Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como se pode fechar a fabrica da Opel em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Fangio 22 carros por hora

    Comentário


      #32
      citação:Sim, teve coisas boas. Foi nesse regime que mais escolas e barragens se fizeram, por exemplo. Isto são factos.
      Agora essa da suposta democracia é que não percebo. Todos somos chamados a votar com uma regularidade apreciável e aí todos valemos o mesmo: um voto. Vence quem tiver mais votos, se isto não é totalmente democrático...
      numa democracia é suposto todas as forças serem passiveis de ir a votos, não me parece que aqui se passe essa situação. o mesmo se aplica aos candidatos, no fim de x mandatos não podem concorrer. democracia? porque razão tem de se pertencer a algum partido para concorrer a 1º ministro e não só?

      não estou a ver o porquê de tudo o k afirmas.
      os valores de produção estão lá, se os concursos de fornecimento de viaturas fosse publico, democracia, talvez aquilo de que temos medo e acontece talvez não acontecesse.
      por exemplo: quem permite que um presidente de camara compre uma viatura de 100.000€? porque razão é que se gastou esse guito todo num carro que agora ninguem ker nem a metade do preço. porque motivo é que o estado não pode chegar a acordo com a autoeuropa para a compra de 1 viatura para cada camara, tendo por base o preço de custo mais x% ? mas de uma forma publica. durante quanto tempo garantiria a produção? hoje cada camara compra o carro que o sr presidente que, por norma a quem lhe untar as mãos.( falo das mpv, não dos novos fabricados hoje). a nivel de peças se calhar até saia mais barato, dado que em x camaras se preciso fôr temos igual nº de viaturas diferentes.
      Código:
      Não. Quando o Yaris apareceu já a UMM era história.
      Faria mais sentido comprar um Range Rover, Land Rover, etc..
      este caso prova que esses jipes tinham mercado.
      sabes alguma das razões que lavaram ao fecho da produção?
      foi pedida ajuda ao estado para o desenvolvimento de nova viatura. a resposta foi?
      quanto foi DADO á que agora vão embora?
      na nossa democracia seria de conhecimento publico.

      acredito que entendes onde quero chegar.
      nada a qualquer preço.neste momento somos simples refens de toda a
      gente.
      até o governo dos eua empretou guito a creysler(?) com o argimento de que o guito que ia para subs. de desemprego seria envestido. e hoje é o k é. mas eu aki sabia +/- o nº de acções que ficaram na posse do Lee Iaccoca.
      e existencia de uma edp/pt/outras é de uma DEMOCRACIA?
      é possivel criar um equilibrio. com lucros para ambas as partes e sem prejuizo de ninguem.

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por zombi.l

        citação:Sim, teve coisas boas. Foi nesse regime que mais escolas e barragens se fizeram, por exemplo. Isto são factos.
        Agora essa da suposta democracia é que não percebo. Todos somos chamados a votar com uma regularidade apreciável e aí todos valemos o mesmo: um voto. Vence quem tiver mais votos, se isto não é totalmente democrático...
        numa democracia é suposto todas as forças serem passiveis de ir a votos, não me parece que aqui se passe essa situação.
        Como não? Qual é a "força" (como lhe chamas) que não vai a votos? No antigo regime as eleições que houve não foram democráticas, mas hoje em dia isso não se passa.

        citação:
        o mesmo se aplica aos candidatos, no fim de x mandatos não podem concorrer. democracia? porque razão tem de se pertencer a algum partido para concorrer a 1º ministro e não só?
        Isso são as regras, se as mesmas são, ou não, do agrado de certas pessoas é outra coisa que nada tem a ver com democracia. Isso tem a ver com os regimes/leis sob as quais as coisas funcionam. O nosso regime democrático funciona de forma distinta do francês ou do americano, mas nem por isso deixa de ser um regime democrático, apenas tem regras diferentes.

        citação:
        não estou a ver o porquê de tudo o k afirmas.
        os valores de produção estão lá, se os concursos de fornecimento de viaturas fosse publico, democracia, talvez aquilo de que temos medo e acontece talvez não acontecesse.
        O que eu afirmo advém da minha experiência pessoal e profissional. Além de que é puro bom senso tentares maximizar os teus lucros, e quando tens uma percentagem de vendas - e consequentemente de lucro - garantida, vais tentar fazer mais, só que agora não tens de ter margens de lucro mais baixas do que a concorrência, caso ela exista, uma vez que consegues mais vendendo menos.

        citação:
        por exemplo: quem permite que um presidente de camara compre uma viatura de 100.000€? porque razão é que se gastou esse guito todo num carro que agora ninguem ker nem a metade do preço.
        É uma decisão dele ou da autarquia. Existe um plafond que é gerido como a autarquia bem entende.
        Se as pessoas entendem que a autarquia geriu mal esse dinheiro, têm de se queixar e caso nada mude, só têm de aplicar o castigo nas próximas eleições.

        citação:
        porque motivo é que o estado não pode chegar a acordo com a autoeuropa para a compra de 1 viatura para cada camara, tendo por base o preço de custo mais x% ?
        Porque a Autoeuropa ficava com uma posição de vantagem sobre as restantes marcas e fábricas tornando o mercado desigual, deformando a concorrência e penalizando outras possíveis escolhas que até poderiam ser melhores.
        O governo tem de governar, não tem de ser preocupar em andar às compras para as autarquias.

        citação:
        mas de uma forma publica. durante quanto tempo garantiria a produção? hoje cada camara compra o carro que o sr presidente que, por norma a quem lhe untar as mãos.( falo das mpv, não dos novos fabricados hoje). a nivel de peças se calhar até saia mais barato, dado que em x camaras se preciso fôr temos igual nº de viaturas diferentes.
        Os carros, ou qualquer outro tipo de infraestrutura ou recurso, são adquiridos consoante as necessidades e disponibilidade na altura da compra. É como uma empresa, há um plafond que tem de ser gerido. Nem sempre as coisas são bem geridas, mas isso tem de ser dito e reafirmado quando as pessoas vão às urnas.
        Além de que não fico minimamente escandalizado por ver um presidente de uma câmara a andar num Série 5 ou num Classe E novos. Isso passa-se em qualquer parte do mundo civilizado.

