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Arrancar sem acelerador...
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostQuando experimentei um Astra com esse 1.3 cdti ao largar a embraiagem aquilo tremia e matraqueava por todo o lado. Num Ibiza 1.4 TDI era igual, 207 1.4 HDI idem. Só para dar três exemplos de motores diesel sem qualquer fulgor no arranque.
Depois há carros que fazem a compensação com o acelerador e outros que não o fazem, o meu A3 (1.6 a gasolina 8V) tem uma espécie de actuar no acelerador. Quando "abuso" em demasia, o acelerador move-se sozinho de modo a fazer a compensação para o carro não ir abaixo.
Esta questão diesel vs gasolina não é propriamente uma questão de "força". Mesmo um carro fraco consegue mexer-se só com a embraiagem, o problema está na mistura ar/combustível que nos a gasolina exige um pouco mais do condutor através do doseamento do acelerador.
Ao ralenti a rotação é muito baixa e ficar com combustível ou ar a menos nos cilindros é mais fatal do que mistura incorrecta quando o motor já está em maior rotação. Um motor diesel é bem mais preguiçoso a responder e entrega a potência e binário de forma menos linear, um motor a gasolina é o oposto.
Quem gosta de andar apenas só com a embraiagem devia, na minha opinião, experimentar um carro com caixa automática. Não concordam?
OFF-TÓPIC
Agora estou-me a lembrar de uma coisa.
Lembram-se daquela história de uma portuguesa que subiu um passeio com um Toyota e depois foi embater em um veiculo em sentido contrário?
Não terá acontecido que a celeração repentina que ela sentiu depois da azelhice de ter subido o passeio ,ter sido o carro acelerar numa situação como estas relatadas?
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Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver PostOFF-TÓPIC
Agora estou-me a lembrar de uma coisa.
Lembram-se daquela história de uma portuguesa que subiu um passeio com um Toyota e depois foi embater em um veiculo em sentido contrário?
Não terá acontecido que a celeração repentina que ela sentiu depois da azelhice de ter subido o passeio ,ter sido o carro acelerar numa situação como estas relatadas?
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Originalmente Colocado por Hellraiser Ver PostDesde quando? Eu sempre fiz isso com carros comerciais a diesel na ordem dos 60cv
Falo do 205, claro, com uns estonteantes 106Nm.
Originalmente Colocado por Gugul Ver PostMas qdo e onde é que voces tiraram a carta?
Isso até nos carros a gasolina se faz !
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Isso varia muito de motor para motor. Há vários Diesel que se calam sem razão aparente, como o 1.6 TDI da Volkswagen, e há outros que parecem poder galgar paredes sem problema, como é o caso desta fornada mais recente dos 1.3 CDTI. Este último fá-lo porque compensa electronicamente o engate da embraiagem com a subida da rotação do motor.
Mas também há, claro, motores pura e simplesmente brutais em baixas, como os seis cilindros dos Patrol antigos...
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O pessoal gosta de ouvir o motor bater eheh.
Embora quase todos os carros vençam a inércia só com embraiagem é SAUDÁVEL dar um empurrãozinho sempre de acelerador. O único que sinto a compressão suficiente para arrancar de qualquer maneira é o meu jipe e é em baixas. E ai até em 5ª ele anda sem tocar no acelerador, mas mesmo com a desmultiplicação normal sinto-o a tremer em 1ª se não aconchegar.
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostO pessoal gosta de ouvir o motor bater eheh.
Embora quase todos os carros vençam a inércia só com embraiagem é SAUDÁVEL dar um empurrãozinho sempre de acelerador. O único que sinto a compressão suficiente para arrancar de qualquer maneira é o meu jipe e é em baixas. E ai até em 5ª ele anda sem tocar no acelerador, mas mesmo com a desmultiplicação normal sinto-o a tremer em 1ª se não aconchegar.
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostO pessoal gosta de ouvir o motor bater eheh.
Embora quase todos os carros vençam a inércia só com embraiagem é SAUDÁVEL dar um empurrãozinho sempre de acelerador. O único que sinto a compressão suficiente para arrancar de qualquer maneira é o meu jipe e é em baixas. E ai até em 5ª ele anda sem tocar no acelerador, mas mesmo com a desmultiplicação normal sinto-o a tremer em 1ª se não aconchegar.
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É com cada verdade absoluta....
Todos os carros em que andei arrancam so de embraiagem...desde que com suavidade
Para quem diz que assim gasta mais a embraigem, então e acelerar o carro até às 1200/1300, fazendo a dita patinar mais, não provoca mais desgaste?
E claro, se arrancar-mos assim 10 vezes seguidas o motor explode
Cump.
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Originalmente Colocado por ice Ver PostÉ com cada verdade absoluta....
Todos os carros em que andei arrancam so de embraiagem...desde que com suavidade
Para quem diz que assim gasta mais a embraigem, então e acelerar o carro até às 1200/1300, fazendo a dita patinar mais, não provoca mais desgaste?
E claro, se arrancar-mos assim 10 vezes seguidas o motor explode
Cump.
