Originalmente Colocado por Afcivic
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Que carro escolher - vários cenários ?
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As minhas escolhas são...
Cenário 1:http://www.standvirtual.com/carros/Citroen/C5/P4119161/
Com 1 bebé dá sempre jeito ter uma carrinha espaçosa (caso seja necessário mudar uma fralda de um momento para o outro) e confortável, visto que qualquer pai quer sempre o maior nível de conforto para o rebento (quanto mais se forem 2), mesmo naqueles percursos mais desgastantes e sinuosos.
Peca pela potência (ou falta dela), mas não creio que seja caso para desanimar, até porque compensa em tudo o resto.
Apesar de ser "lapeirona", consegue disfarçar por possuir um look elegante e futurista, que se destaca por onde quer que se passe.
Cenário 2:http://www.standvirtual.com/carros/B...ring/P3951213/
Uma carrinha continua a ser indispensável e com esse "tecto" uma 320d passa a ser uma hipótese a ter seriamente em conta.
Com um toque desportivo mas não em demasia (sem pack M as crianças agradecem) consegue assegurar viagens de longo curso agradáveis e em segurança.
Cenário 3:http://www.standvirtual.com/carros/BMW/530/P3945130/
Deixa de ser necessário ter uma carrinha e pode-se perfeitamente arriscar num automóvel mais potente e luxuoso.
Passa a ser uma questão de gostos.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostSó para te informar que esse Golf, não é um Highline como dizem no cabeçalho mas sim um Confortline
Se preferes um 3 a um 7, é porque ainda és "novo"
Tanto o meu pai como a minha mãe, fazer uma viagem mais longa no Lexus já ficam mal das costas e o que também motivou o meu pai a trocar o cls pelo f01 foi o conforto extra e acredita que vai haver uma idade em que irás valorizar este aspecto
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostÉ totalmente respeitável a tua opinião, mas nota-se que te soube bem dar esta espécie de lição de moral
No teu post, até bem articulado, partes de alguns princípios talvez contraditórios, por um lado achas (e bem em minha opinião) que é errado gerir um orçamento, gastando até ao último tostão, por outro admites que carro e casa são comprados a crédito, que a casa tem que ser um T2 ou mesmo um T3 e que a cresce tem que ser privada.
Para uma jovem família como a descrita, a casa ainda pode ser um T1 (embora um T2 seja o ideal) pode não haver crédito, seja porque houve ajudas familiares, seja porque se juntou o suficiente para pagar tudo (improvável com 30 anos) pode j´ter-se amortizado parte e ter uma divida pequena.
Com o carro é o mesmo, eu há 9 anos que comecei a comprar carros a pronto e actualmente já nem ponho a possibilidade de comprar a crédito. Foi com 32 anos que comprei o meu 1º carro sem créditos e foi um Astra 1.4 de 20 mil euros na altura.
Por fim dependendo das zonas residenciais, há cresces razoáveis do estado.
É um facto que muita gente se mete em problemas precisamente por causa do crédito, mas os números apontados no post anterior podem ser (ou não) realistas.
Eu também pertenço ao grupo que não compra carros (nem outra coisa que não a casa) a crédito, baseando sempre o princípio do juntar primeiro e só depois gastar (e nunca a "rapar o fundo do tacho".
Isto permitiu-me até já fazer uma amortização na casa, o que naturalmente baixa a prestação que pago, mas também o valor final absoluto que a casa custará.
Acredito honestamente que o automóvel tenha um papel preponderante no endividamento das famílias, mas raramente ele está "sozinho".
Muitas pessoas andam com o carro velho e têm a corda na garganta porque logo quando pediram o empréstimo da casa juntaram o mobiliário todo, mais os electrodomésticos "como deve ser" e afins.
Há menos de 10 anos, Portugal era o segundo País a nível Europeu com mais sistemas de cinema-em-casa por habitação, e mesmo considerando que se venderam muitas coisas relativamente baratas (e más), não deixa de ser curioso.
E não é curioso da mesma forma que Portugal é (ou foi) o que foi com os telemóveis.
Até nos computadores portáteis se criou a noção de que todas as crianças precisam de um, pouco depois de começarem a saber ler.
Podia continuar, mas a ideia é clara: o automóvel é uma parte do enorme consumo que temos (sustentado e não sustentado), e muitos que não se "entalaram" com um automóvel "entalaram-se" com o consumo excessivo de uma série de outras coisas.
De que adianta uma família ser muito contida na hora de comprar um automóvel se depois se perder com outra coisa qualquer?
Eu na abertura do tópico entendi o orçamento disponível como efectivamente disponível.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver Postnao façam é como o meu pai
comprou um mc220cdi fez agora tres anos e tem uns maravilhosos
12000km
Se por acaso o teu pai queria ter um Mercedes, se não o ficou a dever e não te tiver faltado nada de fundamental em casa, qual é o problema?
Será que quando agarra no carro fica desgostoso?
