Pode soar engraçado, mas é algo de muito sério! A ideia nasceu na Alemanha, e deveria espalhar-se rapidamente pelo resto do mundo.
O que se passa é o seguinte: hoje em dia, os carros modernos estão recheados de sistemas de segurança e outros (por exemplo os híbridos, com sistemas de alta tensão a operar em várias partes do carro), mas que podem ser verdadeiras armadilhas na eventualidade de um acidente com encarceramento, quando os bombeiros vierem com os "abre-latas" para salvarem as pessoas presas dentro dos carros. Airbags que não deflagraram no acidente e que ao "explodir" podem agravar os ferimentos dos passageiros ou causá-los nas forças de socorro, bem como pré-tensores operados pirotecnicamente, cabos de alta tensão (até 600 V!), reforços na estrutura da carroçaria que dificultam e aumentam o tempo de corte, etc.
Para terem um exemplo, um estudo chegou à conclusão que nos acidentes envolvendo carro construídos entre 1990 e 1992, em 40% dos casos as forças de salvamento conseguiram retirar as vítimas em menos de 50 minutos. Em veículos construídos entre 2005 e 2007, em 80% dos casos foram necessários mais de 50 minutos para retirar as vítimas.
Assim, por iniciativa do ADAC, começaram a elaborar-se e a publicar-se para os diversos modelos de automóveis uma espécie de "planta" em que se vêem as partes mais sensíveis e que os bombeiros têm de ter em atenção ao cortarem um carro, a fim de não agravarem as consequências dos acidentes e de facilitarem e acelerarem ao máximo o socorro às vítimas, poupando assim muito sofrimento e até vidas.
A Opel, por exemplo, fez um site em que publica os "cartões salva-vidas" dos seus automóveis em 10 línguas diferentes, entre as quais o Espanhol. Podem escolher e fazer o download gratuito da planta da estrurura do vosso modelo em www.opel-rescuecard.com.
Neste link encontram as plantas para mais 40 carros, desde o Abarth 500 ao VW Golf VI, com links para as respectivas marcas e toda a sua gama.
Exemplo para um Jeep Wrangler:
E é nestas coisas que percebemos o grande avanço que certas nações têm sobre nós...
O que se passa é o seguinte: hoje em dia, os carros modernos estão recheados de sistemas de segurança e outros (por exemplo os híbridos, com sistemas de alta tensão a operar em várias partes do carro), mas que podem ser verdadeiras armadilhas na eventualidade de um acidente com encarceramento, quando os bombeiros vierem com os "abre-latas" para salvarem as pessoas presas dentro dos carros. Airbags que não deflagraram no acidente e que ao "explodir" podem agravar os ferimentos dos passageiros ou causá-los nas forças de socorro, bem como pré-tensores operados pirotecnicamente, cabos de alta tensão (até 600 V!), reforços na estrutura da carroçaria que dificultam e aumentam o tempo de corte, etc.
Para terem um exemplo, um estudo chegou à conclusão que nos acidentes envolvendo carro construídos entre 1990 e 1992, em 40% dos casos as forças de salvamento conseguiram retirar as vítimas em menos de 50 minutos. Em veículos construídos entre 2005 e 2007, em 80% dos casos foram necessários mais de 50 minutos para retirar as vítimas.
Assim, por iniciativa do ADAC, começaram a elaborar-se e a publicar-se para os diversos modelos de automóveis uma espécie de "planta" em que se vêem as partes mais sensíveis e que os bombeiros têm de ter em atenção ao cortarem um carro, a fim de não agravarem as consequências dos acidentes e de facilitarem e acelerarem ao máximo o socorro às vítimas, poupando assim muito sofrimento e até vidas.
A Opel, por exemplo, fez um site em que publica os "cartões salva-vidas" dos seus automóveis em 10 línguas diferentes, entre as quais o Espanhol. Podem escolher e fazer o download gratuito da planta da estrurura do vosso modelo em www.opel-rescuecard.com.
Neste link encontram as plantas para mais 40 carros, desde o Abarth 500 ao VW Golf VI, com links para as respectivas marcas e toda a sua gama.
Exemplo para um Jeep Wrangler:
E é nestas coisas que percebemos o grande avanço que certas nações têm sobre nós...
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