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Dificil de acontecer nos carros que costumo conduzir... talvez tenha arrancado uma ou duas vezes sem acelerador mas é necessária muita paciência e estar a plano ou com uma inclinação minima. E até distraido ou ter sido nabo, porque conto sempre que tenho de dar acelerador.
Digamos que é à prova de toto
É mais chato nas subidas, claro... tenho de trazer a embraiagem até ao ponto imediatamente antes de ''pegar'' e depois tirar o pé do travão, ir ao acelerador e subir ligeiramente embraiagem com alguma rapidez.
Mas confesso que posso não ter a situação bem estudada... isto é, dou sempre acelerador e tenho como adquirido que só com embraiagem não vai lá. Vou estudar a situação
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É normal...
Eu no meu Grand Cherokee 2.5 TD se for preciso consigo até arrancar com facilidade numa subida pronunciada sem tocar no acelerador..
Acho que só por muita "azelhice" seria possível alguém deixar ir o motor abaixo, e mesmo assim era difícil.
Já em alguns carros a gasolina que tive, é bastante mais difícil conseguir arrancar sem acelerar. Só mesmo largando a embraiagem com muita suavidade e sem ser numa subida naturalmente...
De qualquer maneira, quem não se sentir "confortável" a fazer pontos de embraiagem pode sempre optar por um carro com caixa automáticaEditado pela última vez por PRAP; 21 February 2011, 20:56.
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No meu Ibiza SDI eu fazia o seguinte exercício:
1ª engatada, travão de mão puxado e ia largando a embraiagem lentamente sem acelerador... O carro arrancava levando as rodas traseiras bloqueadas a arrastar no chão...
Não me admira que os carros arranquem sem acelerador.
EDIT: Sim, o carro tem 220000km e ainda tem a embraiagem de origem..Editado pela última vez por bartotaveira; 21 February 2011, 21:58.
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Originalmente Colocado por ice Ver PostPara quem diz que assim gasta mais a embraigem, então e acelerar o carro até às 1200/1300, fazendo a dita patinar mais, não provoca mais desgaste?
O que interessa é que agarre e toca a andar. Se tiveres numa subida íngreme, também lá vais todo relaxadinho arrancar só de embraiagem? Forçar uma embraiagem ao forçar o motor, também não é desgastá-la? Enfim.
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Esta é uma questão muito curiosa, porque não vejo uma relação lógica entre potência ou cilindrada de um motor e a sua capacidade de arrancar sem acelerador.
Exemplo:
Skoda Superb 2.0TDI 170cv tem mais dificuldade em arrancar sem acelerador do que um Giulietta 1.6JTD
Porquê?
Não faço a mínima ideia...
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Originalmente Colocado por Jarmer Ver PostEsta é uma questão muito curiosa, porque não vejo uma relação lógica entre potência ou cilindrada de um motor e a sua capacidade de arrancar sem acelerador.
Exemplo:
Skoda Superb 2.0TDI 170cv tem mais dificuldade em arrancar sem acelerador do que um Giulietta 1.6JTD
Porquê?
Não faço a mínima ideia...
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Originalmente Colocado por catalao Ver PostDaqui a pouco falamos em burnouts.
O que interessa é que agarre e toca a andar. Se tiveres numa subida íngreme, também lá vais todo relaxadinho arrancar só de embraiagem? Forçar uma embraiagem ao forçar o motor, também não é desgastá-la? Enfim.
A menos que estejas num bocado de areia.. Já o fiz no meu às 1500 no H. Garcia de Orta e foi nessa situação, e mesmo assim foi um muito ligeiro que mais ninguém dentro do carro notou
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Originalmente Colocado por bartotaveira Ver PostNo meu Ibiza SDI eu fazia o seguinte exercício:
1ª engatada, travão de mão puxado e ia largando a embraiagem lentamente sem acelerador... O carro arrancava levando as rodas traseiras bloqueadas a arrastar no chão...
Não me admira que os carros arranquem sem acelerador.
EDIT: Sim, o carro tem 220000km e ainda tem a embraiagem de origem..
Apenas a Caixa de velocidades faz a diferença
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Originalmente Colocado por catalao Ver PostDaqui a pouco falamos em burnouts.
O que interessa é que agarre e toca a andar. Se tiveres numa subida íngreme, também lá vais todo relaxadinho arrancar só de embraiagem? Forçar uma embraiagem ao forçar o motor, também não é desgastá-la? Enfim.
Muitas vezes (essencialmente em manobras) não uso acelerador, e não vejo problema nisso.
Claro que numa subida ingreme, e para evitar esforçar o motor, esforço a embraiagem, obrigando-a a patinar um bocado
Cump.Editado pela última vez por ice; 22 February 2011, 09:59.
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Originalmente Colocado por DIG Ver PostEu tenho um diesel atmosférico e faço isso regularmente, só em subidas dou um cheirinho para ir mais rápido, mas de resto...
Falo do 205, claro, com uns estonteantes 106Nm.
x2, já o fiz num Punto 85.
Paraa além de todas as razões que o user SRLA referiu e bem lá atrás,o povo esquece-se bastante do peso.
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Originalmente Colocado por 1977 Ver PostNão dos de baixa "potencia"..!!
Mas será que da saude a embraiagem? ponho a mesma questão
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