Duvido que tenha sido desenvolvido em exclusivo pela skoda, mas que o projecto foi liderado pela skoda foi, foi um concurso interno (vw vs skoda vs seat vs audi?) e ganhou a skoda.
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VW Polo 1.2 TSI (105cv) (lançamento tardio e demorado em Portugal)
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostJGTB, neste momento já não me lembro quais os números do semanário "AutoHoje" que mostravam as vendas dos vários segmentos em Portugal e num deles anunciavam nºs de vendas superiores do Seat Ibiza, em relação ao VW Polo (existiu num mês do ano passado, que o Ibiza até foi o utilitário mais vendido em Portugal).
Como há uns anos atrás o Polo sempre vendeu mais que o Ibiza, por vezes somos induzidos em erro.
O Modelo Golf é que sempre vendeu mais que o Seat Leon e no acumulado, geralmente a VW vende em maior quantidade que a Seat.
Se tiveres os números do ano transacto, agradecia que os expusesses, por favor.
Cumprimentos.
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O Ibiza foi o carro do segmento B mais vendido em Portugal durante 2010, seguido do Fiesta e Clio.
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...-b-em-portugal
O facto de também ter a versão ST a partir de determinada altura tb ajudou um pouco.
Comentário
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Originalmente Colocado por HugoSantos Ver PostPonderei a troca somente com perspectiva de ter um carro mais económico, coisa que o 1.2 de 65cv com Jll de 16 e pneu 205/45 não é mediante a utlização dado ao carro em questão.
O actual Polo 1.2 70cv se for usado exlusivamente em cidade e pára arranca, claro como qualquer carro gasta bem.
Se for usado em estrada até nem gasta muito, mas é claro que não é um diesel.
Tem uma relação de caixa mais desafogada do que tinha nos anteriores modelos, o que lhe permite por exemplo se for necessário em AE circular nos 150km/h ou até ligeiramente acima, em 5ª nas 4000rpm.
Em estrada já me fez 4,9L/100km com 4 pessoas dentro durante 142km.
Este tem pneus 195/55 R15.
Comentário
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostO Ibiza foi o carro do segmento B mais vendido em Portugal durante 2010, seguido do Fiesta e Clio.
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...-b-em-portugal
O facto de também ter a versão ST a partir de determinada altura tb ajudou um pouco.
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Como o JGTB disse, o Polo ainda continua a vender bem...
Eu próprio conheço algumas pessoas que compraram este modelo do Polo (maior parte no nível Confortline) e algumas até têm o 1.2, mas também foi porque segundo elas, queriam um carro bom dentro do segmento e tal e algumas nem sabem qual o motor que o carro tem
Mas até no dia-a-dia, vejo imensos Polos desta nova geração e muitos 1.2 manco, que até é um motor "agradável" de utilizar em cidade e ainda faz uns consumos +/-.
Claro que é um motor antiquado e não faz sentido não ter ainda alternativa no mercado português.
A ideia que eu tinha é que o próprio importador (SIVA), só iria colocar o 1.2 TSI no Polo quando começar a notar que está a perder nas vendas para os concorrentes e guardar como uma espécie de trunfo, mas já está a demorar tanto que às tantas ainda o Polo recebe 1º um restyling que o lançamento dos 1.2 TSI em Portugal
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Originalmente Colocado por jjmaia Ver PostDuvido que tenha sido desenvolvido em exclusivo pela skoda, mas que o projecto foi liderado pela skoda foi, foi um concurso interno (vw vs skoda vs seat vs audi?) e ganhou a skoda.
jjmaia, ok, compreendi.
Mais uma vez, um obrigado pela informação.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostAntes de fazer aquele post, fui consultar os dados de vendas, evidentemente. Por isso, repito: o Polo vende mais do que o Ibiza.
JGTB, penso que continues errado, mas será que consegues postar o nº de vendas total do modelo Polo e Ibiza do ano transacto (em Portugal, evidentemente), por favor.
Obrigado.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostO Ibiza foi o carro do segmento B mais vendido em Portugal durante 2010, seguido do Fiesta e Clio.
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...-b-em-portugal
O facto de também ter a versão ST a partir de determinada altura tb ajudou um pouco.
Gavela, agradeço imenso o teu contributo, pois já tinha lido sobre o assunto no semanário "Autohoje", mas não o conseguia encontrar, para "contrariar" a "ideia" de alguns.
Muito obrigado.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostQual é a utilização tipica dada a esse Polo?
O actual Polo 1.2 70cv se for usado exlusivamente em cidade e pára arranca, claro como qualquer carro gasta bem.
Se for usado em estrada até nem gasta muito, mas é claro que não é um diesel.
