Duringregeneration of the DPF a significant increase of the emitted number of particles is observed.Size spectra reveal a nucleation mode peaking at approximately 10 nm, at concentrationsthat can exceed the emission levels under non-regenerating conditions by more than threeorders of magnitude.
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Originalmente Colocado por samuca Ver PostTenho um MW X1 20d e nunca me apercebi das regenerações. No entanto gostava de desconrir quando as faz. Comprei um ELM 327 e tenho as aplicações Torque e DashCommander mas não sei se estas permitem ver quando acontecem as regenerações. Alguém sabe? Vitorpaulo, que aplicação é essa no post 180?
https://play.google.com/store/apps/d...g.prowl.torque
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEu chamei-lhe poluição transformada porque, ao serem incineradas, as particulas sofrem uma transformação fisica e quimica e saem cá para fora numa nova forma, a ideia de que simplesmente desaparecem não está correta. Na natureza nada se perde, tudo se transforma.
Se estiveres interessado em saber o que acontece durante as regenerações lê este pequeno PDF.
PS: uma ordem de magnitude representa 10x mais. três ordens de magnitude representa 1.000 vezes mais.
Agora falas na ordem de grandeza comparando a regeneração com não-regeneração. Mas caramba, o que eu estou a dizer não é compatível com isso? Então enquanto o FAP vai saturando, não há emissões de partículas (ou há muito poucas, as mais pequenas), logo não há poluição, ou esta é residual. Se durante a regeneração existe emissão de partículas não tratadas, obviamente que está poluir mais do que se não estivesse em regeneração.
Isto é uma coisa, mas é mesmo com isto que devemos estar a discutir? Eu diria não e preferia ver estudos que medissem índices de poluição do mesmo motor sem FAP e outro com FAP (em termos absolutos em todo o ciclo ao longo de 1000 kms, p.e.) e outros que medissem índices de poluição ao longo de todo o ciclo, comparando o índice aquando da regeneração vs não regeneração, mas em absoluto.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostHá uma coisa que eu não estou a perceber, ou estás só a implicar comigo porque sim. Se o FAP está lá para incinerar e expelir algo que não faz mal ao ambiente, porque é que teimas em chamar poluição? Que é uma transformação é óbvio, mas não é para continuar a poluir. A poluição acontece em menor número, porque o FAP não é um sistema perfeito e não consegue tratar de todas as partículas armazenadas (como te disse antes).
Agora falas na ordem de grandeza comparando a regeneração com não-regeneração. Mas caramba, o que eu estou a dizer não é compatível com isso? Então enquanto o FAP vai saturando, não há emissões de partículas (ou há muito poucas, as mais pequenas), logo não há poluição, ou esta é residual. Se durante a regeneração existe emissão de partículas não tratadas, obviamente que está poluir mais do que se não estivesse em regeneração.
Isto é uma coisa, mas é mesmo com isto que devemos estar a discutir? Eu diria não e preferia ver estudos que medissem índices de poluição do mesmo motor sem FAP e outro com FAP (em termos absolutos em todo o ciclo ao longo de 1000 kms, p.e.) e outros que medissem índices de poluição ao longo de todo o ciclo, comparando o índice aquando da regeneração vs não regeneração, mas em absoluto.
Apenas estou a chamar a atenção para o facto de os gases emitidos durante a regeneração serem poluentes, e não gases inofensivos.
Tu próprio o afirmas no que está a negrito.
O que tu dizes a verde acho que é o que toda a gente gostava de saber, porque é um facto que há uma grande emissão de particulas durante as regenerações (lê o PDF). Até que ponto a redução de emissões fora das regenerações compensa a emissão durante as regenerações é algo que está muito bem escondido.
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Obrigado "vitorpaulo", percebi como o fazes. Grande ajuda. Com o que já li e com a tua ajuda quando um daqueles indicadores ultrapassar os 400º - 500º é sinal de estar a fazer a regeneração. Acho que no caso da BMW, por algo que li não me lembro onde quando chega aos 50% de saturação começa a tentar regenerar passivamente e a partir dos 60%-65% tenta forçar essa mesma regeneração. Como não deixa chegar a níveis tão altos de saturação como outra marcas (acho que já li que a opel é perto dos 90%) deve ser por isso que nunca me acendeu a luz, apesar de fazer muitos trajectos curtos; só faço voltas maiores (40 km para cada lado) 1 vez por semana/2 semanas
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostNão quero implicar contigo de forma alguma.
