Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arrancar sem acelerador...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    Por acaso já conduzi um Fiat Panda 4x4 1.3 multijet e aquilo arrancava bem sem acelerar ... nao sei se por ser o 4x4 terá um escalonamento de caixa diferente.
    À partida por ser 4X4 deve safar-se bem

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
      Quando experimentei um Astra com esse 1.3 cdti ao largar a embraiagem aquilo tremia e matraqueava por todo o lado. Num Ibiza 1.4 TDI era igual, 207 1.4 HDI idem. Só para dar três exemplos de motores diesel sem qualquer fulgor no arranque.
      Depois há carros que fazem a compensação com o acelerador e outros que não o fazem, o meu A3 (1.6 a gasolina 8V) tem uma espécie de actuar no acelerador. Quando "abuso" em demasia, o acelerador move-se sozinho de modo a fazer a compensação para o carro não ir abaixo.
      Esta questão diesel vs gasolina não é propriamente uma questão de "força". Mesmo um carro fraco consegue mexer-se só com a embraiagem, o problema está na mistura ar/combustível que nos a gasolina exige um pouco mais do condutor através do doseamento do acelerador.
      Ao ralenti a rotação é muito baixa e ficar com combustível ou ar a menos nos cilindros é mais fatal do que mistura incorrecta quando o motor já está em maior rotação. Um motor diesel é bem mais preguiçoso a responder e entrega a potência e binário de forma menos linear, um motor a gasolina é o oposto.

      Quem gosta de andar apenas só com a embraiagem devia, na minha opinião, experimentar um carro com caixa automática. Não concordam?

      OFF-TÓPIC

      Agora estou-me a lembrar de uma coisa.

      Lembram-se daquela história de uma portuguesa que subiu um passeio com um Toyota e depois foi embater em um veiculo em sentido contrário?
      Não terá acontecido que a celeração repentina que ela sentiu depois da azelhice de ter subido o passeio ,ter sido o carro acelerar numa situação como estas relatadas?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
        OFF-TÓPIC

        Agora estou-me a lembrar de uma coisa.

        Lembram-se daquela história de uma portuguesa que subiu um passeio com um Toyota e depois foi embater em um veiculo em sentido contrário?
        Não terá acontecido que a celeração repentina que ela sentiu depois da azelhice de ter subido o passeio ,ter sido o carro acelerar numa situação como estas relatadas?
        Acho bem possível que tenha acontecido isso, naquele momento de falha motora após o embate.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Hellraiser Ver Post
          Desde quando? Eu sempre fiz isso com carros comerciais a diesel na ordem dos 60cv
          Eu tenho um diesel atmosférico e faço isso regularmente, só em subidas dou um cheirinho para ir mais rápido, mas de resto...

          Falo do 205, claro, com uns estonteantes 106Nm.

          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
          Mas qdo e onde é que voces tiraram a carta?

          Isso até nos carros a gasolina se faz !
          x2, já o fiz num Punto 85.

          Comentário


            #35
            Isso varia muito de motor para motor. Há vários Diesel que se calam sem razão aparente, como o 1.6 TDI da Volkswagen, e há outros que parecem poder galgar paredes sem problema, como é o caso desta fornada mais recente dos 1.3 CDTI. Este último fá-lo porque compensa electronicamente o engate da embraiagem com a subida da rotação do motor.
            Mas também há, claro, motores pura e simplesmente brutais em baixas, como os seis cilindros dos Patrol antigos...

            Comentário


              #36
              Continua a fazer isso e depois diz que a embraiagem dura pouco.

              Comentário


                #37
                O pessoal gosta de ouvir o motor bater eheh.

                Embora quase todos os carros vençam a inércia só com embraiagem é SAUDÁVEL dar um empurrãozinho sempre de acelerador. O único que sinto a compressão suficiente para arrancar de qualquer maneira é o meu jipe e é em baixas. E ai até em 5ª ele anda sem tocar no acelerador, mas mesmo com a desmultiplicação normal sinto-o a tremer em 1ª se não aconchegar.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                  O pessoal gosta de ouvir o motor bater eheh.

                  Embora quase todos os carros vençam a inércia só com embraiagem é SAUDÁVEL dar um empurrãozinho sempre de acelerador. O único que sinto a compressão suficiente para arrancar de qualquer maneira é o meu jipe e é em baixas. E ai até em 5ª ele anda sem tocar no acelerador, mas mesmo com a desmultiplicação normal sinto-o a tremer em 1ª se não aconchegar.
                  Atenção que eu não uso isso para arrancar ,só uso para segurar o carro e não descair pois para arrancar é com acelerador !!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                    O pessoal gosta de ouvir o motor bater eheh.

