Na minha opinião...nada como um bom 2.0 Tdi PD mas de 8 válvulas...temperamento "PD", fiabilidade a toda a prova, consumos em torno dos 6,5, boas perfomances, consumo de óleo inexistente...eu estou satisfeito!!!
Vai para o 1.9TDI...
E os km's pouco ou nada interessam. Tenho uma amiga com uma Seat Cordoba Vario (1.9TDI 110cv, comprada nova) e já leva no lombo 340k km... Ah e depois de ter levado uma limpeza na EGR e nos injectores ficou "como nova", tenho impressão que puxava mais que o meu Ibiza 1.9TDI 105cv da altura. Só levou de mais complicado uma embraigem nova e uma maf. De resto é só material de desgaste, gasoil, manutenção programada. Até o turbo é de origem!
Na minha opinião...nada como um bom 2.0 Tdi PD mas de 8 válvulas...temperamento "PD", fiabilidade a toda a prova, consumos em torno dos 6,5, boas perfomances, consumo de óleo inexistente...eu estou satisfeito!!!
Cumpts,
JC
Um amigo meu, antes de ter carro "roubava" o A3 8P PD140 da mãe e dizia que ela nem notava porque o carro gastava mesmo pouco e o ponteiro dificilmente mexia!
Penso que era de 16v, mas mesmo assim fazia muito bons consumos (menos que o 20d 177cv).
Já agora, o 2.0TDI 110cv que existiu no início de comercialização do Golf VI, na Passat 3C e ainda existe no Tiguan é CR?
Tommy, esse TDI 110cv é um afn, é outra geração de motores e é uma diferença descomonal (óbvio exagero, mas nota-se bem) para o PD115
Um amigo meu, antes de ter carro "roubava" o A3 8P PD140 da mãe e dizia que ela nem notava porque o carro gastava mesmo pouco e o ponteiro dificilmente mexia!
Penso que era de 16v, mas mesmo assim fazia muito bons consumos (menos que o 20d 177cv).
Já agora, o 2.0TDI 110cv que existiu no início de comercialização do Golf VI, na Passat 3C e ainda existe no Tiguan é CR?
Tommy, esse TDI 110cv é um afn, é outra geração de motores e é uma diferença descomonal (óbvio exagero, mas nota-se bem) para o PD115
Está bem que é mais antigo que o 105cv, até porque estes últimos (a partir de 2007/08) já traziam Fap, mas penso que dá para perceber que se um produto já era bom, então nas últimas revisões deve ter ficado ainda melhor. Há varios casos de carros em que a versão 1.9 é mais cara que a 2.0. Isso acontece precisamente com o Golf (tanto o normal como o Plus). E também acontece com as Tourans.
Está bem que é mais antigo que o 105cv, até porque estes últimos (a partir de 2007/08) já traziam Fap, mas penso que dá para perceber que se um produto já era bom, então nas últimas revisões deve ter ficado ainda melhor. Há varios casos de carros em que a versão 1.9 é mais cara que a 2.0. Isso acontece precisamente com o Golf (tanto o normal como o Plus). E também acontece com as Tourans.
Sim o 2.0 TDI de 110cv é CR.
Eu já aqui disse algumas vezes, olhar para os usados que aparecem aí, um "leigo", ao ver um PD140 Sport ao mesmo preço ou mais barato que um PD105, das duas uma, ou fica a achar que é grande negócio, ou ganha inteligência e utiliza o google...
No a3 8P já se vai notando este fenómeno também!
Eu só referi isso porque o afn 110, ao lado do PD115, este último nota-se perfeitamente que tem mais de 5cv, ou não teria o meu pai em novo dado a diferença de preço que existia.
Na altura, os PD115 espantaram muita gente porque tinham melhores prestações que o vp110 e conseguiam rubricar melhores consumos. Isto numa altura em que ainda não havia a preocupação natural dos consumos e a regra geral era se saísse uma variante mais potente, acarretar maiores consumos.
A Touran, por acaso só teve a variante do 2.0TDI de 8v e 136cv.
Continuo a achar que se faz um ridiculo exagero em torno do 2.0 TDi. Realmente o 2.0 TDi teve problemas na cabeça do motor como o "povo" gosta de "lavar e torcer", mas foi algo que preocupou a Volkswagen AG, ou não fosse a cabeça corrigida e assumida pela mesma e acredito que maioria dos 2.0 TDi PD ja levaram a cabeça "nova".
