A perfect day!
5ªFeira dia 2 de Junho, meto-me num voo da EasyJet e lá vou eu até Luton. Alugo carro e sigo até Bedford onde tinha marcado hotel.
6ªFeira dia 3 de Junho, acordo às 7h e ás 7h50 estou a chegar ao Bedford Airfield, local do quartel general da Palmer Sports!
Entre as 7h45 e as 8h00 faz-se o check in. Dá-se a carta de condução e recebe-se uma cartão de tempos e uma pen USB, assim como uma etiqueta com o Nome e equipa.
Das 8h00 ás 8h30 toma-se o pequeno almoço, um Buffet Continental tradicional!
Todos os convidados (cerca de 60, e neste dia em específico 58) são divididos em 4 equipas (Senna, Piquet, Schumacher e Fangio).
Cada equipa faz um evento de cada vez para não haver tempos de espera nem tempos mortos.
Ás 8h30 estamos a entrar num autocarro de cada equipa! Seguimos até à prova de TT.
Temos 6 Defender à espera e um piloto por cada um para nos acompanhar, salto para o lugar do condutor (do lado errado, lol!), 1ª vez a conduzir à direita!
E começamos o percurso TT, passagens dentro de água, subidas, descidas, inclinação lateral e um joguitos pelo meio com um alvo no vidro e bolas de ténis presas em partes do percurso.
Acabo a prova de TT, o piloto dá uma pontuação e escreve no cartão que recebi.
Sigo para uma casa de apoio onde há capacetes, fatos e luvas. Escolho um capacete e umas luvas e sigo para o Caterham Pursuit.
Duas pistas iguais em "espelho" e dois carros num face off contra o outro e contra o relógio.
A pista molhada propositadamente para ajudar ao RWD e ao espectáculo.
Sento-me sozinho no carro, os pedais são mínimos e todos colados, meto 1º, deixo os vermelhos acenderem e quando apagam, largo a embraiagem, acelerador a meio, e arranco a queimar pneu e em slide, levar o carro até às 7.000rpm, mudar para 2ª e deixar em 2º durante todo o percurso.
Mais uns slides nas curvas molhadas e para terminar um 360º à volta de uma "rotunda"!
3 vezes para cada piloto!
O melhor tempo de cada é colocado no cartão dos tempos.
Seguimos todos para o autocarro e partimos para mais uma prova!
Chegamos então aos Jaguar JP-LM.
265cv na ficha técnica, mas segundo o piloto andam mais perto dos 300 que dos 265.
Pouco mais de 3seg dos 0-100.
Neste carro vamos acompanhados por um piloto experiente que nos ajuda nos pontos de travagem, mudanças etc.
A Pen USB é usada para gravar vídeo da câmara on-board do carro.
Familiarizado com os comandos, e a caixa sequencial, meto 1º, e uso a embraiagem só para arrancar, siga para a pista!
O grip é fenomenal, a aceleração idem! A travagem não me parece tão forte como pensava que fosse, mas talvez seja da emoção. 15min em pista dão para cerca de 9 voltas!
Com o final o piloto escreve o tempo no cartão e devolve a pen usb!
Tenho de admitir que ao fim de 15m estava completamente de rastos! Não fiz nenhum pião, mas sai bem sacudido!
Para acalmar um pouco parto para mais uma prova, 10 voltas de karts num circuito pequenito. É mais para fazer tempo do que uma emoção!
Mas mais uma vez o tempo é marcado no nosso cartão de prova!
E depois de acalmar um pouco, vamos a um dos momentos do dia! O Single Seater - Formula Jaguar. 3seg dos 0-100.....
10min de vídeo de segurança, explicando o funcionamento do carro, e os sistemas de emergência, bem como fazer as ultrapassagens apenas com bandeira azul para o mais lento!
O sistema do carro é igual ao Jaguar LM que já tinha andado, e a pista é a mesma.
Mas este Jaguar tem um sistema de GPS que tem a pista mapeada e que corta a potência automaticamente se se sair de pista ou se for demasiado depressa em entradas de curva.
E o sistema funciona perfeitamente! Apenas na 1º volta senti alguns problemas com o ajustar do GPS com falhas de potência em algumas locais. Mas depois bastava sair com meio carro da pista e a potência é cortada!
A aceleração é brutal, a travagem idem, e a estabilidade em curva parece não ceder nem por 1 segundo!
Como vamos sozinhos há mais respeito.
Para não influenciar a corridas, neste carro não são registados tempos, mas sim telemetria, e o vencedor é o piloto mais certinho e não propriamente o mais rápido!
Terminados os 15min, recolho à box.
Seguimos de novo no autocarro até ao edifício central, onde já nos espera um almoço completo!
Depois de almoço vamos até outra pista, onde nos esperam os Caterham!
Voltamos ao "problema" de um carro manual com o volante do lado errado. LOL
Piloto preso, e lá vamos nós para 10 voltas!
