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Originalmente Colocado por S2 Ver PostPrefiro-o claramente em relação a um X6
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Boa comparação.
Nenhum é exemplo para nada.
O X6 perde-se em demasiadas linhas, vincos e detalhes. Como dizem os ingleses "too fussy".
O GLE nesse aspecto, tem menos coisas a acontecer que o favorecem.
Mas tem pormenores que o tornam ainda menos apelativo que o X6, como se pode ver no volume traseiro
Quando vemos os dois de perfil, dá para observar que a abertura no pilar C no X6, formando o Hofmeister kink, alinha verticalmente com o centro do eixo traseiro, o que não acontece no GLE, com a abertura a prolongar-se para a traseira. E isso acaba por beneficiar as proporções da lateral do X6, mesmo correndo o risco de acentuar o volumoso rabo com um pilar com mais chapa. No entanto, o contorno do tejadilho permite atenuar isso ao apresentar maior inclinação e assumir uma forma mais regular, desde que nasce da bagageira até encontrar os pilares A. Mesmo assim, o volume traseiro é imenso, e associado aos gigantes arcos de rodas, consegue fazer com que rodas generosas em dimensão pareçam pequenas no mastodonte.
No GLE a coisa está pior resolvida. Tal como o X6, teria sempre um rabo grande.
Mas extender a abertura no pilar C, terminando num discreto kink (que mais parece um erro no desenho. Ou o eliminavam ou o tornavam mais evidente), focando ainda mais a atenção para essa área, e notando-se em demasia que não alinha com nada, faz com que o resultado final pareça inacabado.
A linha de tejadilho também não é tão conseguida como a do X6. A do GLE parece ser formada por diversos arcos, em vez de uma única curva. Pode-se observar ligeiras diferenças de orientação desde a bagageira até aos pilares A, como se tratasse de vários segmentos. O problema agrava-se, porque a linha do tejadilho não acompanha de forma fiel a linha de topo das janelas, e mais uma vez no pilar C, não parece haver consistência nas distâncias entre a linha das janelas e a linha do tejadilho.
Não tem que ter a mesma distância desde o pilar A até ao C, mas as coisas devem desenvolver-se num padrão regular, de modo a garantir harmonia e coesão.
A única e importante vantagem que vejo na solução do GLE é uma altura útil superior para o acesso dos passageiros traseiros. Como dá para observar, apresenta uma altura vidrada superior à do X6, onde termina a porta, dado que o tejadilho não cai da mesma forma para a traseira como no X6.
Aplauso para a Mercedes por demonstrar que quando queremos que um objecto funcione minimamente como pretendido, convém encontrar soluções de raiz para isso e não tentar forçar a componente de praticalidade num objecto que tem como objectivo o estilo pelo estilo.
Pior, isto são derivados de carrinhas de saltos altos. E como tal, mais compromissos são necessários para adaptar um estilo de carroçaria sem sentido no hardware proposto, imutável em diversos hardpoints.
Se calhar é melhor dar kudos para a Range Rover que revelou maior eficácia no casamento entre estilo desportivo e praticalidade no Evoque ou kudos para o Infiniti QX70 (nascido FX45/FX50) para manter a escala certa. Forçar um tecto de coupe num SUV, como os alemães tentam fazer, poxa... nem a Porsche foi tão longe com o Macan, apesar de esta ser a marca do 911, com o seu perfil icónico retirado da gota de água.
E depois de ver o Q7, até tenho medo do que será o Q6/8 ou como o vão chamar.
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostPreferes um carro com a frente dum classe C e cuja frente é mais alta que a traseira, traseira essa que é super curta e que parece uma mistura de um laguna coupé com um citroen C5, a um modelo original como o X6. Realmente há gostos para tudo!
Usar o argumento que a Mercedes utiliza a mesma parte frontal entre os modelos e defender a BMW com este argumento é no mínimo parvo. A BMW faz exactamente o mesmo.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostNão é exclusivo da Mercedes, mas o faz-de-conta faz aqui mais uma aparição. E em super destaque, como se fosse motivo de orgulho.
Eu tenho um grande buraco que não serve para nada. Um dos problemas constantes do design automóvel...
Faça sucesso ou não, mas depois de ver este perfil, trata-se mesmo de um caso para psiquiatria. Bi-polaridade extrema.
Que coisa muito mal parida. Mais vale parecer do que ser. Anti-design, e até anti-styling. Marketeer's car. Ocorre-me tantos clichés e palavrões para dizer...
Talvez quando a Audi apresentar a sua versão deste "conceito", diga mais umas coisinhas...
Todo o tipo de aberrações podem ser justificadas porque se faz dinheiro com elas, certo?
Muito mais do que um X6.
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A mim a maior confusão é aquela traseira apenas "esquesita" comparada como a frente que é uma enormidade! Mas o mesmo já acontece no classe A, aquela frente não parece dali... Podiam utilizar o mesmo desenho mas numa escala mais pequena, farois no mesmo formato mas 20% mais pequenos, entradas de ar idem etc, assim como a altura da frente que quanto a mim é o pior! Um carro bem dimensionado, a altura da frente segue a linha dos vidros laterais, em muitos carros actuais(classe A incluido) tem mais 10cm para cima o que torna aquilo uma coisa estranha...
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a ver se consigo explicar por desenhos... este é o original
http://preview.netcarshow.com/Merced...13-1600-4d.jpg
mas deveria ser assim, a roda tambem não está no sitio certo...
Mercedes-Benz-A-Class-2013-1600-4d.jpg
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Originalmente Colocado por Alfetta Ver PostOs dois não fazem um, são ambos horriveis!
Não sei qual é a utilidade destes carros!
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