, na fé, esperança, crença que de facto melhoraram o que quer que seja.

                  Acho exelente a ideia da consulta a um engº para obter a autorização de modificação de veiculos.

                  Este tipo de iniciativa deveria era ser generalizado a outras actividades porficionais, onde se deve preterir o esperto maniente, por uma pessoa realmente habilitada em qq que seja a area respectiva.

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Foliv




                    Acho exelente a ideia da consulta a um engº para obter a autorização de modificação de veiculos.

                    Este tipo de iniciativa deveria era ser generalizado a outras actividades porficionais, onde se deve preterir o esperto maniente, por uma pessoa realmente habilitada em qq que seja a area respectiva.

                    e €€€€€€€€ ?
                    O estado é que ganha com isso!!!!!!!![8][8][8][8]

                    Comentário


                      #40
                      Como em tudo na vida, os serviços tambem se pagam!

                      Quando se está doente vai-se a um médico a sério, a um reconhecido pela ordem, universidade e estado e não a um chico esperto com a mania que sabe umas coisas mas é mais barato.

                      È caro o médico mas temos garantia de qualidade e de serviço, e se algo corre mal, temos a lei do nosso lado!

                      porque carga de agua deveriamos recorrer a serviços de segunda categoria com os outros serviços que não a saude? por ser mais barato? por o chico esperto saber mais? será que a segurança rodoviaria, e no fundo a nossa vida vale menos que o preço da consulta a um engº=médico?

                      Tal como se reconhece o médico e se recorre a ele como o nosso especialista da saude, há outras profissoes igualemte especialistas, mas em outras areas a que inevitavelmente teremos que recorrer, e os meus requizitos para essas actividades ,são os mesmos que para o medico!

                      Competencia, responçabilidade, qualidade, conhecimento, experiencia, LEGALIDADE.


                      Comentário


                        #41
                        Foliv, discurso muito bonito, mas... pq só neste país é que é preciso isto e aquilo de Engr's e mais papeladas em DGV's, processos morosos, só para colocar umas molas concebidas e testadas pelo fabricante, e que podem ser aplicadas sem qq problemas noutros países, pq têm homologação e certificações?

                        Comentário


                          #42
                          Não sei como é nos outros países, se é necessário a aprovação/projecto de um eng. mecânico ou não, mas acho que essa é sem dúvida a melhor solução.

                          Tudo bem que alguns componentes são concebidos e testados por fabricantes específicamente para serem colocados em certos modelos, mas não te esqueças que podem ser incompatíveis com outras modificações k possas ter feito..
                          Ou então um azeiteiro qualquer querer por 500cv num Fiat Uno sem fazer modificações ao chassis/travões/suspensões/etc..:D

                          Acho que a elaboração de um projecto por um Eng. Mecânico é fundamental, afinal o curso existe para alguma coisa, tal como quando queres fazer obras falas com um eng. civil, e por aí fora...

                          O problema é que cá nem com um projecto feito por um engenheiro vais a lado nenhum, pois o mais provável é a DVG/Marca não autorizar.[xx(]

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Foliv

                            Como em tudo na vida, os serviços tambem se pagam!

                            Quando se está doente vai-se a um médico a sério, a um reconhecido pela ordem, universidade e estado e não a um chico esperto com a mania que sabe umas coisas mas é mais barato.

                            È caro o médico mas temos garantia de qualidade e de serviço, e se algo corre mal, temos a lei do nosso lado!

                            porque carga de agua deveriamos recorrer a serviços de segunda categoria com os outros serviços que não a saude? por ser mais barato? por o chico esperto saber mais? será que a segurança rodoviaria, e no fundo a nossa vida vale menos que o preço da consulta a um engº=médico?

                            Tal como se reconhece o médico e se recorre a ele como o nosso especialista da saude, há outras profissoes igualemte especialistas, mas em outras areas a que inevitavelmente teremos que recorrer, e os meus requizitos para essas actividades ,são os mesmos que para o medico!

                            Competencia, responçabilidade, qualidade, conhecimento, experiencia, LEGALIDADE.


                            legalidade não é sinonimo de qualidade!

                            Comentário


                              #44
                              Então ilegal é sinónimo de qualidade?

