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Quem inventou o quê, afinal?

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    #31
    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
    Lancia:
    1937 - Lancia Aprillia - primeiro carro a ser desenhado no tunel de vento
    primeiros a vender um carro com chassis "monocoque"
    primeiros a vender um carro com 5 velocidades
    primeiros a vender um carro com motor com compressor e turbo
    primeiros a vender um carro de estrada com um motor V6
    primeiros a vender um carro com spoiler eléctrico na mala

    Nada mau mesmo
    Lancia Aurelia

    Comentário


      #32
      Para aqueles ques costumam falar dos carros americanos, está aqui um tópico que mostra bem o contributo que deram à evolução do automóvel e o poderio que tiveram nesta industria.
      Sempre os admirei por isso.
      Lembro-me de um Cadillac Eldorado praí de 1953 aqui na zona com ar condicionado e caia automática.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por NeMesiSLK Ver Post
        Desculpem o off topic, mas não sei onde meter esta Questão...

        Tou a ver uns pneus, e sou meio nabo neste assunto, ja vi 225/45R17 e 225/45ZR17, alguem me pode dizer qual a diferença entre o R e o ZR??

        Ao ter o índice ZR, quer dizer que pneu está feito para aguentar velocidades superiores a 240km/h.

        Mas já agora, aqui ficam mais alguns indíces:

        Indice H = até 210km/h

        Indice V = até 240km/h

        Indice Z = superior a 240km/h

        Indice W = até 270km/h

        indice Y = até 300km/h

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
          Para aqueles que costumam falar dos carros americanos, está aqui um tópico que mostra bem o contributo que deram à evolução do automóvel e o poderio que tiveram nesta industria.
          Sempre os admirei por isso.
          Lembro-me de um Cadillac Eldorado praí de 1953 aqui na zona com ar condicionado e caixa automática.
          Mal, muitos deles...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Para aqueles ques costumam falar dos carros americanos, está aqui um tópico que mostra bem o contributo que deram à evolução do automóvel e o poderio que tiveram nesta industria.
            Sempre os admirei por isso.
            Lembro-me de um Cadillac Eldorado praí de 1953 aqui na zona com ar condicionado e caia automática.
            Confesso que me fez ver de outro modo os carros americanos.

            "O certo é que qualquer dia, a máxima de que o automóvel é feito para servir o homem deixa de fazer sentido, porque com os avanços tecnológicos, o homem é que ainda irá servir o automóvel… "

            Já começou com as fap e as voltinhas que se tem de dar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
              Tatra V570 de 1931:



              Um dos protótipos desenvolvido por Ferdinand Porsche:

              Typ 12 em 1931 para o fabricante de motas Zündapp:

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                Para aqueles ques costumam falar dos carros americanos, está aqui um tópico que mostra bem o contributo que deram à evolução do automóvel e o poderio que tiveram nesta industria.
                Sempre os admirei por isso.
                Lembro-me de um Cadillac Eldorado praí de 1953 aqui na zona com ar condicionado e caia automática.
                Acha que não convences, tecnologias lançadas em alguns casos pouco amdurecidas e algumas com falta de fiaibilidade (ainda por cima em items de segurança), numa altura de boom económico nos EUA, ao contrário da Europa a recuperar do pós guerra.

                Foi citado aí atrás um tal de Chevolet Corvair que é só um dos piores carros de todos os tempos e com graves falhas de concepção.
                Editado pela última vez por WH; 31 December 2010, 08:07.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                  Vou pegar no último parágrafo para escrever a minha opinião sobre o assunto. De facto, pegando no Head Up Dysplay, tal dispositivo remete-nos para a indústria militar! Com efeito, quase todas as invenções de que dispomos nos nossos automóveis começaram nesta indústria!