Será que deveria ter comprado o carro que outro alguém escolhesse para ele?
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Originalmente Colocado por N3T0 Ver Post
Não se arranja uma 1.6e-HDI Seduction por esses valores?
Em relação ao 530d, deve ter sido de serviço ou stock.
Digo isto porque não percebo porque a Bmw mandou vir tantos 30d F10/11 com essas jantes 329, quando as 328 ou até as 237 ficam melhor e são mais baratas!
EDIT:
Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver PostSim, eu sei por acaso mas sinceramente nem notei nesse aspecto "mentiroso" do vendedorEditado pela última vez por topspeed; 16 May 2011, 20:08.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostE porque é que não se haverá de fazer como o teu pai?
Se por acaso o teu pai queria ter um Mercedes, se não o ficou a dever e não te tiver faltado nada de fundamental em casa, qual é o problema?
Será que quando agarra no carro fica desgostoso?
Será que deveria ter comprado o carro que outro alguém escolhesse para ele?
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostEssa C5 parece-me cara, nem faróis de nevoeiro tem
Não se arranja uma 1.6e-HDI Seduction por esses valores?
Em relação ao 530d, deve ter sido de serviço ou stock.
Digo isto porque não percebo porque a Bmw mandou vir tantos 30d F10/11 com essas jantes 329, quando as 328 ou até as 237 ficam melhor e são mais baratas!
EDIT:
Eu foi só para alertar o pessoal
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostO actual pesa 1.700 kg.
Mas também te digo desde já que carros confortáveis, espaçosos, equipados, seguros e leves é ficção cientifica
Um segmento D normal pesa 1.500/1.600 kg
Um segmento E normal pesa 1.700/1.800 kg e um F à volta das 2 toneladas
Como o "crash" é amigo, ora toma lá 300 páginas de ... hum... ficção
http://blogs.insideline.com/straight...final_2010.pdf
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Cenário 1:http://www.standvirtual.com/carros/A...etta/P4261886/
Cenário 2:http://www.nissan-ofertas.com.pt/OE/...=0441213000PB4 (Se desse para esticar ;D)
Cenário 3:http://www.landrover.com/pt/pt/rr/new-range-rover/explore/range-rover-evoque/
Estes seriam os que eu escolhia :D
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
Não sou diesel fan-boy, mas sou realista, e em PT, sobretudo falando de carros novos, e fazendo entre 15 a 20mil km por ano otto não é lá grande opção.
Além disso os diesel estão cada vez mais refinados, sendo o único "problema" deles a sonoridade, mas falando nós de carros familiares isso acaba por ser secundário.
O Golf VI, Scirocco são dois dos casos em que os TSI até parecem ter bastante penetração/aceitação, mas há muita cabecinha dura que é difícil de abrir...
Isto falando para o tal intervalo de kms ano e levando em linha de conta os prazos de utilização comuns...
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostHá vários casos documentados em que o otto até é a opção acertada, agora porque não a tomam, é porque se calhar pensam que o diesel gasta menos na bomba, esquecem-se é que no acto da compra...
O Golf VI, Scirocco são dois dos casos em que os TSI até parecem ter bastante penetração/aceitação, mas há muita cabecinha dura que é difícil de abrir...
Isto falando para o tal intervalo de kms ano e levando em linha de conta os prazos de utilização comuns...
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Pastis
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostHá vários casos documentados em que o otto até é a opção acertada, agora porque não a tomam, é porque se calhar pensam que o diesel gasta menos na bomba, esquecem-se é que no acto da compra...
O Golf VI, Scirocco são dois dos casos em que os TSI até parecem ter bastante penetração/aceitação, mas há muita cabecinha dura que é difícil de abrir...
Isto falando para o tal intervalo de kms ano e levando em linha de conta os prazos de utilização comuns...
Além disso é um pequeno desportivo de 2 portas (não é um familiar racional como o Golf) que não vê aos pontapés como o Golf e, por isso, a opção otto faz mais sentido.
Já o Golf 1.4 TSi tem um preço bem apelativo tudo bem, mas só em desvalorização lá se vai a poupança toda...
Depois fazer 20mil km por ano dá muito dinheiro em gota.
De certeza que o que gastas mais em gota somado com a desvalorização dá para ires buscar o 2.0 TDi 140, isto para não falar do 1.6 TDi 105, mas ok, esse tem uma performance bem abaixo do TSi.
E se é verdade que há muita cabecinha dura por abrir não é menos verdade que vender um Golf TSi não é fácil.
Aliás basta pesquisares no SV Golfs TSi 140 e TSi 170 e depois pesquisares o, menos potente, 1.9 TDi 105 e os TDis são bem mais caros.
Resumindo se no Scirocco te dou razão, no Golf não.
Ou aliás, no caso do Golf até te podia dar razão, mas nunca a fazer 15/20mil km anuais.
