Aqui estão os primeiros concepts desde que a Italdesign foi adquirida pela VW, a serem apresentados em Genebra.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Concepts Volkswagen by Italdesign Giugiaro
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Concepts Volkswagen by Italdesign Giugiaro
Editado pela última vez por JRodrigues; 22 February 2011, 13:06.Etiquetas: Nenhum
-
Onde anda o tipo que desenhou o Golf IV em 1997 ?! (Isso é que era!)
Sinceramente Giugiaro ou faz algo de fascinante ou nada de jeito!
Modelos como o Alfa Romeo Brera/159, Fiat GPunto, Seat Ibiza MKI, Isuzu Piazza/DMC DeLorean, Renault 21 até foram projectos bem engraçados para o seu tempo, mas alguns acho-os estranhos
Comentário
-
Bahh que coisa sem sal...
Esse que dizem ser um esboço do Golf VII é igual ao VI que por sua vez é igual ao V, etc.
Para além do mais esses concepts são super antiquados, soluções já gastas, nota-se que a VW nunca evolui no design.
Mais... Têm todos a mesma frente, agora é a solução sem sal da VW, aplicar a mesma frente em todos os modelos.
(deixa-me cá pensar em mais clichés para escrever neste tópico... )
Txiii estão a tentar imitar as linhas da Alfa Romeo, cambada do caraças esta malta da VW.
Esses concepts são para a carneirada, parecem frigoríficos todos iguais. Que coisa mais insossa.
Comentário
-
Apesar de considerar o sr. Giugiaro como "O" designer automóvel, o que é certo é que desde o concept Brera, não me recordo de ter visto nada de inspirador por parte deles, apesar dos fundamentos por detrás de certos concepts por ele apresentado, ou seja, o que está por detrás da pele, estarem cheios de muitas e boas lições sobre como "desenhar" automóveis. Isto é, como abordar a concepção automóvel, começando pelo packaging e não propriamente por um sketch atractivo, que é como deveria ser sempre.
Posto isto, e agora que estão numa nova fase em que não são mais que um atelier extra entre os vários centros de estilo do império VW, estes 2 concepts têm algum potencial.
Não pelo todo, mas pelas partes.
Claro que os elementos que me intrigam, são mesmo aquelas coisas que flutuam nas áreas vidradas.
Invulgares, mas não totalmente estranhos à minha pessoa. Fioravanti já faz uso deles à pelo menos 5 anos nos seus concepts, uma opção que no caso da Fioravanti, permitia integrar o limpa-vidros traseiro, 3º stop e pega da mala num único elemento, "limpando" de forma eficaz a traseira, e a sua colocação, tal como nestes concepts da Italdesign, sobre a área vidrada, quase que a flutuarem num mar de vidro, a dar uma boa percepção de leveza. Uma solução estética e funcional bastante superior à que temos hoje em dia nos carros actuais. Basicamente, uma boa solução de design.
Mais intrigante é o uso de um elemento semelhante na lateral, tendo em conta o primeiro concept, o que para já, ne me parece fazer muito sentido. Curiosamente parece ter um led a todo o comprimento desse elemento flutuante, assim como no 2º concept, também parece ser um led a atravessar toda a lateral. Acho que não se trata apenas de um elemento decorativo. É esperar por mais infos para se ter uma ideia da real função daquilo.
Em destaque também o tema usado na frente, que oferece uma nova interpretação daquilo que temos visto até agora, com mais uma vez o tema flutuante, neste caso, como se tratasse de uma asa, que engloba os grupos ópticos, o apontamento cromado da grelha e simbolo.
Provavelmente, algo a ver a médio prazo em modelos de produção.
Estou apenas a destacar alguns elementos, porque apesar de curiosos e interessantes, o que é certo (e mais uma vez), o todo parece não cativar. Tal como a cor dos concepts, a realidade produtiva deles seria tão excitante como a sua cor.
E não encontro na definição das suas superficies muitas coisas que têm a ver com o universo VW, sobretudo o 2º concept. A superfície formada por uma inexplicável saída de ar por detrás da roda dianteira, não faz sentido, por exemplo.
