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    #61
    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
    Os motores mais potentes de 4 cilindros a diesel turbinados têm sensivelmente 200cv, os 4 cilindros mais potentes a gasolina turbinados rondam os 300 cv (evo e impreza). São só 100 cv de diferença.

    O resto é história.

    bla bla bla bla wiskas saquetas bla bla bla

    Comentário


      #62
      Porque raio tem o 2.0 um turbo para só fazer 200cv?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
        bla bla bla bla wiskas saquetas bla bla bla


        Lamento mas é a verdade, e isto é válido para qualquer combinação de cilindradas, cilindros e turbos.

        Gosto tanto de diesel como o próximo mas também não vale a pena ser cego.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
          bla bla bla bla wiskas saquetas bla bla bla


          Qual é na tua opinião, aquilo que o otto não consegue fazer?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post


            Lamento mas é a verdade, e isto é válido para qualquer combinação de cilindradas, cilindros e turbos.

            Gosto tanto de diesel como o próximo mas também não vale a pena ser cego.
            eu estou cego ?? lês-te os meus posts atrás ? não parece

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
              Porque raio tem o 2.0 um turbo para só fazer 200cv?
              É a tradição dos 100cv/l

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                Porque raio tem o 2.0 um turbo para só fazer 200cv?
                Poque em certos países os impostos incidem sobre a potência e ninguém iria comprar um golf que custasse um exagero de €'s.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por bacalao Ver Post


                  Qual é na tua opinião, aquilo que o otto não consegue fazer?

                  o que não consegue fazer em relação ao diesel são consumos baixos

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                    Porque raio tem o 2.0 um turbo para só fazer 200cv?
                    para ter potencia o binario em qualquer regime.

                    Comentário


                      #70
                      Só têm 200 cv devido ás normas anti poluição!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                        eu estou cego ?? lês-te os meus posts atrás ? não parece
                        Diz-me então um motor diesel em que eu não arranje um motor stock a gasolina com a mesma configuração que não seja superior.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                          para ter potencia o binario em qualquer regime.
                          Para facilitar a condução portanto, para não teres de recorrer tanto à caixa, certo?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                            o que não consegue fazer em relação ao diesel são consumos baixos
                            Eu sei que sim.

                            Mas a minha duvida radica nisto:

                            Será que aplicando o mesmo esforço tecnológico, o consumo não ficará similar?

                            Ou então:

                            Se o Otto gasta mais, esse consumo a menos do diesel compensará todo o aparato a mais que o diesel precisa?

                            Comentário


                              #74
                              Não tarda nada e a questão passa a ser.

                              Qual dos dois combustíveis (gasolina/diesel), enche mais rápido o depósito quando se está na bomba.....

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                Diz-me então um motor diesel em que eu não arranje um motor stock a gasolina com a mesma configuração que não seja superior.

                                não estou a perceber a tua pergunta !

                                mas se a intensão for convencer-me que um motor otto desenvolve muito mais potencia que um diesel, não vale a pena se darem ao trabalho.... porque sei perfeitamente que um otto gera muito mais potencia que um diesel, farto de escrever isso aqui estou eu, por isso o problema do conflito é vosso, ou não sabem ler ou não sabem interpretar o que escrevo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                  não estou a perceber a tua pergunta !

                                  mas se a intensão for convencer-me que um motor otto desenvolve muito mais potencia que um diesel, não vale a pena se darem ao trabalho.... porque sei perfeitamente que um otto gera muito mais potencia que um diesel, farto de escrever isso aqui estou eu, por isso o problema do conflito é vosso, ou não sabem ler ou não sabem interpretar o que escrevo.
                                  Qual preferias no meu exemplo anterior?

                                  0.9 Twinair 105 cv ou 1.6 Multijet 105 cv?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                    Qual preferias no meu exemplo anterior?

                                    0.9 Twinair 105 cv ou 1.6 Multijet 105 cv?
                                    pagando eu as despesas e tendo em conta os km que faço optava pelo Multijet. Caso contrario talvez o Twinair, deve ser mais engraçado de conduzir

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                      Em AE não sei. Ele está agora com 4.9 de média e bastante cidade. Mas penso que a 120 deve andar pelos 4.4.
                                      Assumindo o teu valor de 4,4, o Clio II em AE fez 5,5.
                                      Não me parece uma diferença substancial.
                                      Em cidade as coisas são muito relativas.
                                      Os teus 4,9 facilmente são mais, até porque essa diferença em cidade para a AE é insignificante, o que leva a crer que um desses valores está errado.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Ora bem, aqui ficam então os valores dos 0-100km/h de cada um dos modelos referidos:

                                        Volkswagen Golf MKII

                                        O 1.6 Diesel de 54cv, fazia 18.8s

                                        O 1.6 Gasolina de 75cv, fazia 13s


                                        Ford Escort MKIV

                                        O 1.6 Diesel de 54cv, fazia 18,9s

                                        O 1.6 Gasolina de 79cv, fazia 13,6s

                                        O 1.6 gasolina de 96cv do XR3, fazia 9,7s
                                        Pronto, se havia dúvidas, já não as há.
                                        Guarda esses valores com a tua vida nto, pois daqui a uns tempos voltam a ser precisos.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          Pronto, se havia dúvidas, já não as há.
                                          Guarda esses valores com a tua vida nto, pois daqui a uns tempos voltam a ser precisos.
                                          Acho que toda a gente deveria ter consciência que em cilindradas iguais não existe a mínima discussão. O 1.6 da VW tem facilmente 102 cv (o do meu), nessa versão tinha apenas 75. Portanto, assim ainda fica mais evidente e outras marcas tiram ainda bem mais cv de blocos 1.6.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                            O problema nestas discussões diesel vs gasolina, é que essencialmente os dois lados da barricada falam de duas coisas diferentes sem darem conta.

                                            Se os diesel parecem um sucesso de resultado global optimo, os otto ficam atrás porque são mais performantes

                                            Não acredito que um diesel nas mesmas condições que um Otto seja substancialmente melhor em consumos. Repito, substancialmente.

                                            O essencial seria, aproveitando as vantagens Otto, oferecer exactamente as mesmas curvas que o diesel em questão, e ver se o consumo a menos compensa a parafernalia que o diesel precisa.
                                            Eu também não acredito.
                                            Não acredito que para automóveis semelhantes e com motores da mesma cilindrada a diferença seja substancial.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              Assumindo o teu valor de 4,4, o Clio II em AE fez 5,5.
                                              Não me parece uma diferença substancial.
                                              Em cidade as coisas são muito relativas.
                                              Os teus 4,9 facilmente são mais, até porque essa diferença em cidade para a AE é insignificante, o que leva a crer que um desses valores está errado.
                                              Os meus 4.9 são compostos por 80% cidade (Lisboa) mas sem filas, basicamente IC19, e 10% AE a 140 e 10% Nacional. Duvido muito que um gasolina faça perto destes destes valores. O gasolina que eu tenho faz 7.1. 2L aos 100 parecem-me siginificativos, são mais de 2€.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Os meus 4.9 são compostos por 80% cidade (Lisboa) mas sem filas, basicamente IC19, e 10% AE a 140 e 10% Nacional. Duvido muito que um gasolina faça perto destes destes valores. O gasolina que eu tenho faz 7.1. 2L aos 100 parecem-me siginificativos, são mais de 2€.

                                                Sem dúvida que 2L é alguma coisa, mas não me parece substancial.

                                                De qualquer forma, isto assume grande importância é na altura de comprar um carro, o que mostra bem a importância de se fazerem bem as contas pois um motor a gasóleo não consome substancialmente menos, mas isto é outra história.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Eu penso que um motor diesel tem especial vantagem no rácio €/km por equivalente potência, e muito devido também pela tributação dos combústíveis em Portugal, pois, em termos de consumos, cada vez mais um motor de consumo a gasolina tem consumos cada vez mais equiparáveis a um diesel.
                                                  E se ainda não se assemelham reside no facto de a evolução de um motor a gasolina recair na obtenção de mais potência, ou seja, torná-los mais eficientes em termos de volume de motor por potência extraída, daí ver-mos actualmente vários motores a conseguirem ultrapassar a barrreira dos 100cv/l , proeza durante alguns anos apenas conseguida pelos japoneses com o S2000 ( atmosférico ) que ainda hoje é difícil bater sem a ajuda de turbos. Um motor diesel, o seu desenvolvimento recai também na eficiência, mas em termos de l/cv, ou seja, o mais económico possível para cada unidade de potência extraída.
                                                  Acredito que se um motor a gasolina fosse pensado de raíz nos consumos, com potências por litro equiparadas aos diesel, seriam possíveis ainda melhores consumos, mas um motorr a gasolina é mais eficiente em termos de potência pelo seu tipo de construção, enquanto um a diesel mais eficiente em termos de combústível pelo seu tipo de constrrução e funcionamento.
                                                  Esta discussão pode demorar anos e não se chegar a nenhuma conclusão...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    Sem dúvida que 2L é alguma coisa, mas não me parece substancial.

                                                    De qualquer forma, isto assume grande importância é na altura de comprar um carro, o que mostra bem a importância de se fazerem bem as contas pois um motor a gasóleo não consome substancialmente menos, mas isto é outra história.
                                                    Depende o que para ti é susbtancial. Eu acho 2 litros muito substancial. são 2,5€ em cada 100 km. Para teres uma ideia, Com 50€ no diesel faço cerca de 900km. No gasolina são 70€ para 600km. Quando comprei o carro fiz muito bems as contas. Tem 7,5 anos e 250000km. O gasolina tem 5 e pouco mais de 50000Km.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Sem dúvida que 2L é alguma coisa, mas não me parece substancial.

