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Originalmente Colocado por adrianom Ver PostOlá, tenho um opel corsa D 1.3cdti de 75V de 2008. Tenho o carro há menos de 1 anos e já tive problemas com o FAP e com injectores. Expliquem me como faço as regenerações e como sei que estão a ser feitas. O meu mecânico diz que terá de ser em quarta velocidade nas 4000rpm, durante 5km a 6km eu acho muito rotação. Existe alguma maneira de saber que a regeneração está a ser feita? Obrigado.
Não precisas andar em 4ª nas 4000 rpm. Basta AE com rotações nas 2000-2500. 5-6 km não chega para regenerar, o meu (mesmo motor, carro diferente), devora cerca 15-18km a regenerar em AE. Fa-lo a cada 300km, mais ou menos, mas isso vai depender dos teus percursos.
Mas convém ter uma coisa em conta... chega a uma altura da vida do filtro em que já não dá mais, só substituindo. Funciona como uma peça de desgaste.
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Uma questão que tenho há algum tempo,
Como saber se um carro tem FAP anulado?
Comprei o meu o ano passado e até hoje desconfio que o FAP já foi fora embora na Seat digam que está lá e não tem marcas de solda (costuma ter quando tiram o miolo).
Quando um carro tem FAP o escape por norma anda sempre "limpo" certo? É que no meu está algo negro como um carro sem fap
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostUma questão que tenho há algum tempo,
Como saber se um carro tem FAP anulado?
Comprei o meu o ano passado e até hoje desconfio que o FAP já foi fora embora na Seat digam que está lá e não tem marcas de solda (costuma ter quando tiram o miolo).
Quando um carro tem FAP o escape por norma anda sempre "limpo" certo? É que no meu está algo negro como um carro sem fap
Existe uma discussão acerca da "cor" do escape na página anterior a esta, eu não ia por aí, pois o facto de ter fuligem ou não na ponteira tem a ver com o facto desta aquecer de forma a limpar aquando da regeneração, o FAP não retem todas as particulas, passam todas as que forem inferiores a 2,5 micron que sujam o escape também, na regeneração há carros que limpam tudo e outros nem por isso, claro que um carro sem FAP terá sempre a ponteira suja por dentro.
Acho que a melhor forma de ver se tem FAP ou não é pelo cheiro, sem FAP tem o cheiro inconfundível de um diesel, basta ligar o carro numa garagem que dá para perceber, alem disso, com FAP não é visível qualquer fumaça, as particulas abaixo dos 2,5 microns não são visiveis a olho.
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O cheiro a gasóleo noto, mas esse também noto no Punto Evo do trabalho e esse tem FAP. Talvez seja da gota simples que não tem lá ambientadores misturados para cheirar bem
Quanto ao fumo, já fiz a experiência com duas pessoas e tanto ao ligar como acelerar a fundou ou ir a altas RPM, não faz fumo nenhum (pelo menos que se consiga identificar visualmente).
De qualquer forma, não tendo o FAP emendas de solda o que poderá ter sido feito? Comprarem uma "carcaça" sem nada e espetarem lá? É que acho muito estranho no espaço de um ano nunca ter notado nenhuma regeneração
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Originalmente Colocado por Skinwalker Ver PostÉ normal que quando ligas um diesel notes cheiro a combustivel pois a FAP só funciona quando a FAP atinge os 500 graus.
Até lá é normal que passe algum combustivel não queimado e dai o cheiro.
Acho muito estranho num ano um carro de fds que normalmente não faz mais de 20 ou 30km seguidos nunca ter notado o FAP a regenerar.
EDIT: Tenho um ELM327, há alguma app que permita ver os "valores" do FAP?
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Há a regeneração passiva, que é aquela que acontece normalmente nos FAP e a regeneração forçada,que é quando o motor injeta combustível a mais para aumentar a temperatura da FAP e forçar a queima das particulas, isto quando o sensor deteta uma pressão maior que o normal dentro da FAP devido ao bloqueio feito pelas particulas não queimadas.
