Já tive um, Techno de 2001, c/Ac, JLL, FN, aileron (tudo de origem) e adorei o carro. Só q era de 3 p e com a filha q entretanto nasceu, trocámos. O carro tem uma condução espectacular (talvez por o nosso ter pneus 185/55R14 e suspensão c molas mais duras de origem, por ser Techno): preciso, ágil, muito eficaz, uma direcção maravilhosa (durinha q.b., precisa, directa, bem oleada) e o motor muito vivo.
Em suma, pontos fortes:
- Motor vivo (velocidade máxima, reprises acima das 3000 rpm, suavidade)
- Direcção perfeita (directa, comunicativa, "pesadinha")
- Comportamento (estável, seguro,ágil, eficaz, comunicativo e sem adornamento)
- Travões potentes
- Aptidões estradistas (140 km/h às 4000 rpm com uma excelente insonorização)
Pontos fracos
- Habitabilidade (atrás, o espaço é muito reduzido)
- Aspecto dos materiais interiores (duros e riscam-se facilmente)
- Posição de condução (volante demasiado baixo)
- Consumos um pouco elevados (8 litros em percurso misto, com condução normal)
- Autonomia (depósito mto pequeno)
- Conforto em mau piso (talvez devido à especificidade da versão)
Em suma, um automóvel q proporciona um enorme prazer de condução mas q sofre de alguns problemas de carácter prático ligados à antiguidade do modelo.
por ser um projecto mais recente é que referi o peugeot 206...
o 206 será pior que o fiesta, ou o punto, ou um clio?
tenho ideia que o motor 1.1 de 60cv é relativamente economico e que puxa melhor que os clios e puntos 1.2, mas não deve ser muito diferente.
o 206 1.4 de 75cv é alguma coisa de jeito? gasta muito?
A meu ver, é bastante superior ao Fiesta. Tem mais espaço e melhor equipamento.
Em termos de motor, é bastante agil para cidade...ainda que como é obvio não seja um carro para corridas. ACho sobretd o chassi do carro mt competente, bastante seguro para o segmento.
por ser um projecto mais recente é que referi o peugeot 206...
o 206 será pior que o fiesta, ou o punto, ou um clio? tenho ideia que o motor 1.1 de 60cv é relativamente economico e que puxa melhor que os clios e puntos 1.2, mas não deve ser muito diferente.
o 206 1.4 de 75cv é alguma coisa de jeito? gasta muito?
O 1.1 é pior que esses 1.2 e consome mais devido ao esforço que o motor faz.
Como comparação em certos momentos o 1.4 chega a gastar menos que o 1.1.
Pela minha experiência um Toyota Starlet até 1999, ou mesmo um Corolla, ambos com o motor 1.3 que é de guerra, são a escolha certa. "Desces" um pouco na idade é um facto, mas o material é duradouro! Eu tinha um starlet de 99, ia com 120 mil quando o vendi, já passou os 160mil e sempre a andar. Só não é de origem os pneus, a bateria e os calços (embora estes últimos costumam durar uns 90 mil a vontade).
A manutenção é baratíssima (revisões de 10 em 10 mil, gastava em média 50 a 60€ em óleo, filtros e mão-de-obra) e duram e duram e duram...
Originalmente Colocado por nogueiraribeiroVer Post
Pela minha experiência um Toyota Starlet até 1999, ou mesmo um Corolla, ambos com o motor 1.3 que é de guerra, são a escolha certa. "Desces" um pouco na idade é um facto, mas o material é duradouro! Eu tinha um starlet de 99, ia com 120 mil quando o vendi, já passou os 160mil e sempre a andar. Só não é de origem os pneus, a bateria e os calços (embora estes últimos costumam durar uns 90 mil a vontade).
A manutenção é baratíssima (revisões de 10 em 10 mil, gastava em média 50 a 60€ em óleo, filtros e mão-de-obra) e duram e duram e duram...
também penso na hipotese de descer um pouco na idade e procurar um carro japones. O mais interessante que tenho em vista é um corolla de 2001 na versão de 3 portas por 3000€...
