Apesar de se encontrarem por ai espalhadas algumas contradições...parece que o 1.2 TSi utiliza também corrente.
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VW Polo 1.2 TSI (105cv) (lançamento tardio e demorado em Portugal)
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Originalmente Colocado por jjmaia Ver PostO 1.2 TSI foi desenvolvido pela Skoda em concurso interno, dai que esta tenha sido a 1ª (mundialmente) a usa-lo.
Agora porque é que a Seat o usou 1º do que a VW em PT é que desconheço...
E o 1.2 TSI até chegou primeiro ao A3...
Originalmente Colocado por topspeed Ver PostPode ter alguma coisa a ver, mas os 1.6 TDI também começaram a ser utilizados na Skoda, enquanto a vw optou por colocar o 2.0 de 110cv no lançamento do Golf VI, na Passat 3C e Tiguan, alguém sabe explicar o porquê ?
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostDesculpa ??? A Skoda a desenvolver projectos de engenharia dentro da VW ???
E o 1.2 TSI até chegou primeiro ao A3...
Porque se bem se recordam, quando o Golf saiu cá para fora, o 1.6 TDI ainda não estava lançado e como a VW precisava de concorrer com os motores de baixa cilindrada e eliminar o arcaico 1.9 TDI, daí o uso da variante de 110 cv.
Nem mais. Na minha opinião podia bem lá ter ficado Mas depois ah e tal jantes de 17' na versão highline não pode ser porque senão aumenta o Co2 e depois o imposto é muito superior
E só queria acrescentar que o 1.6TDI foi posto em circulação primeiramente nos Golf's e no A3 e só depois nos restantes modelos.
Comentário
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostGavela, agradeço imenso o teu contributo, pois já tinha lido sobre o assunto no semanário "Autohoje", mas não o conseguia encontrar, para "contrariar" a "ideia" de alguns.
Muito obrigado.
Em cinco portas, o Polo vende mais que o Ibiza, mas nas três portas é o inverso.
Comentário
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O 1.2 TSI não só foi desenvolvido (visto que ganhou o concurso interno), como é também fabricado pela Skoda na sua fábrica de Mladá Boleslav para equipar os vários carros do grupo VW.
Uma notícia antiga onde referem isso: http://new.skoda-auto.com/COM/about/..._32_12TSI.aspx
Comentário
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostDesculpa ??? A Skoda a desenvolver projectos de engenharia dentro da VW ???
E o 1.2 TSI até chegou primeiro ao A3...
Porque se bem se recordam, quando o Golf saiu cá para fora, o 1.6 TDI ainda não estava lançado e como a VW precisava de concorrer com os motores de baixa cilindrada e eliminar o arcaico 1.9 TDI, daí o uso da variante de 110 cv.
Aliás, o Tiguan ainda continua a usar este motor e nunca recebeu o 1.6.
O que me fez confusão foi só terem comercializado o 2.0 na Passat 3C durante um curtissimo espaço de tempo e o que não gastaram em linhas de produção etc. Tanto que é bastante raro encontrarem uma.
Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostNem mais. Na minha opinião podia bem lá ter ficado Mas depois ah e tal jantes de 17' na versão highline não pode ser porque senão aumenta o Co2 e depois o imposto é muito superior
E só queria acrescentar que o 1.6TDI foi posto em circulação primeiramente nos Golf's e no A3 e só depois nos restantes modelos.
Originalmente Colocado por Pazu Ver PostIsto não é potência a mais para tão pouca cilindrada?
Já outro dia num stand da VW estava a ver um Scirocco 1.4, que penso que tinha alguns 160cv, e pensei para mim que não estava equilibrado..
E agora um 1.2 com 105cv... Estranhos estes novos motores
Chegaste a experimentar o Scirocco? Sabes que tem Turbo e compressor para as baixas rotações... E se eu te disser que há Sciroccos com esse 1.4 de 160cv a debitar 210cv que fazem frente ao 2.0TFSI 210 ?