                    Embora quase todos os carros vençam a inércia só com embraiagem é SAUDÁVEL dar um empurrãozinho sempre de acelerador. O único que sinto a compressão suficiente para arrancar de qualquer maneira é o meu jipe e é em baixas. E ai até em 5ª ele anda sem tocar no acelerador, mas mesmo com a desmultiplicação normal sinto-o a tremer em 1ª se não aconchegar.
                    Por acaso é raro deixar o motor a bater ;)

                    Comentário


                      #40
                      Quer gasolina ou gasóleo, dou sempre e gosto sempre de dar gás. Agora sentir a embraiagem só se for nas subidas para o carro não descair.

                      Comentário


                        #41
                        É com cada verdade absoluta....

                        Todos os carros em que andei arrancam so de embraiagem...desde que com suavidade

                        Para quem diz que assim gasta mais a embraigem, então e acelerar o carro até às 1200/1300, fazendo a dita patinar mais, não provoca mais desgaste?

                        E claro, se arrancar-mos assim 10 vezes seguidas o motor explode


                        Cump.

                        Comentário


                          #42
                          No meu 1.6 otto arranco sempre sem acelerador, mas ele a frio também manda-se logo para as 1300/1500 rpm. Faz batota digamos...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                            É com cada verdade absoluta....

                            Todos os carros em que andei arrancam so de embraiagem...desde que com suavidade

                            Para quem diz que assim gasta mais a embraigem, então e acelerar o carro até às 1200/1300, fazendo a dita patinar mais, não provoca mais desgaste?

                            E claro, se arrancar-mos assim 10 vezes seguidas o motor explode


                            Cump.
                            De facto até acho mais saudável pois a velocidade a que o prato e o disco se encontram é bem menor, mas daí a ser prático

                            Comentário


                              #44
                              Dificil de acontecer nos carros que costumo conduzir... talvez tenha arrancado uma ou duas vezes sem acelerador mas é necessária muita paciência e estar a plano ou com uma inclinação minima. E até distraido ou ter sido nabo, porque conto sempre que tenho de dar acelerador.

                              Digamos que é à prova de toto

                              É mais chato nas subidas, claro... tenho de trazer a embraiagem até ao ponto imediatamente antes de ''pegar'' e depois tirar o pé do travão, ir ao acelerador e subir ligeiramente embraiagem com alguma rapidez.

                              Mas confesso que posso não ter a situação bem estudada... isto é, dou sempre acelerador e tenho como adquirido que só com embraiagem não vai lá. Vou estudar a situação

                              Comentário


                                #45
                                É normal...
                                Eu no meu Grand Cherokee 2.5 TD se for preciso consigo até arrancar com facilidade numa subida pronunciada sem tocar no acelerador..
                                Acho que só por muita "azelhice" seria possível alguém deixar ir o motor abaixo, e mesmo assim era difícil.

                                Já em alguns carros a gasolina que tive, é bastante mais difícil conseguir arrancar sem acelerar. Só mesmo largando a embraiagem com muita suavidade e sem ser numa subida naturalmente...

                                De qualquer maneira, quem não se sentir "confortável" a fazer pontos de embraiagem pode sempre optar por um carro com caixa automática
                                Editado pela última vez por PRAP; 21 February 2011, 20:56.

                                Comentário


                                  #46
                                  Ok !!!

                                  O pipol ja percebeu que conseguem arrancar só com a embraiagem...

                                  E em relação aos malefícios que pode trazer ao conjunto?? Alguém sabe ao certo??

                                  Comentário


                                    #47
                                    No meu Ibiza SDI eu fazia o seguinte exercício:

                                    1ª engatada, travão de mão puxado e ia largando a embraiagem lentamente sem acelerador... O carro arrancava levando as rodas traseiras bloqueadas a arrastar no chão...


                                    Não me admira que os carros arranquem sem acelerador.









                                    EDIT: Sim, o carro tem 220000km e ainda tem a embraiagem de origem..
                                    Editado pela última vez por bartotaveira; 21 February 2011, 21:58.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                      Para quem diz que assim gasta mais a embraigem, então e acelerar o carro até às 1200/1300, fazendo a dita patinar mais, não provoca mais desgaste?
                                      Daqui a pouco falamos em burnouts.
                                      O que interessa é que agarre e toca a andar. Se tiveres numa subida íngreme, também lá vais todo relaxadinho arrancar só de embraiagem? Forçar uma embraiagem ao forçar o motor, também não é desgastá-la? Enfim.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Esta é uma questão muito curiosa, porque não vejo uma relação lógica entre potência ou cilindrada de um motor e a sua capacidade de arrancar sem acelerador.

