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Motor N47 da BMW (Corrente Distribuição Partida - modelos - 16d 18d 20d 23d)

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    Ouves mais a frio/primeiro arranque. É substituir as 3 correntes e demais componentes ASAP.

    Comentário


      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Sobre as borboletas, basta ver que são plásticas e moldadas ao veio. Enfim.
      Esta mania de fazer algumas peças cruciais em plástico vai sair muito cara aos consumidores.

      Algumas marcas até coletores de admissão fazem em plástico !!!

      Comentário


        https://www.youtube.com/watch?v=jfx4lNGi5kY

        Neste aqui as correntes não estavam a fazer barulho...

        Comentário


          Aos mais entendidos, o N47 tem fama de consumir óleo?

          Já ouvi dizer que é problema dos segmentos, conheço um caso de um 18D a consumir 1L a cada 2k KM's.

          O meu consome 1L a cada 10k, nunca me preocupei muito pois tem andado pouco e faço revisão ao ano/10k KM's.

          Há diferenças no bloco do 16/18/20D? Isto nos motores 2L...

          Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

          Comentário


            1 litro a cada 2kkm já carece de uma cirurgia...

            Diagnosticar e reparar.

            Comentário


              Quando querem fazer 30000Kms com o mesmo óleo é claro que os motores não prestam.............................. E os turbos e os FAPs........

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                Tenho um N47 (de 184cv) de produção de 06/2011 (a 3a versão ou 2o update, que começou em produções de 03/2011) comprndo usado com 4 anos e tal e 90k km e que tem agora 12 anos e tal e 228k km.

                Nestes anos tem sido smp um carro bastante fiável não me tendo dado qlq problema, no entanto o dia chegou de dar as primeiras maleitas.

                O ano passado com cerca de 200k km e 11 anos certos foi trocada a polie da cambota por já apresentar algum desgaste, mas foi algo preventivo e pode-se considerar desgaste do uso/anos/kms. Aliás, é algo comum em BMWs no geral com estas idades e kms.

                No entanto numa série de eventos de algum mau timing depois de já ter marcado a revisão normal (na marca, que tem ido smp desde nova) em que apenas 3 dias antes do dia da revisão já marcada me aparece um aviso de baixo nível de anticongelante, lixei-me bem.

                Ainda meti 1l de coolant para ver o que acontecia mas obviamente ao fim de 24h tinha desaparecido tudo pois era uma fuga (obviamente pois é um circuito fechado).

                No dia da revisão aviso do problema e para verem o que era para se arranjar etc.


                O problema era um tubo/falange e a olho (digo a olho pq isto depois misturou-se com valores de outro arranjo, mas já lá vou) o arranjo não sendo barato (marca, IVA, garantia sobre serviço etc.) não era assim tão mais caro que num mecânico fora.

                O problema foi que descobriram uma fuga de óleo que implicou trocar a tampa das válvulas e mais algumas coisas que nem sei, não sou expert em mecânica. Com isto o orçamento dos dois arranjos já iam numa valor um bocado elevado face ao valor atual do carro (a somar aos 240 paus da troca de óleo, filtro e microfiltro, embora isso seja o menos pois não é um valor descabido) mas o carro já lá estava e acedi. Mais uma vez, ir fora não ia poupar assim tanto dinheiro, embora aqui talvez um pouco mais pois não sei até que ponto teria de ser substituído tudo, mas lá está, na marca por uma questão de 1 fazer o máximo de € possível e 2 se defenderem de azares eles acabam por ser mais "trocadores de peças" do que mecânicos.


                Mas agora vem ainda o pior... Depois disto tudo, já com uma fatura considerável e ao fim do carro lá estar dois dias veio o pior (como se fosse bom até ver...). O coletor da admissão estava danificado (embora não rachado e só em duas "pontas") e cheio de carvão (embora isto desse para limpar presumo eu mas pronto) e segundo o mecânico (muito importante isto) as borboletas podiam ter entrado para dentro da admissão...

