Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ESP : Sim ou não ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por Smoke

    citação:Originalmente colocada por SilverArrow


    Muitos têm a mania de ESP, ARS e etc desligáveis.

    Só se for para um track day. Pq para andar normalmente nas estradas o sinalzinho ESP nem devia ligar, pq se liga é pq já vais em excesso na estrada.

    Andem devagar e com calma.

    É a mesma coisa, 2 carros um FWD e um RWD, o Rear é sempre melhor pq dá para slides...

    Eu tenho carta a apenas 5 anos e tenho 3 carros RWD em casa e nunca andei a fazer slides.
    Pois tb é sempre melhor pa t espetares numa curva ou numa retunda...
    Ai ai as "retundas"!

    Comentário


      Na minha opinião, penso que se tivermos ESP ou VSC, é mais seguro. Tal como outros sistemas de segurança, o ESP não evita acidentes, ajuda sim o condutor a controlar melhor a viatura. Já tive a possibilidade de testar em recinto fechado, carros com e sem ESP, e a diferença é notória. É mais seguro um carro com ESP. Assim sendo, e como me preocupo com a minha segurança, sou a favor que este sistema seja obrigatorio, desligavel ou não.

      Comentário


        Qualquer medida que aumente o nível de segurança do carro é bem vindo. Sejam eles ESP ou VSC e airbags opcionais. Segurança não tem preço.

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por jacomiranda

          Qualquer medida que aumente o nível de segurança do carro é bem vindo. Sejam eles ESP ou VSC e airbags opcionais. Segurança não tem preço.
          [^]

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por jacomiranda

            Qualquer medida que aumente o nível de segurança do carro é bem vindo. Sejam eles ESP ou VSC e airbags opcionais. Segurança não tem preço.
            É, mas curiosamente os fabricantes cobram....

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por SilverArrow


              Muitos têm a mania de ESP, ARS e etc desligáveis.

              Só se for para um track day. Pq para andar normalmente nas estradas o sinalzinho ESP nem devia ligar, pq se liga é pq já vais em excesso na estrada.

              Andem devagar e com calma.

              É a mesma coisa, 2 carros um FWD e um RWD, o Rear é sempre melhor pq dá para slides...

              Eu tenho carta a apenas 5 anos e tenho 3 carros RWD em casa e nunca andei a fazer slides.

              Esta é quase como dizer, Tenho a Marisa Cruz em casa à 5 anos e nunca lhe saltei em cima!!

              [}][}]:D:D

              Comentário


                citação:DOT Proposes Anti-Rollover Technology for New Vehicles
                A new proposal to require auto manufacturers to install electronic stability control (ESC) as a standard feature on all new passenger vehicles has the potential to save more than 10,000 lives every year, the National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) announced today.

                The proposed rule, announced today, would require all manufacturers to begin equipping passenger vehicles under 10,000 pounds with ESC starting with the 2009 model year and to have the feature available as standard equipment on all vehicles by the 2012 model year (September 2011).

                ESC systems use automatic computer-controlled braking of individual wheels to help the driver maintain control in situations where a vehicle without ESC would skid out of control and likely leave the road. Nearly all rollover crashes occur after a vehicle leaves the road. A 2004 study by NHTSA estimated that ESC reduced fatalities in single-vehicle crashes by 30 percent for passenger cars and 63 percent for SUVs.
                NHTSA Administrator Nicole Nason called electronic stability control for cars “the greatest life saving improvement since the safety belt.”The agency estimates that ESC will save between 5,300 and 10,300 lives annually and prevent between 168,000 and 252,000 injuries. ESC will prevent between 4,200 and 5,400 of the more than 10,000 deaths that occur each year as a result of rollover crashes.

                According the NHTSA's proposed regulation, the average cost is estimated to be $111 per vehicle on vehicles that already include ABS brakes.

                Since 2004, NHTSA has urged manufacturers to voluntarily add ESC as standard equipment on vehicles. As a result, almost 29 percent of all 2006 models - 57 percent of SUVs - are already equipped with ESC.