                                        Exemplo:

                                        Skoda Superb 2.0TDI 170cv tem mais dificuldade em arrancar sem acelerador do que um Giulietta 1.6JTD

                                        Porquê?

                                        Não faço a mínima ideia...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
                                          Esta é uma questão muito curiosa, porque não vejo uma relação lógica entre potência ou cilindrada de um motor e a sua capacidade de arrancar sem acelerador.

                                          Exemplo:

                                          Skoda Superb 2.0TDI 170cv tem mais dificuldade em arrancar sem acelerador do que um Giulietta 1.6JTD

                                          Porquê?

                                          Não faço a mínima ideia...
                                          Peso e caixa.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Peso e caixa.


                                            Acredito mais na versão da caixa, já que a relação peso/potência é, na verdade, mais favorável ao Skoda...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                              Daqui a pouco falamos em burnouts.
                                              O que interessa é que agarre e toca a andar. Se tiveres numa subida íngreme, também lá vais todo relaxadinho arrancar só de embraiagem? Forçar uma embraiagem ao forçar o motor, também não é desgastá-la? Enfim.
                                              Não conheço nenhum carro que faça burnouts às 1300rpm

                                              A menos que estejas num bocado de areia.. Já o fiz no meu às 1500 no H. Garcia de Orta e foi nessa situação, e mesmo assim foi um muito ligeiro que mais ninguém dentro do carro notou

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                                                No meu Ibiza SDI eu fazia o seguinte exercício:

                                                1ª engatada, travão de mão puxado e ia largando a embraiagem lentamente sem acelerador... O carro arrancava levando as rodas traseiras bloqueadas a arrastar no chão...


                                                Não me admira que os carros arranquem sem acelerador.









                                                EDIT: Sim, o carro tem 220000km e ainda tem a embraiagem de origem..
                                                Toyota Hiace arranca em 3ª so com embraiagem (Em plano) e a Ford transit nem pensar (falo de carrinhas de 1995 que é as que conheço) as duas com 2400cc e 2500cc respectivamente e com 80ps cada...
                                                Apenas a Caixa de velocidades faz a diferença

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                  Daqui a pouco falamos em burnouts.
                                                  O que interessa é que agarre e toca a andar. Se tiveres numa subida íngreme, também lá vais todo relaxadinho arrancar só de embraiagem? Forçar uma embraiagem ao forçar o motor, também não é desgastá-la? Enfim.
                                                  Ninguém está a falar em burns. O que descrevi é a minha forma de conduzir no dia a dia.

                                                  Muitas vezes (essencialmente em manobras) não uso acelerador, e não vejo problema nisso.

                                                  Claro que numa subida ingreme, e para evitar esforçar o motor, esforço a embraiagem, obrigando-a a patinar um bocado


                                                  Cump.
                                                  Editado pela última vez por ice; 22 February 2011, 09:59.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                                    Eu tenho um diesel atmosférico e faço isso regularmente, só em subidas dou um cheirinho para ir mais rápido, mas de resto...

                                                    Falo do 205, claro, com uns estonteantes 106Nm.



                                                    x2, já o fiz num Punto 85.
                                                    Pois,mas tem também uns ainda mais estonteantes 800 kg´s! Queria-te ver fazer isso com essa facilidade toda,com esse motor montado num carro com 1200kg´s.

                                                    Paraa além de todas as razões que o user SRLA referiu e bem lá atrás,o povo esquece-se bastante do peso.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      isso da realmente jeito... mas dessa forma tens tendencia a usar e abusar da embraiagem... nao creio que seja muito saudavel

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                                                        Não dos de baixa "potencia"..!!

                                                        Mas será que da saude a embraiagem? ponho a mesma questão
                                                        Em tempos tive um clio 1.9D (daqueles antigos) como carro de substituição, por um dia. Azar, partiu o cabo do acelerador e como estava perto de uma brisa pensei em deixar lá o carro estacionado e ligar para a seguradora...tinha ainda uns 500 metros com subidas e descidas pelo meio...foi engatar o carro e largar a embraiagem com algum cuidado e ai vai ele...devagar mas subiu o que tinha que subir e lá o estacionei...

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X