Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal o que é melhor para a carteira? Um Diesel ou um Híbrido?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Encontrei estes valores na internet para a revisão de um Golf 1.6Tdi Bluemotion:

    4,5l de óleo 507.00 longlife III, 175,30€ (39,05€/Litro)
    Anel de vedação, 0,37€
    Filtro do óleo, 8,97€
    0,9h de Mão de obra, 36,90€
    Resíduos Sólidos, 5€

    O que com os 23% de IVA deu a módica quantia de 279,18€

    Valor pago pelo dono do carro.

    Comentário


      Os carros a diesel não costumam levar filtro de ar, nem filtro de polen, água no mija mija... uns acrescentos de oleo de vez em quando...
      Mesmo com esses valores muito por baixo, fica +\- pelos valores do Prius, agora só tens que somar aí custos com o fap e correia.

      Comentário


        Eu sei perfeitamente que o Prius não tem FAP. Muito gostas tu de por palavras na minha boca.
        A questão do FAP não é uma verdade em todos os carros. Conheces um Focus, mas também hás-de conhecer muitos outros que nunca mudaram o FAP.

        A correia está longe de ser um bicho-papão. É caro, mas não custa uma fortuna.

        Falas como se as revisões do Prius fossem gratuitas. Por essa amostra de uma revisão do Golf, para o Prius ficar igual, as suas revisões têm de custar 140 euros...

        Quanto ao 308, estás um pouco enganado. A pele que falas é um opcional. Sem esse extra, são todos iguais, com material mole na parte superior do tablier.

        O Prius não é particularmente bem montado. O carro do comparativo tinha cerca de 20000 km e os ruídos parasitas eram mais que muitos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
          Eu sei perfeitamente que o Prius não tem FAP. Muito gostas tu de por palavras na minha boca.
          A questão do FAP não é uma verdade em todos os carros. Conheces um Focus, mas também hás-de conhecer muitos outros que nunca mudaram o FAP.

          A correia está longe de ser um bicho-papão. É caro, mas não custa uma fortuna.

          Falas como se as revisões do Prius fossem gratuitas. Por essa amostra de uma revisão do Golf, para o Prius ficar igual, as suas revisões têm de custar 140 euros...

          Quanto ao 308, estás um pouco enganado. A pele que falas é um opcional. Sem esse extra, são todos iguais, com material mole na parte superior do tablier.

          O Prius não é particularmente bem montado. O carro do comparativo tinha cerca de 20000 km e os ruídos parasitas eram mais que muitos.
          Claro que conheço muitos que não mudaram o fap, mas um dia terão que o mudar, aquilo é um filtro e tem custos, ou achas que não? A correia é um bicho papão que custa na vw num 1.9 tdi mais de 1000€, eu sei porque já tive um, e pela tabela do Prius, só a correia dá para uns 100 000 km's de manutenção, e ainda sobra para as bejecas.
          Se é um opcional, faz parte do carro e continuo a dizer que o 308 não é melhor do que o prius no interior, nem em estética nem em materiais.
          Os exemplos que tenho do 308 não são carros de andarem a fazer testes com jornalistas, nem carros de serviço e os barulhos são alguns, aliás num 3008 os barulhos do tablier eram de origem e todo ele em pele.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            Os carros a diesel não costumam levar filtro de ar, nem filtro de polen, água no mija mija... uns acrescentos de oleo de vez em quando...
            Mesmo com esses valores muito por baixo, fica +\- pelos valores do Prius, agora só tens que somar aí custos com o fap e correia.
            Desculpa mas n encontrei a tabela do prius, podes meter aqui?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Os carros a diesel não costumam levar filtro de ar, nem filtro de polen, água no mija mija... uns acrescentos de oleo de vez em quando...
              Mesmo com esses valores muito por baixo, fica +\- pelos valores do Prius, agora só tens que somar aí custos com o fap e correia.
              Somar o FAP e correia? Tens a noçao que isso so se muda de 120.000km em 120.000km nao tens?