Apenas estou a chamar a atenção para o facto de os gases emitidos durante a regeneração serem poluentes, e não gases inofensivos.
Tu próprio o afirmas no que está a negrito.
O que tu dizes a verde acho que é o que toda a gente gostava de saber, porque é um facto que há uma grande emissão de particulas durante as regenerações (lê o PDF). Até que ponto a redução de emissões fora das regenerações compensa a emissão durante as regenerações é algo que está muito bem escondido.
Agora faz algum sentido que carros com FAP poluam mais do que sem FAP? Ou que a regeneração polua mais que o restante ciclo? Se assim fosse este sistema nunca tinha sido implementado, digo eu.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNão disse o contrário. A minha "batalha" está um pouco nas afirmações que ter o FAP polui tanto como não o ter. Nisso não posso acreditar, ainda para mais quando as normas anti-poluição obrigam a controlos cada vez mais apertados. Agora até com a Euro VI. Ainda hoje estive a falar com uma pessoa do meio que me disse que mais ano menos ano aparece a Euro VII com mais não sei o quê. E que daqui a alguns anos, ou os construtores de diesel conseguem milagres com 3 EGRs e 2 FAPs em cada motor (isto era no gozo) ou não vai haver permissão para os produzir. Parece que é mesmo isso que querem, reduzir as emissões poluentes a zero.
Agora faz algum sentido que carros com FAP poluam mais do que sem FAP? Ou que a regeneração polua mais que o restante ciclo? Se assim fosse este sistema nunca tinha sido implementado, digo eu.
Se a parte de poluição referente à regeneração fosse contabilizada, duvido que algum diesel respeitasse as normas.
Mas isto sou eu que tenho a mania de contabilizar tudo.
Se vejo um estudo em que me dizem que durante a regeneração o carro emite 100 ou 1000 vezes mais particulas que durante o ciclo normal, começo logo a fazer contas de quantos Kms dura a regeneração e... de quantos em quantos kms é preciso regenerar, verifico então que as regenerações ocupam uma boa % do ciclo dos FAF, entre 2 e 10%.
Se durante 10% dos kms o carro emitir 100 vezes mais que o normal, pode-se concluir que as emissões anunciadas são pura fantasia. Embora os FAP atenuem o problema, ele continua a existir.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEu também não acho que um carro com FAP polua tanto como um carro sem FAP. Mas o que vejo é que um carro com FAP não polui tão pouco como dizem. Os teste são feitos durante o ciclo normal e, a parte referente à regeneração fica "esquecida".
Se a parte de poluição referente à regeneração fosse contabilizada, duvido que algum diesel respeitasse as normas.
Mas isto sou eu que tenho a mania de contabilizar tudo.
Se vejo um estudo em que me dizem que durante a regeneração o carro emite 100 ou 1000 vezes mais particulas que durante o ciclo normal, começo logo a fazer contas de quantos Kms dura a regeneração e... de quantos em quantos kms é preciso regenerar, verifico então que as regenerações ocupam uma boa % do ciclo dos FAF, entre 2 e 10%.
Se durante 10% dos kms o carro emitir 100 vezes mais que o normal, pode-se concluir que as emissões anunciadas são pura fantasia. Embora os FAP atenuem o problema, ele continua a existir.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNão disse o contrário. A minha "batalha" está um pouco nas afirmações que ter o FAP polui tanto como não o ter. Nisso não posso acreditar, ainda para mais quando as normas anti-poluição obrigam a controlos cada vez mais apertados. Agora até com a Euro VI. Ainda hoje estive a falar com uma pessoa do meio que me disse que mais ano menos ano aparece a Euro VII com mais não sei o quê. E que daqui a alguns anos, ou os construtores de diesel conseguem milagres com 3 EGRs e 2 FAPs em cada motor (isto era no gozo) ou não vai haver permissão para os produzir. Parece que é mesmo isso que querem, reduzir as emissões poluentes a zero.
As restrições aos diesel vão ser cada vez mais difíceis de vencer e resultar em carros mais complexos e com mais componentes a dar problemas.
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Embora não seja químico, penso que a questão é que as ditas "partículas" são macromoléculas (i.e. moléculas grandes), que se podem infiltrar nos pulmões. Ao serem incineradas no FAP, são quebradas em moléculas mais pequenas que são menos nocivas.