        citação:
        Código:
        Não. Quando o Yaris apareceu já a UMM era história.
        Faria mais sentido comprar um Range Rover, Land Rover, etc..
        este caso prova que esses jipes tinham mercado.
        Tenho as minhas dúvidas quanto ao mercado do UMM. Os jipes têm mercado, mas o UMM estava anos luz atrás da concorrência, teria de se virar para mercados menos exigentes e menos apeteciveis economicamente e investir para evoluir. Lembro-me de andar num Toyota de 86 e num UMM de 90, e ambos estavam mais ou menos ao mesmo nível, ou seja, o UMM estava pelo menos 4 anos atrás da concorrência.

        citação:
        sabes alguma das razões que lavaram ao fecho da produção?
        foi pedida ajuda ao estado para o desenvolvimento de nova viatura. a resposta foi?
        quanto foi DADO á que agora vão embora?
        A meu ver a UMM fechou porque não era competitiva. Simplesmente era um projecto que não era economicamente viável. A concorrência era superior e foi a lei da selecção natural que actuou.

        citação:
        na nossa democracia seria de conhecimento publico.
        Voltas a confundir democracia com governação. Além de que a UMM, ou qualquer empresa privada, não tem de dar satisfações públicas da sua gestão e estratégia.

        citação:
        acredito que entendes onde quero chegar.
        nada a qualquer preço.neste momento somos simples refens de toda a
        gente.
        Sinceramente o único local onde te vejo querer chegar é aquela aberrante situação do "estado paizinho" onde o estado tem por obrigação sustentar as empresas. Sou totalmente contra isso. Uma empresa tem de ser forte, viva, economicamente viável, dinâmica, flexivel, tem de gerar lucro, caso contrário de nada serve.

        citação:
        até o governo dos eua empretou guito a creysler(?) com o argimento de que o guito que ia para subs. de desemprego seria envestido. e hoje é o k é. mas eu aki sabia +/- o nº de acções que ficaram na posse do Lee Iaccoca.
        Mas isso sempre aconteceu e vai acontecer. Achas que a Autoeuropa ou a fábrica da Opel na Azambuja instalaram-se em Portugal porquê? Porque o Estado Português deu e garantiu condições, de entre as quais financeiras, para que essas empresas se instalassem no nosso país. E não foram raras as vezes que o Estado Português pegou, ou investiu, em empresas falidas com o mesmo resultado do que descreves nos EUA. Tal só vem reforçar o que disse acima: uma empresa tem de dar lucro, caso contrário de nada serve e deve fechar!

        citação:
        e existencia de uma edp/pt/outras é de uma DEMOCRACIA?
        É. Não é é de um mercado livre e aberto.
        Tens de rever esses teus conceitos, andas a misturar tudo...

        citação:
        é possivel criar um equilibrio. com lucros para ambas as partes e sem prejuizo de ninguem.
        Não acredito. O melhor que conheço até hoje é o mercado livre e aberto, e até esse tem algumas falhas, razão pela qual é necessário ter organismos de controle.
        Se acreditas nesse tal ponto de equilibrio, gostava de ouvir a tua tese/teoria sobre qual é, onde está e como funciona.

        Comentário


          #34
          O Estado não tem que intervir em empresas que ainda por cima não são portuguesas. É certo que estão em jogo muitos postos de trabalho, mas não tantos que que façam alguma diferença na economia. O que faz diferença é os lucros referentes à exportação, visto que mais de 90% dos veículos produzidos em Portugal são para exportação.

          Se a fábrica quando se estabeleceu, teve benefícios com a condição de funcionar durante um determinado tempo e não vai cumprir o contrato, então que seja penalizada, mais que isso não pode ser.

          O país está habituado a tudo ter subsídios, chove tem que haver um subsído, não chove tem de haver outro subsidio. Afinal as empresas e os negócios ou têm pernas para andar ou não.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por LM

            O Estado não tem que intervir em empresas que ainda por cima não são portuguesas. É certo que estão em jogo muitos postos de trabalho, mas não tantos que que façam alguma diferença na economia. O que faz diferença é os lucros referentes à exportação, visto que mais de 90% dos veículos produzidos em Portugal são para exportação.

            Se a fábrica quando se estabeleceu, teve benefícios com a condição de funcionar durante um determinado tempo e não vai cumprir o contrato, então que seja penalizada, mais que isso não pode ser.

            O país está habituado a tudo ter subsídios, chove tem que haver um subsído, não chove tem de haver outro subsidio. Afinal as empresas e os negócios ou têm pernas para andar ou não.
            Nem mais. É isso que tenho vindo a afirmar.

            Comentário


              #36
              ok m6, é parte interessada nesta bela rebaldaria k por aki grassa.

              desculpa, não te kero tirar o ganha pão.

              o governo devia gerir os dinheiros publicos, ciar regras e fiscalizar. nada disto é feito!

              e simplesmente como não tenho grande pachorra para lidar com lobbies, caguei para esses chulos (politicos) todos e quem lhes dá cubertura e faço por me safar como posso.