Quanto muito para quem faça 5/10mil km anuais e para quem mantenha um carro nunca menos de 8/10 anos
PS: Aquela minha afirmação sobre que otto não é grande opção em PT era apenas para carros vincadamente familiares e do segmento C para cima, de resto há muita coisa que resulta melhor em otto e até nem desvaloriza assim tanto, mas são sempre carros de nicho.
Cumps
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Originalmente Colocado por - Ver PostTens dados para fundamentar essa afirmação (curioso)?
http://www.autohoje.com/index.php?op...573&Itemid=360
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Originalmente Colocado por - Ver PostTens dados para fundamentar essa afirmação (curioso)?
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=...&tm=6&visual=9
E aqui:
Venda de gasolina cai 17% no arranque do ano
Os primeiros dados de 2011 mostram um abrandamento nas vendas de gasolina e de gasóleo em Portugal.
A crise económica e as sucessivas subidas nos preços dos combustíveis explicam a diminuição do consumo no País.
De acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o consumo de gasolina sem chumbo 95 caiu 17% em Janeiro deste ano face ao mês anterior e desceu 8% em relação a igual período de 2010. No mesmo sentido, as vendas de gasóleo desceram 14% face a Dezembro e ficaram praticamente inalteradas quando comparadas com Janeiro do ano passado.
"Há um fenómeno novo que justifica esta descida. É que em cada 10 carros novos, nove são a gasóleo. Claro que os efeitos da crise, como o aumento de impostos e a subida dos preços da gasolina para máximos históricos também justificam esta retracção no consumo", explicou António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), ao Económico.
Os portugueses nunca pagaram tanto por um litro de gasolina. O preço de referência em Portugal está hoje acima da barreira dos 1,60 euros por litro. No gasóleo os preços rondam os 1,44 euros por litro.
http://economico.sapo.pt/noticias/ve...no_116332.htmlEditado pela última vez por GPL; 16 May 2011, 21:27.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostPS: Aquela minha afirmação sobre que otto não é grande opção em PT era apenas para carros vincadamente familiares e do segmento C para cima, de resto há muita coisa que resulta melhor em otto e até nem desvaloriza assim tanto, mas são sempre carros de nicho.
a gasolina só tem alguma expressão (pouca) em familiares, quando falamos em motorizações muito poderosas, como os M, AMG.
De resto carrinhas novas por exemplo a gasolina no intervalo 30-80 mil euros, praticamente não se vendem.
E isso não deixa de ser um problema para os indefectíveis da gasolina (atenção que eu adoro um bom carro a gasolina, mas também convivo bem com a realidade dos diesel).
Por exemplo o user GPL por que carros optaria ?
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostE porque é que não se haverá de fazer como o teu pai?
Se por acaso o teu pai queria ter um Mercedes, se não o ficou a dever e não te tiver faltado nada de fundamental em casa, qual é o problema?
Será que quando agarra no carro fica desgostoso?
Será que deveria ter comprado o carro que outro alguém escolhesse para ele?
mas claro que o comprou com muito juizo
este carro é para a vida toda
mais de tres anos (com alguns imprevistos pelo meio) a pensar que carro havia de comprar
este carro nao ficou nada baratinho 69000 sem os descontos
como é para a vida teve de faz-lo ao seu gosto
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostPor exemplo o user GPL por que carros optaria ?
Embora entenda perfeitamente quem veja vantagens na compra de novo, eu fico-me pelos usados nacionais ou importados se tal se justificar
Esses cenários que apresentaste na primeira página são muito pessoais e cada um é que sabe quanto está disposto a "afundar" num carro (um investimento quase sempre não lucrativo).
Para mim não há racional e irracional, cada um é que sabe o que mais lhe convém.Editado pela última vez por GPL; 16 May 2011, 22:26.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
Quanto muito para quem faça 5/10mil km anuais e para quem mantenha um carro nunca menos de 8/10 anos
PS: Aquela minha afirmação sobre que otto não é grande opção em PT era apenas para carros vincadamente familiares e do segmento C para cima, de resto há muita coisa que resulta melhor em otto e até nem desvaloriza assim tanto, mas são sempre carros de nicho.
Cumps
Skoda Octavia 1.4TSI 122 vs 2.0TDI140, a diferença em combustivel cifra-se em cerca de 600€ ano... 7000€ de diferença no custo de aquisição, a diferença de performance a este nível é desprezível.
Golf VI 1.4TSI 122 vs 2.0TDI140, a diferença de custos anuais de combustivel anda perto dos 700€ ano... 8000€ de diferença do preço em novo, para a mesma versão.
A4 Avant 1.8TFSI 160 vs 2.0TDI170, 800€ ano de diferença de custo de combustivel, para uma diferença de preço a rondar os 5mil€.
Não sei se os SUV ainda são carros de nicho, mas até bem pouco tempo ia jurar que via mais Tiguan TSI a circular que os TDI, pudera, a diferença entre versões equivalentes nunca é inferior a 5/6mil€ sendo que no caso do TSI150 vs TDI140... São praticamente 10mil€
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