Originalmente Colocado por setyoureyestozionVer Post
Houve um 206 Quicksilver lá por casa (motor 1.4).
A meu ver, é bastante superior ao Fiesta. Tem mais espaço e melhor equipamento.
Em termos de motor, é bastante agil para cidade...ainda que como é obvio não seja um carro para corridas. ACho sobretd o chassi do carro mt competente, bastante seguro para o segmento.
O 1.1 para mim nem o tinha em conta, o carro arrasta-se com esse motor.
O 206 pode ser um projecto mais recente e ter melhor segurança passiva mas fora isso não há grande superioridade por parte do peugeot. A construção é mediocre em ambos, talvez o francês tenha maior apetência para ruidos parasitas. No espaço e no conforto é onde o 206 se destaca face ao Fiesta.
Já na condução o Fiesta é bastante superior, muito mais divertido, vivo, com melhores comandos. A caixa dos 206 tende a ser horrível, pessoalmente é um carro que não gosto de conduzir.
O Fiesta é realmente divertido e o chassis é muito bom, BASTANTE melhor que o do 206 nas versões base. Para mim o maior defeito do Fiesta é a estética, aos meus olhos sempre foi muito feio embora o 206 seja de tal forma cansativo que nem as linhas inspiradas já o safam.
O conselho que dou ao autor do tópico era não escolher um sem ter conduzido o outro. Experimenta ambos e vê qual se adapta melhor às tuas necessidades.
Além disso não fiques fixado na idade dos carros, a manutenção e utilização são mais importantes
Pessoalmente focava-me mais para o segmento C, há melhores opções embora com mais idade e nem sempre com piores consumos.
por ser um projecto mais recente é que referi o peugeot 206...
o 206 será pior que o fiesta, ou o punto, ou um clio?
tenho ideia que o motor 1.1 de 60cv é relativamente economico e que puxa melhor que os clios e puntos 1.2, mas não deve ser muito diferente.
o 206 1.4 de 75cv é alguma coisa de jeito? gasta muito?
Tive um 206 1.1, e aquilo puxava pouco.
Mas foi um carro que nunca me deu problemas, era por gasolina e andar.
também penso na hipotese de descer um pouco na idade e procurar um carro japones. O mais interessante que tenho em vista é um corolla de 2001 na versão de 3 portas por 3000€...
Eu vinha aqui entrar a matar e dizer que por 2500€ o melhor que podes comprar é... o que estiver em melhor estado!!!
Ao ver este teu post acho que acertaste na mouche!
Eu que era contra estes toyotas (n sei bem porquê) depois de me ter calhado um starvan de 2000 (motor 2.0d) como carro de empresa durante 2 anos fiquei a achar que estes carros aguentam "porrada" comó caraças!!! Chiça que aquilo levava cada trato, andava em cada sítio, o meu a estacionar de marcha atrás chegou a cair nos buracos das rodas de um tractor e ficou com as 4 rodas no ar só assente no chassis, e sempre aquilo demonstrou ser um "tanque"!!
Para andar em cidade acho uma excelente escolha. Os motores a gasolina tb não gastam muito e a grande vantagem que estes carros têem é a capacidade de circularem por toda a folha sem darem sensação de se "desmancharem".
na altura fui ver o corolla de 2001 por 3000€. Notei que a pessoa vendia o carro por 2500€, no entanto, aquilo estava a precisar de pintura (500€), 2 pneus(100€), carregar AC (50€), isto do que estava à vista. O carro também andava com consumos de 8,6 litros e não me pareceu puxar nada de especial. De aspecto, tava todo de origem (ainda bem), e o carro já apresenta um ar "velho".
Optei por uma compra que me pareceu mais racional e assim poupa-se os outros diesel cá de casa. Optei por um saxo 1.5 d assim faço os 15km diarios e ao fim de semana faz-se cerca de 200km com ele (no corolla, limitava-me aos percursos pequenos). Por enquanto estou satisfeito
Comentário