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por zombi.l

                ok m6, é parte interessada nesta bela rebaldaria k por aki grassa.
                O meu interesse é igual ao de qualquer outro cidadão.

                citação:
                desculpa, não te kero tirar o ganha pão.
                Não vais tirar. A empresa em que trabalho é totalmente portuguesa e nada tem a ver com a indústria automóvel.

                citação:
                o governo devia gerir os dinheiros publicos, ciar regras e fiscalizar. nada disto é feito!
                Isso não é verdade. O governo gere os dinheiros públicos, cria as regras e fiscaliza.
                A forma como o faz é que, inumeras vezes, deixa muito a desejar.
                Mais, existem organismos independentes, como é o caso do Tribunal de Contas (TC), que também fiscalizam. Pena é que o TC não tenha poder executivo de forma a dar valentes talochadas nos incompetentes que por ai andam...

                citação:
                e simplesmente como não tenho grande pachorra para lidar com lobbies, caguei para esses chulos (politicos) todos e quem lhes dá cubertura e faço por me safar como posso.
                É uma estratégia, que pessoalmente acho errada. Quer te estejas, ou não, aborrifar para eles as decisões e acções deles têm impactos directos e indirectos na tua vida.
                Por isso acho que fazes mal em ficar nessa indiferença, pois vejo essa letargia e indiferença como sendo uma das formas que permite que em certas situações a incompetência e os lobbies vinguem em relação às reais necessidades dos cidadãos.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por zombi.l

                  ok m6, é parte interessada nesta bela rebaldaria k por aki grassa.

                  desculpa, não te kero tirar o ganha pão.


                  e simplesmente como não tenho grande pachorra para lidar com lobbies, caguei para esses chulos (politicos) todos e quem lhes dá cubertura e faço por me safar como posso.
                  E qd o argumento acaba..... passa-se ao ataque pessoal.

                  Comentário


                    #39
                    o k kero no fim disto tudo dizer, e acho k está ao alcace de kualker um comprender é, antes estava mal e era favoravel somente para alguns com prejuizo de todos os outro e nada se resolveu.
                    hoje a ***** é a mesma e nada se resolve.
                    são as regras? ok mudem as regras!!!!!!!!!!!!!
                    porra, se p tc não tem poder absolutamente nenhum para ***** nenhuma que se faz?
                    muda-se as regras!!!!
                    100.000€ e não justificar??? não sei como é contigo onde trabalhas, mas onde eu trabalho tenho de justificar muito bem o k gasto, é uma firma internacional e nada tem a ver com carros ou afins.

                    A forma como o faz é que, inumeras vezes, deixa muito a desejar: fazer mal é muitas vezer pior do k não fazer, mas mesmo assim o resultado é sempre o mesmo: nada.

                    antes não se podia falar, hoje pode-se. na pratica onde está a diferença. riem-se e fica como mais lhe convem.
                    vê o k aconteceu no porto com a contrução no parque da cidade, o fdp aprova uns dias antes de sair, ganhou o dele e onde estão as consequencias? nenhuma. a verdade é que vamos todos pagar por direitos " adquiridos", a verdade é que ele tinha perdido as eleições. se no dia 1 das suas presidencias fizerem ***** só eventualmente saiem depois de 4anos.lol
                    vê bem o k se pode fazer. quem dera ter um patrão assim.
                    já alguem explicou o negocio das scut's??? grande negocio!!!!!!!!!!!!!!quanto é k o estado, nós, perdemos????

                    lol. força.
                    quantas vezes é que a empresa muda de priocedimentos assim que se apercebe de que algo não está bem???

                    mas se achas k as regras deste país estão bem...

                    Comentário


                      #40
                      J.R. de certeza?

                      Comentário


                        #41

                        O Governo Português devia era incentivar as compras dos modelos de todos os automoveis produzidos em Portugal, reduzindo o elevadíssimo IA.

                        Comentário


                          #42
                          XXI, mas para isso iam ter de abdicar de muitas mordomias...
                          inaugurações, ir ver a bola á nossa conta, terem casa em lx e mesmo assim serem subsidiados...

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por zombi.l

                            o k kero no fim disto tudo dizer, e acho k está ao alcace de kualker um comprender é, antes estava mal e era favoravel somente para alguns com prejuizo de todos os outro e nada se resolveu.
                            hoje a ***** é a mesma e nada se resolve.
                            são as regras? ok mudem as regras!!!!!!!!!!!!!
                            porra, se p tc não tem poder absolutamente nenhum para ***** nenhuma que se faz?
                            muda-se as regras!!!!
                            100.000#8364; e não justificar??? não sei como é contigo onde trabalhas, mas onde eu trabalho tenho de justificar muito bem o k gasto, é uma firma internacional e nada tem a ver com carros ou afins.

                            A forma como o faz é que, inumeras vezes, deixa muito a desejar: fazer mal é muitas vezer pior do k não fazer, mas mesmo assim o resultado é sempre o mesmo: nada.

                            antes não se podia falar, hoje pode-se. na pratica onde está a diferença. riem-se e fica como mais lhe convem.
                            vê o k aconteceu no porto com a contrução no parque da cidade, o fdp aprova uns dias antes de sair, ganhou o dele e onde estão as consequencias? nenhuma. a verdade é que vamos todos pagar por direitos " adquiridos", a verdade é que ele tinha perdido as eleições. se no dia 1 das suas presidencias fizerem ***** só eventualmente saiem depois de 4anos.lol
                            vê bem o k se pode fazer. quem dera ter um patrão assim.
                            já alguem explicou o negocio das scut's??? grande negocio!!!!!!!!!!!!!!quanto é k o estado, nós, perdemos????

                            lol. força.
                            quantas vezes é que a empresa muda de priocedimentos assim que se apercebe de que algo não está bem???

                            mas se achas k as regras deste país estão bem...

                            Se achas que as regras estão mal porque não as mudas tu?
                            Deixas de te lamentar e passas a intervir na sociedade e a promover as tuas ideias. Se achas que o que dizes é assim tão fácil de comprender de certeza que vais ter apoiantes. A não ser que os políticos, perdão chulos, sejam a maoiria deste país. Ai se calhar talvez seja procurares outro país onde "aches" que isto não aconteça...
                            Os lamentos não mudam nada a pro-actividade talvez.

                            O Estado subsidiar mais pode ser um erro enorme! Já subsidiou-se bastante. Há que promoever e incentivar medidas que tragam desenvolvimento económcio ou tecnológico que traga proveitos futuros.
                            Se a GM e o estado entrarem em acordo para um investimento que dê estabilidade futura garantida, aí acho muito bem.