Gostei imenso de conduzir o Caterham, é um carro 100% puro, com um motor explosivo que chegue e com a diversão da tracção traseira sem qualquer ajuda!
Brutal!
Mais um tempo, mais um filme!
É tempo então de seguir para outra pista. Onde nos esperam os Clios CUP e os Porsche JP3.
Ambos estes carros são sequenciais e de volante à esquerda, mas o Porsche tem 10 anos e a caixa é antiquada, sendo automática na subida e apenas manual na descida, mas só reduz para baixo das 4.500rpm...
Começo no clio!
Com 210cv, pouco peso e dimensões compactas, o clio é um espectáculo, rápido e preciso, apenas sofrendo do problemas dos FWD em pista, em curvas apertadas a virar e acelerar o mais provável é andar para fora de pista e não para dentro. LOL
Great Fun!
Depois seguiu-se o Porsche na mesma pista.
Com mais 110cv, mas com uma caixa fraca e um traseira bem viva, o Porsche é muito muito muito ligeiramente mais rápido que o clio. É um carro difícil de controlar e guiar.
Mais dois tempos no caderno dos tempos e mais uma viagem de autocarro para a última prova!
Segue-se o Fabuloso M3!!!
O carro mais potente do dia com mais de 420cv. E uma caixa sequencial de jeito! (ou como dizia o piloto quando se comparava com o porsche "esta pelo menos funciona!" lol).
Uma pista rápida , um carro excelente e o facto de ser a ultima prova do dia tanto para mim como para o piloto.
Fez com que a experiência do M3 fosse das melhores. O carro é brutal!
Mais um tempo, mais um filme!
E infelizmente o dia acabou!
Regresso ao edifício principal! E distribuição de prémios.
Prémios para o melhor tempo de cada carro, prémio para o pilot mais certinho no Jaguar, prémio para a melhor equipa no global, prémio para o melhor piloto de cada equipa, e por fim o prémio mais importante, o melhor piloto do dia!
Aqui o "Je" levou com 3 melões e 1 alegria.
2º lugar no Jaguar JP-LM
2º lugar no Porscje JP3
2º lugar nos Karts
5º lugar no Clio Cup
5º lugar no M3
O que se traduziu no prémio de melhor Piloto do Dia por uma margem confortável!
Ás 17h30 acabou o dia... E regresso ao hotel no Kia Picanto alugado!
No Sábado dia 4, apanho voo de regresso e volto à realidade.
5ªFeira dia 2 de Junho, meto-me num voo da EasyJet e lá vou eu até Luton. Alugo carro e sigo até Bedford onde tinha marcado hotel.
6ªFeira dia 3 de Junho, acordo às 7h e ás 7h50 estou a chegar ao Bedford Airfield, local do quartel general da Palmer Sports!
Entre as 7h45 e as 8h00 faz-se o check in. Dá-se a carta de condução e recebe-se uma cartão de tempos e uma pen USB, assim como uma etiqueta com o Nome e equipa.
Das 8h00 ás 8h30 toma-se o pequeno almoço, um Buffet Continental tradicional!
Todos os convidados (cerca de 60, e neste dia em específico 58) são divididos em 4 equipas (Senna, Piquet, Schumacher e Fangio).
Cada equipa faz um evento de cada vez para não haver tempos de espera nem tempos mortos.
Ás 8h30 estamos a entrar num autocarro de cada equipa! Seguimos até à prova de TT.
Temos 6 Defender à espera e um piloto por cada um para nos acompanhar, salto para o lugar do condutor (do lado errado, lol!), 1ª vez a conduzir à direita!
E começamos o percurso TT, passagens dentro de água, subidas, descidas, inclinação lateral e um joguitos pelo meio com um alvo no vidro e bolas de ténis presas em partes do percurso.
Acabo a prova de TT, o piloto dá uma pontuação e escreve no cartão que recebi.
Sigo para uma casa de apoio onde há capacetes, fatos e luvas. Escolho um capacete e umas luvas e sigo para o Caterham Pursuit.
Duas pistas iguais em "espelho" e dois carros num face off contra o outro e contra o relógio.
A pista molhada propositadamente para ajudar ao RWD e ao espectáculo.
Sento-me sozinho no carro, os pedais são mínimos e todos colados, meto 1º, deixo os vermelhos acenderem e quando apagam, largo a embraiagem, acelerador a meio, e arranco a queimar pneu e em slide, levar o carro até às 7.000rpm, mudar para 2ª e deixar em 2º durante todo o percurso.
Mais uns slides nas curvas molhadas e para terminar um 360º à volta de uma "rotunda"!
3 vezes para cada piloto!
O melhor tempo de cada é colocado no cartão dos tempos.
Seguimos todos para o autocarro e partimos para mais uma prova!
Chegamos então aos Jaguar JP-LM.
265cv na ficha técnica, mas segundo o piloto andam mais perto dos 300 que dos 265.
