Boas, tenho andado a pesquisar sobre o tema em questão mas gostava de me esclarecer pois já vi diferentes sites a dizer idades de utilização diferentes uns 14 outros 16 e outros 18 gostaria de saber se existem papa reformas para 14 anos e se sim se me aconselham alguma marca em especial. O meu filho tem 14 anos mas eu não quero que ele ande de mota, ele diz que também tem amigos que usam os papa reformas e que não se importava de possuir um e como traria facilidades em deslocações agradecia que ajudassem devido a minha ignorância. desde já obrigado
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostCompra-lhe uma bicicleta ou o passe, ele que espere até fazer os 18 para anda de carro.
Depois não sabem nada do código, não fazem ideia do que andam a fazer na estrada.
Concordo plenamente com a sugestão do Lagarto, se houver possibilidade para tal, penso que é a melhor opção.
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Originalmente Colocado por domdiser Ver PostBoas, tenho andado a pesquisar sobre o tema em questão mas gostava de me esclarecer pois já vi diferentes sites a dizer idades de utilização diferentes uns 14 outros 16 e outros 18 gostaria de saber se existem papa reformas para 14 anos e se sim se me aconselham alguma marca em especial. O meu filho tem 14 anos mas eu não quero que ele ande de mota, ele diz que também tem amigos que usam os papa reformas e que não se importava de possuir um e como traria facilidades em deslocações agradecia que ajudassem devido a minha ignorância. desde já obrigado
A segurança entre uma coisa dessas e uma mota também não deve de ser muito diferente, com a diferença que na mota podemos largar a bicha e rebolar ou voar um bocado, e numa coisa dessas ficamos lá dentro... já vi acidentes com toques ridiculos nesses carros e aquilo desintegra-se, não sei até que ponto evoluíram até hoje.
Há cursos para os miúdos na PRP, que lhes permitem andar de moto 50cc aos 14 anos. Desconheço se servirão para os micro-carros.
Se fosse o meu puto... ou engoliria os temores próprios de pai e arranjava uma mota adequada ou fazia-o esperar pela carta de carro.
Antigamente não havia crise nenhuma em os miúdos andarem de mota, os parque de estacionamento das escolas andavam cheio de LC's, SuperSports e afins... depois quando foi preciso tirar carta normal (creio em quem 1998?) parece que de repente as motas ficaram ainda mais perigosas do que são efectivamente. Hoje assiste-se a um ressurgir da tendência de aceitar a mota como transporte, mas nada do que era antigamente.Editado pela última vez por PDCouto; 25 September 2010, 13:55.
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Originalmente Colocado por domdiser Ver Postok irei então seguir o conselho e comprar-lhe antes um carro aos 18 e aguentar com as suas birras. A sugestão do autocarro parece a melhor. obrigado
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Um miúdo de 14 anos, que tipo de responsabilidade e "sangue-frio" terá na estrada, sozinho no meio dos outros condutores?
Com os tristes episódios que acontecem todos os dias nas estradas... Querem dar ao miúdo mais uma arma para a mão?
Basta um pequeno "Rambismo"() para se enfiar numa rotunda na altura errada e levar um bilhete directo para o hospital.
Conheço um caso de um rapaz de 17, que teve um acidente da treta com um Clio. O clio partiu o farol e amolgou a chapa do capot, enquanto o moço levou com a barra da "anti-roll cage" de lado que lhe valeu 3 costelas e o úmero partido, e a cara toda negra do lado esquerdo.
Para uma barra de suporte, teve uma resistência de m*rd*!
Filho meu anda de autocarro. Poupo dinheiro e poupo preocupações. O frio que apanha dá-lhe resistência que não quero florzinhas de estufa como filhos.
Quanto a birras... A educação é dada desde o início, e quando um filho levanta a crista, é preciso impor. Todos somos filhos, todos temos consciência disso, mesmo que custe a admitir.
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostComo já disseram , é dinheiro deitado fora. No domingo passado vi um que custava 15000 euros . E pensei: WTF ? É um dinheiro de um carro novo !