                NHTSA is asking for comments on the ESC proposal for the next 60 days. A copy of the proposed regulation and the accompanying regulatory analysis can be seen here.
                in http://www.nhtsa.gov/


                Palavras para quê ... [8)]
                Será que os 16% que dizem não, vão mudar de ideias

                Comentário


                  epa eu ate bem pouco tempo nem sabia bem o que fazia o ESP mas tendo conhecimento do que faz agr fico a pensar que se calhar o grave acidente que tive a 4 meses podia ter sido evitado.pelo que dizem depois de ter feito 1 ultrapassagem perdi o controlo e para me deasviar de um carro que vinha de frente fui parar a 1 campo embatendo contra 1 muro.se calhar com o ESP na altura que o carro se descontrolou ou para me desviar do carro de frente tinha me evitado bastantes incomodos...agora que vou comprar 1 carro novo ainda nao sei se valerá a pena gastar 500e no ESP

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                    citação:Originalmente colocada por jacomiranda

                    Qualquer medida que aumente o nível de segurança do carro é bem vindo. Sejam eles ESP ou VSC e airbags opcionais. Segurança não tem preço.
                    [^]
                    O maoir dispositivo de segurança situa-se entre o volante e o assento do condutor. Infelizmente, não vem de série em nenhum carro...

                    Comentário


                      Andamos a ver a coisa pela prisma errado.

                      O ESP não "salva vidas". As pessoas negligentes é que colocam as suas
                      vidas (e as dos outros) em perigo.
                      Se o ESP entra em acção, é porque a "peça" entre o volante e o assento
                      já fez asneira. Logo, se se apostasse mais no ENSINO da condução, cada
                      vez mais iam-se tornando dispensáveis soluções que pretendem
                      desresponsabilziar o condutor. Porque é isso que as pessoas vêem: o
                      ESP é uma bóia de salvação para aqueles que não se sentem seguros na
                      sua condução.

                      Claro que há um cenário no qual o ESP pode dar uma ajuda, que é na
                      hipótese de apanharmos óleo na estrada a meio duma curva. Mas mesmo
                      assim é preciso que se verifiquem duas condições: que o carro não
                      circule a velocidade excessiva e que o condutor esteja APTO a lidar
                      com a entrada em funcionamento do ESP, não interferindo.
                      E aqui volta, novamente, a falhar a formação.

                      Pessoalmente, não quero o carro a conduzir por mim. Prefiro aprender
                      e praticar para ser eu o responsável pela condução.

                      Acho incrível que se continue a encarar de ânimo leve esta situação
                      em que se coloca um objecto propulsionado de mais de 1 tonelada nas
                      mãos de qualquer pessoa.
                      A prova disso é que nem existe um tipo de controlo das aptidões dos
                      condutores, e depois é ver aí velhotes que reagem a qualquer coisa com
                      30 segundos de atraso a conduzir e a fazer asneira atrás de asneira
                      nas nossas estradas. E os novos não são muito melhores.

                      Continua a fugir-se da realidade. Nem as aulas de condução recriam
                      minimamente situações reais do quotidiano. Claro que não vão
                      meter uma pessoa que está a começar a aprender a conduzir a 140 numa
                      autoestrada ou a andar a 80 numa nacional, mas ao menos depois de 1
                      a 2 anos de se tirar a carta devia haver um controlo e um novo exame,
                      para verificar se a pessoa realmente está apta para continuar a
                      conduzir. Mas um exame que reflicta a realidade.
                      E depois, claro, não esperar pelos 65 anos para a renovação.

                      Por isso é que fico ultrajado quando se desperdiça tanto latim neste
                      treta do ESP, quando há coisas BEM mais importantes para corrigir.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por mazda3csport

                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow


                        Muitos têm a mania de ESP, ARS e etc desligáveis.

                        Só se for para um track day. Pq para andar normalmente nas estradas o sinalzinho ESP nem devia ligar, pq se liga é pq já vais em excesso na estrada.

                        Andem devagar e com calma.

                        É a mesma coisa, 2 carros um FWD e um RWD, o Rear é sempre melhor pq dá para slides...

                        Eu tenho carta a apenas 5 anos e tenho 3 carros RWD em casa e nunca andei a fazer slides.

                        Esta é quase como dizer, Tenho a Marisa Cruz em casa à 5 anos e nunca lhe saltei em cima!!

                        [}][}]:D:D
                        É para mentalidades destas que foi inventado o esp...

                        Comentário


                          Eu só não faço slides no 206 porque é FWD, mas que dá umas belas
                          atravessadelas, ai isso dá :D

                          Deus me livre se eu queria um ESP ali a estragar-me a brincadeira [8]

                          Comentário


                            Pode ser que agora com o ESP Premium o número de adeptos aumente ;)

                            http://www.bosch.com.au/content/language1/html/3401.htm

                            http://www.bosch.com.au/content/lang...Highlights.pdf

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por eL niNo

                              Desenterrando o topico, para contar um episodio que se passou à pouco!