                                                      De qualquer forma, isto assume grande importância é na altura de comprar um carro, o que mostra bem a importância de se fazerem bem as contas pois um motor a gasóleo não consome substancialmente menos, mas isto é outra história.
                                                      Obviamente que as diferenças não são assim tão grandes, embora os consumos homologados (de formas que em nada têm a ver com a realidade) o façam crer.
                                                      A caixa de velocidades hoje em dia em termos de consumo começa a ter quase tanta importância como o motor e várias delas estão completamente viradas para a poupança, mas depois existe o laaaag.
                                                      Andei esta semana num 207 1.4 hdi comercial e sinceramente, só aconselho mesmo a quem tem muita paciência e quer um veículo para ir de A para B...
                                                      Prefiro 1000x o atmosférico a gasolina (1.4 vti), ao menos é linear e fácil de se conviver com ele mesmo que não seja nadinha de mais, basta saber mexer numa caixa de velocidades. No 1.4 HDI de pouco vale reduzir, é sempre morto. Hoje em dia as marcas parece que se preocupam em oferecer soluções para quem não gosta de reduzir, em vez de oferecer carros que acelerem bem nas mãos de quem sabe usar a caixa (mesmo sem ir a rotações muito elevadas).
                                                      Pena o preço da gasolina em Portugal ser o que é

                                                      http://www.youtube.com/watch?v=MPS6K7e_FcE&feature=fvw
                                                      Editado pela última vez por GPL; 28 January 2011, 18:46.

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                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Depende o que para ti é susbtancial. Eu acho 2 litros muito substancial. são 2,5€ em cada 100 km. Para teres uma ideia, Com 50€ no diesel faço cerca de 900km. No gasolina são 70€ para 600km. Quando comprei o carro fiz muito bems as contas. Tem 7,5 anos e 250000km. O gasolina tem 5 e pouco mais de 50000Km.
                                                        No UK essa diferença muda completamente, por cá ainda é assim por enquanto.
                                                        Mas como te digo, para comparar consumos tens de usar veículos da mesma marca. Nessa busca de poupança, um clio 1.2 tce faz perfeitamente o seu papel e a andar com cabecinha gasta bem menos que o teu astra 1.4 gtc. Quem quer pura e simplesmente poupar que remédio tem senão andar devagar, para teres desempenho tens de gastar energia.
                                                        Se a gasolina em Portugal custasse o mesmo que o gasóleo (e só não o custa porque o nosso governo quer assim) o 1.5 dci nunca compensaria se tiveres em conta custo de aquisição e tempo de vida útil do carro.
                                                        Tudo bem que nunca tiveste grandes problemas com o teu, mas já viste concerteza vários casos cá no fórum e também conheço alguns pessoalmente (vi as facturas de uma frota e acredita que lhes ficaram bem caros em reparações e substituição de componentes de desgaste).
                                                        Cada caso é um caso e se calhar tens cuidados com o teu e fazes a manutenção a tempo e horas que outros não fazem.

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                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          No UK essa diferença muda completamente, por cá ainda é assim por enquanto.
                                                          Mas como te digo, para comparar consumos tens de usar veículos da mesma marca. Nessa busca de poupança, um clio 1.2 tce faz perfeitamente o seu papel e a andar com cabecinha gasta bem menos que o teu astra 1.4 gtc. Quem quer pura e simplesmente poupar que remédio tem senão andar devagar, para teres desempenho tens de gastar energia.
                                                          Se a gasolina em Portugal custasse o mesmo que o gasóleo (e só não o custa porque o nosso governo quer assim) o 1.5 dci nunca compensaria se tiveres em conta custo de aquisição e tempo de vida útil do carro.
                                                          Tudo bem que nunca tiveste grandes problemas com o teu, mas já viste concerteza vários casos cá no fórum e também conheço alguns pessoalmente (vi as facturas de uma frota e acredita que lhes ficaram bem caros em reparações e substituição de componentes de desgaste).
                                                          Cada caso é um caso e se calhar tens cuidados com o teu e fazes a manutenção a tempo e horas que outros não fazem.
                                                          Cá os carros são muito penalizados no preço devido ao belo do imposto que é calculado pela cilindrada, logo muito penalizante para os diesel. Se for um imposto que trate de igual modo diesel e gasolina, os diesel ficarão mais baratos, e ainda que a gasolina seja so preço do diesel, ou o diesel mais caro, os consumos ainda compensarão. Um 1.2 TCE nunca gastaria menos de 8 nas minhas mãos com a condução que faço no clio. Aliás mal ando um pouco no astra e a média de 7,1 (da minha esposa) começa logo a galopar. Acho que muitos de vós falam de muita teoria mas nunca tiveram dos 2 tiposs de carros para terem realmente a noção de como a condução influi nos consumos, e muito mais no carro a gasolina.

