Este espaço virtual é rico em mitos, exageros e dogmas, um deles é que os carros turbo são quase sempre inapelavelmente mais rápidos a recuperar que os atmosféricos.
Será mesmo assim ? depende ! claro.
Pegando num exemplo muito citado por aqui, o do dísponivel e potente 335i e o do poderoso M3, ambos nas versões coupé, manuais e medidas pela mesma publicação:
Carro-------------M3-----------335i
Potência------420/8.300-----306/5.800
Binário-------400/3.900-----400/1.300
Peso------------1.655---------1.600
Rel.Peso/Pot-----3,9----------4,75
Aceler.
0-100 km/h------4,8-----------5,5
0-400 mts-------13,0---------13,8
0-1.000 mts-----23,4---------24,9
Recup.
40-100 (3ª)------5,8-----------5,8
40-100 (4ª)------8,1-----------7,9
60-100 (4ª)------5,1-----------5,3
80-120 (5ª)------6,1-----------6,4
Trav.
120-0-------------51------------53
90-0--------------28------------30
50-0---------------9-------------9
Pode-se constatar que apesar do binário máximo (igual) do 335i aparecer muito mais cedo, só nas recuperações mais penosas a começar em rpms muito, muito baixas o 335i supera o M3. De resto o M3 é genericamente mais forte.
Era esta a ideia que tinham ?
Será mesmo assim ? depende ! claro.
Pegando num exemplo muito citado por aqui, o do dísponivel e potente 335i e o do poderoso M3, ambos nas versões coupé, manuais e medidas pela mesma publicação:
Carro-------------M3-----------335i
Potência------420/8.300-----306/5.800
Binário-------400/3.900-----400/1.300
Peso------------1.655---------1.600
Rel.Peso/Pot-----3,9----------4,75
Aceler.
0-100 km/h------4,8-----------5,5
0-400 mts-------13,0---------13,8
0-1.000 mts-----23,4---------24,9
Recup.
40-100 (3ª)------5,8-----------5,8
40-100 (4ª)------8,1-----------7,9
60-100 (4ª)------5,1-----------5,3
80-120 (5ª)------6,1-----------6,4
Trav.
120-0-------------51------------53
90-0--------------28------------30
50-0---------------9-------------9
Pode-se constatar que apesar do binário máximo (igual) do 335i aparecer muito mais cedo, só nas recuperações mais penosas a começar em rpms muito, muito baixas o 335i supera o M3. De resto o M3 é genericamente mais forte.
Era esta a ideia que tinham ?
Comentário