                            Eu felizmente não vivi em tempos salazaristas. Sei que às custas dele ficamos arredados da europa durante 40 anos e sobrevivemos porque chulavamos as colonias. Grande parte da população vivia miseravelmenete, e talvez vivessem felizes, não sabiam era que podiam ter mais e melhor.
                            A classe alta essa vivia certamente melhor, as unversiddades era um priviliégio até havia uma lei que te obrigava a teres licença para usares esqueiro! Os amigos do senhor tinham fábricas de fósforos...
                            Era este o país que querias?

                            E a liberdade é algo que em tempos de fartura não se dá o devido valor mas é um bem inestimável e de valor incalculável.

                            Comentário


                              #44
                              citação:O Estado subsidiar mais pode ser um erro enorme! Já subsidiou-se bastante. Há que promoever e incentivar medidas que tragam desenvolvimento económcio ou tecnológico que traga proveitos futuros.
                              Se a GM e o estado entrarem em acordo para um investimento que dê estabilidade futura garantida, aí acho muito bem.
                              e k foi que eu disse para alem disso?
                              e se nesse acordo constar o fornecimento de viaturas a preço correcto? é subsidio? então não concordo, mas se o preço do acordo fika dentro dos da concorrencia fabricado sno estrangeiro, porque não?
                              Eu felizmente não vivi em tempos salazaristas. Sei que às custas dele ficamos arredados da europa durante 40 anos e sobrevivemos porque chulavamos as colonias. Grande parte da população vivia miseravelmenete, e talvez vivessem felizes, não sabiam era que podiam ter mais e melhor.
                              A classe alta essa vivia certamente melhor, as unversiddades era um priviliégio até havia uma lei que te obrigava a teres licença para usares esqueiro! Os amigos do senhor tinham fábricas de fósforos...
                              Era este o país que querias?

                              e que altura foi isto que eu disse ou defendi? eu disse que se na altura não estava bem, agora tambem não está.

                              Se achas que as regras estão mal porque não as mudas tu?
                              Deixas de te lamentar e passas a intervir na sociedade e a promover as tuas ideias. Se achas que o que dizes é assim tão fácil de comprender de certeza que vais ter apoiantes. A não ser que os políticos, perdão chulos, sejam a maoiria deste país. Ai se calhar talvez seja procurares outro país onde "aches" que isto não aconteça...
                              Os lamentos não mudam nada a pro-actividade talvez.

                              posso te dizer que já fui expulso de vários sitios por as coisa não estarem a ser feitas como deve ser, só que ia contra os interesses instalados e o zé povo sempre se vergou perante gravatas e senhores doutores de trazer por casa.

                              e em relação ao estado actual, achas que está tudo bem?és um conformado?
                              se achas que não, que é que já fizeste para alterar seja o k fôr.

                              vários governos têem o meu e-mail, por norma por motivos pouco agradaveis.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                o k kero no fim disto tudo dizer, e acho k está ao alcace de kualker um comprender é, antes estava mal e era favoravel somente para alguns com prejuizo de todos os outro e nada se resolveu.
                                hoje a ***** é a mesma e nada se resolve.
                                são as regras? ok mudem as regras!!!!!!!!!!!!!
                                porra, se p tc não tem poder absolutamente nenhum para ***** nenhuma que se faz?
                                Hummm... Podes escrever isso em português? Não tenho a certesa de ter compreendido totalmente o que escreveste.

                                citação:
                                muda-se as regras!!!!
                                100.000€ e não justificar??? não sei como é contigo onde trabalhas, mas onde eu trabalho tenho de justificar muito bem o k gasto, é uma firma internacional e nada tem a ver com carros ou afins.
                                Sim, tens de prestar contas à administração da casa, da mesma forma que uma autarquia tem de prestar contas ao TC. Nada de mais. Mas as autarquias são autónomas na gestão dos seus fundos, por isso, modo geral, não têm de justificar os seus gastos.

                                citação:
                                A forma como o faz é que, inumeras vezes, deixa muito a desejar: fazer mal é muitas vezer pior do k não fazer, mas mesmo assim o resultado é sempre o mesmo: nada.

                                antes não se podia falar, hoje pode-se. na pratica onde está a diferença. riem-se e fica como mais lhe convem.
                                O que tem a liberdade de expressão a ver com a competência? Muito ficam-se a rir, como aconteceu em Felgueiras e Gondomar, porque a maioria das pessoas que lá moram são acéfalas e elegeram quem quizeram. Agora têm de viver com as suas escolhas.
                                O que estou a dizer é simples: as coisas não mudam porque os próprios interessados não querem/fazem a mudança. O poder está nas mãos dos eleitores, e a decisão e responsabilidade de eleger um incompetente é dos eleitores, não da classe política.


                                citação:
                                vê o k aconteceu no porto com a contrução no parque da cidade, o fdp aprova uns dias antes de sair, ganhou o dele e onde estão as consequencias? nenhuma.
                                Errado. Aprovou e levou uma castanhada dos eleitores, ou seja, não volta a repetir a brincadeira e fica o aviso para os senhores que lhe seguiram: armem-se em parvos que vão pelo mesmo caminho.
                                Além disso esse projecto, ou qualquer outro, pode ser travado.

                                citação:
                                a verdade é que vamos todos pagar por direitos " adquiridos", a verdade é que ele tinha perdido as eleições. se no dia 1 das suas presidencias fizerem ***** só eventualmente saiem depois de 4anos.lol
                                Ele foi penalizado pelos eleitores, teve apenas tempo de fazer mais uma das suas... Saiu mal e sabe que ficou queimado e já ninguém o quer gramar...

