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Originalmente Colocado por H83 Ver PostPelo o que percebo o segredo deles é margens menores juntamente com a "eliminação" de um intermediário. Explicando melhor, o modelo tradicional de venda de carros começa pela marca propriamente dita que fabrica o carro e o vende a um importador. Neste caso vamos imaginar um carro que custou 10.000€ a fabricar e é vendido com uma margem de 10%. Assim sendo o importador comprou este carro por 11.000€ e agora vai vende-lo a um stand também com uma margem de 10%. O stand compra o carro por 12.100€ e agora vai vender o mesmo ao cliente final também com 10% de margem. Resultado, o cliente final acaba de comprar por 13.310€ um carro que custou 10.000€ a produzir. Isto no modelo tradicional.
No caso da Zero-Km e similares, a marca produz o mesmo carro por 10.000€ e vende-o a mesma com margem de 10%, custando o carro os mesmos 11.000€ que custaria ao importador, até aqui tudo igual. É a seguir que eu penso que acontece a "magia" do negócio, em vez de vender o carro a um stand como compete a um importador, a empresa (Zero-Km) vende directamente o carro ao cliente final em vez de usar stands para o efeito, também com margem de 10% sendo que assim o carro passa a custar 12.100€. No final temos uma diferença de 1.210€ a favor do cliente final que não tem que pagar a margem de lucro de um intermediário, neste caso o stand.
Já agora esta também é a razão para a Tesla ter margens de lucro superiores a maioria dos constructores automóveis, eles vendem directamente sem intermediários. Porque nos carros as margens ao de ser similares as das outras marcas.
Penso que seja este o segredo do negócio mas posso estar enganado.
Estudei o modelo de negócio em tempos e aquilo que me parece acontecer é a compra de carros em países estrangeiros (por ex. Espanha) diretamente num concessionário oficial da marca. Compram a viatura sem matrícula e o IVA ou é pago em Espanha ou como bem adquirido entre a comunidade europeia entre empresas não carece de pagamento de IVA ao fornecedor (este pormenor já não me recordo como era).
Depois a primeira matrícula é feita cá e liquidados os impostos.
No final temos diferenças brutais e pelos meus cálculos dando descontos de 4000/5000€ ainda permite um lucro entre os 1000€ a 4000€ por viatura vendida, dependendo do modelo.
Na realidade o sistema parece-me simples e ao alcance de qualquer um, não tem grande magia...
Just my 2 cents
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Vou rescuscitar o tópico para tentar esclarecer uma dúvida que tenho relativamente a carros comprados na zero km e outros do género.
O carro conta como importado para as seguradoras? Isto é, aquela trafulhice que as seguradoras fazem dos carros importados desvalorizarem mais nos danos próprios conta igual para carros novos comprados na zero km?
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver PostVou rescuscitar o tópico para tentar esclarecer uma dúvida que tenho relativamente a carros comprados na zero km e outros do género.
O carro conta como importado para as seguradoras? Isto é, aquela trafulhice que as seguradoras fazem dos carros importados desvalorizarem mais nos danos próprios conta igual para carros novos comprados na zero km?
Os carros desse stand, e outros iguais, são novos, mas como é importação paralela não sei se o procedimento será o mesmo, só a seguradora te poderá informar.
De qualquer forma, se um carro que habitualmente se compra por 25 mil for comprado nesse stand por 21 mil, o teu interesse até será pedir para considerar esse valor, para o valor do prémio baixar...Editado pela última vez por Vanquish; 22 June 2021, 16:12.
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