              O Diesel ca de casa leva: Filtro de ar, oleo e gasoleo, mudança de oleo e check-up geral

              Marca: 220€
              Oficina de confiança: 120€

              Este ano devido a ter feito 2500km em AE é so mudança de oleo e filtro de oleo.

              Pela marca obvio que é mais caro, mas depois de acabar a garantia numa oficina normal os preços sao bastante mais baratos que na marca e fazem o mesmo trabalho.

              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Claro que conheço muitos que não mudaram o fap, mas um dia terão que o mudar, aquilo é um filtro e tem custos, ou achas que não? A correia é um bicho papão que custa na vw num 1.9 tdi mais de 1000€, eu sei porque já tive um, e pela tabela do Prius, só a correia dá para uns 100 000 km's de manutenção, e ainda sobra para as bejecas.
              Se é um opcional, faz parte do carro e continuo a dizer que o 308 não é melhor do que o prius no interior, nem em estética nem em materiais.
              Os exemplos que tenho do 308 não são carros de andarem a fazer testes com jornalistas, nem carros de serviço e os barulhos são alguns, aliás num 3008 os barulhos do tablier eram de origem e todo ele em pele.
              O 308 nao tem tablies alterados, a pele no tablie é posta por cima do de plastico das versoes de entrada por isso o interior é sempre o mesmo, so muda se tem pele ou nao. E, apesar de nunca ter andando neste carro, a experiencia que tenho num Megane III é de por a qualidade do Prius a um canto. Pela agradabilidade dos materiais tanto no toque como o visual, qualidade dos mesmos e construçao, cada vez que entro no Prius de um amigo meu, parece que entro num carro barato e com pouca qualidade. E com mais de 100.000km os barulhos parasitas tambem estao la bem presentes.

              Comentário


                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Desculpa mas n encontrei a tabela do prius, podes meter aqui?

                está umas paginas atrás, não faço ideia qual.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Somar o FAP e correia? Tens a noçao que isso so se muda de 120.000km em 120.000km nao tens?
                  Tens noção que 120 000 é algum tempo de vida do carro, e isso que dizer que quando chegares lá tens essa despesa, não tens?
                  O Diesel ca de casa leva: Filtro de ar, oleo e gasoleo, mudança de oleo e check-up geral

                  Marca: 220€
                  Oficina de confiança: 120€

                  Este ano devido a ter feito 2500km em AE é so mudança de oleo e filtro de oleo.

                  Pela marca obvio que é mais caro, mas depois de acabar a garantia numa oficina normal os preços sao bastante mais baratos que na marca e fazem o mesmo trabalho.
                  Isto é valido para o hibrido também, certo? Como fica a manutenção de um diesel mais barata? consegues explicar?
                  O 308 nao tem tablies alterados, a pele no tablie é posta por cima do de plastico das versoes de entrada por isso o interior é sempre o mesmo, so muda se tem pele ou nao. E, apesar de nunca ter andando neste carro, a experiencia que tenho num Megane III é de por a qualidade do Prius a um canto. Pela agradabilidade dos materiais tanto no toque como o visual, qualidade dos mesmos e construçao, cada vez que entro no Prius de um amigo meu, parece que entro num carro barato e com pouca qualidade. E com mais de 100.000km os barulhos parasitas tambem estao la bem presentes.
                  E falas do prius 3ª geração? É que ali atrás falas de 120 000 km's como se fosse uma meta inatigivel, aqui já falas num prius com 100 000 km's, afinal os carros chegam lá.

                  Comentário


                    Km preço

                    15.000 99,50 €
                    30.000 159,01 €
                    45.000 121,50 €
                    60.000 159,01 €
                    75.000 99,50 €
                    90.000 263,05 €
                    105.000 99,50 €
                    120.000 159,01 €
                    135.000 121,50 €
                    150.000 272,93 €
                    165.000 99,50 €
                    180.000 263,05 €
                    195.000 99,50 €
                    Ou seja, 1000€ dá até aos 105 000 km's.

                    Comentário


                      ......

                      Comentário


                        Primeiro foi bater no ceguinho na história do comportamento em AE. Como depois de muitas batalhas a história não pegou, agora viram-se para outras tentativas de desvalorizar o Prius.