Olha, dá-lhe uma trotinette com motor a gasolina
Escolha o seu Opel, compare modelos Opel - Opel Portugal
Vejam o preço do Agila
Desde € 10.820,00
Esse papa reformas consegue ser ainda mais caro do que um Corsa
Desde € 14.340,00
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Algo que anda na moda... na Foz existe escola condução com mata velhos lol
E alguns desses jovens vão para colegio com papa reformas com cores engraçadas (laranja lamborghini e afins )
ideal era poupar os €€ mal tenha 18 anos compra um carro novo , vamos indo enquanto lhe der um carro , pois muitos de nós incluindo eu , se queria ter carro tive de trabalhar para o comprar
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14 anos parece-me cedo demais... espera mais dois aninhos, ele que tire a carta de 125 que fica já com o codigo despachado para o carro e dás lhe depois uma mota qualquer usada para ele se ir habituando ao transito e a circular na estrada...
Isto claro se ele for um miudo com provas de responsabilidade dadas.
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Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post14 anos parece-me cedo demais... espera mais dois aninhos, ele que tire a carta de 125 que fica já com o codigo despachado para o carro e dás lhe depois uma mota qualquer usada para ele se ir habituando ao transito e a circular na estrada...
Isto claro se ele for um miudo com provas de responsabilidade dadas.
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Originalmente Colocado por domdiser Ver Postok irei então seguir o conselho e comprar-lhe antes um carro aos 18 e aguentar com as suas birras. A sugestão do autocarro parece a melhor. obrigado
Sempre sera melhor , a menos que ele more muito longe da escola assim ja dava jeito.
Mas também com essa idade ir já pa estrada secalhar não e a melhor opção.
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Originalmente Colocado por Scuderia Ver PostE alguns desses jovens vão para colegio com papa reformas com cores engraçadas (laranja lamborghini e afins )
Depois há uns todos racing, uns com um ar mais SUVizado... que lolada
Já me esquecia do "autocarro":
Há um destes aqui na zona...
Fonte das fotos: aixam.pt (desconhecia por completo a existência de um site)Editado pela última vez por xeLa; 26 September 2010, 10:55.
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostNão sei se isso foi alterado recentemente, mas quando eu tirei a carta de carro (há 10 meses atrás), quem tinha carta de mota e queria a de carro, tinha que ir fazer o exame de código normal. Isto porque o de mota 125cc tinha umas 10 perguntas e o de carro tem (ou tinha, não sei ) 30. Um amigo meu teve de passar por esta situação...
Resumindo:
Se tens carta de carro e queres tirar mota: Código (10 especificas) + Condução
Se tens carta de mota e queres tirar carro: Condução
Eu por exemplo estou a tirar a carta A1 (até 125cc) e aos 18 apenas faço a condução e fico com a B. Isto porque quando fiz o código foram 30 perguntas, 10 especificas de mota e 20 gerais (as mesmas quando se faz apenas o carro).
Desculpem não usar o vocabulário especifico, mas dá trabalho
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostEstás enganado. Um gajo não pode andar na estrada com uma 125cc e fazer apenas as especificas de motociclo. Então assim nem os sinais luminosos precisava saber.
Resumindo:
Se tens carta de carro e queres tirar mota: Código (10 especificas) + Condução
Se tens carta de mota e queres tirar carro: Condução
Eu por exemplo estou a tirar a carta A1 (até 125cc) e aos 18 apenas faço a condução e fico com a B. Isto porque quando fiz o código foram 30 perguntas, 10 especificas de mota e 20 gerais (as mesmas quando se faz apenas o carro).
Desculpem não usar o vocabulário especifico, mas dá trabalho
Então mas o exame de código de B não é o "principal", ou seja, o geral ? Quando eu tirei a carta era :
Se tenho carta de carro e quero a de mota : exame de condução
Se tenho a carta de mota e quero a de carro : exame de código e de condução.
Mas também, umas semanas depois de fazer o exame de condução, já estava a sair um despacho qualquer a alterar as regras do exame de código de B, portanto... eles quietos é que não ficam ! Está sempre tudo a mudar.
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostEntão mas o exame de código de B não é o "principal", ou seja, o geral ? Quando eu tirei a carta era :
Se tenho carta de carro e quero a de mota : exame de condução Actualmente tens de fazer o código especifico da mota, são 10 perguntas.
Se tenho a carta de mota e quero a de carro : exame de código e de condução. A base do código da moto é a mesma de carro, são as mesmas 30 perguntas, o que difere é as 10 perguntas que são substituidas por especificas de moto no exame de quem quer tirar apenas moto, tens portanto...
