Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de Particulas - Duvidas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duringregeneration of the DPF a significant increase of the emitted number of particles is observed.Size spectra reveal a nucleation mode peaking at approximately 10 nm, at concentrationsthat can exceed the emission levels under non-regenerating conditions by more than threeorders of magnitude.

    Comentário


      Originalmente Colocado por samuca Ver Post
      Tenho um MW X1 20d e nunca me apercebi das regenerações. No entanto gostava de desconrir quando as faz. Comprei um ELM 327 e tenho as aplicações Torque e DashCommander mas não sei se estas permitem ver quando acontecem as regenerações. Alguém sabe? Vitorpaulo, que aplicação é essa no post 180?
      Com isto sei a temperatura do catalizador quando passa os 400º activa um alarme e sei que esta a regenerar +- 25km depois a uma velocidade media a temperatura volta a menos de 200º (se for em AE ronda dos 350º) e sei que a regeneração acabou

      https://play.google.com/store/apps/d...g.prowl.torque


      Comentário


        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
        Eu chamei-lhe poluição transformada porque, ao serem incineradas, as particulas sofrem uma transformação fisica e quimica e saem cá para fora numa nova forma, a ideia de que simplesmente desaparecem não está correta. Na natureza nada se perde, tudo se transforma.
        Se estiveres interessado em saber o que acontece durante as regenerações lê este pequeno PDF.
        PS: uma ordem de magnitude representa 10x mais. três ordens de magnitude representa 1.000 vezes mais.
        Há uma coisa que eu não estou a perceber, ou estás só a implicar comigo porque sim. Se o FAP está lá para incinerar e expelir algo que não faz mal ao ambiente, porque é que teimas em chamar poluição? Que é uma transformação é óbvio, mas não é para continuar a poluir. A poluição acontece em menor número, porque o FAP não é um sistema perfeito e não consegue tratar de todas as partículas armazenadas (como te disse antes).

        Agora falas na ordem de grandeza comparando a regeneração com não-regeneração. Mas caramba, o que eu estou a dizer não é compatível com isso? Então enquanto o FAP vai saturando, não há emissões de partículas (ou há muito poucas, as mais pequenas), logo não há poluição, ou esta é residual. Se durante a regeneração existe emissão de partículas não tratadas, obviamente que está poluir mais do que se não estivesse em regeneração.

        Isto é uma coisa, mas é mesmo com isto que devemos estar a discutir? Eu diria não e preferia ver estudos que medissem índices de poluição do mesmo motor sem FAP e outro com FAP (em termos absolutos em todo o ciclo ao longo de 1000 kms, p.e.) e outros que medissem índices de poluição ao longo de todo o ciclo, comparando o índice aquando da regeneração vs não regeneração, mas em absoluto.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Há uma coisa que eu não estou a perceber, ou estás só a implicar comigo porque sim. Se o FAP está lá para incinerar e expelir algo que não faz mal ao ambiente, porque é que teimas em chamar poluição? Que é uma transformação é óbvio, mas não é para continuar a poluir. A poluição acontece em menor número, porque o FAP não é um sistema perfeito e não consegue tratar de todas as partículas armazenadas (como te disse antes).

          Agora falas na ordem de grandeza comparando a regeneração com não-regeneração. Mas caramba, o que eu estou a dizer não é compatível com isso? Então enquanto o FAP vai saturando, não há emissões de partículas (ou há muito poucas, as mais pequenas), logo não há poluição, ou esta é residual. Se durante a regeneração existe emissão de partículas não tratadas, obviamente que está poluir mais do que se não estivesse em regeneração.

          Isto é uma coisa, mas é mesmo com isto que devemos estar a discutir? Eu diria não e preferia ver estudos que medissem índices de poluição do mesmo motor sem FAP e outro com FAP (em termos absolutos em todo o ciclo ao longo de 1000 kms, p.e.) e outros que medissem índices de poluição ao longo de todo o ciclo, comparando o índice aquando da regeneração vs não regeneração, mas em absoluto.
          Não quero implicar contigo de forma alguma.
          Apenas estou a chamar a atenção para o facto de os gases emitidos durante a regeneração serem poluentes, e não gases inofensivos.
          Tu próprio o afirmas no que está a negrito.
          O que tu dizes a verde acho que é o que toda a gente gostava de saber, porque é um facto que há uma grande emissão de particulas durante as regenerações (lê o PDF). Até que ponto a redução de emissões fora das regenerações compensa a emissão durante as regenerações é algo que está muito bem escondido.