Existiriam soluções melhores para "cortar" a altura da carroçaria. E mesmo toda a volumetria, faz-me parecer que este concept tenha sido reaproveitado de outra coisa qualquer. Via mais depressa um segmento C por parte da Fiat com este contorno e volumetria, do que um hipotético sucessor para o Golf. Considero-o até minimamente interessante, mas, para um concept, e mesmo contando com algumas partes e elementos bem conseguidos, sobretudo na traseira, não me cativa muito. O que não é propriamente bom, tratando-se de um concept.
E o concept mais pequeno é apenas enfadonho.
Ambos sofrem da falta de tridimensionalidade e de alguma vulgaridade, apesar de alguns elementos estranhos presos à carroçaria. O que, no final, acaba por acentuar mais essa mesma banalidade, pois não parecem estar integrados no todo de forma harmoniosa.
Ou seja, não são muito diferentes dos VW que temos agora. Temos uma estética actual que regressa aos valores clássicos alemães, de rigor e conservadorismo, com carroçarias depuradas, o que é bom, mas todos os elementos e outras soluções visuais acabam por ser vulgares na sua execução.
Falta um traço mais original ou um reinterpretar dos cânones por eles estabelecidos.
O concept XL1 mostrou que é possivel juntar essa estética a algo mais interessante e com os olhos postos mais à frente, reinterpretando de forma eficiente todos os elementos dessa linguagem.
Este novo par de concepts não consegue essa proeza na totalidade, ficando-se apenas pela introdução de alguns elementos gráficos com potencial.Editado pela última vez por crash; 22 February 2011, 15:26.
Comentário
-
Qua coisinha mais fraquinha. Tambem me fez logo lembrar um Fiat (lateral) e um alfa (frente).
A frente (opticas) está muito baixa. Aqueles elementos nos vidros, não ajudam em nada os veiculos.
Quase dá vontade de dizer que o carro tem "cara" de drogado ou alguem mal disposto, com os "olhos" meio fechados.
Vai-se aproveitar muito pouco daqui.
Comentário
-
Estes concepts aparentam ter um design mais orgânico e fluido do que os actuais modelos da VW. Mas é só aparência instantânea, porque a partir do momento em que o criador se vê subjugado a vergar-se à necessidade de colocar aquela frente para se saber tratar-se de um VW, está o caldo entronado. Não é por nada, mas trata-se de uma frente minimalista que evoca claramente as dianteiras dos carros da década de 80/90 fazendo lembrar a dos Renault.
Um mero exercício de aumentar os ângulos e curvaturas do Golf que ficou quase sem “rosto” num olhar longe do agressivo, e bem mais perto do cego de tanta falta de personalidade e de faróis dianteiros.
A frente tem traços do Civic, mas sem carácter, a lateral é a de um Punto/Bravo e a traseira faz lembrar o Smart Forfour.
Tirem-lhe as jantes descomunais e temos um carro tão cinzento como a cor com que nos é apresentado em estudo gráfico computorizado.
Só posso dizer que existe ali um conjunto de detalhes muito interessantes vistos à lupa, mas que não funcionam num todo. Reentrâncias e volumetrias, zonas contínuas e outras descontinuadas que só servem para confirmar que não basta ter um conjunto de bons ingredientes para se conseguir fazer um bom prato.
Do pequeno modelo que poderá dar origem ao Lupo ou Up!, nada há a dizer, porque está ali uma insignificante obra de design que não trás nada de novo.
De resto, só posso dizer que ali nada mais vejo do que um Julieta “careta”. Só espero que a VW desista depressa dessas frentes difíceis de encarar. É quase como vermos aquela boazona de costas, mas quando lhe vemos a cara mudamos logo de passeio, entendem?
Comentário
-
Isto promete seguir a linha do "preso por ter cão, preso por não ter".
Se a VW faz "caixotes" é má porque não evolui o design, se a VW faz carros que lembram os Fiat e os Alfa é má porque imita os Fiat e os Alfa.
Decidam-se: preferem a continuação da linha "caixote" ou querem uma linha mais na onda dos carros italianos?
Comentário
-
Originalmente Colocado por ARMIC Ver PostEstá mas é na hora da GIUGIARO fazer o retro deste
Já pelo contrário, a Lancia, a caminho de... Bem adiante.. Com a recriação do Delta fez um enorme sucesso.
Mas vou mais longe e digo que a VW está, no fundo, a fazer uma reedição. Pelo que já li neste tópico, esse concept é um retro do Fiat Grand Punto. Logo, irá ser um grande sucesso de vendas.