Mas como dizia, só funciona mesmo acima dos 500 graus pois só a partir dai é que tem temperatura suficiente para queimar as partículas retidas.
Outra coisa que pode entupir a FAP são residuos derivados do oleo, por exemplo. Nestes casos a FAP tem de ser removida e sujeita a um processo de limpeza em fornalha.
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Certo, já entendi.
Bem se não tivesse miolo acho que ao ligar ou puxar mais pelo carro saia algum fumo, mesmo que coisa mínima portanto deve estar tudo em ordem, penso eu.
O carro já tem 225K KM portanto sou capaz de lhe espetar um aditivo da STP ou LM para ajudar nas regenerações, mal não há de fazer e vale mais prevenir que remediar.
Estes aditivos podem ser usados assim de forma preventiva ou só se deve usar quando não se consegue terminar as regenerações?
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Originalmente Colocado por Skinwalker Ver PostHá aditivos específicos que podem ser usados e serve não só para aumentar a temperatura do FAP como tambem para limpar os injectores, o que é muito importante para um bom desempenho do FAP.
Atenção: Muito cuidado com os óleos que usam....
Injetores não tenho sintomas e de vez em quando leva aditivo Super Diesel da LM, quando o comprei das primeiras coisas que fiz foi trocar filtro do gasóleo e encher o novo com o Diesel Spulung.
O que me está a fazer mesmo comichão é o FAP que ou foi fora mas foi um trabalho mesmo bem feito ou então com os seus 225K KM está em muito bom estado de saúde, tanto que em quase 6 meses e 8000KM nunca notei o FAP a regenerar.
Também é certo que apesar de ser carro de fim de semana, faz pouca cidade e muita EN pelo que tem sempre boas condições para regenerar
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostSim o da Foto
É um 6J sportcoupe, 1.9 TDI 105cv (BLS)
Os motores CR 1.2 e 1.6 tdi, são dos motores em que é mais fácil ver o fap a regenerar pois a rotação sobe para as 1000 rpm, não tem como enganar, nos PD não sei como funciona
Edit: já confirmei e a app só dá para os motores CREditado pela última vez por rtxs; 31 August 2020, 08:25.
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Originalmente Colocado por rtxs Ver PostTenta instalar a app vag dpf e vê se consegues ler os dados do fap
Os motores CR 1.2 e 1.6 tdi, são dos motores em que é mais fácil ver o fap a regenerar pois a rotação sobe para as 1000 rpm, não tem como enganar, nos PD não sei como funciona
Edit: já confirmei e a app só dá para os motores CR
O meu é 1.9 Tdi, já é um motor de guerra mais amaricado
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Originalmente Colocado por Skinwalker Ver PostHá aditivos específicos que podem ser usados e serve não só para aumentar a temperatura do FAP como tambem para limpar os injectores, o que é muito importante para um bom desempenho do FAP.
Atenção: Muito cuidado com os óleos que usam....
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Originalmente Colocado por tualoucura Ver PostE quais os aditivos que recomendas?
Nos aditivos "tratamento diesel" que no fim ao cabo não tratam nada em especifico, simplesmente melhor as propriedades do combustível, não noto diferença em nenhum, mas a rainha dos aditivos é a Liqui Moly e como a diferença para a STP é minima, fico-me pela primeira
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Como mera curiosidade.. fica a info de funcionamento do mesmo na ALFA.... basta andar por 15min a 60km/h acima das 2000rpm... e o realçar, de em percursos citadinos, encurtar as trocas de óleo para 12 meses.
in: http://aftersales.fiat.com/eLumData/....09_SR_DPF.pdf
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Originalmente Colocado por danielll Ver PostPara quem tiver um Vag da para saber o estado da DPF valores de soot e se falta muito para fazer a regeneração entre outros. Deixo um print do software. Custa 5$ mas tem a versão free. Como sempre basta procurarem que encontram uma versão crackeada mais antiga
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