          Comentário


            Obrigado "vitorpaulo", percebi como o fazes. Grande ajuda. Com o que já li e com a tua ajuda quando um daqueles indicadores ultrapassar os 400º - 500º é sinal de estar a fazer a regeneração. Acho que no caso da BMW, por algo que li não me lembro onde quando chega aos 50% de saturação começa a tentar regenerar passivamente e a partir dos 60%-65% tenta forçar essa mesma regeneração. Como não deixa chegar a níveis tão altos de saturação como outra marcas (acho que já li que a opel é perto dos 90%) deve ser por isso que nunca me acendeu a luz, apesar de fazer muitos trajectos curtos; só faço voltas maiores (40 km para cada lado) 1 vez por semana/2 semanas

            Comentário


              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
              Não quero implicar contigo de forma alguma.
              Apenas estou a chamar a atenção para o facto de os gases emitidos durante a regeneração serem poluentes, e não gases inofensivos.
              Tu próprio o afirmas no que está a negrito.
              O que tu dizes a verde acho que é o que toda a gente gostava de saber, porque é um facto que há uma grande emissão de particulas durante as regenerações (lê o PDF). Até que ponto a redução de emissões fora das regenerações compensa a emissão durante as regenerações é algo que está muito bem escondido.
              Não disse o contrário. A minha "batalha" está um pouco nas afirmações que ter o FAP polui tanto como não o ter. Nisso não posso acreditar, ainda para mais quando as normas anti-poluição obrigam a controlos cada vez mais apertados. Agora até com a Euro VI. Ainda hoje estive a falar com uma pessoa do meio que me disse que mais ano menos ano aparece a Euro VII com mais não sei o quê. E que daqui a alguns anos, ou os construtores de diesel conseguem milagres com 3 EGRs e 2 FAPs em cada motor (isto era no gozo) ou não vai haver permissão para os produzir. Parece que é mesmo isso que querem, reduzir as emissões poluentes a zero.

              Agora faz algum sentido que carros com FAP poluam mais do que sem FAP? Ou que a regeneração polua mais que o restante ciclo? Se assim fosse este sistema nunca tinha sido implementado, digo eu.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Não disse o contrário. A minha "batalha" está um pouco nas afirmações que ter o FAP polui tanto como não o ter. Nisso não posso acreditar, ainda para mais quando as normas anti-poluição obrigam a controlos cada vez mais apertados. Agora até com a Euro VI. Ainda hoje estive a falar com uma pessoa do meio que me disse que mais ano menos ano aparece a Euro VII com mais não sei o quê. E que daqui a alguns anos, ou os construtores de diesel conseguem milagres com 3 EGRs e 2 FAPs em cada motor (isto era no gozo) ou não vai haver permissão para os produzir. Parece que é mesmo isso que querem, reduzir as emissões poluentes a zero.