                              Ía eu mt atrás de um carro praí a 20km/h... mas como já tava farto e abriram duas faixas num paralelo e numa curva relativamente apertada... acelero até aos 40km/h e a meio da ultrapassagem a traseira do carro manda-se toda para a faixa contraria! Por sorte n tive a reacção de meter pé ao travao e porque ìa a pouca velocidade, um pouco de volante no sentido contrario e como n cortei tracçao às rodas da frente resolvi facilmente a coisa!

                              Mas agora pergunto... pela primeira vez o carro teve uma reacção inesperada, e onde estava o ESP? É que nem a porra da luz acendeu...

                              depois disto testei o carro e o ESP entrou sempre que o provoquei... e das vezes que o vi a actuar foi sempre premeditado por mim... mas da unica vez que realmente precisei dele, n actuou! Ironico, n?
                              Qual é o teu carro?

                              Comentário


                                É assim.Eu tenho um c Esp e outro sem Esp. Quando conduzo o q tem esp em estrada molhada ou seca eu faço uma condução descontraida,sem preocupações c as curvas e guinadas do volante quer em ultrapassagens quer em cruzamentos, quando vou c o q ñ tem esp, levanto sempre mais o acelerador antes das curvas ou rotundas e nada de guinadas da direção em piso molhado. Isto é real, a preocupaçao é maior, sem esp.E olhem q numa viagem grande a chover cansa muito menos. Cump.tos

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Boxer

                                  Eu só não faço slides no 206 porque é FWD, mas que dá umas belas
                                  atravessadelas, ai isso dá :D

                                  Deus me livre se eu queria um ESP ali a estragar-me a brincadeira [8]

                                  e desde quando é que o fwd n faz slides? :D eu faço com o meu... (n tenho 1 206 mas slida na mesma...) na areia é melhor :D

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por ASA

                                    É assim.Eu tenho um c Esp e outro sem Esp. Quando conduzo o q tem esp em estrada molhada ou seca eu faço uma condução descontraida,sem preocupações c as curvas e guinadas do volante quer em ultrapassagens quer em cruzamentos, quando vou c o q ñ tem esp, levanto sempre mais o acelerador antes das curvas ou rotundas e nada de guinadas da direção em piso molhado. Isto é real, a preocupaçao é maior, sem esp.E olhem q numa viagem grande a chover cansa muito menos. Cump.tos
                                    Consciente ou inconscientemente, conduzes mais à vontade com o carro equipado com ESP "sem preocupações c as curvas e guinadas do volante quer em ultrapassagens quer em cruzamentos". E isso, quanto a mim, é que está errado, pois deverias conduzir sempre da mesma forma e de maneira mais cautelosa. Ou seja, mesmo no carro com ESP, deveria ter sempre cuidado com as guinadas nas curvas e/ou ultrapassagens.
                                    Não me entendas mal, mas o ESP ou outro sistema qualquer não é à prova de estupidez.

                                    P.S.: não te chamei estúpido. Não foi especificamente para ti, foi para a generalidade das pessoas.;)

                                    Comentário


                                      citação:

                                      P.S.: não te chamei estúpido. Não foi especificamente para ti, foi para a generalidade das pessoas.;)
                                      Em vez de fazeres um inimigo,, fizeste uma "generalidade" de inimigos ihihi

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por mario_renato

                                        citação:

                                        P.S.: não te chamei estúpido. Não foi especificamente para ti, foi para a generalidade das pessoas.;)
                                        Em vez de fazeres um inimigo,, fizeste uma "generalidade" de inimigos ihihi
                                        Foi não foi?:D:D:D:D:D:D:D

                                        Comentário


                                          Repara uma coisa. O Esp ñ é para conduzir mal mas para conduzir despreocupado por ex: mal começa a cair uma chuvinha...se vou c o q ñ tem esp vou c o coração nas mãos, principalmente quando estou a fazer uma rotunda por dentro e quero sair antes q o q vou a ultrapassar me passe á frente. Depois é assim, quando tem esp tambem controlo de tração, anti-patinagem o q nos dá outra segurança.Isto só o sabe quem o tem no dia-dia... É a minha experiencia q já são 12 carros q tive e só este c esp.Cump.tos

                                          Comentário


                                            o problema de conduzir assim é q vais mesmo no limite fisico do carro..