                        Os plásticos do Prius não são fofinhos, mas pelo menos no meu depois de 7 anos e meio estão como novos. Já os materiais fofinhos do Golf, há por aí muitos testemunhos no fórum sobre a sua durabilidade.

                        O Prius tem manutenção programada mais barata que o Auris Diesel ou até que o yaris Diesel, só para comparação com outros carros a Diesel, já que para o Golf não se sabe. Nunca vai ter ter custos com FAP, correia de distribuição, caixa de velocidades, embraiagem e turbo.
                        Tem muito menos desgaste a nível de pastilhas e discos de travão. Na minha visão (completamente enviesada, já se sabe) o Prius vai ter uma manutenção de certeza mais barata que o Golf, ou mesmo muito mais barata.

                        E ainda há a referir a garantia de 5 anos no Prius. No Golf suponho que seja 2 anos, se estiver enganado que alguém me corrija.

                        Comentário


                          Estamos a falar de prius, golf e leaf, mas deixo o testemunho do hibrido do mano (honda insight) a primeira revisão foi feita a 1 ano e custou 22 euros, isto porque só tinha 7000 kms e o computador de bordo não indicava que estava a precisar de óleo, passados 3-4 meses, e ao fim de 12000 totais feitos, pediu revisão e custou cerca de 140 euros tudo, agora deve fazer só daqui a um ano porque faz poucos kms.

                          Comentário


                            Sim, segundo sei, o Golf tem apenas dois anos. Se quiseres mais, tens de pagar. Nesse aspecto, os carros japoneses sempre foram superiores.

                            Baseando-me na tabela que o Afcivic postou, aos 30000 km, o dono do Prius gastou 260 euros em revisões. Ora, será mesmo que uma revisão do Golf custa mais do que isso? Do que oiço falar, parece-me improvável. Portanto, onde está a poupança.
                            Relembro os 66 euros de diferença no IUC, que gostam de escamotear.

                            Quanto ao barulho em AE, eu não preciso que pegue ou deixe de pegar. Como disse, conheço ambos os carros e tenho uma opinião sobre eles e ainda não a mudei. Aliás, se há alguém a tentar defender algum carro, não sou eu. Não tenho nenhum deles e só os quero se forem dados.

                            Comentário


                              Baseando-me na tabela que o Afcivic postou, aos 30000 km, o dono do Prius gastou 260 euros em revisões. Ora, será mesmo que uma revisão do Golf custa mais do que isso? Do que oiço falar, parece-me improvável. Portanto, onde está a poupança.
                              Relembro os 66 euros de diferença no IUC, que gostam de escamotear.
                              Então tu estás a escamotear o custo do fap e da correia?
                              Não tenho nenhum deles e quero qualquer um, nem que seja para vender a seguir, sempre me rendiam algum dinheiro.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                Por acaso vende, lol
                                Os Prius? Em Portugal? Ou são só os carros com esse sistema Keyless?

                                É que a Toyota, e outras, têm mais opções sem o mesmo do que com...e vendem.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  Então tu estás a escamotear o custo do fap e da correia?
                                  Não tenho nenhum deles e quero qualquer um, nem que seja para vender a seguir, sempre me rendiam algum dinheiro.
                                  Não estou a escamotear, mas a do FAP não é uma certeza e nem sabemos quanto tempo dura. A correia é preciso saber o preço e somar todas as revisões do Prius.

                                  Se o carro fizer os tais 30000 km, demora quatro anos até chegar aos 120000 km. 66 euros vezes quatro dá 264 euros, que já dão para uma parte da correia, pelo menos.

