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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostPara mim, trajeto curto = motor não aquece ou mal aquece, já está a ser desligado.
Tudo que seja abaixo disto na maioria das vezes é um risco.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostFuncionamento descrito correctamente, mas esse ultimo sistema descrito não é o mais comum, muito pelo contrario. Nao ha subidas de oleo, mas pelo que tenho lido ha problemas frequentes nos injectores.
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostSe me recordo o 5º injector começou no Grupo Renault/Nissan em 2009. Julgo que o grupo PSA também já adoptou esta solução (sem certezas).
Sobre a renault desconheço que motores tem essa tecnologia, mas se a têm então não compreendo esse problema tão recorrente nos QQ 1.5 DCI ou então o 1.5 DCI ainda não tem o 5º injector.
Sobre a PSA pelo que conheço não usa o sistema de 5º injector.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostPenso que já era usado na Toyota/Lexus Motores DCAT antes de 2009.
Sobre a renault desconheço que motores tem essa tecnologia, mas se a têm então não compreendo esse problema tão recorrente nos QQ 1.5 DCI ou então o 1.5 DCI ainda não tem o 5º injector.
Sobre a PSA pelo que conheço não usa o sistema de 5º injector.Editado pela última vez por corsadti16v; 10 October 2014, 11:39.
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostTendo em conta que a regeneração demora entre 10-15 minutos e são necessários +-10 minutos para aquecer devidamente o motor estamos a falar de trajectos com duração de +-25minutos!!!
Tudo que seja abaixo disto na maioria das vezes é um risco.
Assim tem-se uma noção clara de como funciona as coisas.
Relativamente ao 5º injector, segundo li num forum espanhol, o Honda Civic 1.6 também o utiliza.
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Originalmente Colocado por Marpyro Ver PostObrigado.
Assim tem-se uma noção clara de como funciona as coisas.
Relativamente ao 5º injector, segundo li num forum espanhol, o Honda Civic 1.6 também o utiliza.
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Originalmente Colocado por fox82 Ver PostBoas. Tenho tido algumas situações com o FAP, a última foi fazer a limpeza do fap c/ substituição do óleo + filtro. Feitos 480k dp dessa limpeza já fez duas regenerações mesmo com 2 viagens em estrada.
A regeneração pode ser efectuada como carro parado ao ralanti?
Obrigado.
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Uma questão,
Nas minhas visitas aos stands, ao passar pela VW para ver o Golf, quase que ofendi o vendedor em ter-lhe falado na minha intenção de ser a gasolina (que é mais adequado à minha utilização).
Nesse sentido, iniciámos uma troca de argumentos pegando no FAP.
A pessoa em questão, que por acaso era muito arrogante, quis-me convencer que na VW não havia qualquer problema porque o carro fazia inclusive desligado, ficando a ventoinha apenas ligada, e desligando quando terminasse a regeneração. Portanto, no Golf "é impossível interromper regenerações, porque o sistema da VW é o melhor do mercado".
Ele também queria que eu comprasse antes uma viatura de serviço, em vez de novo.
Acabei por não comprar Golf, mas se comprasse, nunca teria sido naquela concessão.
A questão é, eu não acreditei em nada do que ele disse. Faço bem em pensar assim, ou de facto a VW tem mesmo um sistema XPTO à prova de problemas?
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Originalmente Colocado por Marpyro Ver PostUma questão,
Nas minhas visitas aos stands, ao passar pela VW para ver o Golf, quase que ofendi o vendedor em ter-lhe falado na minha intenção de ser a gasolina (que é mais adequado à minha utilização).
Nesse sentido, iniciámos uma troca de argumentos pegando no FAP.
A pessoa em questão, que por acaso era muito arrogante, quis-me convencer que na VW não havia qualquer problema porque o carro fazia inclusive desligado, ficando a ventoinha apenas ligada, e desligando quando terminasse a regeneração. Portanto, no Golf "é impossível interromper regenerações, porque o sistema da VW é o melhor do mercado".
Ele também queria que eu comprasse antes uma viatura de serviço, em vez de novo.
Acabei por não comprar Golf, mas se comprasse, nunca teria sido naquela concessão.
