Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que os motores das marcas têm barulho característico?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Raramente me engano nesse aspecto. É um dado curioso. mas realmente um Motor Mercedes tem sempre um matraquear identico entre os mais antigos e modernos. Os BMW tal como o autor do topico falou vai na mesma linhagem.

    Os TDi para mim sao dos mais agradaveis de ouvir principalmente os VP e PD

    Comentário


      #32
      barulho para mim inconfundivel alem dos smarts e tricilindricos da VW é o dos motores opel 1.2 ecotec....é um barulho invulgar num carro a gasolina.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Passo a exemplificar para se tornar mais lúcido.
        Por exemplo um Mercedes 190D, um C220D, um 250 TD e um 220 CDI, todos com tecnologia diferentes, mas fazem um barulho de fundo típico à Mercedes.



        O que chamas de barulho de fundo?

        Num teste cego detectavas esta similaridade?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post


          O que chamas de barulho de fundo?

          Num teste cego detectavas esta similaridade?

          Penso que sim. Aquele matraquear típico Mercedes. Não detectava qual o motor em específico, mas saberia dizer que é um Mercedes.

          Comentário


            #35
            não sou nada bom para essas coisas. Conseguia com carros que convivo mas nada mais

            Comentário


              #36
              eu se me vendarem a vista, e fizerem um teste eu apanho os corsas todos a gasolina.lolol

              Comentário


                #37
                Acho essas diferenças de ruído normal, afinal cada construtor tem a sua própria técnica de construir motores.

                Comentário


                  #38
                  Alguns reconheço bem..por exemplo os fiestas mk3

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                    Alguns reconheço bem..por exemplo os fiestas mk3
                    Penso que esse barulho peculiar é por terem a colaça em ferro ou algo parecido.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Sempre me questionei à cerca deste assunto. Não sei se já tinham reparado, mas os motores mesmo sofrendo a evolução têm sempre aquele barulho de fundo característico da marca. Ora com a diferença de materiais utilizados na construção dos mesmos, com a utilização de tecnologias diferentes, como se explica isto?

                      Passo a exemplificar para se tornar mais lúcido.
                      Por exemplo um Mercedes 190D, um C220D, um 250 TD e um 220 CDI, todos com tecnologia diferentes, mas fazem um barulho de fundo típico à Mercedes.

                      Outro exemplo, um bmw 524 TD, um 318 tds e um 320D, o trabalhar do motor tem aquela característica peculiar.

                      Isto é devido a quê?
                      Para mim os motores Diesel têm todos o mesmo som

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                        eu se me vendarem a vista, e fizerem um teste eu apanho os corsas todos a gasolina.lolol
                        Esses motores do Corsa C e D topam-se à distancia, mas diga-se que é um barulho meio estranho, parece mais um aspirador que um gasolinas.

                        Comentário


                          #42
                          O som é derivado de muita coisa.
                          Colectores de admissão, escape, nº cilindros, configuração do motor, etc etc etc

                          O que há é marcas que têm um género de construção de motores muito próprio.
                          Para mim os diesel têm sempre o mesmo matraquear em igual nº de cilindros, exceptuando os ruidosos TDi dos quais consigo muito bem distinguir.

                          Já nos motores a gasolina é onde se vê realmente as diferenças.
                          Antigamente esta diferença era bem mais notória.

                          Generalizando um pouco, os franceses pareciam máquinas de costura, os japoneses eram suaves e silenciosos, os italianos e ingleses roucos e nervosos, etc.
                          É tudo a filosofia de construção.
                          Estes últimos, italianos, tinham a mania (e bem) de fazer colectores independentes até a meio da linha de escape, o que proporcionava um som mais delicioso e rouco.
                          Os japoneses e franceses eram mais castrados.
                          Os japoneses queriam suavidade e os franceses, bem, não sabiam o que queriam.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Penso que esse barulho peculiar é por terem a colaça em ferro ou algo parecido.
                            Não é por isso.
                            Têm aquele barulho porque são de construção arcaica proveniente dos anos 50.
                            O comando das válvulas é feito no bloco e não na cabeça.

                            Aliás, o som típico desses Fiesta (e Escort) é também muito parecido com os Renault da época precisamente por estes terem o mesmo tipo de construção.

                            Comentário


                              #44
                              E o mítico matraquear dos 205 XAD...

                              Por acaso gosto do som em andamento (2000RPM up)...

                              Distingo-o à distância.

                              Comentário


                                #45
                                O inconfundivel som do motor boxer de um impreza sti de um tipo que mora por estas bandas, então a assapar...

                                Ou um mini cooper dos antigos que um vizinho meu trouxe da inglaterra oferecido pelo irmão dele que mora lá...um belo clássico num estado mint...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                  Há outros muito facilmente reconheciveis, vejam lá estes:
                                  - Porsches;
                                  - Subaru Impreza GT;
                                  - VW Polo G40 e/ou G60.