                                  Comentário


                                    Quanto ao sistema keyless, até as versões mais equipadas do iQ e do Yaris têm isso, tal como Swift, o Clio, etc.
                                    O HUD também há em carros do preço do Prius, como é o caso do Peugeot 3008.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Alguem perguntava pela minha experiência, eu posso falar dela, já fiz várias viagens com o meu hibrido companhando outros carros, por exemplo, a ultima que fiz de Viseu-Aveiro -Viseu em que o meu hibrido fez 5,7L\100 e uma focus 1.6 tdci fez 6,2, a velocidades entre os 100 e os 140 (andamos sempre juntos), são experiências destas que tenho, já fiz outras e ainda não vi a superioridade dos diesel de que falam aqui. Se calhar devia ir mais depressa para aparecer essa superioridade, e posso dar a minha opinião, pois tenho um civic hybrid, não duvido que fizesse melhor no prius.
                                      De 5,7 para 6,2 a diferença é muito curta...o que em conjunto com as diferenças do preço por litro de cerca de 20 centimos mais o diferencial de preços e tal...

                                      Como diria o outro...é fazer as contas.

                                      O que não tenho dúvida é o que dizes e concordo "Se calhar devia ir mais depressa para aparecer essa superioridade"-> Pois, com o aumentar do ritmo essas diferenças em AE devem aumentar...tal como com o seu diminuir em AE, ou em cidade por exemplo pende para o Prius.

                                      Nada de novo portanto.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                        Resolvi ir desenterrar este post.
                                        De facto, é verdade, pela AH 1039 de Outubro de 2009. Ou esse ensaio é de rir?

                                        Então a AH estava errada à época ou os Golfs mudaram assim tanto?
                                        Eu nem me lembro o que comi ontem

                                        Não posso estar a tecer considerações sobre publicações com quase 2 anos em que as condicionantes (o Golf era um igual a este? e o Prius? e o jornalista? e o tipo de artigo?) podem ser muito diferentes.

                                        Não insistas que o mundo não é preto e branco...muitos parâmetros e muitas perspectivas podem ser vistas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
                                          O outro user, Nightlord, é que escreveu isso.

                                          "Prius, melhor que o Golf..."

                                          Fica o esclarecimento. E tu, que tanto gostas de analisar as pessoas, analisa os posts primeiro para não haver trocas de ideias sem utilidade como esta.

                                          Quanto a emitir menos, é a primeira vez que vejo alguém dizer isso. Além de falso, fica próximo das matérias técnicas que são imutáveis. E provar o contrário é o passo que deverias tomar, pois eu discordo e sugiro que o faças, a bem da verdade.

                                          Podes tratar-me por tu, não é ofensa nenhuma. Prefiro respeito pelos factos.
                                          Agora estás mesmo a inventar coisas. Não tenho culpa que retires coisas do contexto, que cortes frases a meio (como é o caso) e que não saibas interpretar um texto.

                                          Ou é isto ou estás mesmo a agir de má fé mentindo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                            Eu não disse que consumia mais, eu disse que o combustivel é mais caro (fora tugal e alguns outros) e duvido que consigam a proeza de meter um motor eléctrico a ajudar um motor pesado e de muito atrito que é um diesel, a fazer bons consumos, o diesel é bom para estar sempre a trabalhar, não como acontece nos actuais hibridos que nem damos pela metade das vezes que ele pára e arranca, agora imagina isso num diesel, passar o dia aos solavancos dentro do carro. Dai ter tido que só à base de muita mecânica ou tecnologia diferente da actual.
                                            Fora as razões económicas e ambientais, FAP's, manutenção, etc.
                                            Foi o que colocaste:

                                            Digo que não faz sentido porque irá utilizar um combustivel que é mais caro, fora Portugal e nalguns (poucos) países da Europa. Ora fazer um híbrido diesel para consumir mais que um híbrido a gasolina, com manutenções mais caras,etc não faz sentido, .

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                              Já todos vimos que gostas de inventar, eu nunca disse que tenho um híbrido, o mano é que tem, tenho uma mota eléctrica e curiosamente um 4 rodas diesel, e tens razão, nem o híbrido defendo por continua a gastar demasiado em comparação com a eléctrica, tipo: prefiro que a EDP me xule 50 euros ano do que a Galp 1000 num ano.