A questão é, eu não acreditei em nada do que ele disse. Faço bem em pensar assim, ou de facto a VW tem mesmo um sistema XPTO à prova de problemas?
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Originalmente Colocado por Marpyro Ver PostUma questão,
Nas minhas visitas aos stands, ao passar pela VW para ver o Golf, quase que ofendi o vendedor em ter-lhe falado na minha intenção de ser a gasolina (que é mais adequado à minha utilização).
Nesse sentido, iniciámos uma troca de argumentos pegando no FAP.
A pessoa em questão, que por acaso era muito arrogante, quis-me convencer que na VW não havia qualquer problema porque o carro fazia inclusive desligado, ficando a ventoinha apenas ligada, e desligando quando terminasse a regeneração. Portanto, no Golf "é impossível interromper regenerações, porque o sistema da VW é o melhor do mercado".
Ele também queria que eu comprasse antes uma viatura de serviço, em vez de novo.
Acabei por não comprar Golf, mas se comprasse, nunca teria sido naquela concessão.
A questão é, eu não acreditei em nada do que ele disse. Faço bem em pensar assim, ou de facto a VW tem mesmo um sistema XPTO à prova de problemas?
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostA VW não tem esse sistema, a semana passada tive um problema num 2.0 TDI CR de 143CV devido á FAP e já tive um colega com um Golf 5 com o mesmo problema numa 1.6 TDI BM. Ainda estou para encontrar algum vendedor que perceba alguma coisa do que está a vender, até á data zero!!!!
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Originalmente Colocado por Marpyro Ver Post...quis-me convencer que na VW não havia qualquer problema porque o carro fazia inclusive desligado, ficando a ventoinha apenas ligada, e desligando quando terminasse a regeneração. Portanto, no Golf "é impossível interromper regenerações, porque o sistema da VW é o melhor do mercado".
..... Faço bem em pensar assim, ou de facto a VW tem mesmo um sistema XPTO à prova de problemas?
"Ah e tal.. a audi até faz a regeneração parada e motor desligado!"
Lá lhe tive de explicar que o significado de as ventoinhas estarem ligadas a trabalhar a topo, com o carro desligado, é precisamente anular todo o imenso calor produzido pela FAP o mais rápido possível, antes que se dê algum incêndio...
Em resumo, não, o sistema da VW (Audi, etc) não funciona com o motor desligado (nem o da VW nem nenhum!, nem é o melhor do mercado...
Se para fazer a regeneração é sempre preciso injectar gasóleo no sistema de escape, como é que pensam que tal é possível com o motor desligado?!?
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Originalmente Colocado por Marpyro Ver PostA questão é, eu não acreditei em nada do que ele disse. Faço bem em pensar assim, ou de facto a VW tem mesmo um sistema XPTO à prova de problemas?
Tenho um conhecido com o Octavia 1.6 TDI 2010 que já teve pelo menos 2 vezes problemas no FAP (Já agora o carro sempre foi dele). O problema é o do costume, não maioritariamente em autoestrada e apesar de não andar tambem no outro extremo (para e arranca) pelos vistos não é suficiente.
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isto é a maior treta que já ouvi um vendedor a dizer, vê-se que não percebe nada de mecânica e como tal pouco de carros, a regeneração precisa de alguma rotação para atingir a temperatura para queimar as partículas e até a andar de vagar tem dificuldade em acabar o processo, quanto mais com o motor desligado, isto só mostra a falta de profissionalismo que há nos concessionários querem é vender se o cliente depois tiver problemas é mais dinheiro que ganham na oficina.
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Estive-me aqui a recordar das pérolas dessa visita. O Golf é um excelente produto, mas naquele caso especifico, a VW devia ter vergonha de ter aqueles profissionais a representá-los. E só em casa, percebi pelo cartão do homem, que era apenas o coordenador de vendas daquela concessão
Sobre o FAP, disse-me o homem o seguinte:
Há 3 tipos de regeneração:
- Utilizando injecção por gasóleo
- Utilizando um liquido especial para o efeito
- Por sobreaquecimento a altas temperaturas (o da VW) e que até faz com o carro desligado
Mais à frente, e para dizer que o 1.6 TDi Bluemotion é o melhor do mundo, dizia o seguinte:
"A VW lançou este carro para acabar com os hibridos."