                                  Dos BMW saliento as opções a gasolina, parece-me tudo igual à excepção dos M... que não os consigo associar aos BMW a gasolina convencionais...
                                  hmm.. não são todos iguais, os 6 cilindros em linha têm um som fenomenal.. começando num "simples" 2.0 no Z3


                                  o som dos MB Classe S (w220 320 gasolina e diesel) também é característico, por ex

                                  Comentário


                                    #47
                                    há uns bons anos atrás era mais fácil distinguir o trabalhar dos motores, especialmente os Diesel.
                                    Os que mais me recorda de conseguir reconhecer antes mesmo de os ver, eram os da Peugeot (504, 505), Ford (Trânsit), Renault (Clio, Express, Trafic), Toyota (Starvan, Hilux, Hiace, Dyna), Iveco (dos antigos Daily que também eram muito barulhentos como os da Trânsit), Mitsubishi (L200, L300, Canter), Isuzu/Bedford (Midi/Seta), e mais alguns que agora não me estou a lembrar...
                                    Editado pela última vez por LUSOPOWER; 12 November 2010, 23:46. Razão: correcção

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                      hmm.. não são todos iguais, os 6 cilindros em linha têm um som fenomenal.. começando num "simples" 2.0 no Z3


                                      o som dos MB Classe S (w220 320 gasolina e diesel) também é característico, por ex
                                      Realmente...ainda ontem estava na secretaria do trabalho a conversa com um colega enquanto estávamos a espera dos nossos alunos, quando ouço passar um, nem precisei de ver a janela para dizer que era um s320...o meu colega olha e diz..."porra, só de ouvido soubeste dizer logo que carro era e que motor?"

                                      E há duas semanas passou por mim um merc C63, novinho, ao longe já pensava eu "mais um c220 pseudo"...aquele rugido feroz do V8 dissipou todas as duvidas, até fiquei com pele de galinha...

                                      Os BMW de 6 cilindros tb se conhecem bem logo de ouvido...são mesmo duas marcas que têm uma distinção em relação ao resto das outras marcas.
                                      Editado pela última vez por paulo27; 12 November 2010, 21:05.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Pode parecer estranho mas os únicos que consigo distinguir só pelo som são os 1.2 60cv e 1.4 75cv Renault. O som é inconfundível.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                          Acho que esses dados vêm reforçar a ideia de ser o mesmo motor até porque está aí uma coisa interessante, potência máxima à mesma rotação, o mesmo binário à mesma rotação mas depois obtemos potências diferentes.

                                          Se a potência é dependente da rotação e binário e se em principio é igual em toda a faixa de rotação não compreendo a diferença final da potência mas pronto é daquelas coisas...
                                          É simples, o binário não é igual em toda a faixa de rotação. Muito, mas mesmo MUITO longe disso.

                                          Às 6600rpm o 106 tem de certeza mais binário que o Saxo, e em qualquer dos casos de certeza menos que os 145Nm.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                            Pode parecer estranho mas os únicos que consigo distinguir só pelo som são os 1.2 60cv e 1.4 75cv Renault. O som é inconfundível.
                                            O som dos renault a gasolina mantiveram-se praticamente iguais desde a 4L até ao Clio I e II

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              É simples, o binário não é igual em toda a faixa de rotação. Muito, mas mesmo MUITO longe disso.

                                              Às 6600rpm o 106 tem de certeza mais binário que o Saxo, e em qualquer dos casos de certeza menos que os 145Nm.
                                              Quando digo que o binário é igual em toda a faixa de rotação quero dizer de ambos os motores porque à partida são os mesmos (até pelos valores colocados pelo Paulo).
                                              Mas sim, é verdade, se o 106 declara mais potência e é à mesma rotação que o Saxo, então tem mais binário que este às 6600rpm.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                                Raramente me engano nesse aspecto. É um dado curioso. mas realmente um Motor Mercedes tem sempre um matraquear identico entre os mais antigos e modernos. Os BMW tal como o autor do topico falou vai na mesma linhagem.

                                                Os TDi para mim sao dos mais agradaveis de ouvir principalmente os VP e PD
                                                Valha-nos Deus...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                  Alguns reconheço bem..por exemplo os fiestas mk3
                                                  Sim, o som desses fiestas é super fuleiro. Parece que andam sempre com as válvulas a bater

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
                                                    Valha-nos Deus...
                                                    Tenho a certeza que nao sou o unico adepto do sonoro TDi VP/PD

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Os motores zetec-s da Ford, sobretudo os 1.25 têm um som também característico.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        30 anos de diferença, mas o espírito é o mesmo:

                                                        YouTube - HONDA???????????
                                                        YouTube - CRX B18c6 with Buddyclub Spec II

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Hoje reparei que um clio 1.5 dci faz o mesmo barulho a puxar que um antigo renault 1.9D.

                                                          Apesar de o DCI ter turbo e ser commom rail, ser 1.5 em vez de 1.9, faz o barulho à renault!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                                            Tenho a certeza que nao sou o unico adepto do sonoro TDi VP/PD
                                                            Não és, também gosto do som do PD170, para diesel é bem agradável, sobretudo a mais de 2500RPM.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X