                                              Afirmo que não existem, e duvido que alguma vez venha a existir, o diesel é mais caro em todos os países, a diferença é que nalguns (tipo o nosso) quem circula a gasolina paga parte do diesel dos que o consomem.
                                              É a mesma coisa. Também já aqui li que eu adoro carros a diesel e que tenho um...e não disse que andavam a inventar...mas achei piada

                                              Voltas a afirmar que o "diesel é mais caro em todos os países" o que é falso...a começar por Portugal Sim...o que interessa é o que pagamos na bomba!

                                              E quem circula não paga parte nem deixa de pagar. Isso mostra que nem entendes o conceito de impostos na nossa sociedade.

                                              Tanto o gasóleo como a gasolina têm preços de mercado em que não necessitamos de os "subsidiar" ou "empurrar artificialmente". Antes pelo contrário, a sua venda ainda gera receita para todos nós - sim, a gasolina gera mais por litro vendido - podes dizer que é injusto...mas não que é um subsídio.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                Nunca chegarei a acordo do artigoque compara 3 soluções incomparaveis, onde ganha o diesel devido á diferença de preço que tem com o híbrido, está lá isso bem explicito, não vale a pena fugir a esse assunto, e tu foste também muito claro nesse aspecto, ganhou o diesel porque o gasolina custa mais de10.000 euros, ora isto é de uma tendência algo estranha mas não anormal no nosso jornalismo.
                                                Eu fui claro a dizer qual ganha? Se há coisa que disse é que por mim não ganhava nenhum carro daqueles...só os queria para fazer dinheiro

                                                As razões porque de forma geral, ou seja não para mim (é a tal diferença em se aceitar para nós 1 ponto de vista...mas ao mesmo tempo compreender que para a maioria seja diferente -> este conceito foge a muita gente por aqui) mas para muitos outros, o carro diesel daquele artigo ganha estão lá explicadas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                  Tens noção que 120 000 é algum tempo de vida do carro, e isso que dizer que quando chegares lá tens essa despesa, não tens?
                                                  Isto é valido para o hibrido também, certo? Como fica a manutenção de um diesel mais barata? consegues explicar?
                                                  E falas do prius 3ª geração? É que ali atrás falas de 120 000 km's como se fosse uma meta inatigivel, aqui já falas num prius com 100 000 km's, afinal os carros chegam lá.
                                                  Nunca disse que o Diesel tem manutençao mais barata, antes pelo contrario, so disse que na marca a manutençao é sempre algo (bastante va) inflacionada. Fora da marca as revisoes sao mais baratas.

                                                  Sim, tera que mudar aos 120.000km Fap e Correia para alem de provavelmente embraiagem depende do uso. Mas isso é uma revisao, nao sao todas, tal como o Prius aos 90.000km tem uma revisao mais cara que as restantes:

                                                  90.000 263,05 €
                                                  Nao sei porque sera, mas deve de levar algo mais que uma simples mudança de oleo e filtros.

                                                  O Prius que me baseio, como disse a umas paginas, é um de 2005, penso ser de 2G.


                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  Primeiro foi bater no ceguinho na história do comportamento em AE. Como depois de muitas batalhas a história não pegou, agora viram-se para outras tentativas de desvalorizar o Prius.

                                                  Os plásticos do Prius não são fofinhos, mas pelo menos no meu depois de 7 anos e meio estão como novos. Já os materiais fofinhos do Golf, há por aí muitos testemunhos no fórum sobre a sua durabilidade.

                                                  O Prius tem manutenção programada mais barata que o Auris Diesel ou até que o yaris Diesel, só para comparação com outros carros a Diesel, já que para o Golf não se sabe. Nunca vai ter ter custos com FAP, correia de distribuição, caixa de velocidades, embraiagem e turbo.
                                                  Tem muito menos desgaste a nível de pastilhas e discos de travão. Na minha visão (completamente enviesada, já se sabe) o Prius vai ter uma manutenção de certeza mais barata que o Golf, ou mesmo muito mais barata.


                                                  E ainda há a referir a garantia de 5 anos no Prius. No Golf suponho que seja 2 anos, se estiver enganado que alguém me corrija.
                                                  Concordo com tudo o que esta a bold.