Tem uma relação de caixa mais desafogada do que tinha nos anteriores modelos, o que lhe permite por exemplo se for necessário em AE circular nos 150km/h ou até ligeiramente acima, em 5ª nas 4000rpm.
Em estrada já me fez 4,9L/100km com 4 pessoas dentro durante 142km.
Este tem pneus 195/55 R15.
Gavela, não quero com isto, subestimar a motorização 1.2i 12v de 70cv, mas todos sabemos que cada vez mais estará desactualizada e para os que possuem um pouco mais de exigência, o 1.2 TSI será bem mais equilibrado. Mas é sempre bom que o de 3 cilindros se mantenha, pois chegará para a maioria do tipo de utilização e sempre será menos oneroso na sua aquisição.
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Originalmente Colocado por jjmaia Ver PostO 1.2 TSI foi desenvolvido pela Skoda em concurso interno, dai que esta tenha sido a 1ª (mundialmente) a usa-lo.
Agora porque é que a Seat o usou 1º do que a VW em PT é que desconheço...
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostSó vi os dados de 2011. De qualquer forma, acho essa notícia algo estranha, pois, este ano, o Ibiza aparece em quinto lugar, se não me engano.
JGTB, penso que sabias que me estava a referir a anos anteriores (2009 e 2010), pois o ano de 2011 está fraquíssimo (em relação às vendas em geral). Em relação ao 1º trimestre de 2011, talvez tenhas razão, mas sabes bem que devido à conjuntura actual, esses números poderão estar um pouco "deturpados".
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostGavela, não quero com isto, subestimar a motorização 1.2i 12v de 70cv, mas todos sabemos que cada vez mais estará desactualizada e para os que possuem um pouco mais de exigência, o 1.2 TSI será bem mais equilibrado. Mas é sempre bom que o de 3 cilindros se mantenha, pois chegará para a maioria do tipo de utilização e sempre será menos oneroso na sua aquisição.
Normalmente (com as devidas excepções ) quem procura um carro utilitário do segmento B a gasolina, procura uma viatura para realizar as suas voltitas mais pequenas e mais em redor ou no interior dos centros urbanos e para isso pretende uma viatura para o segmento ainda com um preço dentro do "razoável."
Para andar 15-20km/dia e encravado a maior parte das vezes dentro do caos, não fazem falta muitos cavalos.
O Polo em si é bom produto (carro do ano 2010), o carro tem qualidade e está bem construido.
Peca como qualquer VW por ser caro...mas a qualidade também se costuma dizer k se paga.
Agora quando poderá vir a custar um 1.2 TSI 105cv por exemplo num nivel Confortline (o mais vendido)?
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostComo o JGTB disse, o Polo ainda continua a vender bem...
Eu próprio conheço algumas pessoas que compraram este modelo do Polo (maior parte no nível Confortline) e algumas até têm o 1.2, mas também foi porque segundo elas, queriam um carro bom dentro do segmento e tal e algumas nem sabem qual o motor que o carro tem
Mas até no dia-a-dia, vejo imensos Polos desta nova geração e muitos 1.2 manco, que até é um motor "agradável" de utilizar em cidade e ainda faz uns consumos +/-.
Claro que é um motor antiquado e não faz sentido não ter ainda alternativa no mercado português.
A ideia que eu tinha é que o próprio importador (SIVA), só iria colocar o 1.2 TSI no Polo quando começar a notar que está a perder nas vendas para os concorrentes e guardar como uma espécie de trunfo, mas já está a demorar tanto que às tantas ainda o Polo recebe 1º um restyling que o lançamento dos 1.2 TSI em Portugal
topspeed, sim, o modelo Polo continua a vender bem, mas em Portugal o Seat Ibiza (nos anos transactos) foi superior.
Nestes últimos tempos vai-se vendo bastantes Polos nas nossas estradas, mas penso que ainda se avistam mais Ibizas.
Sim, concordo, deve existir uma alternativa ao 1.2i 12v (dentro de cubicagem idêntica) para os mais exigentes.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostJGTB, penso que sabias que me estava a referir a anos anteriores (2009 e 2010), pois o ano de 2011 está fraquíssimo (em relação às vendas em geral). Em relação ao 1º trimestre de 2011, talvez tenhas razão, mas sabes bem que devido à conjuntura actual, esses números poderão estar um pouco "deturpados".
Atenção aqui, que o actual Polo apenas começou a ser vendido já lá mais para Setembro/Outubro de 2009 se não estou em erro.
Portanto 2010 é que é o ano de "velocidade de cruzeiro" e representativo com 12 meses.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostSe com o 1.2 70cv já não é barato....com o 1.2 TSI 105cv mais caro ficará.
Gavela, sim, tens razão, mas é sempre bom existirem alternativas para os mais exigentes.
