Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Revisões...há quem se importe e há quem seja desleixado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Ao último carro que comprei ainda não lhe vi o óleo, líquido de refrigeração ou sequer o líquido do limpa pára-brisas (e faróis). Vejo-lhe os pneus quando calha, e à meses que só vê a água da chuva (e que jeito dá chove forte !). E por vezes andamos em locais que não lembra a ninguém.

    Mas isto para mim não representa desleixo. Até porque ando sempre atento a qualquer sintoma que possa surgir e até já substitui 4 amortecedores por ter rebentado com apenas 1.

    O carro acima de tudo, é feito para se usufruir e viver, não para ele depender de mim. Convém, no entanto, respeitar ao mínimo certas operações que são vitais para que ele cumpra cabalmente a sua função.
    Somos dois.

    O carro, que uso profissionalmente, faz o plano de manutenção do fabricante. E há até itens que não são mudados porque ainda não é preciso como por exemplo pastilhas.

    Nunca foi fazer a revisão antes do tempo, nem mais de 2000 kms ou um mês após o estabelecido no programa.

    Neste como não tenho avisador da pressão dos pneus tenho que a ver o que me chateia.
    Óleo vejo umas 4x por ano, o carro tem um avisador que é até bastante conservador, por isso não me preocupo muito.
    O liquido de rerigeração é facil de verificar e olho para ele quando abasteço o liquido para o limpa pára-brisas.

    Se os carros são recentes e bem assistidos, não vale a pena andarem com eles ao colo.

    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    eu ouço falarem muito nessa questão das impurezas, mas duvido que isso aconteça, pois durante o trajecto que um carro faz o combustivel que está no deposito anda por ali aos saltos que nem um doido, será que os residuos (a haver) ficam mesmo no fundo? não estão constantemente a serem mexidos?
    Eu concordo parcialmente contigo.
    Antes de mais a gasolina/gasóleo é hoje melhor q há uns anos quando se falava nisso. Os veículos alem de efectuarem mais kms têm em média menor idade. Acho q isso deverá ser uma preocupação para quem como eu tem um carro parado muito tempo. Além disso, a gasolina é retirada quase do fundo do reservatório.
    No que acho que não estás totalmente correcto, o reservatório de gasolina tem internamente divisões exactamente para evitar que exista transferencia de massas por deslocação do combustível, pelo que este não anda lá em grande turbilhão, no entanto se são bem feitos tÊm sempre um ponto mais baixo longe da entrada de combustivel.

    Comentário


      #32
      a questão é que se ouve o chocalhar do combustivel, mesmo tendo essas divisões como dizes, o combustivel chocalha dentro delas elevando assim os residuos. Embora eu ache que devem ser muito poucos.

      Comentário


        #33
        O carro está ao meu serviço, não sou eu que o estou a servir a ele. Portanto, tenho cuidado com a manutenção, mas é apenas porque me pode dar despesas acrescidas e por a minha segurança em causa.

        Não vejo o nível do óleo nem do líquido de refrigeração. Para já, não é suposto o carro mamar óleo e tem um avisador para me alertar. Depois, o líquido de refrigeração dá para ver quando punho líquido para o pára-brisas.

        Controlo a pressão dos pneus, mas porque andar com um valor desadequado altera o comportamento do carro e, consequentemente, a segurança, para além de acelerar o desgaste dos pneus.

        As revisões são todas feitas a horas não evito a substituição de componentes desgastados.

        Não ando com pneus velhos, obviamente.

        De resto, considero-me suficientemente sensível para detectar irregularidades no funcionamento do carro.

        Em relação ao post inicial, acabei de passar por isso. Há uns dois meses, comprei um Fiesta da idade desse Arosa, com apenas 80 mil km. Apesar dos seus 12 anos, a correia de distribuição era a de origem, o óleo estava velho, não tinha escovas limpa-vidros e dois pneus ainda são os originais!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          eu ouço falarem muito nessa questão das impurezas, mas duvido que isso aconteça, pois durante o trajecto que um carro faz o combustivel que está no deposito anda por ali aos saltos que nem um doido, será que os residuos (a haver) ficam mesmo no fundo? não estão constantemente a serem mexidos?
          Para ser sincero já li variadas justificações, umas para um lado e outras para outro e pareceram-me plausíveis mas apesar de achar que é um mito, não arrisco e nunca entra na reserva o meu carro ...