                                                  Quanto aos plasticos do Golf, sim é verdade que eles descascam, nao so do Golf mas todos do grupo VW (incluindo claro esta a Audi). Mas aqui tambem depende do uso que se da, penso que ha um produto para proteger isso, mas sem certezas. Morou ca em casa um Seat Cordoba de 1999, tinha esses plasticos com película macia digamos, e ao fim de 5 anos no geral essa pelicula estava como nova, tirando por baixo do botao do vidro do pendura que uma amiga da minha mae cada vez que andava no carro divertia-se a escamar esse local. Mesmo assim prefiro a qualidade de construçao com essa falha (grave ate) do Golf do que a qualidade do Prius.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 25 July 2011, 23:06.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                    A parte do equipamento é a mais dubia do assunto, pois dizes que o carro testado tinha mais equipamento do que o normal, ou seja, contabilizaste o preço desse equipamento no golf? Ou foste buscar o preço do base e comparaste com mais equipamento do que o base?

                                                    O prius já ganhou ao golf é um facto, acontece que os dois jornalistas (dos diferentes comparativos) tinham opiniões diferentes, e acontece que um comparativo deve ser isento de opinião, pelo menos é assim que deveria de ser, baseado em factos mesuráveis, dar mais 2 valores ao golf por ser mais versatil, em quê?
                                                    Ora aqui é que voltamos ao inicio do tópico e onde não podia discordar mais...de todos os posts aqui feitos.

                                                    Um artigo é assinado por alguém. Por alguma coisa é.

                                                    O que tu queres é reduzir isto a uma deco ou algo do estilo a analisar electrodomésticos pelas características...mas isso para mim não colhe porque para isso vou ao stand e leio as brochuras com as especificações.

                                                    PS: Fico é curioso de saber o que achas do outro jornalista...o tal que em 2009 deu a vitória num artigo qualquer ao Prius -> esse já é isento

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                      Não sei se sabes mas um diesel quanto mais depressa circula menos consome. LOOOOOOOL
                                                      Se não entendes o conceito de análise comparativa é complicado. Complicado até de ler um artigo como este que deu origem a este tópico.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Um artigo de opinião nunca pode ser isento de opinião, logicamente. É verdade que há muito dados que são factuais, como é o casos das performances, consumos, espaço, etc. Mas há outros que são opiniões, como é o caso do conforto, comportamento, condução, etc.

                                                        Nunca disse que não se pode discutir a opinião de um jornalista. O que eu tenho feito, e sempre farei, é não permitir que ponham em causa o profissionalismo de quem está a trabalhar com seriedade.

                                                        Há uma grande entre dizer: não concordo com a pontuação do conforto, pois acho que o Prius mais cómodo; ou dizer que o Prius só levou menos pontos no conforto porque está tudo comprado para o Golf ganhar;
                                                        Acho que isto não é difícil de entender...

                                                        Comentário


                                                          Ainda não se cansaram????

                                                          Golf, prius, golf, prius,...... and running....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            Por isso é que digo, se aumentasse a velocidade subia o consumo do hibrido e baixava o do diesel.
                                                            Estavas lá quase...faltou metade, mas já está melhor.

                                                            O consumo do híbrido sobe tal como de todas as soluções (só nos tópicos antigos do HCH é que havia quem dizia que nascia gasolina )...no diesel também sobe - sobe é menos em comparação para as mesmas velocidades de cruzeiro altas em AE.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                              Permite-me que discorde que um comparativo deste tipo, pode ser tudo mas um artigo de opinião é que não, então andas a fazer medições para quê? Para dares a tua opinião no fim? Isso da opinião é para o Top Gear e afins, no caso de revistas que se dão ao trabalho para fazer medições de habitáculos e depois o que tem maior habitáculo ainda leva a nota pior na versatilidade? Ok, se os jornalistas vêm os comparativos dessa maneira, não digo mais nada neste tópico.
                                                              Ahhh...agora é mesmo querer mandar na linha editorial de uma revista. É o que digo...um futuro risonho espera muita gente deste tópico à frente de uma revista no nosso mercado - é só colocarem mãos à obra.

                                                              Prometo que comprarei o 1º número e não falarei mal só por discordar do que lá possa vir.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X