- Cat B ou B1...30 perguntas de código
- Cat A1(125) ou CAt A+B...20 perguntas de código cat B + 10 perguntas especificas de moto
- Cat A para quem já tem cat B...10 perguntas especificas de moto
Mas também, umas semanas depois de fazer o exame de condução, já estava a sair um despacho qualquer a alterar as regras do exame de código de B, portanto... eles quietos é que não ficam ! Está sempre tudo a mudar.
- carta de condução A1(125), que só pode ser tirada na escola de condução(tendo obrigatóriamente de tirar o código todo e fazer exames de código e condução exactamente iguais a quem tira a carta das motos maiores, simplesmente é feito com uma moto mais pequena)
- Licença de 50 que antes tratava-se na câmara municipal,(agora apenas no imtt, mas o processo é o mesmo, meia duzia de perguntas e uma voltinha ao quarteirão)
Editado pela última vez por paulo27; 26 September 2010, 15:21.
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Originalmente Colocado por paulo27 Ver PostPara quem tirou/tira carta de 125 não precisa fazer o exame de código novamente, pois a base do código é a mesma para ambos, sem o código do carro não tens carta de 125...o fazer o código novamente é para quem tem/tinha apenas licença de 50cm3, esses sim é que apenas faziam 5 ou 6 perguntinhas sobre meia duzia de sinais e tá a andar, os da 125 fazem as aulas de código todas e exame tal e qual os de carro, dai existir a diferença entre:
- carta de condução A1(125), que só pode ser tirada na escola de condução(tendo obrigatóriamente de tirar o código todo e fazer exames de código e condução exactamente iguais a quem tira a carta das motos maiores, simplesmente é feito com uma moto mais pequena)
- Licença de 50 que antes tratava-se na câmara municipal,(agora apenas no imtt, mas o processo é o mesmo, meia duzia de perguntas e uma voltinha ao quarteirão)
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ai se fosses meu pai
"entao fazemos assim...esperas ate aos 18 compras me um destes e ainda poupas uns trocos"
BMW 316 ci, 12.750 EUR, Guarda Souropires - Standvirtual
Deal?
tou so a brincar
agora falando a serio um miudo de 14 anos com uma bicicleta ja é o que é...agora imaginem com uma amostra de carro.
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Originalmente Colocado por paulo27 Ver PostPara quem tirou/tira carta de 125 não precisa fazer o exame de código novamente, pois a base do código é a mesma para ambos, sem o código do carro não tens carta de 125...o fazer o código novamente é para quem tem/tinha apenas licença de 50cm3, esses sim é que apenas faziam 5 ou 6 perguntinhas sobre meia duzia de sinais e tá a andar, os da 125 fazem as aulas de código todas e exame tal e qual os de carro, dai existir a diferença entre:
- carta de condução A1(125), que só pode ser tirada na escola de condução(tendo obrigatóriamente de tirar o código todo e fazer exames de código e condução exactamente iguais a quem tira a carta das motos maiores, simplesmente é feito com uma moto mais pequena)
- Licença de 50 que antes tratava-se na câmara municipal,(agora apenas no imtt, mas o processo é o mesmo, meia duzia de perguntas e uma voltinha ao quarteirão)
Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostEntão mas o exame de código de B não é o "principal", ou seja, o geral ? Quando eu tirei a carta era :
Se tenho carta de carro e quero a de mota : exame de condução
Se tenho a carta de mota e quero a de carro : exame de código e de condução.
Mas também, umas semanas depois de fazer o exame de condução, já estava a sair um despacho qualquer a alterar as regras do exame de código de B, portanto... eles quietos é que não ficam ! Está sempre tudo a mudar.
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostEstás enganado. Um gajo não pode andar na estrada com uma 125cc e fazer apenas as especificas de motociclo. Então assim nem os sinais luminosos precisava saber.
Resumindo:
Se tens carta de carro e queres tirar mota: Código (10 especificas) + Condução
Se tens carta de mota e queres tirar carro: Condução
Eu por exemplo estou a tirar a carta A1 (até 125cc) e aos 18 apenas faço a condução e fico com a B. Isto porque quando fiz o código foram 30 perguntas, 10 especificas de mota e 20 gerais (as mesmas quando se faz apenas o carro).
Desculpem não usar o vocabulário especifico, mas dá trabalho
Mas se fosse agora talvez não tivesse feito isso, porque a categoria B já permite a partir dos 25 anos conduzir motas até 125 cc.
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