Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 206 1.1 - Alterações p/ poupar gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por rjrg Ver Post
    Mas há dúvidas nisso?! Como é que se diz que tendo mais binario consome menos?!

    De forma geral, quanto mais fraco o motor, menos consome...ou é o contrário? esta conversa de motores fracos consomem mais que os mais fortes não tem sentido nenhum.
    Vou explicar devagarinho para tu entenderes:

    Vais numa subida mesmo muito inclinada muito longa e queres manter os 30km/h

    Caso 1: tens um Modus 1.2 a gasolina e para atingir essa velocidade tentas puxar o máximo de primeira, até ao redline ai pelas 5500rpm, tentas meter segunda mas não aguenta nem 3 segundos e tens de voltar a manter primeira e continuar no redline. Chegas à conclusão que não consegues passar dos 20km/h.
    Caso 2: tens um A3 1.9tdi, metes segunda e mal tocas no acelerador e vais numa nice a 30km/s. Com jeitinho consegues fazer toda a subida em terceira e ultrapassar os 50km/h.

    Qual é que achas que vai gastar mais mesmo com os picanços do A3 tdi? Se quiseres experimentar esta situação (como eu já a experimentei) vai à Madeira a uma subida bem jeitosa no Funchal que vai ter ao estádio de futebol do Nacional..
    Editado pela última vez por Azathoth; 06 July 2011, 20:50.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por betel Ver Post
      Não deves ter lido bem o meu primeiro post neste tópico... Tu és o único que está a falar em usar o clio 1.2 em AE! Eu quando comprei o clio já foi com a intenção de o utilizar praticamente só em cidade, e o que eu mais procuro num citadino é conforto (silêncio e poucas vibrações vindas do motor, principalmente), coisa que não tenho com um pequeno diesel. Ah, e o clio (é um storia de 2008) novo custou-me menos de 12.000€ (diesel novo a este preço? onde?)

      Mas já que falas em AE, das duas vezes que fiz a viagem Lisboa Coimbra pela A1 com o clio 1.2 (sim, em 3 anos foram só duas vezes), é verdade sim senhora, na zona da serra d'aire o carro morreu, e morreu para os 80Km/h. Mas no resto do trajecto não lhe custa nada manter-se a 130 Km/h e, pasme-se, cheguei a Coimbra com um consumo médio abaixo dos 7l...

      Já alguma vez experimentaste conduzir um clio 1.2 (que foi o exemplo que deste de falta de binario e elevado consumo)? Ou estás a falar só pelo que ouves dizer?

      Enfim, já percebi que isto não vai a lado nenhum, não vou alimentar mais uma discussão diesel vs otto, e muito menos dar-me ao trabalho de tentar refutar ideias pré-concebidas...
      O que está a bold para mim é o fim do mundo

      Imagina agora que por circunstancias da vida (emprego, razões familiares, etc... ) passas a ter de fazer a subida de serra d´aire (ou outra semelhante) 5 ou 6 vezes por semana.
      Só te digo uma coisa, o primeiro dinheiro que juntasses iria ser para comprar um carro que pelo menos conseguisse manter os 120km/h nessa subida
      É que não há paciência para sustentar um carro que sobe a 80km/h e mesmo assim "bebe" 7L. Com o tempo vais dar-me razão...

      E sim, já conduzi o 1.2 8v e 16v e desejei nunca o ter feito. Sem ofensa tá...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por betel Ver Post
        Realmente é muito mais agradável circular por Lisboa num pequeno diesel do que num pequeno gasolina... Isto de querer forçar a nossa opinião nos outros tem muito que se lhe diga

        Não vemos muitos 1.1L nas nossas estradas porque a maioria do tuga só vê gasoil à frente, apesar de todos os inconvenientes que esses carros têm em utilizações citadinas curtas... Mas seja, é o que tu quiseres, o meu clio passou a gastar 20 l/100 Km e ando sempre no red-line porque o 1.2 tem um binário de 5Nm @ 6500 rpm só pq achas que sim.
        Quais são esses inconvenientes? Podes explicar? É que vejo milhares de pequenos diesel diariamente e os seus condutores estão muito satisfeitos.

        Nunca vi aqui no forum nenhum condutor de um 1.3jtd ou 1.4hdi abrir um tópico a pedir conselhos para reduzir o consumo... Será que estão muito mais satisfeitos que os condutores dos 1.1L ? É bem possível que sim

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por silvams Ver Post
          O que está a bold para mim é o fim do mundo

          Imagina agora que por circunstancias da vida (emprego, razões familiares, etc... ) passas a ter de fazer a subida de serra d´aire (ou outra semelhante) 5 ou 6 vezes por semana.
          Só te digo uma coisa, o primeiro dinheiro que juntasses iria ser para comprar um carro que pelo menos conseguisse manter os 120km/h nessa subida
          É que não há paciência para sustentar um carro que sobe a 80km/h e mesmo assim "bebe" 7L. Com o tempo vais dar-me razão...