                              Ao menos, para algo estar legal teria que cumprir pelo menos alguns requesitos mínimos de segurança...
                              Um eng. não faria um projecto sem qualidade com o perigo de depois ser responsável por um acidente e consequente pela morte de alguém e ver a sua carreira/nome/vida destruidos...

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por bimm€r

                                Não sei como é nos outros países, se é necessário a aprovação/projecto de um eng. mecânico ou não, mas acho que essa é sem dúvida a melhor solução.

                                Tudo bem que alguns componentes são concebidos e testados por fabricantes específicamente para serem colocados em certos modelos, mas não te esqueças que podem ser incompatíveis com outras modificações k possas ter feito..
                                Ou então um azeiteiro qualquer querer por 500cv num Fiat Uno sem fazer modificações ao chassis/travões/suspensões/etc..:D

                                Acho que a elaboração de um projecto por um Eng. Mecânico é fundamental, afinal o curso existe para alguma coisa, tal como quando queres fazer obras falas com um eng. civil, e por aí fora...

                                O problema é que cá nem com um projecto feito por um engenheiro vais a lado nenhum, pois o mais provável é a DVG/Marca não autorizar.[xx(]
                                para que complicar algo que até nem é dificil?

                                porque é que alguns conseguiram elaborar leis simples, perfeitamente logicas, de facil aplicaçao e compreensao por parte de todos, sem qualquer tipo de burocracias e sem quaisquer tipos de polemica?
                                foi milagre? na...nao acredito nisso.

                                existem processos de homologaçao ESPECIAIS, com a tal aprovaçao por um engenheiro e inspecçao, etc....mas é para alteraçoes bem profundas, nao para a suspensao rebaixada com molas especificas e previamente aprovadas.

                                so material de qualidade (SEGURANÇA COMPROVADA) é homologado. é homologado para uma lista de veiculos. material nao homologado nao pode ser usado. material homologado usado num carro que nao consta da lista nao pode circular.

                                eficaz. é isso que é preciso.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por bimm€r

                                  Então ilegal é sinónimo de qualidade?

                                  Ao menos, para algo estar legal teria que cumprir pelo menos alguns requesitos mínimos de segurança...
                                  Um eng. não faria um projecto sem qualidade com o perigo de depois ser responsável por um acidente e consequente pela morte de alguém e ver a sua carreira/nome/vida destruidos...
                                  estou a falar de um ponto de vista geral,da obtenção, não em relação ao registo das modificações. Por ex:

                                  -podes obter doc. rapidamente numa sucata para um carro que não os temilegal mas de qualidade[e rápido]

                                  -podes ir á DGV, pagar um balurdio, esperar muito tempo e ver muitas calinadas e erros administrativoslegal mas sem qualidade


                                  isto é um exemplo. pode haver legalidade com ou sem qualidade e ilegalidade com o sem(o mais provavel) qualidade.



                                  Outro exemplo:

                                  - tv cabo: qualidade para os piratas, não para os clientes que pagam(e muito)




                                  ;)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Exacto, eu concordo, o que eu queria dizer é que devia ser elaborada uma lei simples e eficaz para a modificação de veículos. Para que seja possível legalidade + qualidade ;)

                                    Elise, tens razão.
                                    Como tu disseste, para colocar umas suspensões homologadas não è necessário o engenheiro para nada, mas para preparações mais profundas é necessário um projecto...

                                    O problema é, como separar essas 2 preparações aos olhos da lei?
                                    Como distinguir quais as que precisam de um eng. e as que não?

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por bimm€r

                                      Exacto, eu concordo, o que eu queria dizer é que devia ser elaborada uma lei simples e eficaz para a modificação de veículos. Para que seja possível legalidade + qualidade ;)
                                      ?
                                      sim, é isso!

                                      Comentário


                                        #49
                                        já agora, sobre o exemplo da tvcabo, vai aqui e vÊ a "qualidade":

                                        - http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=81564




                                        cumps e boa noite;)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Boas. Eu acho que seria óptimo podermos contar com um engenheiro Mecânico para avaliar as alterações no carro, mas isso já é possivél o problema é que mesmo assim a dgv dificilmente aceita e os preços claro está são desmesurados.
                                          Mas isto seria para coisas mais complexas, para simples modificações bastaria uma inspecção em que se comprovasse os parametros de segurança do carro.
                                          Porque não fazem isto em vez de criarem multas para o pessoal????
                                          É isto que me revolta, se bem que duvido que hajam muitas alterações que prejudiquem gravemente a segurança dos automoveis, até porque quem os conduz se tiver bom senso nunca quererá um carro inseguro já pensaram nisso???

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                            Boas. Eu acho que seria óptimo podermos contar com um engenheiro Mecânico para avaliar as alterações no carro, mas isso já é possivél o problema é que mesmo assim a dgv dificilmente aceita e os preços claro está são desmesurados.
                                            Mas isto seria para coisas mais complexas, para simples modificações bastaria uma inspecção em que se comprovasse os parametros de segurança do carro.
                                            Porque não fazem isto em vez de criarem multas para o pessoal????
                                            É isto que me revolta, se bem que duvido que hajam muitas alterações que prejudiquem gravemente a segurança dos automoveis, até porque quem os conduz se tiver bom senso nunca quererá um carro inseguro já pensaram nisso???
                                            Bem... há azeiteiros para tudo... :D

                                            Mas de resto concordo 100%

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por bimm€r

                                              citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                              Boas. Eu acho que seria óptimo podermos contar com um engenheiro Mecânico para avaliar as alterações no carro, mas isso já é possivél o problema é que mesmo assim a dgv dificilmente aceita e os preços claro está são desmesurados.
                                              Mas isto seria para coisas mais complexas, para simples modificações bastaria uma inspecção em que se comprovasse os parametros de segurança do carro.
                                              Porque não fazem isto em vez de criarem multas para o pessoal????
                                              É isto que me revolta, se bem que duvido que hajam muitas alterações que prejudiquem gravemente a segurança dos automoveis, até porque quem os conduz se tiver bom senso nunca quererá um carro inseguro já pensaram nisso???
                                              Bem... há azeiteiros para tudo... :D

                                              Mas de resto concordo 100%
                                              :D:D:D

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                                                #53
                                                ena, seleccionem os smiles que se riem e eles ficam com os olhos trocados!






                                                é estúpido eu sei!

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                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por bimm€r

                                                  Exacto, eu concordo, o que eu queria dizer é que devia ser elaborada uma lei simples e eficaz para a modificação de veículos. Para que seja possível legalidade + qualidade ;)

                                                  Elise, tens razão.
                                                  Como tu disseste, para colocar umas suspensões homologadas não è necessário o engenheiro para nada, mas para preparações mais profundas é necessário um projecto...

                                                  O problema é, como separar essas 2 preparações aos olhos da lei?
                                                  Como distinguir quais as que precisam de um eng. e as que não?
                                                  aos olhos da lei alemã, por exemplo, (lei essa que faz parte das tais leis "simples", que poucos se queixam e todos beneficiam) se quiseres colocar material nao homologado para o carro em questao, precisas de fazer uma homologaçao especial, a tal que necessita do engenheiro, etc.

                                                  enquanto colocares material homologado para o carro em questao, apenas precisas de te preocupar em garantir que quem o monta sabe montar.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                    citação:Originalmente colocada por bimm€r

                                                    Exacto, eu concordo, o que eu queria dizer é que devia ser elaborada uma lei simples e eficaz para a modificação de veículos. Para que seja possível legalidade + qualidade ;)

                                                    Elise, tens razão.
                                                    Como tu disseste, para colocar umas suspensões homologadas não è necessário o engenheiro para nada, mas para preparações mais profundas é necessário um projecto...

                                                    O problema é, como separar essas 2 preparações aos olhos da lei?
                                                    Como distinguir quais as que precisam de um eng. e as que não?
                                                    aos olhos da lei alemã, por exemplo, (lei essa que faz parte das tais leis "simples", que poucos se queixam e todos beneficiam) se quiseres colocar material nao homologado para o carro em questao, precisas de fazer uma homologaçao especial, a tal que necessita do engenheiro, etc.

                                                    enquanto colocares material homologado para o carro em questao, apenas precisas de te preocupar em garantir que quem o monta sabe montar.
                                                    [^][^][^][^][^][^]

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