Pouco mais de 3seg dos 0-100.
Neste carro vamos acompanhados por um piloto experiente que nos ajuda nos pontos de travagem, mudanças etc.
A Pen USB é usada para gravar vídeo da câmara on-board do carro.
Familiarizado com os comandos, e a caixa sequencial, meto 1º, e uso a embraiagem só para arrancar, siga para a pista!
O grip é fenomenal, a aceleração idem! A travagem não me parece tão forte como pensava que fosse, mas talvez seja da emoção. 15min em pista dão para cerca de 9 voltas!
Com o final o piloto escreve o tempo no cartão e devolve a pen usb!
Tenho de admitir que ao fim de 15m estava completamente de rastos! Não fiz nenhum pião, mas sai bem sacudido!
Para acalmar um pouco parto para mais uma prova, 10 voltas de karts num circuito pequenito. É mais para fazer tempo do que uma emoção!
Mas mais uma vez o tempo é marcado no nosso cartão de prova!
E depois de acalmar um pouco, vamos a um dos momentos do dia! O Single Seater - Formula Jaguar. 3seg dos 0-100.....
10min de vídeo de segurança, explicando o funcionamento do carro, e os sistemas de emergência, bem como fazer as ultrapassagens apenas com bandeira azul para o mais lento!
O sistema do carro é igual ao Jaguar LM que já tinha andado, e a pista é a mesma.
Mas este Jaguar tem um sistema de GPS que tem a pista mapeada e que corta a potência automaticamente se se sair de pista ou se for demasiado depressa em entradas de curva.
E o sistema funciona perfeitamente! Apenas na 1º volta senti alguns problemas com o ajustar do GPS com falhas de potência em algumas locais. Mas depois bastava sair com meio carro da pista e a potência é cortada!
A aceleração é brutal, a travagem idem, e a estabilidade em curva parece não ceder nem por 1 segundo!
Como vamos sozinhos há mais respeito.
Para não influenciar a corridas, neste carro não são registados tempos, mas sim telemetria, e o vencedor é o piloto mais certinho e não propriamente o mais rápido!
Terminados os 15min, recolho à box.
Seguimos de novo no autocarro até ao edifício central, onde já nos espera um almoço completo!
Depois de almoço vamos até outra pista, onde nos esperam os Caterham!
Voltamos ao "problema" de um carro manual com o volante do lado errado. LOL
Piloto preso, e lá vamos nós para 10 voltas!
Gostei imenso de conduzir o Caterham, é um carro 100% puro, com um motor explosivo que chegue e com a diversão da tracção traseira sem qualquer ajuda!
Brutal!
Mais um tempo, mais um filme!
É tempo então de seguir para outra pista. Onde nos esperam os Clios CUP e os Porsche JP3.
Ambos estes carros são sequenciais e de volante à esquerda, mas o Porsche tem 10 anos e a caixa é antiquada, sendo automática na subida e apenas manual na descida, mas só reduz para baixo das 4.500rpm...
Começo no clio!
Com 210cv, pouco peso e dimensões compactas, o clio é um espectáculo, rápido e preciso, apenas sofrendo do problemas dos FWD em pista, em curvas apertadas a virar e acelerar o mais provável é andar para fora de pista e não para dentro. LOL
Great Fun!
Depois seguiu-se o Porsche na mesma pista.
Com mais 110cv, mas com uma caixa fraca e um traseira bem viva, o Porsche é muito muito muito ligeiramente mais rápido que o clio. É um carro difícil de controlar e guiar.
Mais dois tempos no caderno dos tempos e mais uma viagem de autocarro para a última prova!
Segue-se o Fabuloso M3!!!
O carro mais potente do dia com mais de 420cv. E uma caixa sequencial de jeito! (ou como dizia o piloto quando se comparava com o porsche "esta pelo menos funciona!" lol).
Uma pista rápida , um carro excelente e o facto de ser a ultima prova do dia tanto para mim como para o piloto.
Fez com que a experiência do M3 fosse das melhores. O carro é brutal!
Mais um tempo, mais um filme!
E infelizmente o dia acabou!
Regresso ao edifício principal! E distribuição de prémios.
Prémios para o melhor tempo de cada carro, prémio para o pilot mais certinho no Jaguar, prémio para a melhor equipa no global, prémio para o melhor piloto de cada equipa, e por fim o prémio mais importante, o melhor piloto do dia!
Aqui o "Je" levou com 3 melões e 1 alegria.
2º lugar no Jaguar JP-LM
2º lugar no Porscje JP3
2º lugar nos Karts
5º lugar no Clio Cup
5º lugar no M3
O que se traduziu no prémio de melhor Piloto do Dia por uma margem confortável!
Ás 17h30 acabou o dia... E regresso ao hotel no Kia Picanto alugado!
No Sábado dia 4, apanho voo de regresso e volto à realidade.
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