                  Os estados (principalmente os Unidos da América...) investem fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolverem as suas armas tecnológicas! Estes investimentos não têm objectivos lucativos e, por isso, desde porta-aviões e submarinos nucleares, passando por aviões teleguiados e bombas de anti-matéria existe de tudo um pouco, e a anos-luz do automóvel comum!
                  Muitas das coisas que hoje são indispensáveis á vida moderna foram criadas por industrial militares para uso militar.
                  Mesmo os pacifistas mais radicais que existem não as dispensam no seu dia a dia e na maior parte dos casos nem sabem qual foi a sua origem.

                  Podemos mesmo afirmar que a evolução da sociedade e do modo de vida a nível mundial seria bastante diferente sem estas invenções militares.
                  Seria um retrocesso no mínimo de um século no modo de vida da sociedade moderna.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por WH Ver Post
                    Um dos protótipos desenvolvido por Ferdinand Porsche:

                    Typ 12 em 1931 para o fabricante de motas Zündapp:

                    Pena não existir nenhum, porque o motor radial de 5 cilindros devia ter um som...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Oh Lino, vê se descobres quem foi o primeiro a meter impostos nos carros?
                      Creio que foi um indivíduo que não tinha mais nada para fazer senão fazer contas de quanto é que poderia "fanar" dos bolsos dos compradores e desta feita com três pontos:

                      1 - De forma completamente legal e onde ninguém lhe movesse um processo judicial por pura especulação;

                      2 - De forma a que o cliente soubesse e sentisse no bolso quanto custava cada aquisição de modo a conservar a primeira mais tempo antes de pensar adquirir segunda e terceira viatura;

                      3 - De forma a emagrecer mais as contas bancárias do cliente que afinal sempre podia ter mais uns trocados para meter mais gasolina e atravessar mundo a exibir o seu novo bólide na companhia da sua nova amante.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por WH Ver Post
                        Acha que não convences, tecnologias lançadas em alguns casos pouco amdurecidas e algumas com falta de fiaibilidade (ainda por cima em items de segurança), numa altura de boom económico nos EUA, ao contrário da Europa a recuperar do pós guerra.

                        Foi citado aí atrás um tal de Chevolet Corvair que é só um dos piores carros de todos os tempos e com graves falhas de concepção.
                        Não se trata de convencer ou não. Tratam-se de factos e como tal não podes dar a volta ao texto.
                        Se tinham qualidade, se eram fiáveis ou não isso é outra questão que não tem nada a ver com este tópico. E mesmo aqui não podes generalizar. Terias que analisar uma invenção a uma. Algumas foram bem sucedidas logo de inicio, outras não.
                        Aqui fala-se de quem inventou o quê e a verdada é que durante muitas décadas os EUA estiveram na frente no desenvolvimento do automóvel. Isto para mim é claro.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                          Primeiro motor de injecção directa a gasóleo na Ford Transit

                          Nova tentativa com o primeiro motor de injecção directa a gasóleo? Audi? Pois claro: em 1989 surgiram com um motor de 2,5 L no modelo 100. Também aqui: Prrrreeeemmm, já que a Fiat começou a usar essa tecnologia em 1987, no Croma, e antes disso já existia a injecção directa no furgão Ford Transit, e pouco depois no injustamente esquecido Austin Montego.
                          Então afinal quem foi?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            Então afinal quem foi?
                            É favor ver a parte das fotos.

                            Comentário


                              #44
                              A FIAT tem o título de primeiro motor com injecção directa num ligeiro de passageiros...dado que em pesados ela já existia.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                A FIAT tem o título de primeiro motor com injecção directa num ligeiro de passageiros...dado que em pesados ela já existia.