                Agora faz algum sentido que carros com FAP poluam mais do que sem FAP? Ou que a regeneração polua mais que o restante ciclo? Se assim fosse este sistema nunca tinha sido implementado, digo eu.
                Eu também não acho que um carro com FAP polua tanto como um carro sem FAP. Mas o que vejo é que um carro com FAP não polui tão pouco como dizem. Os teste são feitos durante o ciclo normal e, a parte referente à regeneração fica "esquecida".
                Se a parte de poluição referente à regeneração fosse contabilizada, duvido que algum diesel respeitasse as normas.
                Mas isto sou eu que tenho a mania de contabilizar tudo.
                Se vejo um estudo em que me dizem que durante a regeneração o carro emite 100 ou 1000 vezes mais particulas que durante o ciclo normal, começo logo a fazer contas de quantos Kms dura a regeneração e... de quantos em quantos kms é preciso regenerar, verifico então que as regenerações ocupam uma boa % do ciclo dos FAF, entre 2 e 10%.
                Se durante 10% dos kms o carro emitir 100 vezes mais que o normal, pode-se concluir que as emissões anunciadas são pura fantasia. Embora os FAP atenuem o problema, ele continua a existir.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                  Eu também não acho que um carro com FAP polua tanto como um carro sem FAP. Mas o que vejo é que um carro com FAP não polui tão pouco como dizem. Os teste são feitos durante o ciclo normal e, a parte referente à regeneração fica "esquecida".
                  Se a parte de poluição referente à regeneração fosse contabilizada, duvido que algum diesel respeitasse as normas.
                  Mas isto sou eu que tenho a mania de contabilizar tudo.
                  Se vejo um estudo em que me dizem que durante a regeneração o carro emite 100 ou 1000 vezes mais particulas que durante o ciclo normal, começo logo a fazer contas de quantos Kms dura a regeneração e... de quantos em quantos kms é preciso regenerar, verifico então que as regenerações ocupam uma boa % do ciclo dos FAF, entre 2 e 10%.
                  Se durante 10% dos kms o carro emitir 100 vezes mais que o normal, pode-se concluir que as emissões anunciadas são pura fantasia. Embora os FAP atenuem o problema, ele continua a existir.
                  Concordo com tudo, e enalteço a conclusão.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Não disse o contrário. A minha "batalha" está um pouco nas afirmações que ter o FAP polui tanto como não o ter. Nisso não posso acreditar, ainda para mais quando as normas anti-poluição obrigam a controlos cada vez mais apertados. Agora até com a Euro VI. Ainda hoje estive a falar com uma pessoa do meio que me disse que mais ano menos ano aparece a Euro VII com mais não sei o quê. E que daqui a alguns anos, ou os construtores de diesel conseguem milagres com 3 EGRs e 2 FAPs em cada motor (isto era no gozo) ou não vai haver permissão para os produzir. Parece que é mesmo isso que querem, reduzir as emissões poluentes a zero.
                    Por alguma coisa a Toyota já eliminou os diesel da oferta na divisão de luxo - Lexus.

                    As restrições aos diesel vão ser cada vez mais difíceis de vencer e resultar em carros mais complexos e com mais componentes a dar problemas.

                    Comentário


                      Embora não seja químico, penso que a questão é que as ditas "partículas" são macromoléculas (i.e. moléculas grandes), que se podem infiltrar nos pulmões. Ao serem incineradas no FAP, são quebradas em moléculas mais pequenas que são menos nocivas.

                      Vejam p.ex. Soot - Wikipedia, the free encyclopedia

                      Claro que no fundo, quebrado ou não, tudo isso é mau... lol. Mas deixem estar que a gasolina não deve ser muito melhor.. ooops

                      Comentário


                        de quanto em quantos kilometros convem ir fazer uma voltinha especial pa fap?

                        Comentário


                          alguém sabe como é noseat Ibiza 1.6tdi acende alguma luz ou sinal alem destes mencionados em cima é aminha primeira vez com um carro com filro obrigado

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por nuno77 Ver Post
                            alguém sabe como é noseat Ibiza 1.6tdi acende alguma luz ou sinal alem destes mencionados em cima é aminha primeira vez com um carro com filro obrigado
                            Não acende luz nenhuma. Só acende uma luz quando o filtro está saturado e não consegue regenerar. Mas o manual diz isso tudo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por danielll Ver Post
                              de quanto em quantos kilometros convem ir fazer uma voltinha especial pa fap?
                              É imprevisível.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                Embora não seja químico, penso que a questão é que as ditas "partículas" são macromoléculas (i.e. moléculas grandes), que se podem infiltrar nos pulmões. Ao serem incineradas no FAP, são quebradas em moléculas mais pequenas que são menos nocivas.

                                Vejam p.ex. Soot - Wikipedia, the free encyclopedia

                                Claro que no fundo, quebrado ou não, tudo isso é mau... lol. Mas deixem estar que a gasolina não deve ser muito melhor.. ooops
                                As particulas mais pequenas não se infiltram mais profundamente nos pulmões?

                                Comentário


                                  os quilometros dizem que em media de 500km em 500km faz uma queima...
                                  A luz que acende, alguns tem uma imagem de um filtro outros acende a resistencia..mas isso é naqueles casos em que o filtro já está cheio e não consegue regenerar porque o carro só faz cidade e não aquece a temperatura ideal para queimar tudo...basicamente é assim que funciona..