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostEfectivamente, em 2010, o Polo vendeu menos que o Ibiza. É estranho e completamente fora do normal. Poderá ser explicado, em parte, pela versão carrinha.
Em cinco portas, o Polo vende mais que o Ibiza, mas nas três portas é o inverso.
JGTB, não só o Polo vendeu em menor quantidade, como o Ibiza foi o utilitário mais vendido em Portugal em 2010.
Não tenho números de vendas especifícos das versões de 3, 5 portas e ST (carrinha) do Ibiza, mas a versão de 5 portas continua por grande margem a vender mais do que a de 3 portas.
Não é estranho, é a realidade, a maioria dos Portugueses opta pelo Ibiza e não pelo Polo e mesmo no mercado de usados, a procura do Ibiza é mais "forte".
Abraço.
Comentário
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Postaftermath, pelo que li e vi numa imagem do motor, é comandado por corrente, tal como o 1.2i 12v.
A minha namorada comprou carro no final de 2010 e a escolha final recaiu entre VW Polo 1.2i ou Skoda Fabia 1.2 TSI. Sem dúvida que o motor ditou o desfecho final (ela escolheu o Fabia), pois ao optar pelo Polo - e como muitos já aqui disseram - estaria a comprar um carro com linhas actuais mas com um motor desactualizado. Um dos argumentos que o vendedor da VW utilizou para a tentar convencer a comprar o Polo foi que o Polo não utilizava correia de distribuição, ao contrário do Fabia (daí eu ter ficado com essa ideia).
Pelos vistos para além de motores desactualizados também não são muito bons a prestar informações.
PS: Em termos de design ela teria preferido o Polo. Mas aquele motor super-ultrapassado é um verdadeiro espanta-clientes.Editado pela última vez por aftermath; 07 April 2011, 16:41.
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Originalmente Colocado por aftermath Ver PostNesse caso estou enganado.
A minha namorada comprou carro no final de 2010 e a escolha final recaiu entre VW Polo 1.2i ou Skoda Fabia 1.2 TSI. Sem dúvida que o motor ditou o desfecho final (ela escolheu o Fabia), pois ao optar pelo Polo - e como muitos já aqui disseram - estaria a comprar um carro com linhas actuais mas com um motor desactualizado. Um dos argumentos que o vendedor da VW utilizou para a tentar convencer a comprar o Polo foi que o Polo não utilizava correia de distribuição, ao contrário do Fabia (daí eu ter ficado com essa ideia).
Pelos vistos para além de motores desactualizados também não são muito bons a prestar informações.
PS: Em termos de design ela teria preferido o Polo. Mas aquele motor super-ultrapassado é um verdadeiro espanta-clientes.
E deduzo que o Fabia tenha sido a motorização 1.2 TSI (85cv), ou estarei enganado ?
Provavelmente ainda com um valor final inferior, do que o do VW Polo 1.2i 12v com o mesmo nível de equipamento, ou estarei também enganado ?
Em relação à estética, sabemos todos que esse ponto é muito subjectivo, mas penso que o Polo seja mais harmonioso.
Agora, todos temos de concordar, em termos de agradabilidade de conducção, a tua namorada, fez a melhor opção.
Cumprimentos.
Comentário
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostE deduzo que o Fabia tenha sido a motorização 1.2 TSI (85cv), ou estarei enganado ?
Provavelmente ainda com um valor final inferior, do que o do VW Polo 1.2i 12v com o mesmo nível de equipamento, ou estarei também enganado ?
Em relação à estética, sabemos todos que esse ponto é muito subjectivo, mas penso que o Polo seja mais harmonioso.
Agora, todos temos de concordar, em termos de agradabilidade de conducção, a tua namorada, fez a melhor opção.
Cumprimentos.
Em termos de valores, o Polo era mais caro cerca de 600 € para o mesmo nível de equipamento (com a nuance de que o Polo trazia ESP de série e o Fabia não).
Eu não quis dizer que o design do Fabia foi mal conseguido, bem pelo contrário. Acho que o carro tem também um design muito apelativo, tanto no exterior como no interior. Ainda assim ela gostava mais do Polo em termos estéticos. Mas entre o "gostar mais um bocadinho do Polo que do Fabia" e a diferença que vai entre um 3 cilindros atmosférico contra um 4 cilindros turbinado, sem dúvida que o 2º ponto se revelou muito mais importante. E a verdade é que até agora tem estado a adorar. O carro tem uma condução óptima e até a mãe às vezes lhe "rouba" a chave para ir aqui e ali.
"O carro mexe-se tão bem!", diz a mãe dela. "Acelero um bocadinho e lá vai ele."
A mim, o que mais me surpreendeu foi a força que o carro tem para um motor tão pequeno, mesmo a baixas rotações!
Enfim, quero com isto dizer que se na altura o Polo tivesse o 1.2 TSI, teria sido essa a escolha. Mas como não tinha...Editado pela última vez por aftermath; 07 April 2011, 17:18.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostJGTB, não só o Polo vendeu em menor quantidade, como o Ibiza foi o utilitário mais vendido em Portugal em 2010.
Não tenho números de vendas especifícos das versões de 3, 5 portas e ST (carrinha) do Ibiza, mas a versão de 5 portas continua por grande margem a vender mais do que a de 3 portas.
Não é estranho, é a realidade, a maioria dos Portugueses opta pelo Ibiza e não pelo Polo e mesmo no mercado de usados, a procura do Ibiza é mais "forte".
Abraço.
5 portas - 5.936 unidades
3 portas - 1.471 unidades
ST - 1.491 unidades
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Creio que a principal razão para não fazerem muita força para vender o 1.2 TSI é que o preço de comercialização já vai para valores muito proximos dos Diesel e portanto preferem apostar nestes ultimos, vendem mais, ganham mais na manutençao, etc.
Da mesma forma só vendiam o motor 1.4 16v 85cv na versão highline e salvo erro com caixa DSG o que ficava com um lindo preço. São politicas comerciais (discutiveis).
Depois sabemos que para muita gente VW é VW e nem se importam de levar um motor fraco e de 3 cilindros, o que interessa é que é um POLO.
Por fim pode haver algum racionamento nas versões 1.2 TSI pois estão a equipar uma série de modelos do grupo VW (Polo, Golf, Touran, A1, A3, Fabia, Octavia, Yeti, Ibiza, Leon e não sei se me esqueci de algum mais).
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Originalmente Colocado por JCF Ver PostCreio que a principal razão para não fazerem muita força para vender o 1.2 TSI é que o preço de comercialização já vai para valores muito proximos dos Diesel e portanto preferem apostar nestes ultimos, vendem mais, ganham mais na manutençao, etc.
Da mesma forma só vendiam o motor 1.4 16v 85cv na versão highline e salvo erro com caixa DSG o que ficava com um lindo preço. São politicas comerciais (discutiveis).
Depois sabemos que para muita gente VW é VW e nem se importam de levar um motor fraco e de 3 cilindros, o que interessa é que é um POLO.
Por fim pode haver algum racionamento nas versões 1.2 TSI pois estão a equipar uma série de modelos do grupo VW (Polo, Golf, Touran, A1, A3, Fabia, Octavia, Yeti, Ibiza, Leon e não sei se me esqueci de algum mais).
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Originalmente Colocado por aftermath Ver PostSim, foi exactamente essa a motorização.
Em termos de valores, o Polo era mais caro cerca de 600 € para o mesmo nível de equipamento (com a nuance de que o Polo trazia ESP de série e o Fabia não).
Eu não quis dizer que o design do Fabia foi mal conseguido, bem pelo contrário. Acho que o carro tem também um design muito apelativo, tanto no exterior como no interior. Ainda assim ela gostava mais do Polo em termos estéticos. Mas entre o "gostar mais um bocadinho do Polo que do Fabia" e a diferença que vai entre um 3 cilindros atmosférico contra um 4 cilindros turbinado, sem dúvida que o 2º ponto se revelou muito mais importante. E a verdade é que até agora tem estado a adorar. O carro tem uma condução óptima e até a mãe às vezes lhe "rouba" a chave para ir aqui e ali.
"O carro mexe-se tão bem!", diz a mãe dela. "Acelero um bocadinho e lá vai ele."
A mim, o que mais me surpreendeu foi a força que o carro tem para um motor tão pequeno, mesmo a baixas rotações!
Enfim, quero com isto dizer que se na altura o Polo tivesse o 1.2 TSI, teria sido essa a escolha. Mas como não tinha...
Sim, essa motorização é muito agradável, muito suave e progressiva, só pecando um pouco por "respirar" com menos à vontade nos regimes superiores (o de 85cv, ainda deduzo que se acentue mais essa característica). Talvez seja por somente possuir 2 válvulas por cilindro.
Espero que a tua namorada tenha optado por integrar o "ESP" no Fabia, pois penso que seja um sistema de segurança activa, muito importante.
abraço.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostTotal - 8.898 automóveis
5 portas - 5.936 unidades
3 portas - 1.471 unidades
ST - 1.491 unidades
Gavela, és um "espectáculo", sempre com útil informação (bem deduzia que estava correcto).
Por acaso, consegues saber o nº total de vendas do modelo Polo (2010 em Portugal) e o nº da versão de 3 e 5 portas ?
Assim sendo, deixavam de existir quaisquer dúvidas.
Obrigado e cumprimentos.
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Originalmente Colocado por JCF Ver PostCreio que a principal razão para não fazerem muita força para vender o 1.2 TSI é que o preço de comercialização já vai para valores muito proximos dos Diesel e portanto preferem apostar nestes ultimos, vendem mais, ganham mais na manutençao, etc.
Da mesma forma só vendiam o motor 1.4 16v 85cv na versão highline e salvo erro com caixa DSG o que ficava com um lindo preço. São politicas comerciais (discutiveis).
Depois sabemos que para muita gente VW é VW e nem se importam de levar um motor fraco e de 3 cilindros, o que interessa é que é um POLO.
Por fim pode haver algum racionamento nas versões 1.2 TSI pois estão a equipar uma série de modelos do grupo VW (Polo, Golf, Touran, A1, A3, Fabia, Octavia, Yeti, Ibiza, Leon e não sei se me esqueci de algum mais).
JCF, poderás ter alguma razão no que citas, mas o aproximarem-se dos valores dos Diesel (neste caso dos 1.6 TDI), também surge na Seat e estes já têm há algum tempo o 1.2 TSi disponível.
Poderemos deduzir que é uma "estratégia" do próprio importador, pois em muitos outros mercados, o 1.2 TSi já está disponível no modelo Polo.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostGavela, és um "espectáculo", sempre com útil informação (bem deduzia que estava correcto).
Por acaso, consegues saber o nº total de vendas do modelo Polo (2010 em Portugal) e o nº da versão de 3 e 5 portas ?
Assim sendo, deixavam de existir quaisquer dúvidas.
Obrigado e cumprimentos.
Mas na Europa a VW domina:
Ano 2010:
1- VW Golf 502.307
2- Ford Fiesta 425.595
3- VW Polo 364.439
4- Renault Clio 348.921
5- Opel/Vauxhall Corsa 333.622
6- Peugeot 207 310.827
7- Opel Astra 306.152
8- Ford Focus 292.348
9- Renault Mégane 272.612
10-Fiat Punto 266.553
11- Fiat Panda 236.323
12- Citroën C3 230.140
13- Nissan Qashqai 215.982
14- BMW Série 3 187.623
15- Renault Scénic 187.012
16- Skoda Octavia 186.994
17- Peugeot 308 181.976
18- Audi A3 178.860
19- Audi A4 173.069
20- VW Passat 170.876
21- Fiat 500 165.454
22- Toyota Yaris 165.174
23- Skoda Fabia 162.207
24- SEAT Ibiza 157.610
25- Mercedes Classe C 151.848
26- Renault Twingo 150.237
27- BMW Serie1 147.863
28- Mercedes Classe E 142.003
29- Dacia Sandero 139.234
30- Opel Insignia 139.012
31- BMW MINI 130.115
32- Peugeot 206+ 121.828
33- Citroën C4 Picasso 120.047
34- Peugeot 3008 117.819
35- Hyundai i30 117.675
36- BMW Série 5 110.669
37- VW Tiguan 109.722
38- Mercedes Classe A 107.183
39- Peugeot 107 106.842
40- Opel Meriva 104.323
41- Citroën C1 102.100
42- Ford Mondeo 100.157
43- Toyota Auris 96.073
44- Hyundai i10 95.671
45- Kia Cee’d 95.629
46- VW Touran 94.927
47- Opel Zafira 90.440
48- VW Golf Plus 84.290
49- Smart ForTwo 83.259
50- Mercedes Classe B 82.150
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostAté deve ficar mais caro que a versão 1.2 TDI 75cv!