Existe uma simples forma de ver se o 2.0 TDi esta pronto para o infinito ou se é para pouca dura e deixar-nos de mitos e preconceitos que so nos levam a um exagero sem motivo.
E a forma como se faz sentir...Mas nem vale a pena abordar a questão dos "cavalos escondidos" dos PD's que já sei como é que isso é visto por aqui!
Não estou a falar de cavalos escondidos, o TDI 110 tem 230 NM enquanto que o 115 tem 285NM, ou seja, apesar de apenas ter mais 4.5% de potência o aumento de binário ronda os 20%, isto sem falar na caixa de 6 que os 115 costumavam trazer
Não estou a falar de cavalos escondidos, o TDI 110 tem 230 NM enquanto que o 115 tem 285NM, ou seja, apesar de apenas ter mais 4.5% de potência o aumento de binário ronda os 20%, isto sem falar na caixa de 6 que os 115 costumavam trazer
Continuo a achar que se faz um ridiculo exagero em torno do 2.0 TDi. Realmente o 2.0 TDi teve problemas na cabeça do motor como o "povo" gosta de "lavar e torcer", mas foi algo que preocupou a Volkswagen AG, ou não fosse a cabeça corrigida e assumida pela mesma e acredito que maioria dos 2.0 TDi PD ja levaram a cabeça "nova".
Existe uma simples forma de ver se o 2.0 TDi esta pronto para o infinito ou se é para pouca dura e deixar-nos de mitos e preconceitos que so nos levam a um exagero sem motivo.
Continuo a achar que se faz um ridiculo exagero em torno do 2.0 TDi. Realmente o 2.0 TDi teve problemas na cabeça do motor como o "povo" gosta de "lavar e torcer", mas foi algo que preocupou a Volkswagen AG, ou não fosse a cabeça corrigida e assumida pela mesma e acredito que maioria dos 2.0 TDi PD ja levaram a cabeça "nova".
Existe uma simples forma de ver se o 2.0 TDi esta pronto para o infinito ou se é para pouca dura e deixar-nos de mitos e preconceitos que so nos levam a um exagero sem motivo.
Ver qual o numero da cabeça!
03G 103 308 A (Cabeça com problemas)
03G 103 308 B (Existem poucas queixas nesta fase)
03G 103 308 C (Cabeça corrigida)
Tao simples!
Pelo que leio estes motores tambem eram sensiveis a nivel de injectores
Tira a tampa do motor e se o bloco estiver na transversal, o numero esta no lado direito na cabeça (aluminio) perto da zona onde passam os tubos de gasoleo.
Tira a tampa do motor e se o bloco estiver na transversal, o numero esta no lado direito na cabeça (aluminio) perto da zona onde passam os tubos de gasoleo.
Vou ver se consigo ver no meu, mesmo sendo um mitsubishi deverá ser igual ?
De qualquer forma sendo já de 2/2009 deverá ser dos últimos.
É tao bom mandar umas bocas sem sentido! Basta as primeiras unidades do AJM terem tido defeito e tudo é mau.
So falta dizer que os AJT, AUY e BVK 1.9 TDi 115cv sao problematicos. Enfim
É tao bom mandar umas bocas sem sentido! Basta as primeiras unidades do AJM terem tido defeito e tudo é mau.
So falta dizer que os AJT, AUY e BVK 1.9 TDi 115cv sao problematicos. Enfim
Não estou a falar de cavalos escondidos, o TDI 110 tem 230 NM enquanto que o 115 tem 285NM, ou seja, apesar de apenas ter mais 4.5% de potência o aumento de binário ronda os 20%, isto sem falar na caixa de 6 que os 115 costumavam trazer
Os 115 de caixa de 6 (tipo Golf IV), tinham 310Nm.
Mas há quem tenha aqui no forum dois carros iguais com o mesmo PD130 e um com a caixa de 5 e 285Nm e o outro cx 6 e 310Nm e diz que praticamente não sente diferenças
Para mim, dos melhores motores diesel é o PD130, o binómio consumos/performances é mesmo muito atractivo!
Os 115 de caixa de 6 (tipo Golf IV), tinham 310Nm.
Mas há quem tenha aqui no forum dois carros iguais com o mesmo PD130 e um com a caixa de 5 e 285Nm e o outro cx 6 e 310Nm e diz que praticamente não sente diferenças
Para mim, dos melhores motores diesel é o PD130, o binómio consumos/performances é mesmo muito atractivo!