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                    os quilometros dizem que em media de 500km em 500km faz uma queima...
                                    A luz que acende, alguns tem uma imagem de um filtro outros acende a resistencia..mas isso é naqueles casos em que o filtro já está cheio e não consegue regenerar porque o carro só faz cidade e não aquece a temperatura ideal para queimar tudo...basicamente é assim que funciona..
                                    Isso deve ser para quem só faz estrada e... mesmo assim, duvido. Se for em ciclo urbano nem chega a 200 km, a maior parte das vezes.

                                    Comentário


                                      cada marca e uma marca, cada modelo e um modelo, cada condutor e um condutor, e impossivel dizer faz a x km ou y, depende de varios factores.

                                      Comentário


                                        Pelo pouco que sei , os FAP não têem uma media certa de quilometros a minha focus com 217 000 km, tanto faz regenerações de 100 em 100 como de 800 em 800, apenas a tenho há 6 000 km, nunca me acendeu luz nenhuma, ja abortei algumas regenerações. Por isso deixei de me preocupar, quando o FAP entupir mando-o reparar ou meto um reconstruido. Anular duvido que o faça, até porque gosto muito de andar como ando, a carrinha não me faz fumo nenhum nem mesmo quando está a regenerar, não há cheiros. O meu vzinho anulou o FAP da astra dele pagou 400 € de manha faz fumo e um cheiro que não se pode.

                                        Comentário


                                          Boa tarde , Sou o Entroncamento regularmente acompanho o diário de bordo do astra de A a J e venho pedir conselhos!.. troquei a minha astra 1.9cdti 2004 por uma meriva 1.3cdti 2008 . Pergunta esta têm FAP como sei que esta está a regenerar , quais sintomas , tenho o obd ligado com o torque , mas não me aparece valores nos CATB1S2 E CATB2S1 , só tenho os manómetros do Torque a trabalhar em temperatura do motor, velocidade , rotações ,consumos.. é preciso configurar o torque ? Já agora o acham da eliminação da FAP na fapoff ? Aguardo respostas cumprimentos ao Celio , ecoflex ,Gavela e Ruca santos que apesar de não conhecer pessoalmente , já tirei bastantes dúvidas no passado a ler os vossos comentários com a anterior astra. Abraço

                                          Comentário


                                            Quais os valores que tem que aparecer no obd2 pa saber a info da fap?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por pcoimbra Ver Post
                                              Boa tarde , Sou o Entroncamento regularmente acompanho o diário de bordo do astra de A a J e venho pedir conselhos!.. troquei a minha astra 1.9cdti 2004 por uma meriva 1.3cdti 2008 . Pergunta esta têm FAP como sei que esta está a regenerar , quais sintomas , tenho o obd ligado com o torque , mas não me aparece valores nos CATB1S2 E CATB2S1 , só tenho os manómetros do Torque a trabalhar em temperatura do motor, velocidade , rotações ,consumos.. é preciso configurar o torque ? Já agora o acham da eliminação da FAP na fapoff ? Aguardo respostas cumprimentos ao Celio , ecoflex ,Gavela e Ruca santos que apesar de não conhecer pessoalmente , já tirei bastantes dúvidas no passado a ler os vossos comentários com a anterior astra. Abraço
                                              Em relação ao torque e ao FAPoff, não te posso ajudar.

                                              Quanto ao estar a regenerar, podes verificar que as ventoinhas ligam, o ralenti sobe um pouco, e o consumo instantâneo aumenta uns 2 ou 3 L/100kms. Se for como nos Astras, ainda ligam o desembaciador traseiro e do aquecimento dos espelhos laterais.

                                              Comentário


                                                Vi um DIY para saber quando a FAP ta a fazer a reg.. muito facil e pode ser adaptado em varios veiculos.. basta por um LED na alimentacao do retrovissor exterior(termico) visto que quando a FAP entra em reg estes ligam se e assim kd a luz acende ja sabemos que ta em reg.. facil e util. Amanha ja meto maos ha obra

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por danielll Ver Post
                                                  Vi um DIY para saber quando a FAP ta a fazer a reg.. muito facil e pode ser adaptado em varios veiculos.. basta por um LED na alimentacao do retrovissor exterior(termico) visto que quando a FAP entra em reg estes ligam se e assim kd a luz acende ja sabemos que ta em reg.. facil e util. Amanha ja meto maos ha obra
                                                  E agora pergunto, porque raio não vem isso ou algo parecido logo de fábrica???