Acredito que com equipamentos idênticos, o 1.2 TSI (105cv) será quase 3000 euros superior ao 1.2i 12v (70cv). Exagerado, talvez, mas sempre poderemos optar.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Posttopspeed, sim, o modelo Polo continua a vender bem, mas em Portugal o Seat Ibiza (nos anos transactos) foi superior.
Nestes últimos tempos vai-se vendo bastantes Polos nas nossas estradas, mas penso que ainda se avistam mais Ibizas.
Sim, concordo, deve existir uma alternativa ao 1.2i 12v (dentro de cubicagem idêntica) para os mais exigentes.
Quero com isto dizer que tem uma versão carrinha, nos "normais" têm uma versão a gasolina abaixo de 180cv (FR 150cv), diesel 2.0 de 143cv (em Portugal só no SC), enquanto falaram dum 1.6 TDI 130cv para o Polo (mas ficaram-se pelas palavras, além de um GT a gasolina com o mesmo motor do FR e um R), vai tendo umas versões especias com oferta de equipamento, o PVP além de mais baixo está sujeito a descontos maiores...
O motor 1.2 a mim não me chega, é capaz de fazer 6,5 em cidade em andamento calmo e tranquilo, mas um gajo tem pressa e manda-se para valores ligeiramente acima dos 11l e inferiores a 12 (experiência própria, não é mandar valores ao alto).
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostGavela, sim, tens razão, mas é sempre bom existirem alternativas para os mais exigentes.
Acredito que com equipamentos idênticos, o 1.2 TSI (105cv) será quase 3000 euros superior ao 1.2i 12v (70cv). Exagerado, talvez, mas sempre poderemos optar.
Claro, quanto mais opções melhor.
Já agora o 1.2 TSI utiliza correia ou corrente na distribuição?
Neste aspecto o manco utiliza corrente, o que em termos de uma manutenção futura é bom.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostRealço o que está a Bold.
Normalmente (com as devidas excepções ) quem procura um carro utilitário do segmento B a gasolina, procura uma viatura para realizar as suas voltitas mais pequenas e mais em redor ou no interior dos centros urbanos e para isso pretende uma viatura para o segmento ainda com um preço dentro do "razoável."
Para andar 15-20km/dia e encravado a maior parte das vezes dentro do caos, não fazem falta muitos cavalos.
O Polo em si é bom produto (carro do ano 2010), o carro tem qualidade e está bem construido.
Peca como qualquer VW por ser caro...mas a qualidade também se costuma dizer k se paga.
Agora quando poderá vir a custar um 1.2 TSI 105cv por exemplo num nivel Confortline (o mais vendido)?
Gavela, não poderia estar mais de acordo com o que citaste.
Deduzo que com o mesmo nível de equipamento, o 1.2 TSI (105cv) será quase 3000 euros superior (valor bastante significativo, no segmento onde se insere), em relação ao 1.2i 12v de 70cv.
Já agora, mas penso que todos saibam, mas o 1.2 TSI (105cv) possui menos 4 válvulas (mesmo tendo mais 1 cilindro) que o 1.2i 12v (70cv) tricilíndrico, pois o TSi somente possui uma "árvore de cames à cabeça".
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostPode ter alguma coisa a ver, mas os 1.6 TDI também começaram a ser utilizados na Skoda, enquanto a vw optou por colocar o 2.0 de 110cv no lançamento do Golf VI, na Passat 3C e Tiguan, alguém sabe explicar o porquê ?
topspeed, mas neste caso específico, o polo é o que utiliza a motorização mais modesta a gasolina (exceptuando o 1.4 TSI de 180cv do GTI), enquanto no lançamento do Golf VI (já existindo o 1.6 TDI na Skoda), resolveram utilizar o bloco um pouco superior (2 litros TDI de 110cv), que deduzo seja um pouco mais agradável de utilizar (principalmente entre as 1000 a 2000 RPM), do que o 1.6 TDI (105cv).
A explicação em concreto, não a sei.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostAtenção aqui, que o actual Polo apenas começou a ser vendido já lá mais para Setembro/Outubro de 2009 se não estou em erro.
Portanto 2010 é que é o ano de "velocidade de cruzeiro" e representativo com 12 meses.
Gavela, tens toda a razão em relação ao ano de 2009, mas já verificamos que o Seat Ibiza foi superior em 2010 (em Portugal) e mesmo o mais vendido dentro do segmento (impensável há alguns anos atrás). por essa ideia é que alguns pensam que o Polo será sempre superior (talvez neste último trimestre o seja).
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Posttopspeed, mas neste caso específico, o polo é o que utiliza a motorização mais modesta a gasolina (exceptuando o 1.4 TSI de 180cv do GTI), enquanto no lançamento do Golf VI (já existindo o 1.6 TDI na Skoda), resolveram utilizar o bloco um pouco superior (2 litros TDI de 110cv), que deduzo seja um pouco mais agradável de utilizar (principalmente entre as 1000 a 2000 RPM), do que o 1.6 TDI (105cv).