                                            se vais a fazer uma curva numa superficie homogeneamente escorregadia, nao terás problemas, mas se acontece algo, tipo um corredor de lama a meio de uma curva molhada, o esp ja nao te consegue ajudar pq ja nao ha margem de manobra

                                            Comentário


                                              quando vocês conseguirem travar uma roda de cada vez falamos...

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por ASA

                                                Repara uma coisa. O Esp ñ é para conduzir mal mas para conduzir despreocupado por ex: mal começa a cair uma chuvinha...se vou c o q ñ tem esp vou c o coração nas mãos, principalmente quando estou a fazer uma rotunda por dentro e quero sair antes q o q vou a ultrapassar me passe á frente. Depois é assim, quando tem esp também controlo de tracção, anti-patinagem o q nos dá outra segurança.Isto só o sabe quem o tem no dia-dia... É a minha experiência q já são 12 carros q tive e só este c esp.Cump.tos
                                                Eu compreendo perfeitamente o que dizes porque também um carro com ESP e um sem. Quando começa a chover aumento os limites de segurança nos dois carros, independentemente do equipamento de segurança, percebes? O ESP não foi feito para fazer rotundas mais rápido ou coisas similares. Foi feito para estar lá quietinho, sem ninguém o chatear e só ser chamado a intervir numa emergência, como disse o Duro, tal como ter de travar ou desviar-mo-nos de um obstáculo quando temos uma roda na estrada e uma em cima de folhas, só para dar um exemplo.

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Duro

                                                  quando vocês conseguirem travar uma roda de cada vez falamos...
                                                  isso nao consigo, mas normalmente consigo evitar que isso seja preciso!

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Boxer

                                                    Andamos a ver a coisa pela prisma errado.

                                                    O ESP não "salva vidas". As pessoas negligentes é que colocam as suas
                                                    vidas (e as dos outros) em perigo.
                                                    Se o ESP entra em acção, é porque a "peça" entre o volante e o assento
                                                    já fez asneira. Logo, se se apostasse mais no ENSINO da condução, cada
                                                    vez mais iam-se tornando dispensáveis soluções que pretendem
                                                    desresponsabilziar o condutor. Porque é isso que as pessoas vêem: o
                                                    ESP é uma bóia de salvação para aqueles que não se sentem seguros na
                                                    sua condução.

                                                    Claro que há um cenário no qual o ESP pode dar uma ajuda, que é na
                                                    hipótese de apanharmos óleo na estrada a meio duma curva. Mas mesmo
                                                    assim é preciso que se verifiquem duas condições: que o carro não
                                                    circule a velocidade excessiva e que o condutor esteja APTO a lidar
                                                    com a entrada em funcionamento do ESP, não interferindo.
                                                    E aqui volta, novamente, a falhar a formação.

                                                    Pessoalmente, não quero o carro a conduzir por mim. Prefiro aprender
                                                    e praticar para ser eu o responsável pela condução.

                                                    Acho incrível que se continue a encarar de ânimo leve esta situação
                                                    em que se coloca um objecto propulsionado de mais de 1 tonelada nas
                                                    mãos de qualquer pessoa.
                                                    A prova disso é que nem existe um tipo de controlo das aptidões dos
                                                    condutores, e depois é ver aí velhotes que reagem a qualquer coisa com
                                                    30 segundos de atraso a conduzir e a fazer asneira atrás de asneira
                                                    nas nossas estradas. E os novos não são muito melhores.

                                                    Continua a fugir-se da realidade. Nem as aulas de condução recriam
                                                    minimamente situações reais do quotidiano. Claro que não vão
                                                    meter uma pessoa que está a começar a aprender a conduzir a 140 numa
                                                    autoestrada ou a andar a 80 numa nacional, mas ao menos depois de 1
                                                    a 2 anos de se tirar a carta devia haver um controlo e um novo exame,
                                                    para verificar se a pessoa realmente está apta para continuar a
                                                    conduzir. Mas um exame que reflicta a realidade.
                                                    E depois, claro, não esperar pelos 65 anos para a renovação.

                                                    Por isso é que fico ultrajado quando se desperdiça tanto latim neste
                                                    treta do ESP, quando há coisas BEM mais importantes para corrigir.
                                                    BOxer permite-me duas opinioes.