Tendo eu respondido: "Então mas VW ainda agora está a lançar o Golf GTE."
Ao que ele respondeu: "A VW não tem hibridos. O Golf GTE não é hibrido."
E eu: "Ai não? Olhe que você está equivocado, aquilo funciona o motor 1.4 TSI combinado com um motor eléctrico, portanto é hibrido."
E ele: "Eu já conduzi um GTE e sei bem que não é hibrido. Aquilo chama-se hibrido plug-in."
Nesta fase eu já me divertia mais com o homem, e já tinha esquecido a ideia que estava ali para supostamente vir a comprar um carro.
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Originalmente Colocado por fox82 Ver PostBoas. Tenho tido algumas situações com o FAP, a última foi fazer a limpeza do fap c/ substituição do óleo + filtro. Feitos 480k dp dessa limpeza já fez duas regenerações mesmo com 2 viagens em estrada.
A regeneração pode ser efectuada como carro parado ao ralanti?
Obrigado.
A regeneração dá-se ao ralenti, desde que todo um conjunto de outros factores estejam de acordo com os parâmetros do ciclo. Mas isto tu (nem eu) sabemos. O que sabemos é se interrompe (se for muito curta) ou se demora muito (em princípio deve ter completado o ciclo). Eu já passei pelas 2 situações e quando interrompeu, passados pouco mais de 100 kms, lá fez outra regeneração. Mas quando não interrompe, faz o normal (sempre acima dos 300 kms).
Portanto para te dar informação extra, tenho ciclos com 100 e poucos kms (este que te falei) e outros com 750 (praticamente só AE). Actualmente rondam os 500 kms, mas faço muita estrada. Tens que enquadrar o teu caso.
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Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver PostPenso ao relanti penso q não faz. Quanto ao facto de teres feito duas regeneracoes com 500km, penso ser normal... O meu faz as regeneracoes a cada 260km.
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No caso dos intervalos das regenerações estarem muito curtos (260km de intervalo é curto) pode indiciar uma obstrução maior do FAP. Uma hipótese é ligar o carro a uma máquina de diagnóstico e verificar o grau de obstrução do FAP. Há sempre a opção fazer uma regeneração forçada e no final perceber qual a capacidade que ficou disponível.
Já fiz isso uma vez no meu (Alfa Romeo) e no final mesmo assim o FAP só ficou com 75% da capacidade disponível (o carro também já tem 07 anos) e até agora não tive mais problemas.
Há sempre a opção de auto estrada colocando o regime de motor acima das 2500rpm, "forçando" uma regeneração em andamento numa deslocação entre 10 a 15 minutos.
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Isto faz-me lembrar que ontem "fui passear o cão" mesmo quando estava a chegar a casa! Aliás, só me apercebi que o gajo estava a incinerar as ditas à porta de casa quando estava para estacionar e desligar o bicho...
Tinha 3 opções:
1 - desligar o carro e esquecer o assunto (hipótese mais cómoda até porque estava a chover);
2 - deixar o carro ao ralenti até terminar (opção chata porque o gajo está a dormir na rua e demora mais tempo);
3 - ir dar uma voltinha para o Boby arejar e fazer as necessidades (foi esta a minha escolha).
PS- nem sempre me apercebo das regenerações e já percebi que variam bastante em função de por onde circulo, velocidade, distâncias percorridas... mas diria que são sempre acima dos 500 km cada...
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostNo caso dos intervalos das regenerações estarem muito curtos (260km de intervalo é curto) pode indiciar uma obstrução maior do FAP. Uma hipótese é ligar o carro a uma máquina de diagnóstico e verificar o grau de obstrução do FAP. Há sempre a opção fazer uma regeneração forçada e no final perceber qual a capacidade que ficou disponível.
Já fiz isso uma vez no meu (Alfa Romeo) e no final mesmo assim o FAP só ficou com 75% da capacidade disponível (o carro também já tem 07 anos) e até agora não tive mais problemas.
Há sempre a opção de auto estrada colocando o regime de motor acima das 2500rpm, "forçando" uma regeneração em andamento numa deslocação entre 10 a 15 minutos.
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