          E sim, já conduzi o 1.2 8v e 16v e desejei nunca o ter feito. Sem ofensa tá...
          PS: tenta fazer um dia a A7 aqui no norte, num troço entre Fafe e a ligação com a A24. São 35 km sempre a subir... Desejo-te boa sorte e que não adormeças ao volante do teu 1.2 sempre a 80km/h ou menos

          Vê-se mesmo que tens pouca experiência de condução nesse 1.2. É que fazer apenas cidade não dá para ver o pontencial (ou falta dele) de nenhum automóvel.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
            Vou explicar devagarinho para tu entenderes:

            Vais numa subida mesmo muito inclinada muito longa e queres manter os 30km/h

            Caso 1: tens um Modus 1.2 a gasolina e para atingir essa velocidade tentas puxar o máximo de primeira, até ao redline ai pelas 5500rpm, tentas meter segunda mas não aguenta nem 3 segundos e tens de voltar a manter primeira e continuar no redline. Chegas à conclusão que não consegues passar dos 20km/h.
            Caso 2: tens um A3 1.9tdi, metes segunda e mal tocas no acelerador e vais numa nice a 30km/s. Com jeitinho consegues fazer toda a subida em terceira e ultrapassar os 50km/h.

            Qual é que achas que vai gastar mais mesmo com os picanços do A3 tdi? Se quiseres experimentar esta situação (como eu já a experimentei) vai à Madeira a uma subida bem jeitosa no Funchal que vai ter ao estádio de futebol do Nacional..
            Ora bem, quanto mais binario - menos consumo, lol, esta é boa!
            Entao explica lá estes consumos devagarinho para ver se eu entendo essa de que quanto menos motor, maiores serão os consumos:

            Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 335d

            Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 330d


            Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 320d

            Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 318d

            Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 316d

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por rjrg Ver Post
              Ora bem, quanto mais binario - menos consumo, lol, esta é boa!
              Entao explica lá estes consumos devagarinho para ver se eu entendo essa de que quanto menos motor, maiores serão os consumos:

              Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 335d

              Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 330d


              Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 320d

              Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 318d

              Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 316d
              É simples, nenhum destes modelos é submotorizado. Ou seja mesmo o 316d tem "pulmão" (potência e binário) para os ~1400kg do carro. É que parecendo que não, mesmo no 316d estamos a falar de 260Nm e não de uns "raquíticos" 94Nm para ~900kg no caso do Pug 206 1.1

              Comentário


                #67
                "Quanto mais binário menos consumo..."



                1760Nm às 5600rpm a partir de um 12 900cc atmosférico.

                O carro mais económico do mundo à venda tem um bloco de 12 900cc a gasolina!!!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                  É simples, nenhum destes modelos é submotorizado. Ou seja mesmo o 316d tem "pulmão" (potência e binário) para os ~1400kg do carro. É que parecendo que não, mesmo no 316d estamos a falar de 260Nm e não de uns "raquíticos" 94Nm para ~900kg no caso do Pug 206 1.1
                  Então vamos ver o caso do 206:

                  Overview: Peugeot - 206 - Spritmonitor.de 1.1i - 6,86l/100

                  Overview: Peugeot - 206 - Spritmonitor.de 1.4i - 7,17l/100km

                  Overview: Peugeot - 206 - Spritmonitor.de 1.6i - 7,68l/100km

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por rjrg Ver Post
                    Ora bem, quanto mais binario - menos consumo, lol, esta é boa!
                    Entao explica lá estes consumos devagarinho para ver se eu entendo essa de que quanto menos motor, maiores serão os consumos:

                    Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 335d

                    Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 330d


                    Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 320d

                    Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 318d

                    Overview: BMW - 3er - Spritmonitor.de 316d
                    E como explicas esta diferença de apenas 0,3L ?

                    Peugeot 206 1.4 16v - consumo misto 6.5L (90cv; 133Nm; 0-100km/h:10.9s; vel max: 178km/h; 938kg)

                    Peugeot 206 1.1 - consumos misto 6.2L (60cv; 94Nm; 0-100km/h:15.4s; vel max: 158km/h; 885kg)

                    Eu explico, o 16v é mais evoluido tecnologicamente por ser mais recente e em segundo há um diferença considerável de binário ainda que com aumento de peso.