Ainda hoje.
Apesar de ser mais barulhento, ainda hoje é um bom motor.
É tao bom mandar umas bocas sem sentido! Basta as primeiras unidades do AJM terem tido defeito e tudo é mau.
So falta dizer que os AJT, AUY e BVK 1.9 TDi 115cv sao problematicos. Enfim
O meu PD115 tem 11 anos feitos à pouco, apenas manutenção programada a tempo e horas, nunca deixou apeado nem teve de ir de reboque para a oficina, tem quase 250 mil kms, turbo, EGR e embraiagem de origem e com saúde para dar e vender, só levou limpeza à EGR à coisa de 1.5/2 anos e uma MAF à 2 anos!
Por outro lado, o Passat V6 que tivemos, "comia" MAF's ao pequeno almoço quase, mas também não dava mais problemas sem ser isso!
Por sorte, todos os PD115 que conheço e ainda são uns quantos, nunca tiveram qualquer problema a nível de motor, Turbo ou embraiagem e têm todos à volta dos 200.000kms e um ou outro com mais de 300.000!
Se reparar a Volkswagen (assim como maioria das marcas) tendem a corrigir os problemas.
60.000km. É o tempo que a marca recomenda nos AJM. Nos restantes a cada 90.000km.
Quando este motor saiu estamos a falar de uma transformaçao brutal face ao VP AFN com os meros 235nm que impressionavam na altura. O incremento para 285nm era louco e resultvam numa descarga de binario brutal.
Desse mesmo 1.9 TDi PD 115cv surgiu o 1.4 TDi "manco" com 1422cc e 75cv 195nm (impressionate em 1999) e turbo de geometria fixa (GT15s).
Se reparar a Volkswagen (assim como maioria das marcas) tendem a corrigir os problemas.
60.000km. É o tempo que a marca recomenda nos AJM. Nos restantes a cada 90.000km.
Quando este motor saiu estamos a falar de uma transformaçao brutal face ao VP AFN com os meros 235nm que impressionavam na altura. O incremento para 285nm era louco e resultvam numa descarga de binario brutal.
Desse mesmo 1.9 TDi PD 115cv surgiu o 1.4 TDi "manco" com 1422cc e 75cv 195nm (impressionate em 1999) e turbo de geometria fixa (GT15s).
A minha troca aos 90 porque é das últimas, mas um amigo tem um mais antigo que devia trocar aos 60k, tem quase 200.000kms e ainda só mudou uma vez a correia!!
Se reparar a Volkswagen (assim como maioria das marcas) tendem a corrigir os problemas.
60.000km. É o tempo que a marca recomenda nos AJM. Nos restantes a cada 90.000km.
Quando este motor saiu estamos a falar de uma transformaçao brutal face ao VP AFN com os meros 235nm que impressionavam na altura. O incremento para 285nm era louco e resultvam numa descarga de binario brutal.
Desse mesmo 1.9 TDi PD 115cv surgiu o 1.4 TDi "manco" com 1422cc e 75cv 195nm (impressionate em 1999) e turbo de geometria fixa (GT15s).
Pode ter sido corrigido, mas era surreal na sua altura esta operação ser de 60 em 60 Mil KM´s! Ainda por cima nos valores que implicava, tornava este motor caríssimo de manter...
De resto, não necessito de grandes palestras sobre os 1.9 Tdi, conheço-os muito bem (bem demais infelizmente)...
Para finalizar, o manco de impressionante, pouco tinha!
Pessoal, já que estamos a falar do bloco 2.0 TDI 140cv.
Estou mesmo prestes a fazer negócio mas andei aqui a pesquisar e surgiu a dúvida, a mitica duvida da cabeça do motor...
Então é o seguinte, o carro é de Agosto de 2005, um Passat 2.0 tdi 140cv, será que de Agosto já trás a cabeça corrigida, e estará mesmo pronto para o infinito?
Ainda não tive oportunidade de fazer o test drive e ver como se porta, somente vi por fora e por dentro, e como gostei muito do aspecto fiquei logo caidinho.
Alguém me sabe tirar a dúvida?
Já agora, quando falam do número da cabeça do motor, se eu for lá ver, será que o código será 03G 103 308 A/B ou C? ou há outros numeros??
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