O 1.9 TDI de 105cvs é definitivamente um bom motor, durável, com pouca potência extraída, mecânica simples.
O que dá mais chatisses mas é em todas as marcas que usam este componente é o volante bimassa.
De resto problemas mais antigos como MAFS eu nunca ouvi falar nem outro problema qualquer de electrónica ou de motor, o que não livra claro uma unidade de eventualmente ter algum problema relacionado.
Já ouvi falar de consumo excessivo de óleo nos Octavia com esse motor, alguém que confirme se souber mais casos!
Sim também é provável, de facto os anteriores 1.9 salvo erro mudavam o óleo de 15 em 15 mil.
Sinceramente eu compraria um carro com esse motor, preferencialmente um Golf 1.9 TDI (ainda ando aqui com ideias dessas, despachar o Auris e comprar um Golf V), casa bastante bem
Melhor motor que tive até hoje em diversos carros e com diversas potências:
Ford Galaxy 1.9 TDI 90cv (levou 100 mil no lombo) cx5
VW Passat 1.9TDI 130cv (levou 130 mil) cx6
Seat Ibiza 1.9TDI 105cv (levou 42 mil eheh) cx5 longaaaaaaa
VW Golf 1.9TDI 105cv (levou para ai 2 mil km) cx 6
VW Golf 1.9TDI 105cv DSG (levou 50 kms feitos à pressa ) cx6
Skoda Superb 1.9TDI 105 (levou 200km's) cx5 mas precisava claramente de uma sexta, era curto para a carrinha em questão.
Destes todos apenas o de 90cv teve de levar uma maf. Os outros todos nunca deram problema.
Bem, o meu pai tem um Golf V 1.9 TDI com essa caixa, que conta agora com cerca de 180 mil kms e onde eu fiz os primeiros 80 mil!
O motor penso que é fiável... embora a nossa unidade nos tenha dado uma enorme dor de cabeça. Passo a explicar... o carro ainda em garantia partiu o carreto da 6 velocidade. Nessa altura dirigi-me ao stand, onde efectuaram a reparação e tudo bem.
Uns 2 meses depois de terminar a garantia, acontece o mesmo! De volta ao stand... e disseram-nos que o melhor era trocar a caixa! Ora, estando o carro já fora da garantia, tenho que destacar a atitude da Auto-vistula em Aveiro, que fizeram um esforço enorme junto da SIVA para assumirem a reparação. O máximo que conseguiram foi 90% do valor da caixa, e depois ofereceram-nos a mão de obra. Com isto ainda se pagaram uns 300 e tal euros.
Daí para a frente não houve mais problemas com o carro.
Fiabilidade à parte, é dos carros que mais me agrada conduzir. A caixa de 6v casa de uma maneira incrível com este motor. Tem umas performances normais para a potência... mas a entrega de binário e recuperações são claramente as melhores que já experimentei dentro desta faixa de potencia. É possível conduzi-lo entre as 1000 e as 2000rpm sem andar a molengar... e nos trajectos citadinos onde precisamos muitas vezes de fazer umas recuperações, devo dizer que nesse capitulo envergonha muitos carros com bastante mais potencia.
Isto reflecte-se em consumos espetaculares!
Tem os pontos negativos de realmente vibrar e fazer-se ouvir mais que a concorrência. Mas depois isso são gostos... o som ao relanti é de facto um som de diesel feiote... mas o som desse motor quando está a ser puxado é fantástico (para um diesel, claro).
Enfim... que saudades tenho de andar com o Golf todos os dias... 30 por uma linha que fiz com esse carro!
Comentário