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                                    E agora pergunto, porque raio não vem isso ou algo parecido logo de fábrica???
                                                    Isso é o que muita gente pergunta.
                                                    Para mim o mais útil era um indicador do grau de "enchimento" do FAP e um botão onde o utilizador pudesse iniciar uma regeneração.
                                                    Imaginem que vão numa viagem em estrada e o indicador de saturação diz que está a 80%. O utilizador carregava no botão e o carro fazia a regeneração em estrada, para não acontecer que logo a seguir, no 1º trajecto citadino, o filtro se lembre de regenerar e obrigue a ir dar um passeio desnecessário.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                      Isso é o que muita gente pergunta.
                                                      Para mim o mais útil era um indicador do grau de "enchimento" do FAP e um botão onde o utilizador pudesse iniciar uma regeneração.
                                                      Imaginem que vão numa viagem em estrada e o indicador de saturação diz que está a 80%. O utilizador carregava no botão e o carro fazia a regeneração em estrada, para não acontecer que logo a seguir, no 1º trajecto citadino, o filtro se lembre de regenerar e obrigue a ir dar um passeio desnecessário.
                                                      Ainda havemos de lá chegar, pelo menos a parte do indicador de saturação.

                                                      Comentário


                                                        Tenho dúvidas que alguma vez haja um sinal, aviso ou algo que seja sobre o FAP sem ser quando ele satura.

                                                        A maior parte das pessoas não sabem que o carro tem FAP quanto mais verem luzes a ligar sem saber o que fazem, e não esquecer que ler manuais esta quieto.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                          Isso é o que muita gente pergunta.
                                                          Para mim o mais útil era um indicador do grau de "enchimento" do FAP e um botão onde o utilizador pudesse iniciar uma regeneração.
                                                          Imaginem que vão numa viagem em estrada e o indicador de saturação diz que está a 80%. O utilizador carregava no botão e o carro fazia a regeneração em estrada, para não acontecer que logo a seguir, no 1º trajecto citadino, o filtro se lembre de regenerar e obrigue a ir dar um passeio desnecessário.
                                                          A malta agradecia uma solução dessas. Mesmo que o condutor nunca tivesse ouvido falar de FAP na vida, telefonava ao stand ou a um mecânico conhecido a perguntar o que se passava, e até podia eventualmente ler o manual do carro

                                                          Já li algures que uma solução caseira para um indicador de regeneração é colocar um LED no circuito do aquecedor dos espelhos laterais, porque aparentemente nesses carros o aquecedor liga sempre que o carro faz uma regeneração!
                                                          Alguém sabe de mais detalhes?

                                                          A única alternativa que vejo é um programazito para Android/iOS que leia (via Bluetooth e ELM327) o valor dos sensores do escape, temperatura, etc. e dê um toque quando por exemplo a temperatura sobe até um determinado nível.

                                                          Comentário


                                                            [QUOTE=jplacebo;1068398240]A malta agradecia uma solução dessas. Mesmo que o condutor nunca tivesse ouvido falar de FAP na vida, telefonava ao stand ou a um mecânico conhecido a perguntar o que se passava, e até podia eventualmente ler o manual do carro

                                                            Já li algures que uma solução caseira para um indicador de regeneração é colocar um LED no circuito do aquecedor dos espelhos laterais, porque aparentemente nesses carros o aquecedor liga sempre que o carro faz uma regeneração!
                                                            Alguém sabe de mais detalhes?

                                                            acabei de falar nisso nums posts acima...
                                                            eu fiz no meu já.. basta arranjares um LED de 12volts ou uma fitinha como preferires e meteres nos retrovissores aquecidos ... e sempre que a FAP entra em REG a luz acende.. vou por aqui uma foto pa veres.. tenho é que por um LED mais fraco que isto manda muita luz lol fica um bocado azeiteiro ver se arranjo hoje um LED apenas

                                                            359wun4.jpgledon.jpg

                                                            Comentário


                                                              Felizmente os diesel que temos aqui são todos pré-fap, mas eu se fosse a comprar um carro novo hoje escolhia certamente um a gasolina, talvez um Alfa a GPL (apesar de ser turbo...), não é que tenha um amor pelo GPL (pelo contrário), simplesmente os problemas que os diesel apresentam são demasiados, e muito onerosos. E não são só os Faps, é injectores, etc. Os atmosféricos a gasolina gastam muito e andam pouco.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X