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                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Cá os carros são muito penalizados no preço devido ao belo do imposto que é calculado pela cilindrada, logo muito penalizante para os diesel. Se for um imposto que trate de igual modo diesel e gasolina, os diesel ficarão mais baratos, e ainda que a gasolina seja so preço do diesel, ou o diesel mais caro, os consumos ainda compensarão. Um 1.2 TCE nunca gastaria menos de 8 nas minhas mãos com a condução que faço no clio. Aliás mal ando um pouco no astra e a média de 7,1 (da minha esposa) começa logo a galopar. Acho que muitos de vós falam de muita teoria mas nunca tiveram dos 2 tiposs de carros para terem realmente a noção de como a condução influi nos consumos, e muito mais no carro a gasolina.
                                                            Creio que para andares a velocidades "normais" no clio 1.2 tce não terias consumos assim tão altos, não te esqueças que tens bem mais binário do que no astra 1.4 que tens em casa. Também tenho uma astra 1.4 caravan, penso que já sabias.
                                                            Essas médias de 4 e 5 litros no clio são boas, mas sem abusos e com cuidado. Uma média a cada 100 kms engloba muito tipo de condução, não é por calcar com mais firmeza durante 1 ou 2 kms que os consumos totais vão disparar. Os da tal empresa de que falei gostavam de andar rápido na maioria das vezes e faziam consumos reais bem altos em relação a ti. Cada caso é um caso

                                                            Quanto a impostos:
                                                            Os diesel estiveram até há bem pouco tempo extremamente favorecidos em termos de imposto de selo. Só isto levou muita gente a ir para o diesel, a maior cilindrada era ignorada face aos a gasolina que levavam forte e feio. Os diesel eram chamados de "Outros produtos". Quem fez isto, só podia ser totalmente parvo porque senão que nexo tinha os outros serem a gasolina? É uma discriminação infeliz que taxava um diesel sem limites de cilindrada (6000,7000,8000cc ou mais) pelo mesmo valor de um mero 2600 a gasolina...
                                                            Ou por exemplo um 3000cc diesel pagava o mesmo de selo que um minúsculo 1750 a gasolina. Isto ao fim do ano era uma fortuna.



                                                            Obviamente que as coisas teriam de mudar mais tarde ou mais cedo e neste momento em termos de imposto automóvel taxa-se essencialmente a cilindrada e as emissões de CO2 (rica treta).
                                                            Mas afinal, olhando para o caso do tabaco e o mal que faz à saúde, para quê taxar a cilindrada quando não quer dizer absolutamente nada em termos de perigo para a saúde pública? O GPL leva a mesma carga de impostos que a gasolina por exemplo, não tem qualquer distinção por ser mais limpo tanto na compra do carro, importação ou imposto de selo.

                                                            O nosso mercado automóvel tem várias falhas, a ver vamos se isto muda um dia.
                                                            Lembra-te também que esta proliferação de ligeiros diesel por todo o mundo está a sobrecarregar imenso a procura deste combustível.
                                                            É usado para imensos fins e quando a procura é demasiada, os preços disparam. Se o preço do gasóleo subir drasticamente nos próximos tempos cá na Europa face à gasolina, não te admires. É a regra da oferta e da procura a funcionar, tem de existir sempre um balanço entre os dois combustíveis.
                                                            Os veículos pesados, a indústria, o aquecimento e tantas outras coisas usam todos gasóleo e quando os preços ficarem demasiado caros para eles, quem vai levar vão ser os particulares.
                                                            Editado pela última vez por GPL; 28 January 2011, 19:46.

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                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              Cá os carros são muito penalizados no preço devido ao belo do imposto que é calculado pela cilindrada, logo muito penalizante para os diesel. Se for um imposto que trate de igual modo diesel e gasolina, os diesel ficarão mais baratos, e ainda que a gasolina seja so preço do diesel, ou o diesel mais caro, os consumos ainda compensarão. Um 1.2 TCE nunca gastaria menos de 8 nas minhas mãos com a condução que faço no clio. Aliás mal ando um pouco no astra e a média de 7,1 (da minha esposa) começa logo a galopar. Acho que muitos de vós falam de muita teoria mas nunca tiveram dos 2 tiposs de carros para terem realmente a noção de como a condução influi nos consumos, e muito mais no carro a gasolina.
                                                              Se gastas 4.9 no Clio, gastar 8 no 1.2 TCE é irreal

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