                Eu que pensava que isto era só no M47 e no N47 já não acontecia, mas tb não é menos verdade que já tinha ouvido falar de malta a tirar as borboletas em N47s e ainda ontem a falar com um conhecido ele disse-me que o ex 123d dele (que vendeu a um familiar e tinha dos primeiros N47, 2008) está sem borboletas. E btw, ele comprou o carro com 4 anos (em 2012) e 30k km e teve o problema da corrente, mas já fora de garantia e tb grandes filmes para se safar (só conseguiu o típico na altura da MO grátis e pagar "só" as peças).


                Mas moving on, o que é certo é me lixei bem e larguei numa nota preta na carrinha que ainda por cima estava com vontade de trocar a curto prazo (ainda este ano) ou o mais tardar daqui a um ano...

                No entanto com este arranjo todo, mais o que gastei o ano passado (a somar à polie meti os 4 discos e 4 pastilhas tudo novo) e agora vou meter 4 pneus novos o certo é manter no mínimo mais 1 ano e o mais provável é até mais do que isso para amortizar todo este investimento que com mais algum guito em cima tinha dado para dar o salto para algo como um F10 automático que tanto gosto. Mas pronto, os F10 LCI e B47 (aqui obrigatariamente 20d pois é o único motor B nos F10) também ainda hão-de desvalorizar mais um pouco e pode ser que dê para trocar gastando relativamente pouco dinheiro (claro que nunca menos de 6/7/8k, dependendo da exigência em termos de kms e config).


                Lição de vida, antes de ir à marca com possível problema ver primeiro noutra oficina e não ir com o carro com possíveis problemas à marca mas apenas para fazer serviços simples desde que por valores aceitáveis (que nestes 7 anos até tem acontecido).

                Sei que fui um bocado anjinho, mas agora já está e o carro ficou com muita coisa nova mesmo.


                Por fim, e aqui sim é ontopic, com o coletor, tampas etc. de fora deu para ver a corrente que está impecável e diria que é original pois a carrinha era de renting e na altura qdo a comprei fiquei com um documento de toda a manutenção que fez. Além de que 90k km em 4 anos com provavelmente uns 2/3 a 3/4 dos kms em AE e com a 3a spec do N47 a probabilidade de ter levado uma corrente nova é baixíssima.

                Não só tem um aspeto impecável como tudo soa bem. Sim eu sei, isto pode mudar, mas o que é certo é que ok, tive problemas com um N47, mas nada a ver com a corrente e de certa forma um pouco culpa minha porque no fim do ano passado com apenas 6 meses e 12k km no óleo anterior o carro pediu óleo (meti 500ml) e agora há 3 ou 4 meses pediu de novo e meti os restante 500ml da embalagem, mas não liguei...

                Pensei que fosse da idade, ou do facto de ali nos 2/3 meses antes do primeiro aviso de pouco óleo o ter feito muitos percursos curtos de cada vez (3km manhã, 3km tarde), ou o facto de ter feito grandes viagens a ritmos elevados qb (embora nada de especiais para um carro que dá 230)...

                Mas fui parvo, devia ter averiguado bem porque realmente o motor nunca me tinha pedido óleo entre mudas, e isto mesmo mudando a cada 30k km.



                Enfim, fica o desabafo e uma pequenas história de partilha que tb é para isso que este espaço serve. O que é certo é que desde que tenha a carrinha já gastei mais do dobro nela do que ela desvalorizou neste período se considerar todas as despesas (tenho tudo no meu sprit, gosto de ter este controlo) pelo que começo a achar que a obsessão que ganhei com a desvalorização se calhar não é menos parva que com a malta que perder fortunas em carros novos e depois chora o gastar algum dinheiro em manutenção, pneus etc.
                Deixa lá! O importante é haver saúde e trabalho. O dinheiro repõe-se.