                                citação:
                                vê bem o k se pode fazer. quem dera ter um patrão assim.
                                já alguem explicou o negocio das scut's??? grande negocio!!!!!!!!!!!!!!quanto é k o estado, nós, perdemos????
                                Assim como? Um tipo que não está interessado na sua empresa mas sim

                                citação:
                                lol. força.
                                quantas vezes é que a empresa muda de priocedimentos assim que se apercebe de que algo não está bem???
                                Depende da empresa: conheço quem mude, conheço que nunca mude e conheço quem mude para voltar ao mesmo...

                                citação:
                                mas se achas k as regras deste país estão bem...
                                Nunca tal afirmei.
                                O que afirmei, e volto a reafirmar, é que o "estado paizinho" não é solução. Uma empresa tem de ser saudável, i.e., tem de gerar lucro, caso contrário deve fechar.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por XXI


                                  O Governo Português devia era incentivar as compras dos modelos de todos os automoveis produzidos em Portugal, reduzindo o elevadíssimo IA.
                                  Discordo. Não pode nem deve fazer isso. Tal acto iria desbalancear a concorrência e ficariamos todos a perder. Já expliquei acima as consequências de tal acto.

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por M6

                                    citação:Originalmente colocada por XXI


                                    O Governo Português devia era incentivar as compras dos modelos de todos os automoveis produzidos em Portugal, reduzindo o elevadíssimo IA.
                                    Discordo. Não pode nem deve fazer isso. Tal acto iria desbalancear a concorrência e ficariamos todos a perder. Já expliquei acima as consequências de tal acto.
                                    Nem pode beneficiar fiscalmente.
                                    Estamos num mercado único.
                                    Senão os Correios Ingleses tb não andavam de Vauxhall Combo produzido na Azambuja.


                                    zombi.l
                                    Certeza??;)
                                    Não vale a pena passar para os pseudo hipotéticos interesses na situação do M6, neste caso;).
                                    Tem uma opinião divergente da tua não implica que esteja a defender um interesse próprio.

                                    Comentário


                                      #48
                                      só gostaria de saber como é que á partida sabemos se alguem é competente para os cargos publico?

                                      é que se não fôr andamos 4 anos a levar com ele, e ele 4 anos a encher-se e depoi vai embora a marimbar-se para as consequencias.

                                      as regras são muitos dubias, de muitas e variadas interpretações e seja qual fôr a acção judicial vai prescrever.
                                      o gajo do porto nem tem durmido. pobre dele.
                                      provavelmenta já tem um tacho num sitio qualquer.
                                      a obra podesse travar, é verdade, mas a que preço e quem vai pagar?
                                      não seria melhor criar regras que não permitissem este tipode situações?
                                      as scuts ao que tudo indica são um negocio ruinoso pra o estado, ms como várias força politicas etiveram envolvidas, deixa para lá é melhor não mexer.
                                      nunca defendi o estado paizinho, talvez um estado pai, justo e transparente.
                                      só entendo que se pode ajudar quem cá investe se tal não implicar prejuizo para o estado.
                                      a nivel de ajudas, que caros usam os países produtores nos organismos de estado?
                                      ainda se lembram da barraca por causa lady di andar de bm?
                                      os correios ingleses compraram as combos a prtugal, já agora fabricam lá algo do genero?
                                      acreditem, todos os paises tentam de todas as formas proteger a sua industria pelos mais variados processos. ainda se lembram que até o governo francês tva metido na corrupção da total?
                                      reafirmo, dado que parece que ainda não perceberam o k digo.
                                      é possivel ajudar sem perjudicar nem o estado nem ninguem, basta haver vontade.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Parece-me que começaram com o tema da fabrica da Azambuja e vão acabar a discutir a Constituição Europeia ou o Tratado das Nações Unidas...

                                        Mas o que é certo é que a cadeia está correcta: o problema da Azambuja deve-se tão somente à economia de mercado global em que Portugal se insere.
                                        Graças a Deus, senão seríamos hoje uma Cuba europeia.

                                        A Opel fecha tal como fecham as fábricas têxteis.
                                        Porque só sabemos fornecer mão-de-obra barata e incentivos fiscais e ao investimento, sem disso retirar partido.

                                        E disse retirar partido, não fazer exigências e contrapartidas.

                                        Portugal actua como o palerma que recebeu umas massas da tia (UE) e se diverte no café a torrar o dinheiro com os amigos em vez de o pôr a render.
                                        A diversão dura enquanto há dinheiro para o entretenimento, depois vão-se os amigos e vem a depressão.

                                        Ao atrair o investimento estrangeiro, o País (e não disse Estado propositadamente, porque as empresas privadas são cumplices na situação) tinha a obrigação de estruturar essa angariação de investimento de forma sustentada, não só no tempo como na amplitude dos efeitos junto do tecido empresarial nacional no longo prazo.

                                        Neste momento, a saída da Opel da Azambuja deixa praticamento zero de mais-valia para o país:
                                        - quem fica com a fábrica? A fábrica da Renault é um exemplo;
                                        - os fornecedores são quase todos espanhois;
                                        - os trabalhadores não têm qualificações que permitam mobilidade de emprego.

                                        As fábricas automoveis em Portugal, à excepção da Auto-Europa (apesar da fragilidade e forte dependência estrangeira dos fornecedores com produção portuguesa), fornecem apenas mão-de-obra.
                                        Não souberam captar centros de desenvolvimento de produto, design, investigação tecnológica ou até uma marca portuguesa de automóveis, que em tempos poderia ter vingado à semelhança da Seat.

                                        É claro que hoje tudo é mais dificil e não tem retorno: a Auto-Europa tem um prazo e a actual "fileira automóvel" de que os Governos tanto se orgulham tem um destino traçado, que não será muito diferente da fileira têxtil.

                                        A oportunidade passou e a solução está em encontrar outras áreas em fase inicial de crescimento do seu ciclo de vida e estruturar a aposta na captação de investimento por forma a não cair nos mesmos erros em que sucessivamente se tem caído.

                                        Se temos fábricas que produziram para as melhores marcas de vestuário do Mundo, porque raio nunca se lembraram de aproveitar a experiência e acesso a fontes de informação privilegiadas para criar concorrentesà altura?
                                        Por falta de massa cinzenta.