Vejam p.ex. Soot - Wikipedia, the free encyclopedia
Claro que no fundo, quebrado ou não, tudo isso é mau... lol. Mas deixem estar que a gasolina não deve ser muito melhor.. ooops
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Originalmente Colocado por nuno77 Ver Postalguém sabe como é noseat Ibiza 1.6tdi acende alguma luz ou sinal alem destes mencionados em cima é aminha primeira vez com um carro com filro obrigado
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostEmbora não seja químico, penso que a questão é que as ditas "partículas" são macromoléculas (i.e. moléculas grandes), que se podem infiltrar nos pulmões. Ao serem incineradas no FAP, são quebradas em moléculas mais pequenas que são menos nocivas.
Vejam p.ex. Soot - Wikipedia, the free encyclopedia
Claro que no fundo, quebrado ou não, tudo isso é mau... lol. Mas deixem estar que a gasolina não deve ser muito melhor.. ooops
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os quilometros dizem que em media de 500km em 500km faz uma queima...
A luz que acende, alguns tem uma imagem de um filtro outros acende a resistencia..mas isso é naqueles casos em que o filtro já está cheio e não consegue regenerar porque o carro só faz cidade e não aquece a temperatura ideal para queimar tudo...basicamente é assim que funciona..
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Originalmente Colocado por zebandido Ver Postos quilometros dizem que em media de 500km em 500km faz uma queima...
A luz que acende, alguns tem uma imagem de um filtro outros acende a resistencia..mas isso é naqueles casos em que o filtro já está cheio e não consegue regenerar porque o carro só faz cidade e não aquece a temperatura ideal para queimar tudo...basicamente é assim que funciona..
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Pelo pouco que sei , os FAP não têem uma media certa de quilometros a minha focus com 217 000 km, tanto faz regenerações de 100 em 100 como de 800 em 800, apenas a tenho há 6 000 km, nunca me acendeu luz nenhuma, ja abortei algumas regenerações. Por isso deixei de me preocupar, quando o FAP entupir mando-o reparar ou meto um reconstruido. Anular duvido que o faça, até porque gosto muito de andar como ando, a carrinha não me faz fumo nenhum nem mesmo quando está a regenerar, não há cheiros. O meu vzinho anulou o FAP da astra dele pagou 400 € de manha faz fumo e um cheiro que não se pode.
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Boa tarde , Sou o Entroncamento regularmente acompanho o diário de bordo do astra de A a J e venho pedir conselhos!.. troquei a minha astra 1.9cdti 2004 por uma meriva 1.3cdti 2008 . Pergunta esta têm FAP como sei que esta está a regenerar , quais sintomas , tenho o obd ligado com o torque , mas não me aparece valores nos CATB1S2 E CATB2S1 , só tenho os manómetros do Torque a trabalhar em temperatura do motor, velocidade , rotações ,consumos.. é preciso configurar o torque ? Já agora o acham da eliminação da FAP na fapoff ? Aguardo respostas cumprimentos ao Celio , ecoflex ,Gavela e Ruca santos que apesar de não conhecer pessoalmente , já tirei bastantes dúvidas no passado a ler os vossos comentários com a anterior astra. Abraço
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Originalmente Colocado por pcoimbra Ver PostBoa tarde , Sou o Entroncamento regularmente acompanho o diário de bordo do astra de A a J e venho pedir conselhos!.. troquei a minha astra 1.9cdti 2004 por uma meriva 1.3cdti 2008 . Pergunta esta têm FAP como sei que esta está a regenerar , quais sintomas , tenho o obd ligado com o torque , mas não me aparece valores nos CATB1S2 E CATB2S1 , só tenho os manómetros do Torque a trabalhar em temperatura do motor, velocidade , rotações ,consumos.. é preciso configurar o torque ? Já agora o acham da eliminação da FAP na fapoff ? Aguardo respostas cumprimentos ao Celio , ecoflex ,Gavela e Ruca santos que apesar de não conhecer pessoalmente , já tirei bastantes dúvidas no passado a ler os vossos comentários com a anterior astra. Abraço
Quanto ao estar a regenerar, podes verificar que as ventoinhas ligam, o ralenti sobe um pouco, e o consumo instantâneo aumenta uns 2 ou 3 L/100kms. Se for como nos Astras, ainda ligam o desembaciador traseiro e do aquecimento dos espelhos laterais.