Gavela, quase de certeza que a versão 1.2 TSI (105cv) ficará mais dispendiosa do que a 1.2 TDI (75cv), mas do ponto de agradabilidade e suavidade, estes 2 motores estão tão afastados, que nem existe qualquer tipo de comparação. Nunca conduzi o 1.2 TDI, mas estive recentemente no concessionário da Seat, onde já trabalhei e em conversa com um ex-colega, tive as impressões do mesmo.
Não quero dizer com isto que o 1.2 TDI seja uma motorização a descurar, principalmente pelo seu valor de aquisição inferior e por consumir gasóleo (também ele mais económico), mas para quem seja mais exigente, de certeza que o 1.2 TDI o vai desiludir em certo ponto.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostInfelizmente para Portugal não tenho esses dados.
Mas na Europa a VW domina:
Ano 2010:
1- VW Golf 502.307
2- Ford Fiesta 425.595
3- VW Polo 364.439
4- Renault Clio 348.921
5- Opel/Vauxhall Corsa 333.622
6- Peugeot 207 310.827
7- Opel Astra 306.152
8- Ford Focus 292.348
9- Renault Mégane 272.612
10-Fiat Punto 266.553
11- Fiat Panda 236.323
12- Citroën C3 230.140
13- Nissan Qashqai 215.982
14- BMW Série 3 187.623
15- Renault Scénic 187.012
16- Skoda Octavia 186.994
17- Peugeot 308 181.976
18- Audi A3 178.860
19- Audi A4 173.069
20- VW Passat 170.876
21- Fiat 500 165.454
22- Toyota Yaris 165.174
23- Skoda Fabia 162.207
24- SEAT Ibiza 157.610
25- Mercedes Classe C 151.848
26- Renault Twingo 150.237
27- BMW Serie1 147.863
28- Mercedes Classe E 142.003
29- Dacia Sandero 139.234
30- Opel Insignia 139.012
31- BMW MINI 130.115
32- Peugeot 206+ 121.828
33- Citroën C4 Picasso 120.047
34- Peugeot 3008 117.819
35- Hyundai i30 117.675
36- BMW Série 5 110.669
37- VW Tiguan 109.722
38- Mercedes Classe A 107.183
39- Peugeot 107 106.842
40- Opel Meriva 104.323
41- Citroën C1 102.100
42- Ford Mondeo 100.157
43- Toyota Auris 96.073
44- Hyundai i10 95.671
45- Kia Cee’d 95.629
46- VW Touran 94.927
47- Opel Zafira 90.440
48- VW Golf Plus 84.290
49- Smart ForTwo 83.259
50- Mercedes Classe B 82.150
Gavela, sim, para a Europa tinha essa noção (mas não com números precisos).
Só a Alemanha, faz grande parte desses números, da marca VW.
Mais uma vez obrigado (é pena não sabermos os valores precisos para o Polo em Portugal), mas também por mera curiosidade.Editado pela última vez por SandroTrigo; 07 April 2011, 18:36.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostGavela, quase de certeza que a versão 1.2 TSI (105cv) ficará mais dispendiosa do que a 1.2 TDI (75cv), mas do ponto de agradabilidade e suavidade, estes 2 motores estão tão afastados, que nem existe qualquer tipo de comparação. Nunca conduzi o 1.2 TDI, mas estive recentemente no concessionário da Seat, onde já trabalhei e em conversa com um ex-colega, tive as impressões do mesmo.