                Num carro com 12 anos e 230 kkms (já não é nada pouco) e com alguns problemas conhecidos e reconhecidos que aparecem com os KMS (como na maior parte dos carros), nomeadamente distribuição e esse do coletor, é preciso ter muita sorte para não haver gastos significativos. Eu da 320d LCI de 2009 perdi-lhe o rasto há 4 anos quando tinha 167kkms. Tenho curiosidade em saber, mas certamente já terá tido algo a resolver.

                No W204 de 2009 certamente vão aparecer questões a resolver. Aliás já estão a aparecer, eu é que tenho deixado andar. Para já não chega a esse valor a intervenção mas pode chegar e quem tem um carros estes com estas idades terá que aceitar isso.

                quanto ao ruído do corrente, a minha 320d fazia um chehhhhhhh bem audivel entre as 1500 e as 2500 que se calou com troca da distribuição. Oiço alguns N47 na estrada a fazer esse barulho..consigo identificar. Se achares que a minha opinião pode ser útil, podemos combinar um encontro.
                Editado pela última vez por ELVTMB; 12 January 2024, 01:01.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                  Deixa lá! O importante é haver saúde e trabalho. O dinheiro repõe-se.

                  Num carro com 12 anos e 230 kkms (já não é nada pouco) e com alguns problemas conhecidos e reconhecidos que aparecem com os KMS (como na maior parte dos carros), nomeadamente distribuição e esse do coletor, é preciso ter muita sorte para não haver gastos significativos. Eu da 320d LCI de 2009 perdi-lhe o rasto há 4 anos quando tinha 167kkms. Tenho curiosidade em saber, mas certamente já terá tido algo a resolver.

                  No W204 de 2009 certamente vão aparecer questões a resolver. Aliás já estão a aparecer, eu é que tenho deixado andar. Para já não chega a esse valor a intervenção mas pode chegar e quem tem um carros estes com estas idades terá que aceitar isso.

                  quanto ao ruído do corrente, a minha 320d fazia um chehhhhhhh bem audivel entre as 1500 e as 2500 que se calou com troca da distribuição. Oiço alguns N47 na estrada a fazer esse barulho..consigo identificar. Se achares que a minha opinião pode ser útil, podemos combinar um encontro.
                  Não fazia aqui login há uns tempos e apanhei este post "por sorte" a ver se havia novidades nos últimos tópicos onde postei :D

                  Sim é verdade, 12 anos e 227k km (na altura do arranjo, agora leva 233k) é algo considerável, embora os meus kms sejam muito kms de estrada que se em termos de suspensão e afins "vale o que vale", em termos de motor acho que faz visto haver por aí carros de cidade com 100k km todos rebentados a vários níveis (até porque nalguns casos são carros com 12, 14, 16 anos...).

                  No entanto os kms estão lá e a BMW no geral não é das marcas com maior fama de fiabilidade, sejamos honestos. No entanto o N47 era e é mais conhecido pela questão da corrente e no resto, do meu conhecimento, até nem é de dar muita chatice como o M47 tinha com o turbo, borboletas etc. (bem, pelos vistos as borboletas continuam a poder quebrar e entrar por dentro da admissão).

                  Entretanto já percebi que não estou sozinho na questão da quebra da falange, fugas de óleo, coletor de admissão danificado e borboletas tb danificadas.

                  A minha corrente não faz faz ruído nenhum fora do normal, por mais estranho que seja, e nem sequer troco o óleo a cada 10k km como algum pessoal mais cauteloso. Em média deve ser trocado entre os 25 e 30k km. Claro que isto no máximo significa 1 ano e meio, mesmo se chegar aos 30k km.

                  Podemos combinar algo fora daqui sim, mas acho mesmo que a corrente está boa e na oficina isto foi confirmado. Até porque seria mais uma coisa para faturarem se não estivesse bom.

                  Comentário


                    mais um. a comprar por 4000 e meter um motor, mesmo gastando 2 mil, ainda tem muito para andar... ou despachar logo a seguir, que os "putos" gostam delas.

                    https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-320...4-IDIgPlg.html

                    Comentário

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