Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tracção traseira (RWD): Perigoso para quem sempre conduziu FWD?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Há que ter alguma atenção a shift lock mas de resto é igual.

    Como já foi dito o maior problema é o condutor.

    Comentário


      #32
      Boas a experiencia de tracção traseira que tive, foi alguns anos a conduzir o Mercedes 220D de 1994 do meu pai, que obviamente não conta com nenhuma ajuda electronica, apenas tinha ABS.
      O que posso dizer é que odiava conduzir o carro em chuva, era muito facil perder o controlo em curva a velocidades normais, 90/100kmh.
      Apanhei 3 sustos que ainda hoje me lembro e que podiam ter corrido muito mal.
      Se o carro tiver controlo tracção e todas as ajudas electronicas tudo bem, sem sistemas de apoio eu não queria um carro assim para mim.
      Mas isso sou eu claro, gosto de andar depressa mas em AE desempedida, não sou fan de grandes aventuras na estrada, adoro conduzir mas sem comprometer a minha segurança assim como a dos outros .

      Comentário


        #33
        Penso que um carro de tração traseira sem as ajudas do costume (controlos de tração e estabilidade) só se torna significativamente perigoso de for turbo, se for um RWD atmosférico de 120 cavalos dificilmente ele te foge das mãos daqui para ali, agora se for um turbo com muito binário concentrado em regimes baixos pode ser diferente precisamente pela resposta ao acelarador completamente diferente e mais brusca

        Comentário


          #34
          Tracção traseira é para quem gosta/sabe conduzir.
          Tracção dianteira é para todos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Prax Ver Post
            Tracção traseira é para quem gosta/sabe conduzir.
            Tracção dianteira é para todos.

            Afirmações muito redutoras e preconceituosas.

            Quer dizer que 90% dos nossos Avós e Pais gostavam/sabiam conduzir.

            Depois quando vieram os netos/filhos decidiram generalizar a tracção dianteira, pois estes são todos "broncos/desinteressados" na condução.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Prax Ver Post
              Tracção traseira é para quem gosta/sabe conduzir.
              Tracção dianteira é para todos.
              Tu sabes ?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post
                É muito diferente conduzir um carro com tracção atrás? É mais perigoso/inseguro?
                Depende!

                Muitos dos carros RWD actuais são totalmente "pacíficos" de conduzir.
                Se agarrares num 320d, um MB E220, ou algo parecido, só abusando consegues ter alguma diferença mais óbvia, mas que ainda assim passará mais facilmente por acender umas luzes no quadrante e sentires uns cortes de potência.

                Se falarmos de RWD mais antigos e/ou sem ajudas, a conversa muda significativamente, e se a isso adicionarmos estrada molhada, temos uma mistura potencialmente explosiva.

                Claro que esta mistura explosiva está imensamente ligada à forma como o condutor aborda o carro, e aqui os mais atrevidos (que podem até ser os que estão mais à-vontade em andar depressa com os FWD) são claramente o grupo de maior risco, porque se não apanharem um susto antes, podem-se meter numa situação da qual já só saem com cantos do carro a menos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                  Depende.. não notas nada se o carro tiver pouca potência.

                  Se, por outro lado, for potente cuidado com aceleradelas nas curvas com chuva.

                  No tempo que se faz sentir agora não notas nada, com excepção das rotundas que ficam mais engraçadas.
                  já vi um acidente há uns 6/7 anos com um bmw S3 dos anos 90 em que estava a chover bem e ele passou a speedar logo depois de ter passado um S60 também a voar baixinho, a uns 140/150. foram ambos a voar e o volvo ainda galgou o separador lateral da via rápida e foi embater num muro lateral de um terreno, que estava apenas vedado por uma rede. o bmw ainda se ficou pelo separador. eu ia num S40 e travei. desde aí que fiquei com medo de andar a puxar num RWD.

                  também já andei num MG TF de 1.8 de 160cv a gasolina e a primeira vez que pisei mais fundo numa rotunda sem carros fiz meio pião. depois aprendi. foi por alturas do bmw, talvez uns tempos depois.

                  por isso sm, tenho medo e há sempre aquela sensação de que podes fazer um pião na estrada se abusares sem saberes.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    já vi um acidente há uns 6/7 anos com um bmw S3 dos anos 90 em que estava a chover bem e ele passou a speedar logo depois de ter passado um S60 também a voar baixinho, a uns 140/150. foram ambos a voar e o volvo ainda galgou o separador lateral da via rápida e foi embater num muro lateral de um terreno, que estava apenas vedado por uma rede. o bmw ainda se ficou pelo separador. eu ia num S40 e travei. desde aí que fiquei com medo de andar a puxar num RWD.

                    também já andei num MG TF de 1.8 de 160cv a gasolina e a primeira vez que pisei mais fundo numa rotunda sem carros fiz meio pião. depois aprendi. foi por alturas do bmw, talvez uns tempos depois.

                    por isso sm, tenho medo e há sempre aquela sensação de que podes fazer um pião na estrada se abusares sem saberes.
                    O S60 é FWD, e como dizes ainda se deu pior que o BMW.

                    Logo lá se vai a teoria que o FWD é "seguro".

                    Em carros FWD mais "divertidos", e sobretudo sem controlo de estabilidade, também dá bem para se ficar virado ao contrário numa rotunda. Ter a potência a ir para as rodas de trás não é a única maneira de fazer a traseira saltar, para o bem e para o mal.
                    Editado pela última vez por SRLA; 29 April 2011, 22:45.

                    Comentário


                      #40
                      É preciso saber o que é traçao a tras e o que se pode fazer e o que nao se pode .

                      Um amigo teve um acidente um pouco estupido por causa disso , saiu de um polo 1.2 para um bmw 318 is ( traçao atras) ia a subir uma rua ( tava piso molhado ) e numa curva a subir ele puxou as rodas de tras patinaram o carro virou e ele mandou se abaixo numa ravina , mas ficou bem ... por isso tens de ver o que se pode ou nao fazer


                      abcs

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                        Depende do carro e do condutor.
                        Há carros RWD com uma afinação muito conservadora, fogem quase sempre de frente, como é o caso dos Mercedes em geral.

                        Outros mais ágeis podem exigir um pouco mais de cautela, principalmente com transferências de massa como curvas em S (curva e contracurva) onde um condutor de um FWD está habituado a usar o acelerador para manter a traseira no lugar. Tarefa muito mais complicada de fazer num RWD.
                        Atenção que os Mercedes só fogem de frente com o ESP ligado, se estiver desligado é de traseira, e muito

                        Comentário


                          #42
                          Depois de ler todas as respostas, não tenho nada a acrescentar à mais simples de todas: O condutor é que tem que ter juízo

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                            Tracção traseira é para quem gosta/sabe conduzir.
                            Tracção dianteira é para todos.
                            enorme elogio aos americanos.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              O S60 é FWD, e como dizes ainda se deu pior que o BMW.

                              Logo lá se vai a teoria que o FWD é "seguro".
                              sim, eu sei, mas o bimmer é que ia a picar com o S60. deve ter tido algum espaço de manobra para travar, se calhar foi o que o safou não ter ido parar em cima do outro.

                              eu ia num S40 e ainda tive tempo de travar e ir perguntar se precisavam de ajuda. claro que não ia a 140, ia a 100/110. se fosse no zx que costumava ir, que na altura devia ter uns 13 anos, se calhar bloqueavam as rodas e ia parar junto do bimmer, precisamente por ter pouco tempo para travar.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X