(Só peço uma coisa... Comecem também a "malhar" noutras marcas porque vocês só malham na VW e depois eu, na minha aversão a fanatismos, corro o risco de parecer um aficionado VW. Mas lá está, vocês só me dão a oportunidade de expor o meu ponto de vista nestes tópicos, a conversa é vira o disco e toca o mesmo.
Vá lá, vocês conseguem fazer isto com outras marcas... Please.)
Comentário
-
A VW podia importar da Africa do sul o modelo antigo do GOLF que produzem lá e vende-lo cá na Europa como low-cost estou certo que teria procura .
podem vê-lo aqui : VW Citi Golf MK1 full review | topCar magazine online
suas caracteristicas : Golf de Volkswagen Citi
Comentário
-
Originalmente Colocado por gustavorocha Ver PostA VW podia importar da Africa do sul o modelo antigo do GOLF que produzem lá e vende-lo cá na Europa como low-cost estou certo que teria procura .
podem vê-lo aqui : VW Citi Golf MK1 full review | topCar magazine online
suas caracteristicas : Golf de Volkswagen Citi
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ribsan Ver PostOnde anda o tipo que desenhou o Golf IV em 1997 ?! (Isso é que era!)
Sinceramente Giugiaro ou faz algo de fascinante ou nada de jeito!
Modelos como o Alfa Romeo Brera/159, Fiat GPunto, Seat Ibiza MKI, Isuzu Piazza/DMC DeLorean, Renault 21 até foram projectos bem engraçados para o seu tempo, mas alguns acho-os estranhos
EDIT: Devia ter feito mais scroll
Comentário
-
Já deu para perceber o porquê destas imagens tão ... cinzentas!
Foram imagens recolhidas do registo de patentes
Talvez no salão venha alguma cor a acompanhar os concepts.
Mesmo assim, continuo na minha. Elementos "gráficos" com potencial de chegarem à produção, mas como um todo, acaba por faltar alguma expressividade e propósito. Faz lembrar algumas coisas vistas em concepts japoneses dos anos 90, sobretudo na definição de certos elementos. Também tinhamos elementos muito esguios, muito cleans, mas acabavam por não ter muita personalidade.
Apesar de haver por aqui pessoal obcecado pelo retro, pedir a um tipo que foi dos que mais influenciou a aparência dos nossos automóveis, avançando decisivamente com o aspecto dos mesmos para os dias de hoje, e pedir-lhe para fazer um vazio exercicio de retro, é mesmo não ter noção do que é o trabalho de um designer automóvel e como se diferencia do trabalho de um estilista.
O problema do retro é basicamente este. Se tívessemos todos nos anos 70, e assistissemos à apresentação do primeirissimo Golf, os que agora acham que o giugiaro deveria revisitar o velhinho Golf, estariam a condená-lo por criar uma abominação para substituir o Carocha.
Isto faz lembrar as minhas aulas de história do design industrial, quando após a Rev. Industrial e quando ela estava em plena força no UK, tal foi o choque com a qualidade deplorável dos objectos que produzia, que se formaram grupos de artistas e artesãos (como os pré-rafaelitas ou o movimento arts and crafts) que decidiram basicamente fechar os olhos ao presente, e decidiram viver no mundinho deles, como se a indústria fosse apenas um pesadelo que se iria embora.
Caso usassem os seus dotes criativos para compreenderem a nova realidade, talvez tivessem visto as possibilidades de fundir a arte com a indústria, e talvez o design tivesse nascido em terras de sua majestade e não na Alemanha no inicio do séc XX.
Voltando aos concepts.
Seria interessante dar ao giugiaro "senior" a possibilidade de "reinventar" o Golf, mas desde que o resultado fosse tão coeso como o sucessor do Carocha, que conseguiu fundir nas linhas da sua carroçaria aspectos pragmáticos, utilitários, mas para um dos grandes exemplares do "folded paper design", e na aparência de caixa utilitária com rodas, a conseguir transmitir boas doses de elegância e proporção, dando um ar "light" ao carro.
Claro que nos tempos que correm, o aspecto utilitário teria de ser deixado de parte, mas conseguir um modelo tão coeso, simples, proporcional e com um propósito tão bem definido como o primeiro Golf, fosse qual fosse a linguagem estética adoptada, seria uma grande vitória.
Infelizmente estes concepts ainda não mostram essa qualidade. Nota-se que é um trabalho em desenvolvimento.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário