Originalmente Colocado por rca33
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O "arrependimento" GPL
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostA diferença em eficiência de injecção directa para indirecta não é tão grande quanto isso, nota-se é em cidade porque permite usar uma mistura muito mais pobre ao relanti.
E estamos a falar em percursos citadinos, não estrada, aí o TSI não estaria a fazer médias constantes de 9L.
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostDepois o GPL tem a vantagem de ser gasoso, e vaporiza imediatamente sem grandes dramas, ao contrário da gasolina (por isso para esta já é utilizada injecção directa de relativamente alta pressão).
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostDepois também não convém esquecer que a gasolina queima, e logo aquela pequena quantidade de gasolina que é injectada nos motores de injecção directa para prevenir danos nos injectores vai contar na mesma como combustível e libertar energia, logo se por um lado é preciso acrescentar gasolina por outro é menos GPL que é preciso.
Só GPL:
GPL - 11L: €0.822x11= 9.042€
GPL + Gasolina
GPL - 10L: €0.822x10= 8.82€
Gasolina - 1L: €1.629x1=1.629€
Total: 10.449€
Diferença de 1.407€ entre as duas situações.
Originalmente Colocado por SRLA Ver PostEu fiz referência aos consumos só para chamar à atenção que um motor para andar precisa de beber, e se por um lado estes modernos motores a gasolina downsized podem fazer consumos muito bons a andar com calma (quando são só um 1.4), quando se puxa por eles estes deixam de ser só 1.4 e passam a ser muito mais (graças ao turbo), com consumos a condizer. Não se pode esperar milagres.
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostÉ um facto, mas aí, mesmo que se fale num consumo de 11L (continuo a achar que não é o número certo, mas ok... sejamos otimistas) temos de fazer as contas de outra forma, pois a gasolina é gasta:
Só GPL:
GPL - 11L: €0.822x11= 9.042€
GPL + Gasolina
GPL - 10L: €0.822x10= 8.82€
Gasolina - 1L: €1.629x1=1.629€
Total: 10.449€
Diferença de 1.407€ entre as duas situações.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostExcelente!
Considero que a tua experiência é totalmente válida de importante partilha, do mesmo modo que quem prefere outras opções (sejam elas quais forem) também o são, desde que sejam colocadas nesses termos das prioridades de cada um (que muitas vezes são algo díspares).
A minha experiência resume-se a ter chegado a uma altura em precisava de economizar no combustivel. Soluções: Vender um carro super fiável e meter-me numa divida de um diesel usado que não sei que historial tem, ou investir num kit GPL e continuar com a mesma fiabilidade. Como o meu carro dá-me imenso prazer conduzir e gosto bastante dele, porquê trocá-lo? Investi, o investimento tá pago e de momento é só poupança.
Hoje se fosse trocar de carro, concerteza que ia pelo mesmo caminho, a unica diferença é compraria algo com turbo.
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostAté porque um carro a gasolina não polui quase nada e um a GPL é que não polui mesmo nada !
Mas lá está, cingem-se a umas medições de emissões e esquecem-se de tudo o resto... É...
E já agora explica lá o que defines por "tudo o resto"
E não, eu não coloquei o meu carro a GPL a pensar no meio ambiente, foi mesmo na minha carteira.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostAinda assim face a uns, vá, 9l de gasolina são 4€/100 que se poupa, o kit está pago em 50000Km, muito menos do que levaria o retorno da compra da versão Diesel equivalente.
Viu-se que ao fim de 3 anos ele pouparia cerca de 1750€, mas resta saber qual o real rendimento do kit GPL neste carro, sua fiabilidade etc.
Além disso, este carro faz menos de 15.000km/ano.
Eu não defendi neste tópico a compra do diesel, mas sim, manter o carro conforme está.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostAinda assim face a uns, vá, 9l de gasolina são 4€/100 que se poupa, o kit está pago em 50000Km, muito menos do que levaria o retorno da compra da versão Diesel equivalente.
50.000 km é um número de km já algo apreciável para o que tinha como "habitual" noutro tipo de motorizações há relativamente pouco tempo atrás.
Essa questão do "muito menos do que levaria o retorno da versão diesel equivalente" significa "vender este carro e comprar um diesel", ou "se tivesse comprado um diesel em vez deste"?
É que isso é uma diferença grande.
Se na altura da compra (usado, pelo que entendi) o TSI tiver custado menos 5000 euros do que o TDI, mas agora a conversão custar 2000 euros, afinal o TSI só ficou 3000 euros mais barato.
Claro que continuam a ser 3000 euros, o que é "muito" dinheiro, mas estou a partir do princípio dos 5000 euros de diferencial, pode ser mais...
...ou menos.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostPoluem bem menos.
Aqui está a falar-se sempre de economia, de euros na carteira.
Se for melhor para o ambiente, melhor.
Mas esse não é nunca um factor decisivo para a conversão para GPL, o que aliás basta ver pelo relato de todos os que fizeram a conversão.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSejamos realistas e paremos de conversas da treta.
Aqui está a falar-se sempre de economia, de euros na carteira.
Se for melhor para o ambiente, melhor.
Mas esse não é nunca um factor decisivo para a conversão para GPL, o que aliás basta ver pelo relato de todos os que fizeram a conversão.
Mas entre Diesel e GPL acho que sim.
Com a garagem fechada testem quanto tempo suportam lá dentro com um carro a trabalhar ao ralenti a GPL, Gasolina, Gasolina sem Catalisador, Gasóleo... tenha as FAP's que tiver.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSejamos realistas e paremos de conversas da treta.
Aqui está a falar-se sempre de economia, de euros na carteira.
Se for melhor para o ambiente, melhor.
Mas esse não é nunca um factor decisivo para a conversão para GPL, o que aliás basta ver pelo relato de todos os que fizeram a conversão.
Mas não deixa de ser um pormenor bem vindo, e não invalida o que eu disse.
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Originalmente Colocado por PRAP Ver PostNão sei até que ponto é que isso será assim tão verdade (pelo menos para todos os componentes de emissões) comparativamente aos motores Diesel actuais com filtro de partículas...
A eficiência dos filtros de partículas ainda está por provar, não esquecer que as partículas que não são queimadas não desaparecem, ficam no filtro para serem queimadas mais tarde, e todo aquele carbono que foi retido tem que ser libertado mais cedo ou mais tarde.
Mas mesmo admitindo que resolvem a questão das partículas, ainda há a questão dos óxidos de azoto que são bem pior que carbono para a atmosfera.
E depois há a longa lista de componentes orgânicos tóxicos e/ou carcinógenos que os Diesel emitem e a população no geral desconhece completamente. Não é por acaso que por exemplo passando atrás de um carro a gasóleo num parque subterrâneo o cheiro é nauseabundo, mesmo quando não se vê fumo. O Diesel é terrível para a qualidade do ar local, por isso se forem ver por exemplo as legislações a que são obrigados carros a gasóleo para circular na Califórnia até se assustam (para quem não sabe a Califórnia há uns anos tinha gravíssimos problemas de poluição atmosférica, mas foram tomadas medidas drásticas para o corrigir e hoje é das cidades com o ar mais limpo do mundo).
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostSim na conversão Gasolina / GPL
Mas entre Diesel e GPL acho que sim.
Com a garagem fechada testem quanto tempo suportam lá dentro com um carro a trabalhar ao ralenti a GPL, Gasolina, Gasolina sem Catalisador, Gasóleo... tenha as FAP's que tiver.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostDiesel é insuportável.
Com FAP, com o que queiras... só o Enxofre enjoa qualquer um.
O enxofre insuportável, para mim, é do da gasolina com catalisador, então a frio...
Mas como queiras, isto é discutir o sexo dos anjos...
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostPara mim, objectivamente, são os dois mais suportáveis dentro da minha garagem (box, com 28m2).
O enxofre insuportável, para mim, é do da gasolina com catalisador, então a frio...
Mas como queiras, isto é discutir o sexo dos anjos...
O que cheiras num motor a gasolina a frio são hidrocarbonetos livres (que devem ter um cheiro parecido com a própria gasolina).
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSejamos realistas e paremos de conversas da treta.
Aqui está a falar-se sempre de economia, de euros na carteira.
Se for melhor para o ambiente, melhor.
Mas esse não é nunca um factor decisivo para a conversão para GPL, o que aliás basta ver pelo relato de todos os que fizeram a conversão.
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É evidente que o GPL não pode poluir mais do que a gasolina.
Os carros a GPL são na mesma carros a gasolina que também trabalham a GPL, aliás as inspeccções têm que ser feitas a trabalhar a gasolina.
Só uma ou outra pessoa foi pela ecologia.
(entendo algumas pessoas, mas que me adianta a mim sózinho "contribuir" quando se estão a vender em cada 10 carros 9 a gasóleo?
Sendo que basta passar um carro a gasóleo na rua que poluí tanto como "100" automóveis a GPL.)
Mas as pessoas vão quase todas para o GPL porque o preço é (neste momento)
0,76 € contra 1,64 € (Menos de metade).
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postapareça o 1º que mudou para GPL por razões ambientais.... Toda a gente muda por razões económicas. E se o GPL fosso o mais poluente? Mudavam na mesma. Portnato deixem-se de hipócrisias.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostIsso é uma não-questão porque se o GPL fosse mais poluente não era mais barato, o seu preço deve-se precisamente ao facto de poluir menos.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSer barato ou caro nada tem a ver com ser ou não poluente. Senão pela vossa linha de pensamento o diesel custava o dobro da gasolina.
Estás farto de andar em tudo o que é tópico sobre GPL e não sabes que o GPL tem um Imposto (ISP) muito reduzido por imposição da União Europeia?
Também desconheces que o GPL é sempre um sub produto da refinação?
Ao refinar gasolina obrigatóriamente surge GPL.
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Eu também assumo: se fosse para o GPL iria pelo baixo preço e não pelo ambiente.
Aliás, usar isto como arma de arremesso para dizer que os consumidores de GPL são oportunistas (hipócritas segundo alguns) é ridículo.
Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostAndas a brincar com isto?
Estás farto de andar em tudo o que é tópico sobre GPL e não sabes que o GPL tem um Imposto (ISP) muito reduzido por imposição da União Europeia?
Também desconheces que o GPL é sempre um sub produto da refinação?
Ao refinar gasolina obrigatóriamente surge GPL.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostAndas a brincar com isto?
Estás farto de andar em tudo o que é tópico sobre GPL e não sabes que o GPL tem um Imposto (ISP) muito reduzido por imposição da União Europeia?
Também desconheces que o GPL é sempre um sub produto da refinação?
Ao refinar gasolina obrigatóriamente surge GPL.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSei perfeitamente tudo o que dizes.
Agora se tem a ver com ser ou não poluente, e pela vossa guerra de estimação ao diesel, não pagaria o diesel muito mais do que paga?
Supostamente a gasolina e o gasóleo pagariam o mesmo imposto e por isso o gasóleo seria ligeiramente mais caro, porque também é mais caro antes de impostos.
Países como Portugal protegem para já o gasóleo.
Infelizmente não há vontade ou capacidade para dividir mesmo o gasóleo em 2: profissional (com alargamentos) e turistico.
Nesse, no "turístico" é que deviam estar os impostos; e não no profissional.
Como sabes está previsto o gasóleo pagar mais por ser mais poluente; isto para não falar nos países onde é proíbido em ligeiros de passageiros.
Outra questão: em Londres por exemplo existem algumas ruas proíbidas ao trânsito, mas se tiveres um carro a GPL já podes circular lá.
guerra de estimação ao diesel
Agora a longo prazo a Atmosfera vai ficando cada vez pior e todos vamos pagar isso com a nossa Saúde e com os nossos impostos para pagar a pior saúde de todos.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostAndas a brincar com isto?
Estás farto de andar em tudo o que é tópico sobre GPL e não sabes que o GPL tem um Imposto (ISP) muito reduzido por imposição da União Europeia?
Também desconheces que o GPL é sempre um sub produto da refinação?
Ao refinar gasolina obrigatóriamente surge GPL.
Além de que a maioria do GPL não vem da refinação.
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