A explicação em concreto, não a sei.
O motor 2.0 TDI 110cv é bem mais agradável, acredita, não se notando diferenças em rendimento para o PD115 (considerando a minha Passat 3B e a 3C em que fiz milhares de kms) a partir dos 160/170, o que acho que é assinalável e um silencio a bordo notório (aqui também tem influencia a data dos projectos e respectiva insonorização).
Agora, em baixas fazia-me um impressão aquela subida tão linear que psicologicamente até deixa a ideia de estar a andar menos do que efectivamente está.
Mas o que eu disse, tu já deves estar farto de saber
Só acrescentar que além do manco ter PVP mais atractivo, terá sempre manutenção mais barata, o que para empresas de renting é bastante importante (e grandes compradores de carros deste segmento).
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostPercebo e sobrescrevo, acrescentando que não seria de estranhar o Ibiza ter mais vendas por estar melhor "representado".
Quero com isto dizer que tem uma versão carrinha, nos "normais" têm uma versão a gasolina abaixo de 180cv (FR 150cv), diesel 2.0 de 143cv (em Portugal só no SC), enquanto falaram dum 1.6 TDI 130cv para o Polo (mas ficaram-se pelas palavras, além de um GT a gasolina com o mesmo motor do FR e um R), vai tendo umas versões especias com oferta de equipamento, o PVP além de mais baixo está sujeito a descontos maiores...
O motor 1.2 a mim não me chega, é capaz de fazer 6,5 em cidade em andamento calmo e tranquilo, mas um gajo tem pressa e manda-se para valores ligeiramente acima dos 11l e inferiores a 12 (experiência própria, não é mandar valores ao alto).
topspeed, sim, o modelo Ibiza deverá possuir uma "gama mais vasta", do que o Polo.
Um dia fiz uma viagem num Seat Ibiza 1.2i 12v (64cv), de Almada até a 60kms a Norte da cidade da Guarda, pela A23, em velocidades de cruzeiro de 145 kms/h (de velocímetro) com o cruise control activo (muitas vezes nas subidas acentuadas da A23, ele bem injectava combustível ao máximo, mas não conseguia manter os 145 kms/h) e o consumo médio no final da viagem (aproximadamente de 400 kms), foi de 10,4 litros (anunciado pelo computador de bordo). Por curiosidade, pneumáticos 195/55R15" e 2 pessoas a bordo (com estatura e peso abaixo da média).
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostClaro, quanto mais opções melhor.
Já agora o 1.2 TSI utiliza correia ou corrente na distribuição?
Neste aspecto o manco utiliza corrente, o que em termos de uma manutenção futura é bom.
Gavela, pelas imagens e informações que obtive anteriormente, deduzo que o 1.2 TSi será comandado por corrente (tal como o 1.2i 12v), mas somente possui uma "árvore de cames à cabeça" e 8 válvulas (2 para cada cilindro), enquanto no teu, existam 4 válvulas por cilindro (12 no total).
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostSim, eu não me estava a referir ao Polo
O motor 2.0 TDI 110cv é bem mais agradável, acredita, não se notando diferenças em rendimento para o PD115 (considerando a minha Passat 3B e a 3C em que fiz milhares de kms) a partir dos 160/170, o que acho que é assinalável e um silencio a bordo notório (aqui também tem influencia a data dos projectos e respectiva insonorização).
Agora, em baixas fazia-me um impressão aquela subida tão linear que psicologicamente até deixa a ideia de estar a andar menos do que efectivamente está.
Mas o que eu disse, tu já deves estar farto de saber
Só acrescentar que além do manco ter PVP mais atractivo, terá sempre manutenção mais barata, o que para empresas de renting é bastante importante (e grandes compradores de carros deste segmento).
Sim, concordo contigo.
Sim, o 1.2i 12v será bastante mais atrente para as empresas de rent-car. Em relação à manutenção entre as 2 motorizações, deverá ser diminuta a diferença, mas sei que o TSI (devido a possuir Turbo), poderá ser mais sensível aos "maus tratos" e desleixo por parte dos utilizadores e assim sendo, futuramente poderão originar mais problemas e despesas.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostGavela, pelas imagens e informações que obtive anteriormente, deduzo que o 1.2 TSi será comandado por corrente (tal como o 1.2i 12v), mas somente possui uma "árvore de cames à cabeça" e 8 válvulas (2 para cada cilindro), enquanto no teu, existam 4 válvulas por cilindro (12 no total).Editado pela última vez por aftermath; 07 April 2011, 01:04.
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