                    Conclusão, o 1.1 é submotorizado e praticamente gasta o mesmo que o 1.4 16V com performances muito inferiores.
                    Editado pela última vez por silvams; 06 July 2011, 22:21.

                    Comentário


                      #70
                      Façam lá comparações entre um otto atmosférico e um diesel atmosférico com os mesmo cc, cavalagem e peso e logo vêem se a diferença á muita. Vocês comparam um atmosférico com um turbinado é o mesmo que comparar alhos e cebolas

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                        "Quanto mais binário menos consumo..."



                        1760Nm às 5600rpm a partir de um 12 900cc atmosférico.

                        O carro mais económico do mundo à venda tem um bloco de 12 900cc a gasolina!!!
                        És muito engraçado, não haja dúvida...

                        De qualquer maneira, tu ao volante dos teus "gasosos" também não fazes ideia do que é binário...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por rjrg Ver Post
                          Então vamos ver o caso do 206:

                          Overview: Peugeot - 206 - Spritmonitor.de 1.1i - 6,86l/100

                          Overview: Peugeot - 206 - Spritmonitor.de 1.4i - 7,17l/100km

                          Overview: Peugeot - 206 - Spritmonitor.de 1.6i - 7,68l/100km
                          És um pouco lento de raciocinio não és?

                          E o acréscimo de peso?

                          O 1.6 pesa mais 100kg que o 1.1.

                          Não percebes nada da poda, pois nao?
                          Editado pela última vez por silvams; 06 July 2011, 22:55.

                          Comentário


                            #73
                            Sejam felizes ao volantes dos vossos hiper mega "poupados" e submotorizados 1 000cc que fazem AE a 80km/h.

                            São motorizações que abomino, já conduzi e não gostei. E são gastadores para as fraquissimas performances anunciadas

                            Fiquem bem, já dei para este peditório...
                            Editado pela última vez por silvams; 06 July 2011, 22:57.

                            Comentário


                              #74
                              Nota-se aqui que a silly season já começou.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                Sejam felizes ao volantes dos vossos hiper mega "poupados" e submotorizados 1 000cc que fazem AE a 80km/h.

                                São motorizações que abomino, já conduzi e não gostei. E são gastadores para as fraquissimas performances anunciadas

                                Fiquem bem, já dei para este peditório...
                                Faz la como te disse compara atmosfericos otto diesel e turbinados otto e diesel e ve se compensa assim tanto a diferença no preço e manutençao

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Trophyz Ver Post
                                  Façam lá comparações entre um otto atmosférico e um diesel atmosférico com os mesmo cc, cavalagem e peso e logo vêem se a diferença á muita. Vocês comparam um atmosférico com um turbinado é o mesmo que comparar alhos e cebolas
                                  206 1.9D binário 125Nm peso 984kg consumo misto 5.5L

                                  206 1.1i binário 94Nm peso 885kg consumo misto 6.2L



                                  (nem coloco o consumo do 1.4hdi senão cais para o lado)
                                  Editado pela última vez por silvams; 06 July 2011, 23:04.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Podes poupar um pouco de combustivel se fizeres eco driving, isto é, em traços gerais poderás aumentar um pouco s pressão dos pneus, andar sempre em RPM abaixo das 3000, desligar o carro sempre que paras por mais de 30 segundos, etc...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                      És muito engraçado, não haja dúvida...

                                      De qualquer maneira, tu ao volante dos teus "gasosos" também não fazes ideia do que é binário...
                                      Já conduzi carros com mais de 1000cc podes estar descansado
                                      Andas de Mustang para falares em tanto binário?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Vai ver o preço de um e de outro entao e ve se é assim tao mais economico o 1.9D

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                          Já conduzi carros com mais de 1000cc podes estar descansado
                                          Andas de Mustang para falares em tanto binário?
                                          Não. Ando de C270cdi que tem bem mais binário que o Mustang 4.0 V6

                                          As vezes dou umas voltas num C250cdi de um amigo, que têm bem mais binário que o Mustang 4.6 V8

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Trophyz Ver Post
                                            Vai ver o preço de um e de outro entao e ve se é assim tao mais economico o 1.9D
                                            Sim, em Portugal. Como sabes noutros paises a tarifa de impostos é diferente da nossa, incide sobre a potencia por exemplo. Nestes casos a "coisa" é ela por ela