                                Mas pelo que a Autobild refere, terá sido o Austin Montego o primeiro ligeiro de passageiros a ter injecção directa.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Mas pelo que a Autobild refere, terá sido o Austin Montego o primeiro ligeiro de passageiros a ter injecção directa.
                                  O Austin Montego terá sido o 2.º, mas com uma diferença talvez de dias ou semanas. Mas considera-se o Fiat Croma o 1.º ligeiro de passageiros, apesar de a Ford Transit ter lançado a tecnologia nos veículos ligeiros mais cedo, só que esse era de mercadorias e não conta para a mesma estatística.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    O Austin Montego terá sido o 2.º, mas com uma diferença talvez de dias ou semanas. Mas considera-se o Fiat Croma o 1.º ligeiro de passageiros, apesar de a Ford Transit ter lançado a tecnologia nos veículos ligeiros mais cedo, só que esse era de mercadorias e não conta para a mesma estatística.
                                    Ok, então interpretei mal o texto.

                                    De facto sempre tive a ideia que quem tinha sido o primeiro a nivel de ligeiros de passageiros, ter sido o Fiat Croma.

                                    P.S: Desejo de umas optimas entradas no novo ano.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                      Para aqueles ques costumam falar dos carros americanos, está aqui um tópico que mostra bem o contributo que deram à evolução do automóvel e o poderio que tiveram nesta industria.
                                      Sempre os admirei por isso.
                                      Podes crer

                                      Comentário


                                        #49
                                        Já que falam nos americanos, é interessante referir, por exemplo, que mesmo nos modelos europeus vendidos por lá na década de 60 era possível instalar equipamentos como o ar condicionado, e em carros tão modestos como o Opel Kadett B ou o VW Carocha!!! :





                                        (Nesta foto, vejam o exemplar do meio, um Carocha com ar condicionado de origem, do ano de 1965!)

                                        Isto numa época em que muitos carros europeus nem sequer traziam chauffage, e outros só em opção!!!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Já que falam nos americanos, é interessante referir, por exemplo, que mesmo nos modelos europeus vendidos por lá na década de 60 era possível instalar equipamentos como o ar condicionado, e em carros tão modestos como o Opel Kadett B ou o VW Carocha!!! :





                                          (Nesta foto, vejam o exemplar do meio, um Carocha com ar condicionado de origem, do ano de 1965!)

                                          Isto numa época em que muitos carros europeus nem sequer traziam chauffage, e outros só em opção!!!

                                          Eles viviam uma época de grande prosperidade, portanto quando existe uma boa situação financeira é normal que os "luxos" comecem a ser norma.
                                          Nas últimas décadas a Europa e os asiáticos conseguiram "apanhar" e em alguns pontos até superar os americanos.
                                          Mas que eles dominaram completamente durante uns tempos, não há dúvidas.
                                          Então a era dos muscle car (que vários "putos" tinham mal tiravam a carta)...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Este tópico faz-me lembrar isto:
                                            YouTube - Gato Fedorento - Épa, Inventam Tudo!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Muito mais importante e decisivo do que qualquer destes inventos foi:
                                              QUEM INVENTOU A RODA????

                                              Comentário


                                                #53

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O Fiat Croma foi o 1º a ter injecção directa. Foi o pai dos TDI...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Chamava-se T. D. i. d..

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Variable Valve timing: Alfa Romeo Spider 1980

                                                      Suspensão autonivelante: Citroen 1954

                                                      Selective Ride: Chevrolet Corvette 1989

                                                      Suspensão de ar: Plymouth 1940-50
                                                      Editado pela última vez por bacalao; 01 January 2011, 20:06. Razão: erro

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Primeiro diesel com VVT: 1.8 DI-D 150 cv Mitsubishi

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Já agora, penso que o 1.º carro a disponibilizar o sensor de chuva foi este:

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            1967_pontiac_gto-pic-5504203866310145819.jpeg

                                                            Não tenho certeza se foi a primeira, mas existiu uma caixa automática/manual (Dual-Gate Shifter) no Pontiac GTO de 1967

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Excelente tópico, Lino. Estás de parabéns.

                                                              Assim aumenta a nossa cultura automobilística.

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                                                              AD fim dos posts Desktop

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