          Acho que para ficarmos esclarecidos, devia ser testado naquele programa Mythbusters no canal 13

          Comentário


            #35
            Parece que à malta aqui que nunca ouviu falar nos filtros de gasolina.
            Pelo menos o meu MB tem um de origem,(e bem grande)

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
              Também não deixo o carro entrar na reserva, o depósito pode ter algumas impurezas e dar um 31...Mas não há problema nenhum em não "atestares", porque perguntas isso? Aliás, se fizeres poucos kms, recomenda-se mesmo que não atestes porque a gasolina perde propriedades
              Diesel tambem?
              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              eu ouço falarem muito nessa questão das impurezas, mas duvido que isso aconteça, pois durante o trajecto que um carro faz o combustivel que está no deposito anda por ali aos saltos que nem um doido, será que os residuos (a haver) ficam mesmo no fundo? não estão constantemente a serem mexidos?
              Tambem já tinha pensado nisso.

              De qualquer forma já explicaram acima.
              Editado pela última vez por JoelM; 09 December 2010, 15:11.

              Comentário


                #37
                Conheço muita gente que não tem cuidados com o carro. Alguns por desconhecimento, outros apenas "porque sim".

                Quando comprei o meu carro foi logo no dia a seguir para a oficina, mas foi porque já tinha passado os km's da revisão. Como tal dei carta branca ao mecânico para trocar o que estivesse gasto/estragado (é de confiança, não se estica).

                Tirando isso, verifico todos os meses a pressão dos pneus porque são caros e assim duram mais um tempo.

                Agora este ano deverá levar pneus novos porque os que estão são marca "roskof", discos à frente (tão empenados) e a revisão normal.

                Custou-me a ganhar para o pagar e quero que se mantenha comigo muitos anos sem problemas

                Comentário


                  #38
                  A pergunta que se poe é: fazem revisões a tempo e horas ou fazem revisões mais cedo do que o que deviam?

                  Acredito que pessoas como o topspeed e outros apaixonados pelos seus carros façam antes da data prevista.

                  Não critico, embora isso demonstre que não se confia a 100% na qualidade do carro e do material...e tenha um impacto negativo no meio ambiente.

                  PS: Mas sinceramente...quem é que quer saber do meio ambiente??? quero é saber da minha carteira 1º, depois é que me importo com o meio ambiente.

                  Comentário


                    #39
                    JoelM, acho que o facto do diesel perder propriedades é mais uma para os Mythbusters lol Mas nunca pude comprovar que nunca nenhum carro ficou tanto tempo parado...Mas na mota noto perda de rendimento com SC 98, depois de parada muito tempo.

                    Originalmente Colocado por Lolada Ver Post
                    A pergunta que se poe é: fazem revisões a tempo e horas ou fazem revisões mais cedo do que o que deviam?

                    Acredito que pessoas como o topspeed e outros apaixonados pelos seus carros façam antes da data prevista.

                    Não critico, embora isso demonstre que não se confia a 100% na qualidade do carro e do material...e tenha um impacto negativo no meio ambiente.

                    PS: Mas sinceramente...quem é que quer saber do meio ambiente??? quero é saber da minha carteira 1º, depois é que me importo com o meio ambiente.
                    Não se trata de não confiar nos carros. Vou explicar, imaginemos que tenho de fazer uma revisão daqui a 600 ou 1000kms, de acordo com a minha vida pessoal programo quando o carro não me fará tanta falta, ou se souber que tenho uma viagem para fazer tenho de me organizar para ir fazer o que tem de fazer antes

                    Acredito que dê para "esticar" a manutenção, tenho o exemplo dum amigo meu que com o mesmo carro que eu mudou a correia pela 1ª vez aos 150.000kms (intervalos de 90.000) e eu não me sentiria seguro a andar com o carro sabendo que uma peça fundamental como a correia de distribuição já devia ter sido mudada

                    A questão do meio ambiente foi bem colocada, mas na minha opinião, praticamente ninguém toma decisões deste género com consciencia ambiental, ou alargam porque não querem gastar dinheiro, ou encurtam porque pensam no carro ou por dar mais jeito.

                    E para "ambientalismos", já me anda a chatear o raio da EGR e por mais que esteja lá pelo ambiente, anda-me a meter em despesas com descarbonizações e tretas dessas e em principio até a vou anular electronicamente porque em termos ambientais o impacto será algum, mas não muito mais que o original e em termos mecânicos, será uma grande mais valia
                    Editado pela última vez por topspeed; 09 December 2010, 18:35.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                      Muitos de vós (pelo menos os mais velhos por aqui) lembram-se de um Seat Arosa 1.0 azulinho que foi a mascote de um almoço AHO por ser o mais fracote no meio de tantas bombas dos ricalhaços aqui do tasco.

                      Este carro está agora nas minhas mãos (nas da minha mulher mais concretamente).


                      Pois bem, foi um carro ao melhor estilo "pau para toda a obra" e as revisões que fez foram em alturas muito dilatadas umas das outras.

                      Desde alguns problemas que deu e que foram mal resolvidos em mecânicos de qualidade duvidosa até pequenas coisas que por puro desleixo estavam nas últimas como escovas limpa-vidros e algumas borrachas, recipiente do líquido de lava-vidros quase vazio, 1 stop fundido e pasme-se na última revisão (que desconheço onde tenha sido feita) o óleo que deram ao carro foi um....15W40.....
                      Massa consistente portanto em vez de óleo.

