Originalmente Colocado por Karma
Ver Post
Originalmente Colocado por Andre
Ver Post
o iQ não é exemplo na questão do peso, concordo, mas actualmente raros carros são
Mas temos de aprender a separar as coisas. O facto de um produto ter sido um flop, ou ter algumas "limitações" comerciais não invalida as soluções por ele apresentadas. Já se discutiu aqui e muito o porquê do insucesso do iQ, e se bem me lembro, o André focou os pontos essenciais do mesmo de forma bastante concisa.
Quanto às soluções, basta reparar que o próximo Golf e derivados vão apresentar uma plataforma que pega em soluções que o iQ tem, sobretudo na aparentemente simples e engenhosa solução de trocar a posição do diferencial e embraiagem. não só permite o motor ficar em posição mais recuada em relação ao eixo, como poderá beneficiar a habitabilidade. O a4/5 já têm algo semelhante, mas motores longitudinais não são amigos do aproveitamento de espaço.
Curiosamente, grande parte dos avanços e soluções que hoje os automóveis usam vieram de modelos que não foram propriamente sucessos comerciais. Alguns deles foram aut~enticos desastres, como por exemplo o NSU Ro80, que acabou com a exist~encia do construtor. Mas mais uma vez, não invalida as suas soluções.
E não falo novamente no Fiat Multipla e nos seus contributos para a industria auto (e actualmente aplicados com grande eficiência no grupo VW, por exemplo), que já repeti vezes e vezes sem conta, e no entanto só é notado cada vez que alguém decide fazer uma lista dos automóveis mais feios de sempre
Temos de separar as águas.
Nao podemos invalidar boas soluções apenas e só porque vêm agarradas a certos produtos.
Comentário