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Vi um DIY para saber quando a FAP ta a fazer a reg.. muito facil e pode ser adaptado em varios veiculos.. basta por um LED na alimentacao do retrovissor exterior(termico) visto que quando a FAP entra em reg estes ligam se e assim kd a luz acende ja sabemos que ta em reg.. facil e util. Amanha ja meto maos ha obra
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Originalmente Colocado por danielll Ver PostVi um DIY para saber quando a FAP ta a fazer a reg.. muito facil e pode ser adaptado em varios veiculos.. basta por um LED na alimentacao do retrovissor exterior(termico) visto que quando a FAP entra em reg estes ligam se e assim kd a luz acende ja sabemos que ta em reg.. facil e util. Amanha ja meto maos ha obra
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Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver PostE agora pergunto, porque raio não vem isso ou algo parecido logo de fábrica???
Para mim o mais útil era um indicador do grau de "enchimento" do FAP e um botão onde o utilizador pudesse iniciar uma regeneração.
Imaginem que vão numa viagem em estrada e o indicador de saturação diz que está a 80%. O utilizador carregava no botão e o carro fazia a regeneração em estrada, para não acontecer que logo a seguir, no 1º trajecto citadino, o filtro se lembre de regenerar e obrigue a ir dar um passeio desnecessário.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostIsso é o que muita gente pergunta.
Para mim o mais útil era um indicador do grau de "enchimento" do FAP e um botão onde o utilizador pudesse iniciar uma regeneração.
Imaginem que vão numa viagem em estrada e o indicador de saturação diz que está a 80%. O utilizador carregava no botão e o carro fazia a regeneração em estrada, para não acontecer que logo a seguir, no 1º trajecto citadino, o filtro se lembre de regenerar e obrigue a ir dar um passeio desnecessário.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostIsso é o que muita gente pergunta.
Para mim o mais útil era um indicador do grau de "enchimento" do FAP e um botão onde o utilizador pudesse iniciar uma regeneração.
Imaginem que vão numa viagem em estrada e o indicador de saturação diz que está a 80%. O utilizador carregava no botão e o carro fazia a regeneração em estrada, para não acontecer que logo a seguir, no 1º trajecto citadino, o filtro se lembre de regenerar e obrigue a ir dar um passeio desnecessário.
Já li algures que uma solução caseira para um indicador de regeneração é colocar um LED no circuito do aquecedor dos espelhos laterais, porque aparentemente nesses carros o aquecedor liga sempre que o carro faz uma regeneração!
Alguém sabe de mais detalhes?
A única alternativa que vejo é um programazito para Android/iOS que leia (via Bluetooth e ELM327) o valor dos sensores do escape, temperatura, etc. e dê um toque quando por exemplo a temperatura sobe até um determinado nível.
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[QUOTE=jplacebo;1068398240]A malta agradecia uma solução dessas. Mesmo que o condutor nunca tivesse ouvido falar de FAP na vida, telefonava ao stand ou a um mecânico conhecido a perguntar o que se passava, e até podia eventualmente ler o manual do carro
Já li algures que uma solução caseira para um indicador de regeneração é colocar um LED no circuito do aquecedor dos espelhos laterais, porque aparentemente nesses carros o aquecedor liga sempre que o carro faz uma regeneração!
Alguém sabe de mais detalhes?
acabei de falar nisso nums posts acima...
eu fiz no meu já.. basta arranjares um LED de 12volts ou uma fitinha como preferires e meteres nos retrovissores aquecidos ... e sempre que a FAP entra em REG a luz acende.. vou por aqui uma foto pa veres.. tenho é que por um LED mais fraco que isto manda muita luz lol fica um bocado azeiteiro ver se arranjo hoje um LED apenas
359wun4.jpgledon.jpg
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Felizmente os diesel que temos aqui são todos pré-fap, mas eu se fosse a comprar um carro novo hoje escolhia certamente um a gasolina, talvez um Alfa a GPL (apesar de ser turbo...), não é que tenha um amor pelo GPL (pelo contrário), simplesmente os problemas que os diesel apresentam são demasiados, e muito onerosos. E não são só os Faps, é injectores, etc. Os atmosféricos a gasolina gastam muito e andam pouco.
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