                                        Porque os donos das fábricas se preocuparam em passar os dias no café com os amigos em vez de trabalhar arduamente como se não tivessem ganho uma prenda da tia.
                                        Com a conivência dos Governos...

                                        Comentário


                                          #50
                                          GM confirma saída de Portugal a partir de 31 de Outubro

                                          francisco leong / AFP

                                          Opel só ainda não saiu de Portugal porque o Governo pediu tempo "para apresentar alguma solução"


                                          AGeneral Motors (GM) expressou, ontem, aos trabalhadores da Opel, na Azambuja, que mantém a intenção de deslocalizar a produção do Combo, para a fábrica de Saragoça (Espanha) a partir de 31 de Outubro. Numa carta enviada aos representantes sindicais, a que o JN teve acesso, o director-executivo da GM Europa, Gerald Johnson, admite ainda ser necessário avançar com as negociações sobre as futuras indemnizações e compensações.

                                          Desta forma, a multinacional veio dar fundamento à notícia do jornal económico alemão "Handelsblatt", que, na passada segunda-feira, citando fontes da empresa, dava como certo o encerramento da unidade portuguesa já no próximo mês de Outubro.

                                          No documento, Gerald John-son admite que a GM aceitou "o pedido do Governo para prorrogar a decisão final, por forma a que este tenha mais tempo para apresentar alguma solução para ultrapassar a desvantagem competitiva de 500 euros que representa produzir o Combo em Azambuja".

                                          "Consideramos ser prudente iniciar conversações com os representantes dos trabalhadores sobre um programa de compensações justo e socialmente responsável para os empregados", admite, por outro lado, o responsável da empresa.

                                          O director-executivo da GM alerta ainda para a importância de se encetarem os "trabalhos preparatórios sobre os requisitos técnicos relativos à mudança de produção", para existir uma resposta rápida na deslocalização caso as negociações com o Governo não surjam qualquer efeito. Ontem, no Parlamento (ver texto e baixo), o ministro da Economia garantiu que o Governo não vai financiar a produção da Opel. Ou seja a solução para qual parecem apontar os dirigentes da GM não é bem vista pelo Governo.

                                          Por último, Gerald Johson aconselha o fim dos protestos e paralisações na fábrica da Azambuja. "É importante que terminem quaisquer interrupções adicionais ao trabalho, na medida em que só pioram a situação", alerta.

                                          Enquanto os representantes sindicais foram surpreendidos, ontem, pelo comunicado da empresa, uma delegação de trabalhadores reunia-se com eurodeputados de vários partidos, no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, onde deram a conhecer os planos de deslocalização da produção (ver caixa ao lado). Esta sexta-feira decorrerão dois plenários na Opel, onde serão avaliadas novas formas de luta.

                                          Eurode****da proibida

                                          A eurode****da do PCP, Ilda Figueiredo, viu barrada a sua entrada na unidade da Opel, ao princípio da tarde de ontem. A actual vice-presidente da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu não conseguiu reunir com os trabalhadores dentro das instalações fabris, como era sua intenção, e acabou por rumar à sede do sindicato em Vila Franca de Xira, na impossibilidade de o fazer em Azambuja.

                                          Debate chega a Bruxelas

                                          O encerramento da Opel será abordado no próximo plenário do Parlamento Europeu (PE) se a instituição aceitar dois pedidos nesse sentido emanados dos grupos socialista e da esquerda unitária europeia (GUE), foi ontem anunciado em Bruxelas, após dois encontros entre representantes dos trabalhadores da fábrica e deputados europeus.O presidente do segundo maior grupo político (socialista), Martin Schulz, a socialista portuguesa Edite Estrela, Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro (ambos do PCP e membros da GUE) ouviram as queixas dos trabalhadores, comprometendo-se a levantar a questão durante a sessão plenária do PE a decorrer entre 3 e 6 de Julho, em Estrasburgo, França.

                                          Aos trabalhadores portugueses, Martin Schulz disse que vai averiguar junto do Conselho e da Comissão da União Europeia "como é que a GM-Azambuja foi subsidiada e que compromissos foram assumidos", manifestando preocupação com a "aparente estratégia de longo prazo da GM de deslocar a produção para países de fora da União Europeia, como a Rússia e países do Extremo Oriente".

                                          Na mesma linha, Ilda Figueiredo prometeu apresentar uma "pergunta escrita prioritária" à Comissão de Bruxelas e introduzir este assunto na Comissão de Emprego e Assuntos Sociais do PE bem como organizar uma audição pública também no PE.

                                          Nuno Miguel Ropio

                                          In Jornal de Noticias

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por bakaneiro

                                            BOICOTE AOS AUTOMOVEIS DA GM
                                            Da ultima vez que disse o mesmo aqui no forum, boicote a produtos cujas fábricas cessem a produção em Portugal devido a questões "economicistas" ia sendo apedrejado.

                                            Para já estás com sorte.

                                            Mas descansa ainda virão dizer que é perfeitamente normal as empresas fazerem isso, que não obras de caridade ou acção social, que se lucraram 500.000 quando podiam lucrar 510.000 então é perfeitamente compreensivel que mudem para ser competitivas e que isto é a economia de mercado.

                                            Isto tudo para justificar que a grande maioria não está interessada em boicotar coisissima nenhuma porque o problema não os afecta minimamente, é o tal de olhar só para o nosso umbigo quando estamos comodamente a olhar de fora.

                                            Se um dia lhes tocar talvez mudem o disco.

                                            [8)]

                                            Comentário


                                              #52
                                              Como é que fecha? É simples. A fazer carros que avariam ao segundo dia, quem é que os quer comprar!?

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:
                                                Camilo Lourenço - Porque fecha a Azambuja
                                                A fábrica da General Motors na Azambuja, bem "espremida", poderia produzir um máximo de 100 mil veículos por ano. Para ser viável, teria de montar pelo menos 150 mil veículos!