                                                    Primeiro, a questao do oleo, ate é uma situaçao em que carro com ESP é prejudicial. COmo sabemos o pior que se pode fazer é travar sobre um "charco" de oleo. E o ESP a detectar falta de aderencia pode activar e fazer o carro travar...sendo por isso perigoso.

                                                    Mas realmente é uma situaçao de excepçao. Percebo o teu raciocinio, e percebo que o que estas a dizer é que o ESP ta a curar as consequencias e nao as causas (sendo as causas os maus condutores, e as consequencias, os acidentes) Mas num acidente, nem todos somos culpados. UM acidente entre dois veiculos, geralmente ha 1 culpado e um inocente. Se perdermos o controlo por causa de outro individuo, o ESP pode nos salvar de um acidente! Por isso é de todo conservador, continuar a nao dar importancia a este sistema.

                                                    É obvio que neste inicio de mudança, em que este sistema aparece, ha sempre aqueles que puxam mais pelo carro "porque têm ESP". É sem duvida uma actitude ridicula, mas propria no ser humano quando se apresenta perante uma nova tecnologia, querendo-a testar. Mais tarde ou mais cedo, vai ser um sistema ja familiarizado com a sociedade como os travoes ABS nos dias de hoje. Acho que so temos a ganhar com este sistema, e as estatisticas provam isso mesmo.

                                                    Tens razao quando dizes que mesmo assim as culpas estao naqueles que nao têm respeito pelos outros na conduçao, mas uma coisa nao invalida a outra. Nao é por isso que se vai deixar de dar importancia a este sistema.

                                                    Cumprimentos.

                                                    Comentário


                                                      Tó Zé disse: Eu compreendo perfeitamente o que dizes porque também um carro com ESP e um sem. Quando começa a chover aumento os limites de segurança nos dois carros, independentemente do equipamento de segurança, percebes? O ESP não foi feito para fazer rotundas mais rápido ou coisas similares. Foi feito para estar lá quietinho, sem ninguém o chatear e só ser chamado a intervir numa emergência, como disse o Duro, tal como ter de travar ou desviar-mo-nos de um obstáculo quando temos uma roda na estrada e uma em cima de folhas, só para dar um exemplo

                                                      Ó TóZé. Mas a prova que conduzo sem excessos é q é raro acender a luz do Esp.Já ñ me lembra q a visse acesa... Mas volto a dizer q vou mais descansado c esp.É como quando pomos pneus novos também vamos mais confiantes. Cumptos

                                                      Comentário


                                                        Bem isto do Esp é como o ABS, uns gostam outros ñ. Eu posso dizer q já bati 2 vezes por causa dele...uma x noIC19 estava tudo parado e eu vinha lançado, começo no trava e destrava a fazer ABS "manual" esquecendo-me q o carro já tinha...tendencia por causa dos anteriores q ñ tinham) resultado, electronica baralhada e pum... Doutra x na calçada da ajuda em Lisboa a descer, c linha do electrico e tudo, a pouca velocidade começou aos saltinhos na calçada de paralelos foi até encostar no da frente... enfim nem tudo é perfeito.

                                                        Comentário


                                                          No trava e destrava a fazer ESP manual???? Nao estaras a confundir com ABS?

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por ASA

                                                            Bem isto do Esp é como o ABS, uns gostam outros ñ. Eu posso dizer q já bati 2 vezes por causa dele...uma x noIC19 estava tudo parado e eu vinha lançado, começo no trava e destrava a fazer esp "manual" esquecendo-me q o carro já tinha...tendencia por causa dos anteriores q ñ tinham) resultado, electronica baralhada e pum... Doutra x na calçada da ajuda em Lisboa a descer, c linha do electrico e tudo, a pouca velocidade começou aos saltinhos na calçada de paralelos foi até encostar no da frente... enfim nem tudo é perfeito.
                                                            Ò Asa, com o devido respeito, essas duas vezes bateste simplesmente por tua culpa.

                                                            Ok, "se isto..." e "se aquilo..." podias não ter batido, mas a tecnologia está lá para ajudar a resolver e não para resolver tudo sozinha.

                                                            Comentário


                                                              Ok Zunda, já sabemos q os acidentes são sempre da culpa dos condutores, segundo o q diz sempre a BT e a DGV. Cump.tos

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X