Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O "arrependimento" GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tenho um e faço normalmente 8,5L em cidade e 7l em AE.Tanto dá para fazer menos como mais, é apenas uma questão de "pé direito"
    Em relação ao tópico e depois de ler o artigo da Autofoco desta semana, eu ficava de pé atrás.Quem o escreveu parece ter algum conhecimento da tecnologia TSI.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
      Já agora, o carro está a gastar assim tanto?

      É que eu ando a pensar num Golf V TSI 140cv e se poderes falar de medias em cidade e AE, agradecia, bem como qualquer outra informação que aches pertinente
      O carro gasta tanto como o da minha mãe que só tem 75CV! Tenho feito médias de 9L: 10L no pára-arranca da cidade ou pequenos percursos com o motor a frio e 8L em AE (140KM/h). Se fores a 100KM/h com a 6ª numa AE plana consegues consumos de 6L-7L.

      Os consumos do carro são muito bons atendendo ao peso, potência e comportamento: não esquecer que se trata de um pequeno familiar e a resposta do motor é muito satisfatória! O problema é mesmo a gasolina a €1,61 e o facto de ter que fazer no mínimo 250KM por semana (com tendência a aumentar). Não é nada difícil gastar €200/mês em combustível com percursos que não justificam tamanho gasto! Havendo alternativas mais baratas e fiáveis, prefiro converter-me!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ABS Ver Post
        Tenho um e faço normalmente 8,5L em cidade e 7l em AE.Tanto dá para fazer menos como mais, é apenas uma questão de "pé direito"
        Em relação ao tópico e depois de ler o artigo da Autofoco desta semana, eu ficava de pé atrás.Quem o escreveu parece ter algum conhecimento da tecnologia TSI.
        Alguém pode esclarecer este pobre leigo sobre o conteúdo dessa reportagem da concorrência?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
          Os consumos do carro são muito bons atendendo ao peso, potência e comportamento: não esquecer que se trata de um pequeno familiar e a resposta do motor é muito satisfatória! O problema é mesmo a gasolina a €1,61 e o facto de ter que fazer no mínimo 250KM por semana (com tendência a aumentar). Não é nada difícil gastar €200/mês em combustível com percursos que não justificam tamanho gasto! Havendo alternativas mais baratas e fiáveis, prefiro converter-me!
          Pois, é compreensível.

          A única coisa que me parece óbvia é que na altura da compra do carro não consideraste esta possibilidade, senão terias procurado um motor diferente, nomeadamente um motor que não tivesse injecção directa.

          Mas se fores ao tópico do user GPL (na secção dos DB) e colocares essa questão, levas logo com uma carga de informação em cima que daqui a dois anos (quando acabares de a ler toda) vais a correr instalar GPL.

          Comentário


            #35
            Pessoalmente oiço falar muito mal do gpl, e aqui no fórum toda a gente a defende como uma opção muito válida. Reconheço que não sei francamente o que pensar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
              Pessoalmente oiço falar muito mal do gpl, e aqui no fórum toda a gente a defende como uma opção muito válida. Reconheço que não sei francamente o que pensar.
              Se souberes explicar o que é que ouves "falar muito mal" (isto é: o que é que, para essas pessoas é mau ou está mal), talvez te adiante alguma coisa.

              Comentário


                #37
                O medo...já legalizavam era a injecção líquida do GPL em PT

                http://www.vialle.nl/producten/lpdi.html?L=1

                Comentário


                  #38
                  na Alemanha já foi lançada a VW passat 1.4 a gás natural, que não deve ser muito diferente do GPL.
                  eu se tivesse de trocar o meu civic 1.8 a GPL desde novo (agora com 130.000km) pensava nessa possibilidade, pois ou tentava encomendar o carro num stand VW ou tentaria importar novo, pois a alteração de gas natural para GPL é facil.

                  Comentário


                    #39
                    Não só o medo, mas consumos muito altos por comparação a gasolina. Os instaladores falam em % muito baixas, mas que não correspondem à % reais. Por exemplo um 316i que já foi 3 vezes para ser afinado no espaço de 6meses e 5k km. Esse mesmo 316i a fazer consumos de 14l/100 a gás. Desde carros que falham mesmo em andamento em baixas, mesmo saindo da oficina recentemente. Outros que me dizem que altera o comportamento do motor, uns dizem que fica com mais força mas menos embalo, outros que anda mais, outros que anda menos. Ou seja já ouvi de tudo. Não me parece que em teoria seja mau mas nem sempre a fotografia é como é e varia de carro para carro, motor para motor e nem sempre é uma ciência previsível como as vezes pintam do género: investes 150feijões, poupas 7 por mês que representa a diferença de preço de gasolina para gás. Esta simplificação não concordo com ela porque na prática a conversão e utilização GPL verifica-se um pouco mais dispendiosa do que se conta inicialmente. Para não falar dos danos e nervos que a falta de um carro causa em certas pessoas nas quais eu infelizmente me incluo.

                    Mas e posto isto com certeza em imensas situações a conversão continua a ser vantajosa para o utilizador do carro mas não em todas

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                      Pessoalmente oiço falar muito mal do gpl, e aqui no fórum toda a gente a defende como uma opção muito válida. Reconheço que não sei francamente o que pensar.
                      Tens que perguntar a ti mesmo, sempre que alguém te vem dar a sua opinião, se essa pessoa tem conhecimento de causa ou apenas está a mandar bitaites.

                      Em caso de dúvida passa num fórum de GPL ou aparece num encontro de GPL que certamente a maioria das pessoas terá conhecimento de causa. Já no café...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                        Não só o medo, mas consumos muito altos por comparação a gasolina. Os instaladores falam em % muito baixas, mas que não correspondem à % reais. Por exemplo um 316i que já foi 3 vezes para ser afinado no espaço de 6meses e 5k km. Esse mesmo 316i a fazer consumos de 14l/100 a gás. Desde carros que falham mesmo em andamento em baixas, mesmo saindo da oficina recentemente. Outros que me dizem que altera o comportamento do motor, uns dizem que fica com mais força mas menos embalo, outros que anda mais, outros que anda menos. Ou seja já ouvi de tudo. Não me parece que em teoria seja mau mas nem sempre a fotografia é como é e varia de carro para carro, motor para motor e nem sempre é uma ciência previsível como as vezes pintam do género: investes 150feijões, poupas 7 por mês que representa a diferença de preço de gasolina para gás. Esta simplificação não concordo com ela porque na prática a conversão e utilização GPL verifica-se um pouco mais dispendiosa do que se conta inicialmente. Para não falar dos danos e nervos que a falta de um carro causa em certas pessoas nas quais eu infelizmente me incluo.

                        Mas e posto isto com certeza em imensas situações a conversão continua a ser vantajosa para o utilizador do carro mas não em todas
                        Há uns pormaiores que é preciso verificar numa instalação de GPL:
                        1) O motor tem que estar a funcionar a 100%, por vezes há pequenos "bugs" eléctricos que a gasolina passam despercebidos (por ex. relanti inconstante, ocasionais soluços, etc), mas a GPL são amplificados porque o combustível funciona com uma mistura mais pobre;
                        2) O kit a ser instalado tem que ser semelhante ao sistema de gasolina do motor. Nada de kits aspirados em motores de injecção (há sucateiros que fazem essa proeza, cuidado)

                        Se estas duas regras se cumprirem não deverá haver qualquer problema.

                        A questão de consumos ligeiramente mais altos ou mais baixos, ligeiramente mais ou menos força (e friso "ligeiramente", se aquelas duas directrizes acima forem cumpridas) vão depender do serviço da instalação. Tal como acontece para a gasolina a centralina do GPL levará um mapa de injecção que poderá mandar uma mistura mais ou menos pobre, para cada situação de rotação do motor e abertura do acelerador, sendo que misturas mais ricas = mais potência e consumo e misturas mais pobres logicamente o inverso, e é aqui que serão feitos os pequenos ajustes depois da instalação, ao gosto do freguês.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por nmlribeiro Ver Post
                          na Alemanha já foi lançada a VW passat 1.4 a gás natural, que não deve ser muito diferente do GPL.
                          É o suficiente.

                          Originalmente Colocado por nmlribeiro Ver Post
                          eu se tivesse de trocar o meu civic 1.8 a GPL desde novo (agora com 130.000km) pensava nessa possibilidade, pois ou tentava encomendar o carro num stand VW ou tentaria importar novo, pois a alteração de gas natural para GPL é facil.
                          Será? É tudo diferente (a começar pelo depósito).

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            A questão de consumos ligeiramente mais altos ou mais baixos, ligeiramente mais ou menos força (e friso "ligeiramente", se aquelas duas directrizes acima forem cumpridas) vão depender do serviço da instalação. Tal como acontece para a gasolina a centralina do GPL levará um mapa de injecção que poderá mandar uma mistura mais ou menos pobre, para cada situação de rotação do motor e abertura do acelerador, sendo que misturas mais ricas = mais potência e consumo e misturas mais pobres logicamente o inverso, e é aqui que serão feitos os pequenos ajustes depois da instalação, ao gosto do freguês.
                            Normalmente, os instaladores optam por limitar a rotação máxima, mas melhorar o binário em baixas, o que agrada à maioria.

                            Quanto aos consumos, ainda estou para ver qualquer carro, a qualquer combustível, fazer os consumos anunciados. No entanto, se estivermos a falar dos sistemas aspirados, é natural que o o rendimento seja baixo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              Será? É tudo diferente (a começar pelo depósito).
                              Não sei como é o bocal de enchimento de GN, mas se for igual ao de GPL o depósito dá.

                              Ao contrário é que não dá de certeza (o depósito de GPL é menos resistente).

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Não sei como é o bocal de enchimento de GN, mas se for igual ao de GPL o depósito dá.

                                Ao contrário é que não dá de certeza (o depósito de GPL é menos resistente).
                                Sim. Mas quem é que vai querer andar com um trambolho de um depósito de GN, quando pode ter um bem mais pequeno de GPL (deduzo que o GN será comprimido, não liquefeito)?

                                Comentário


                                  #46
                                  Já tive vários carros a GPL (mantenho ainda um), e do ponto de vista do utilizador, as desvantagens são:

                                  - proibição de estacionar em parques cobertos (mesmo sem autocolante não convém estacionar pois a multa é pesadota)
                                  - baixa autonomia comparado com os Diesel, a não ser num carro que tenha já muito baixos consumos a gasolina e que tenha um depósito de GPL bem grande
                                  - Devido à baixa autonomia, visitas mais regulares à bomba
                                  - Abastecimento demorado e regra geral, em bombas não tão "confortáveis" como os restantes combustiveis (sem proteção para chuva, distantes do pagamento, sem iluminação eficiente)
                                  - Roubo de espaço da mala ou do pneu suplente
                                  - Mais um sistema para "aturar" ao nivel de manutenção e avarias
                                  - Mais uma oficina para "aturar"
                                  - Aturar as manias das oficinas e mecanicos "comuns" face aos sistemas GPL
                                  - Mais um sistema a introduzir possibilidade de falha na mecânica do automóvel, ou seja, aumento da probabilidade de avaria
                                  - Maior exigência de certos componentes da viatura, levando a superior custos de manutenção com estes.
                                  Editado pela última vez por seitlich; 11 April 2011, 00:05.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Sim. Mas quem é que vai querer andar com um trambolho de um depósito de GN, quando pode ter um bem mais pequeno de GPL (deduzo que o GN será comprimido, não liquefeito)?
                                    Não sei, se calhar para poder usar os dois, GN à semana (é mais barato) e GPL ao fim de semana (já que por norma os carros a CGN perdem potência, visto o combustível ter uma densidade tão baixa), ou GPL numa emergência (já que nos países em que há os dois há por norma mais postos de GPL do que CNG).

                                    Se bem que em ambas as situações continua a haver a gasolina, não sei, estava só a responder à letra

                                    Poderá ser simplesmente porque o carro veio a GN de fábrica e agora apetece trocar por GPL a tempo inteiro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                      Já tive vários carros a GPL (mantenho ainda um), e do ponto de vista do utilizador, as desvantagens são:

                                      - proibição de estacionar em parques cobertos (mesmo sem autocolante não convém estacionar pois a multa é pesadota)
                                      - baixa autonomia comparado com os Diesel, a não ser num carro que tenha já muito baixos consumos a gasolina e que tenha um depósito de GPL bem grande
                                      - Devido à baixa autonomia, visitas mais regulares à bomba
                                      - Abastecimento demorado e regra geral, em bombas não tão "confortáveis" como os restantes combustiveis (sem proteção para chuva, distantes do pagamento, sem iluminação eficiente)
                                      - Roubo de espaço da mala ou do pneu suplente
                                      - Mais um sistema para "aturar" ao nivel de manutenção e avarias
                                      - Mais uma oficina para "aturar"
                                      - Aturar as manias das oficinas e mecanicos "comuns" face aos sistemas GPL
                                      - Mais um sistema a introduzir possibilidade de falha na mecânica do automóvel, ou seja, aumento da probabilidade de avaria
                                      Obrigado pela lucidez do post.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                        Já tive vários carros a GPL (mantenho ainda um), e do ponto de vista do utilizador, as desvantagens são:

                                        - proibição de estacionar em parques cobertos (mesmo sem autocolante não convém estacionar pois a multa é pesadota)
                                        - baixa autonomia comparado com os Diesel, a não ser num carro que tenha já muito baixos consumos a gasolina e que tenha um depósito de GPL bem grande
                                        - Devido à baixa autonomia, visitas mais regulares à bomba
                                        - Abastecimento demorado e regra geral, em bombas não tão "confortáveis" como os restantes combustiveis (sem proteção para chuva, distantes do pagamento, sem iluminação eficiente)
                                        - Roubo de espaço da mala ou do pneu suplente
                                        - Mais um sistema para "aturar" ao nivel de manutenção e avarias
                                        - Mais uma oficina para "aturar"
                                        - Aturar as manias das oficinas e mecanicos "comuns" face aos sistemas GPL
                                        - Mais um sistema a introduzir possibilidade de falha na mecânica do automóvel, ou seja, aumento da probabilidade de avaria
                                        A questão das bombas confirma-se, os utilizadores do GPL são tratados abaixo de cão Assim como a ignorância da maioria dos mecânicos em relação à coisa.

                                        Em parques cobertos desafio quem quer que seja a descobrir se um carro sem dístico é a GPL

                                        E quanto a avarias até à data os sistemas que usei comprovam-se à prova de bala, só tive que trocar um vaporizador que ficou por 100€ já com mão de obra (que não foi avaria mas manutenção planeada, era dos antigos que mandava ser substituído de 60 em 60 mil, durou 90 os modernos julgo que não têm "prazo de validade").

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                          - proibição de estacionar em parques cobertos (mesmo sem autocolante não convém estacionar pois a multa é pesadota)
                                          Sem autocolante, ninguém sabe. Logo, não te podem multar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            A questão das bombas confirma-se, os utilizadores do GPL são tratados abaixo de cão Assim como a ignorância da maioria dos mecânicos em relação à coisa.

                                            Em parques cobertos desafio quem quer que seja a descobrir se um carro sem dístico é a GPL

                                            E quanto a avarias até à data os sistemas que usei comprovam-se à prova de bala, só tive que trocar um vaporizador que ficou por 100€ já com mão de obra (que não foi avaria mas manutenção planeada, era dos antigos que mandava ser substituído de 60 em 60 mil, durou 90 os modernos julgo que não têm "prazo de validade").
                                            Em relação aos parques, basta haver um azar, que até pode ter origem num terceiro, mas que englobe o nosso carro a GPL, para se ter grandes problemas. Nem quero imaginar no que seria por algum motivo haver um incendio num parque com o meu carro a GPL, e este arder... Mesmo que não tivesse tido origem nele e os sistemas de segurança funcionassem todos como deve ser, estava bem tramado.

                                            Além disso já vi operações STOP em locais logo à saida de parques cobertos.... imagino se lhes aparecer um GPL.

                                            Em relação às avarias, assim como há casos de 0 avarias, também há o contrário . E há delas bem chatas, como por ex fuga de gpl para o circuito de refrigeração do motor, com consequências muito pouco interessantes.....

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Sem autocolante, ninguém sabe. Logo, não te podem multar.
                                              Óbvio...

                                              É que normalmente o indicador de nível de GPL também costuma estar sempre escondido, não é ?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Óbvio...

                                                É que normalmente o indicador de nível de GPL também costuma estar sempre escondido, não é ?

                                                Isso, obviamente, também depende de ti!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  Sem autocolante, ninguém sabe. Logo, não te podem multar.
                                                  Sabe sim. Pelo inconfundível cheiro a gás que esses carros emanam.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Sucateiro Ver Post
                                                    Sabe sim. Pelo inconfundível cheiro a gás que esses carros emanam.
                                                    Não sei o que andas a "snifar" para aí, mas não é GPL certamente!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Não vale a pena discutirem dado essa questão já nem existir.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Não sei o que andas a "snifar" para aí, mas não é GPL certamente!
                                                        Não, não é GPL. É o LPG...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                                          Não vale a pena discutirem dado essa questão já nem existir.
                                                          Enquanto os parques continuarem com o distico de proibiçao de entrada de carros a GPL a questao existe. E pelo que sei nem foi a diario da republica (nem sabia que tinha sido aprovada, o que é excelente).

                                                          Pelo que sei de GPL ha maiores probabilidades de haver fuga de gasolina e o carro explodir ou arder que de GPL. Penso que hoje em dia é um sistema muito seguro, com provas dadas. Caso disso é que somos um dos paises da europa que ainda tem o tabu dos carros a GPL.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Sucateiro Ver Post
                                                            Não, não é GPL. É o LPG...
                                                            Ainda haverá um dia em que vais conseguir dizer uma frase com sentido e fundamento. Mas vou esperar deitado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                              Enquanto os parques continuarem com o distico de proibiçao de entrada de carros a GPL a questao existe. E pelo que sei nem foi a diario da republica (nem sabia que tinha sido aprovada, o que é excelente).

                                                              Pelo que sei de GPL ha maiores probabilidades de haver fuga de gasolina e o carro explodir ou arder que de GPL. Penso que hoje em dia é um sistema muito seguro, com provas dadas. Caso disso é que somos um dos paises da europa que ainda tem o tabu dos carros a GPL.
                                                              Não se trata propriamente de uma questão tabu, é uma realidade sobretudo nos automóveis mais antigos. O cheiro a gás expelido dos carros convertidos não dá para disfarçar até mesmo em ambientes abertos. Há sempre uma maior probabilidade de haver uma fuga com este sistema. Até o próprio abastecimento exige cuidados redobrados em relação à gasolina e diesel. O resto é treta.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X