Não quero dizer com isto que o 1.2 TDI seja uma motorização a descurar, principalmente pelo seu valor de aquisição inferior e por consumir gasóleo (também ele mais económico), mas para quem seja mais exigente, de certeza que o 1.2 TDI o vai desiludir em certo ponto.
Para quem ande pouquinho o 1.2 TSI será a escolha ideal.
Para quem faça muitos kms e dado o actual preço dos combustiveis e o que ai vem, o diesel ainda dominará....visto que até pode conseguir coisas incriveis em termos de consumo.
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...em-reabastecer
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostDesculpa ??? A Skoda a desenvolver projectos de engenharia dentro da VW ???
E o 1.2 TSI até chegou primeiro ao A3...
Originalmente Colocado por AstonM Ver PostO 1.2 TSI não só foi desenvolvido (visto que ganhou o concurso interno), como é também fabricado pela Skoda na sua fábrica de Mladá Boleslav para equipar os vários carros do grupo VW.
Uma notícia antiga onde referem isso: http://new.skoda-auto.com/COM/about/..._32_12TSI.aspx
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostSim são motores completamente diferentes.
Para quem ande pouquinho o 1.2 TSI será a escolha ideal.
Para quem faça muitos kms e dado o actual preço dos combustiveis e o que ai vem, o diesel ainda dominará....visto que até pode conseguir coisas incriveis em termos de consumo.
http://www.autoportal.iol.pt/noticia...em-reabastecer
Gavela, sim, sabemos que os Diesel, mesmo comparando com estes motores a gasolina de injecção directa, em termos de consumo, continuam a ser bastante beneficiados e o gasóleo continua a ser um combustível ainda de valor inferior (pelo menos actualmente).
A minha mulher percorre poucos kms anuais (tem feito médias de 10000 kms anuais), mas penso que futuramente poderá chegar a percorrer 15000 kms e acredita que continuo a preferir um motor a gasolina (TSI), mesmo o 1200cc., por ser bastante progressivo, quase ausente de vibrações (principalmente entre as 1000 e as 2000 RPM) e com uma sonoridade mais cativante que um Diesel (principalmente comparando com o 1.2 TDI).
Cumprimentos.
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Originalmente Colocado por jjmaia Ver PostEstás desculpado. E não, chegou 1º à Skoda:
jjmaia, sabes que ainda existe um grande nº de indivíduos, com "pré-ideias" um pouco erradas, e ainda deduzem que as marcas menos "prestigiadas" dentro de um "grupo", não possuem capacidade para evoluirem um produto e pior do que isso, alguns (mas cada vez menos), ainda têm a ideia que os "componentes" idênticos que partilham, são de pior qualidade.
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Originalmente Colocado por Pazu Ver PostIsto não é potência a mais para tão pouca cilindrada?
Já outro dia num stand da VW estava a ver um Scirocco 1.4, que penso que tinha alguns 160cv, e pensei para mim que não estava equilibrado..
E agora um 1.2 com 105cv... Estranhos estes novos motores
Essa tua observação não é difícil de entender, muita gente pensa que um 1600 a gasóleo conseguir 105cv é muito mais natural do que um 1.2 a gasolina conseguir essa mesma potência. Mas não, sem sobrealimentação sequer já tinhas pequenos motores a gasolina a atingirem potências de loucos há décadas. Para não ir buscar um exemplo muito jurássico tens o 1.6 VTI da Honda, 160cv a partir de um 1.6 atmosférico
Com o domínio cada vez maior de carros diesel com normalmente bastante cilindrada e potência específica pouco famosa, muitos se perguntam como os pequenos motores turbo a gasolina conseguem ter a potência de praticamente um V6 a gasóleo. Pois é, e apenas agora começam a surgir mais a sério no mercado
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