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                              Podes poupar um pouco de combustivel se fizeres eco driving, isto é, em traços gerais poderás aumentar um pouco s pressão dos pneus, andar sempre em RPM abaixo das 3000, desligar o carro sempre que paras por mais de 30 segundos, etc...
                                              O melhor conselho até ao momento.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                                O que está a bold para mim é o fim do mundo

                                                Imagina agora que por circunstancias da vida (emprego, razões familiares, etc... ) passas a ter de fazer a subida de serra d´aire (ou outra semelhante) 5 ou 6 vezes por semana.
                                                Só te digo uma coisa, o primeiro dinheiro que juntasses iria ser para comprar um carro que pelo menos conseguisse manter os 120km/h nessa subida
                                                É que não há paciência para sustentar um carro que sobe a 80km/h e mesmo assim "bebe" 7L. Com o tempo vais dar-me razão...

                                                E sim, já conduzi o 1.2 8v e 16v e desejei nunca o ter feito. Sem ofensa tá...
                                                Não me parece que tenhas conduzido um clio 1.2 8v e muito menos um 1.2 16v.

                                                Nunca tive nenhum mas já conduzi muitas vezes quer um quer outro motor e uma coisa garanto, são muito económicos e acima de tudo despachaditos!!
                                                Não me acredito que numa subida em AE não se consiga manter pelo menos os 110km/h mesmo que seja necessário recorrer à CX!!

                                                O clio 1.2 8v principalmente até 1998 para o peso do carro eram muito bons e os 1.2 16v posso-te dizer que tinha uma mégane dti 100cv break e um amigo com um clio II 1.2 16v consegui acompanhar-me em AE (sim estavamos picados e a dar o máximo) até aos 170...depois começou a ficar para trás!!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                                  O que está a bold para mim é o fim do mundo

                                                  Imagina agora que por circunstancias da vida (emprego, razões familiares, etc... ) passas a ter de fazer a subida de serra d´aire (ou outra semelhante) 5 ou 6 vezes por semana.
                                                  Só te digo uma coisa, o primeiro dinheiro que juntasses iria ser para comprar um carro que pelo menos conseguisse manter os 120km/h nessa subida
                                                  É que não há paciência para sustentar um carro que sobe a 80km/h e mesmo assim "bebe" 7L. Com o tempo vais dar-me razão...

                                                  E sim, já conduzi o 1.2 8v e 16v e desejei nunca o ter feito. Sem ofensa tá...
                                                  Não me parece que tenhas conduzido um clio 1.2 8v e muito menos um 1.2 16v.

                                                  Nunca tive nenhum mas já conduzi muitas vezes quer um quer outro motor e uma coisa garanto, são muito económicos e acima de tudo despachaditos!!
                                                  Não me acredito que numa subida em AE não se consiga manter pelo menos os 110km/h mesmo que seja necessário recorrer à CX!!

                                                  O clio 1.2 8v principalmente até 1998 para o peso do carro eram muito bons e os 1.2 16v posso-te dizer que tinha uma mégane dti 100cv break e um amigo com um clio II 1.2 16v consegui acompanhar-me em AE (sim estavamos picados e a dar o máximo) até aos 170...depois começou a ficar para trás!!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                                    Não. Ando de C270cdi que tem bem mais binário que o Mustang 4.0 V6

                                                    As vezes dou umas voltas num C250cdi de um amigo, que têm bem mais binário que o Mustang 4.6 V8
                                                    Mustangs de brincar
                                                    Mustang V6, para poupar?
                                                    Eu a pensar que estamos a falar dos 5.0 de 530Nm e 412cv para não entrar no Shelby 500...
                                                    Binário, esse termo tão gasto cá no fórum, é bom para evitar o recurso à caixa e ajuda a disfarçar a falta de potência.
                                                    Só que para os Mustangs, mesmo os V6, qualquer um desses CDI parece que não existem até o turbo entrar, onde aparece a tal descarga devido à sobrealimentação.
                                                    Já conduzi um C350 CDI, portanto apesar de não ser apreciador de motores diesel farto-me de andar neles e vou experimentando alguns.
                                                    Mas que se lixem, venha mas é daqui a uns anos o Camaro que para gastar dinheiro gasto no que gosto.
                                                    Editado pela última vez por GPL; 06 July 2011, 23:26.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                      Não me parece que tenhas conduzido um clio 1.2 8v e muito menos um 1.2 16v.

                                                      Nunca tive nenhum mas já conduzi muitas vezes quer um quer outro motor e uma coisa garanto, são muito económicos e acima de tudo despachaditos!!
                                                      Não me acredito que numa subida em AE não se consiga manter pelo menos os 110km/h mesmo que seja necessário recorrer à CX!!