                                                Quem conhece as instalações da Azambuja, sabe que não há hipótese de chegar a esse número, mesmo com novos investimentos.

                                                Depois há os elevados custos de logística, por se encontrar longe de fornecedores e dos principais mercados... Some-se ainda a falta de senso dos sindicatos (vidé o episódio de aumentos no ano passado)... Num cenário destes, nem o grande trunfo da Azambuja, a qualidade dos veículos produzidos, chega para a salvar.

                                                E o plano para eliminar o diferencial de 500 euros (por veículo), entre a Azambuja e outras unidades do grupo? Como acreditar num plano feito por quem, ainda em Março de 2005, fez finca-pé num aumento de 75 euros, mesmo sabendo da péssima situação da GM Europe (com prejuízos monumentais durante quatro anos)?

                                                Mas mesmo que o plano fosse credível, a fábrica só seria competitiva se se aumentasse a produção para os tais 150 mil veículos. E é preciso não esquecer que os custos de produção só pesam entre 10 a 15% no preço total de um veículo.
                                                http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=277729

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Parece que o estado diz que se a Opel sair vai ter de devolver todos os incentivos concedidos pelo estado pois tem contracto com o estado até 2009!

                                                  Se forém à frente com isto, só tenho de dar os parabens ao estado!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por cooperluke

                                                    Parece que o estado diz que se a Opel sair vai ter de devolver todos os incentivos concedidos pelo estado pois tem contracto com o estado até 2009!

                                                    Se forém à frente com isto, só tenho de dar os parabens ao estado!
                                                    Concordo plenamente com isso. Façam devolver os incentivos......

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por GTCC

                                                      citação:Originalmente colocada por cooperluke

                                                      Parece que o estado diz que se a Opel sair vai ter de devolver todos os incentivos concedidos pelo estado pois tem contracto com o estado até 2009!

                                                      Se forém à frente com isto, só tenho de dar os parabens ao estado!
                                                      Concordo plenamente com isso. Façam devolver os incentivos......
                                                      Eles podem devolver os incentivos, mas de certeza que fizeram um estudo e chegaram à conclusão que, mesmo devolvendo o dinheiro, não ficam a perder!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por zombi.l

                                                        só gostaria de saber como é que á partida sabemos se alguem é competente para os cargos publico?

                                                        é que se não fôr andamos 4 anos a levar com ele, e ele 4 anos a encher-se e depoi vai embora a marimbar-se para as consequencias.
                                                        Antes de seres Primeiro Ministro tens de já ter ocupado outros cargos públicos, é sempre um factor de avaliação.
                                                        Além disso essa questão que colocas é a mesma com que uma empresa se depara quando se encontra num processo de contractação. É um risco que se corre. Só que na administração pública tens de levar com ele 4 anos e depois podes mandá-lo embora, e numa empresa as regras são diferentes.

                                                        citação:
                                                        as regras são muitos dubias, de muitas e variadas interpretações e seja qual fôr a acção judicial vai prescrever.
                                                        A competência não tem nada a ver com regras nem acções judiciais, tem a ver com avaliação.

                                                        citação:
                                                        o gajo do porto nem tem durmido. pobre dele.
                                                        provavelmenta já tem um tacho num sitio qualquer.
                                                        a obra podesse travar, é verdade, mas a que preço e quem vai pagar?
                                                        não seria melhor criar regras que não permitissem este tipode situações?
                                                        É óbvio que é melhor criar regras que impessam este tipo de situações. Tenho é uma novidade para ti: não vivemos num mundo perfeito. Quando se detecta que algo está mal, é necessário corrigir.
                                                        É por isso que existem entidades reguladoras, para evitar situações indesejáveis.

                                                        citação:
                                                        as scuts ao que tudo indica são um negocio ruinoso pra o estado, ms como várias força politicas etiveram envolvidas, deixa para lá é melhor não mexer.
                                                        As SCUTs são um cancro sugador de fundos públicos neste país.
                                                        A razão pela qual não se mexe é porque não há tomates para isso. Sim, estou a dizer que os políticos pelos quais tiveram as SCUTs nas mãos são uns cobardes.
                                                        Mas se vires as coisas estão a mudar. Já não se estão a construir SCUTs com o intuito de serem AEs sem custos para o utilizador e as que existem querem-nas matar.

                                                        citação:
                                                        nunca defendi o estado paizinho, talvez um estado pai, justo e transparente.
                                                        Para mim o estado não tem de ser pai. O estado não tem de educar, nem tem de dar raspanetes nem tem de dizer "bom trabalho". O estado tem de ser um gestor, governar e gerir como deve ser.

                                                        citação:
                                                        só entendo que se pode ajudar quem cá investe se tal não implicar prejuizo para o estado.
                                                        Discordo. Há situações em que o estado pode, no curto prazo, ficar prejudicado mas sabe que é um investimento e que no longo prazo o estado, e os cidadãos, vão ficar a ganhar com esse "sacrificio" e investimento. Semear hoje para colher amanhã.

                                                        citação:
                                                        a nivel de ajudas, que caros usam os países produtores nos organismos de estado?
                                                        Basta estares atento aos telejornais. Quando vejo visitas entre chefes de estado ou reportagens relativas à UE não vejo nada abaixo de A6, Séries 5 e por aí adiante.

                                                        citação:
                                                        ainda se lembram da barraca por causa lady di andar de bm?
                                                        Não... Sinceramente não...

                                                        citação:
                                                        os correios ingleses compraram as combos a prtugal, já agora fabricam lá algo do genero?
                                                        acreditem, todos os paises tentam de todas as formas proteger a sua industria pelos mais variados processos. ainda se lembram que até o governo francês tva metido na corrupção da total?
                                                        reafirmo, dado que parece que ainda não perceberam o k digo.
                                                        É óbvio que um estado quer o melhor para as suas empresas, mal de nós se assim não fosse.