                      Uma coisa boa que ele tem é um rádio CD da Kenwood que era do meu defunto R19 e que na sequência do abate foi para este Arosa.


                      Bem, o que interessa é que o carro está finalmente em boas mãos e vou começar a resolver alguns problemas mais urgentes:


                      Hoje

                      - Bateria nova. A que tinha já estava pronta para o funeral
                      - Escovas limpa-vidros novas
                      - lâmpada de stop nova
                      - encher o depósito do limpa-vidros e acertar o líquido de refrigeração (com líquido minimamente decente claro)

                      Brevemente

                      - Revisão profunda (tirar aquela pasta toda que deve ter dentro do cárter)
                      - 4 pneus (estão muito ressequidos e já com rachas na borracha)
                      - 4 amortecedores
                      - 4 tampões originais novos
                      - perceber o que se passa com o fecho centralizado porque nem sempre funciona.


                      Agora pergunto eu: é normal ser-se assim tão desleixado com um bem que custa dinheiro (este Arosa foi adquirido novo em 1998) e que quanto mais aprumado andar em termos de mecânica, melhor a fiabilidade e consequentemente maior a poupança?
                      A pergunta que se coloca é:

                      - Quais são efectivamente os problemas que esse carro tem fruto de uma "má" manutenção?

                      Se ele anda com "massa consistente" em vez de óleo, o motor deve estar todo lix@do, não?
                      Isso devia andar com o quê? 100% sintético 0w30?

                      É que de resto, falas em pneus ressequidos (uma característica da borracha e que o anterior dono pode ter preferido deixar a conta para o próximo), 4 amortecedores (mediste a sua eficácia ou estão babados?), escovas de limpa-vidros (ver situação dos pneus), 1 bateria (...) e 1 lâmpada de stop (grave!!!).

                      Ah, e claro, muito importante para a manutenção do carro, substituir os tampões!


                      Nos carros com que ando, raramente vejo o nível de óleo entre revisões, em alguns casos porque eles têm aviso de nível baixo (não é pressão), e noutros porque há um historial de "não-consumo" de óleo.

                      Nas revisões faço questão de cumprir as normas que o fabricante pede (a nível de óleo, anti-congelante, etc), mas certamente que não mudo um anti-congelante com 2 anos (ou outras coisas do estilo), a menos que algo de muito errado se passe.

                      Entre o total desleixo de manutenção e a manutenção excessiva há um mundo enorme, e a secção das boxes deste fórum é um grande exemplo do último caso.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        A pergunta que se coloca é:

                        - Quais são efectivamente os problemas que esse carro tem fruto de uma "má" manutenção?

                        Se ele anda com "massa consistente" em vez de óleo, o motor deve estar todo lix@do, não? (há uma diferença entre ler o que os outros escrevem ou juntar as letras em frente aos olhos que juntas formam uma palavra. Qual foi o método que usaste? Viste o que eu escrevi ou leste o que eu escrevi?)
                        Isso devia andar com o quê? 100% sintético 0w30?
                        (não, mas não é preciso ser-se génio para perceber que um óleo destes vai-se ao fim de 5000Kme foi fabricado para durar 5000Km - as revisões são de 10 em 10.000 get it?)

                        É que de resto, falas em pneus ressequidos (uma característica da borracha e que o anterior dono pode ter preferido deixar a conta para o próximo), 4 amortecedores (mediste a sua eficácia ou estão babados?) (têm 120.000Km....mais uma vez não é preciso ser-se génio para saber que não estarão nas melhores condições e além do mais, nota-se perfeitamente na condução), escovas de limpa-vidros (ver situação dos pneus) (ver situação dos amortecedores), 1 bateria (...) e 1 lâmpada de stop (grave!!!) (tão grave que pode dar uma anotação na inspecção vê lá tu - espantoso não é?).

                        Ah, e claro, muito importante para a manutenção do carro, substituir os tampões!
                        (não é importante, mas eu pessoalmente não gosto de ver tampões com rebordos partidos - se tu gostas, acho muito bem)


                        Nos carros com que ando, raramente vejo o nível de óleo entre revisões, em alguns casos porque eles têm aviso de nível baixo (não é pressão), e noutros porque há um historial de "não-consumo" de óleo.

                        Nas revisões faço questão de cumprir as normas que o fabricante pede (a nível de óleo, anti-congelante, etc), mas certamente que não mudo um anti-congelante com 2 anos (ou outras coisas do estilo), a menos que algo de muito errado se passe.

                        Entre o total desleixo de manutenção e a manutenção excessiva há um mundo enorme, e a secção das boxes deste fórum é um grande exemplo do último caso.
                        A azul.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X