                                                      O clio 1.2 8v principalmente até 1998 para o peso do carro eram muito bons e os 1.2 16v posso-te dizer que tinha uma mégane dti 100cv break e um amigo com um clio II 1.2 16v consegui acompanhar-me em AE (sim estavamos picados e a dar o máximo) até aos 170...depois começou a ficar para trás!!

                                                      Recorrer à caixa em AE ? Onde é que isto vai parar ?

                                                      Recorrer à caixa significa circular a elevada rotação... E consumos elevados.

                                                      Não conheces as subidas de AE aqui no norte estou mesmo a ver.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                                        206 1.9D binário 125Nm peso 984kg consumo misto 5.5L

                                                        206 1.1i binário 94Nm peso 885kg consumo misto 6.2L



                                                        (nem coloco o consumo do 1.4hdi senão cais para o lado)
                                                        1.1 - preço usado 3200 (cotação do standvirtual)( de 2000 com 100 mil km)


                                                        Combustivel 6.2 x1000= 6200 ltsx 1.559 = 9665 + 3200 = 12865

                                                        1.9 D - preço usado 5000 (no standvirtual tambem de 2000 e com 200 mil km)


                                                        Combustivel 5.5 x 1000 = 5500 x 1.389 = 7639 + 5000 = 12639

                                                        1.1i 1.9D
                                                        12865 - 12639= 226 Euros de diferença e vendo bem o diesel paga mais de imposto de seguro e até a manutenção por norma é mais cara ;) Será que compensa assim tanto? já para nao falar em GPL. (As contas foram feitas para fazer mais 100 mil km num usado)

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          Mustangs de brincar
                                                          Mustang V6, para poupar?
                                                          Eu a pensar que estamos a falar dos 5.0 de 530Nm e 412cv para não entrar no Shelby 500...
                                                          Binário, esse termo tão gasto cá no fórum, é bom para evitar o recurso à caixa e ajuda a disfarçar a falta de potência.
                                                          Só que para os Mustangs, mesmo os V6, qualquer um desses CDI parece que não existem até o turbo entrar, onde aparece a tal descarga devido à sobrealimentação.
                                                          Já conduzi um C350 CDI, portanto apesar de não ser apreciador de motores diesel farto-me de andar neles e vou experimentando alguns.
                                                          Mas que se lixem, venha mas é daqui a uns anos o Camaro.
                                                          Eh pa tu não sais dos gasosos poça

                                                          Nos cdi e noutros semelhantes, o binário máximo está disponivel às 1600rpm... Não me parece tarde

                                                          Qual Shelby? Então estamos num tópico de um mero 1.1 e tu a falares de Mustang, Shelby e Camaro? Olha que o homem vem aí e vai ter um ataque

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Este tópico ficou "ligeiramente" ridiculo. Cada um a tentar fazer ver o seu ponto de vista e sem saber aceitar as opiniões dos outros.

                                                            Facto, conduzir carros sub motorizados ( quer sejam a gasolina ou a gasóleo ) é um martirio. Outro facto, esta experiencia muda consoante as expectativas e sensações que uma dada pessoa tenha. Por exemplo, para mim era inaceitável o exemplo do Clio a subir a 80 km/h ( presumo que sem reduzir ). Mas também o motor a gasolina com que estou habituado a andar é um 1800cc de 120 cavalos montado num Citroen C5 I. E em certas situações já o acho penoso.

                                                            A conversa do mais binário = melhor agradabilidade e melhor andamento também já irrita. Depois, andar em carros a gasolina e dizer que o som é que é e ver o ponteiro a subir de rotações ( e a cantar!! ) é uma coisa louca vindo de um citadino ou de um pequeno motor a gasolina ( como o aqui falado ). Faz barulho, gasta gasolina mas andar está quieto.

                                                            Eu sei que na pratica todos queríamos andar no mínimo com um V6 ou um Inline6, mas agora não comparem isso aos vossos motores, quando a única coisa que têm em comum é andarem a gasolina.
                                                            Editado pela última vez por Indigo; 06 July 2011, 23:32.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por silvams Ver Post
                                                              Eh pa tu não sais dos gasosos poça

                                                              Nos cdi e noutros semelhantes, o binário máximo está disponivel às 1600rpm... Não me parece tarde

                                                              Qual Shelby? Então estamos num tópico de um mero 1.1 e tu a falares de Mustang, Shelby e Camaro? Olha que o homem vem aí e vai ter um ataque
                                                              Tu é que foste buscar um motor turbodiesel de quase 3 litros

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X