                                                        citação:
                                                        é possivel ajudar sem perjudicar nem o estado nem ninguem, basta haver vontade.
                                                        Se assim é, e se, como afirmas, é uma questão de vontade, volto a lançar-te o desafio (que ignoraste num post anterior): diz como! Se é assim tão fácil, se é só uma questão de vontade então as medidas devem ser simplicissimas.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Estou a gostar do debate e em particular de algumas opiniões que são muito o reflexo do país que temos/somos!

                                                          A razão da ida da GM para fora de Portugal (e daqui a uns anos talvez para fora de Espanha, palpita-me) não é uma, mas várias:

                                                          Por um lado, é um facto que o gigante GM está em crise profunda (má gestão entre outros factores) e tem que reduzir custos, se quiser sobreviver, claro está!

                                                          Outro factor é a famigerada globalização, ou seja, o capital não tem pátria e desloca-se para onde pode crescer mais e ponto final. É a lógica nua e crua do mercado!

                                                          A nossa localização geográfica não pode ser esquecida! Somos realmente periféricos e à medida que a Europa Central crescer... vamos ser ainda mais!

                                                          Razões de natureza histórica: a noção da mão-de-obra barata e mal qualificada tem os dias contados, além de que há quem faça mais barato que nós e, pior ainda, melhor! Abram os olhos, porra!

                                                          Incompetência do Estado/Governo/Gestores que nosso país continuam sem fazer planificação a médio longo prazo, investir em áreas-chave como a educação e a formação e depois tenta-se remediar tudo com paninhos quentes, subsídios, legislação ineficaz, etc!

                                                          Trapalhice dos Sindicatos e Comissões de Trabalhadores e afins (laém dos próprios trabalhadores) que não sabem interpretar os sinais dos tempos e ver que há alturas em que é necessário dar o braço a torcer, jogar por antecipação, fazer sacrifícios e não apenas exigir, como é habitual!

                                                          Passividade da sociedade em geral: não apenas para esta situação, mas para tantas outras! Somo tacanhos de mentalidade e derrotistas por natureza. Pouco inovamos e criamos, além de que somos muito passivos e, com grande pena minha, ainda acreditamos no Estado Providência, modelo mais que esgotado, mas no qual ainda acreditamos!

                                                          O QUE FALTA FAZER: Muito certamente, mas uma das batalhas primordiais é a mudança de mentalidades e isso, meus amigos/as começa com as novas gerações, nomeadamente com os foristas que por aqui andam, isso associado a uma maior capacidade de trabalho, de empreendedorismo, mais qualificação, maior rigor... pode realmente dar frutos, nem que seja a médio e longo prazo, que é mais importante que pensar apenas no amanhã!

                                                          Depois deste longo discurso/reflexão penso que me devia dedicar à política! Lol!

                                                          Voltando à GM, se a decisão for mesmo irreversível a primeira decisão era começar já (e já vai tarde) a aliciar outros potencias investidores do ramo automóvel ou não, para aquele espaço e, acontecesse o que acontecesse, não deixar ali construir mais um hipercentro comercial ou mais um condomínio, nem que para isso o terreno tivesse que ser uma reserva natural ou campo agrícola!

                                                          PRECISAMOS DE MAIS IDEIAS, DE TRABALHO, DE GENTE EMPREEENDEDORA E CRIATIVIDADE E MENOS DE LÁGRIMAS, DE REMORSOS, DE CRÍTICAS E DE PESSIMISMO!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por petrus

                                                            PRECISAMOS DE MAIS IDEIAS, DE TRABALHO, DE GENTE EMPREEENDEDORA E CRIATIVIDADE E MENOS DE LÁGRIMAS, DE REMORSOS, DE CRÍTICAS E DE PESSIMISMO!
                                                            Olha por onde é que tu vens.. Ao contrário do que se pensa, de gente empreendedora está este país cheio. Só que nenhum deles tem dinheiro para investir e nenhum banco arrisca a lhes dar os empréstimos que precisavam.

                                                            Vou dar um exemplo: há uns tempos atrás, 3 doutorados formaram uma empresa de software. Ganharam o concurso para desenvolver software de controlo para a ESA - Agência Espacial Europeia. Precisavam de 5000 euros para comprar computadores mais rápidos. Foram a 3 bancos pedir massa. TODOS RECUSARAM. Tiveram que pedir à própria ESA a massa adiantada. Vê lá o ridículo da situação: 3 bancos não emprestam uma ninharia a gente com qualificações elevadíssimas e projectos mais que aprovados.

                                                            É por isto que o país não avança: as elites, que são quem tem a massa e que podia investir, são uma cambada de idiotas mal-formados que não têm visão rigorosamente nenhuma. Sabias que só 5% dos empresários portugueses têm um curso superior?

                                                            Portanto, isso do empreendedorismo é coisa que não falta em Portugal. Aliás, nunca nos faltou. Basta lembrar que descobrimos meio mundo no Séc XVI. O que falta a essas pessoas empreendedoras são OPORTUNIDADES.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por whereagles

                                                              Olha por onde é que tu vens.. Ao contrário do que se pensa, de gente empreendedora está este país cheio. Só que nenhum deles tem dinheiro para investir e nenhum banco arrisca a lhes dar os empréstimos que precisavam.

                                                              Vou dar um exemplo: há uns tempos atrás, 3 doutorados formaram uma empresa de software. Ganharam o concurso para desenvolver software de controlo para a ESA - Agência Espacial Europeia. Precisavam de 5000 euros para comprar computadores mais rápidos. Foram a 3 bancos pedir massa. TODOS RECUSARAM. Tiveram que pedir à própria ESA a massa adiantada. Vê lá o ridículo da situação: 3 bancos não emprestam uma ninharia a gente com qualificações elevadíssimas e projectos mais que aprovados.
                                                              Descansa agora os bancos não lhes desamparam a loja. Até lhes dão ideias de investimento e financiamento.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X